Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Louco por ferramentas

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
    Medox, cuidado para não comprar uma Ferrari e andar em estrada de terra ... Qual ferramenta, qual modelo e qual fabricante você só vai descobrir quando for a campo ... Pode ser que o testo 570 me atenda mas não seja útil ao Jairo por exemplo ... Pode ser que uma determinada bomba de vacuo seja essencial ao Jairo mas não faça sentido eu ter uma .... Que tipo de cliente você vai atender ? Quem paga R$600,00 por uma instalação ou quem paga R$300,00 ?? Vai instalar splits de 12.000 BTUs ou VRV ? Vai atender varejo ou grandes empresas ?? Comece indo a campo e as necessidades vão aparecer, eu comecei com uma chave de fenda, um conjunto de chave Allen e uma chave inglesa para desmontar meu ar condicionado e fui investindo e invisto até hoje ... A dica é: comece trabalhando e depois compre as ferramentas se não corre o risco de jogar dinheiro fora !
    Feliz 2014
    Abraço
    Erik

    Grande Erik, Jairo e Eduardo. Pensa nuns caras bacanas...
    Muito obrigado pela preocupação e pelas dicas.
    Confesso que tenho uma compulsão por tecnologia e uma ansiedade tremenda em conhecê-las. A maioria de nós conhece o caminho da razão, mas as vezes uma febre toma conta...
    Esse novo ramo de atuação, a priori, seria uma distração nas minhas horas vagas, pois trabalho em regime de plantões e sobra muitos dias dentro do mês.
    Em janeiro devo começar como ajudante de um atirador de split (que trabalha comigo nos plantões) para adquirir um conhecimento empírico e aproveitar para experimentar minhas ferramentas.
    Esse instalador certa vez me confidenciou que não tinha coragem de cobrar mais que r$250,00 nua instalação padrão porque a mesma era muito simples. Se ele soubesse o tanto de ferramentas que são necessárias para uma instalação de qualidade...
    De início devo começar instalando os 12k da vida, mesmo porque esse é o caminho natural da coisa. Acho difícil alguém chegar mexendo com sistemas gigantes, mas quem sabe um dia?
    Minha ideia seria trabalhar com clientes que pagam bem por bons serviços e fazer um nome entre eles.
    Como trata-se de um hobby, mas que pode virar profissão, pois o mercado é muito carente de bons profissionais, não tenho necessidade de atender àqueles que não reconhecem um bom serviço.
    Todos acham que podem instalar ar condicionado e o pior é que ganham dinheiro agindo assim. É froid.
    Erik, Jairo, Eduardo, para não jogar dinheiro fora preciso saber sim quais ferramentas são de ótima qualidade, pois se comprar um manifold xing ling como saberei se a leitura é fidedigna? Como vou fazer uma flange bem feita com um flangeador que não seja excêntrico? Como saber se a linha está estanque sem um medidor de pressão top como o Ashcroft? Como prestar serviço de qualidade?
    A bomba que o Eduardo me sugeriu (uma JB) pretendo pagar 500,00 (já está em negociação uma seminova). Uma nova da Surya custa 500,00-600,00. É assim que vejo as coisas. Quero comprar o melhor pelo preço de um ferramenta meia-boca nova.
    Portanto quero adquirir ferramentas top, e termino parafraseando uma citação daqui do fórum que diz: um profissional é tão bom quanto suas ferramentas. É claro existe muitas outras variáveis necessárias para se tornar um bom profissional, mas acredito que o caráter e vontade de prestar um serviço honesto já são um bom começo.
    Não esquecendo dos cursos e atualizações nas fábricas que são importantíssimos.
    Espero continuar contando com o apoio dos mais 'antigos'.
    Abraço e Feliz 2014.

    Fabrício Rocha.

    Comment


    • Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
      O motivo é o mesmo. Depois de atingido o vácuo desejado, deve-se aguardar durante os tempos mínimo de 5 e máximo de 20 minutos, que a pressão do sistema seja equalizada.
      Um aumento rápido na pressão indica que há vazamento. Um aumento lento até 1500 microns indica que há umidade no sistema. Se a pressão se mantiver abaixo de 500 microns, a evacuação foi completada.

      Usando um vacuômetro de maior precisão fica mais fácil perceber as variações nas medições do vácuo.

      As ferramentas que eu indico aqui não são as mais caras mas são de qualidade comprovada em campo por outros profissionais do setor. Acredito que uma boa pesquisa ajuda a economizar dinheiro com as compras de ferramentas e torna o trabalho mais produtivo. Eu mesmo gastei dinheiro com dois flangeadores que não atenderam o meu nível de exigência.

      Um feliz 2014 a todos,
      Eduardo
      Tentei argumentar pra não ceder ao impulso de adquirir esse BluVAC que pelo visto é um excelente custo-benefício. Eu me rendo. rsrs
      Eduardo fico muito grato por você compartilhar as dezenas/centenas de horas de leitura no HVAC-talk comigo e com todos. Você poderia simplesmente guardar esse informação-conhecimento contigo. Mas, você deve ser adepto da filosofia de que conhecimento não é conhecimento se não for compartilhado.
      Sei como é complicado e chato explicar para novatos e agradeço de coração.
      Com certeza tentarei repassar a quem quiser saber e aprender e quem sabe plantar a sementinha de uma mudança na prestação desse tipo de serviço no norte paranaense.
      Grande abraço e tudo de bom a todos em 2014 e sempre.

      Fabrício Rocha.
      Last edited by Medox; 13/01/14, 18:11.

      Comment


      • Postado originalmente por Medox Ver Post
        Grande Erik, Jairo e Eduardo. Pensa nuns caras bacanas...
        Muito obrigado pela preocupação e pelas dicas.
        Espero continuar contando com o apoio dos mais 'antigos'.
        Abraço e Feliz 2014.

        Fabrício Rocha.
        jb,robinair,imperial,yellow jacket,rothemberg,testo,master cool,vulkan,principalmente japonesas,alemãs,americanas,algumas inglesas,italianas e francesas.aqui no brasil vc acha alguma coisa bem básica dessas marcas..comprar só nos e commerce da vida e sites de compra de importados ou por encomenda

        Comment


        • Postado originalmente por Medox Ver Post
          A bomba que o Eduardo me sugeriu (uma JB) pretendo pagar 500,00 (já está em negociação uma seminova).
          Cuidado!!!
          Teste a bomba de vácuo antes de comprar. Uma JB nova com óleo novo alcança a marca de 20 microns com o vacuômetro ligado diretamente nela. Depois de realizar uma instalação, ou seja com o óleo usado, fiz o teste e o vacuômetro acusou 22 microns.

          O ideal é que esta JB seminova, com óleo novo, alcance 50 microns. Se ela não conseguir atingir os 100 microns recomendo não efetivar a compra.

          Boa sorte,
          Eduardo

          Comment


          • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
            jb,robinair,imperial,yellow jacket,rothemberg,testo,master cool,vulkan,principalmente japonesas,alemãs,americanas,algumas inglesas,italianas e francesas.aqui no brasil vc acha alguma coisa bem básica dessas marcas..comprar só nos e commerce da vida e sites de compra de importados ou por encomenda
            Como sempre trouxe peças pra minhas motos dos EUA e Inglaterra, não terei muitos problemas nos Ebay da vida. Valeu Jairão.

            Comment


            • Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
              Cuidado!!!
              Teste a bomba de vácuo antes de comprar. Uma JB nova com óleo novo alcança a marca de 20 microns com o vacuômetro ligado diretamente nela. Depois de realizar uma instalação, ou seja com o óleo usado, fiz o teste e o vacuômetro acusou 22 microns.

              O ideal é que esta JB seminova, com óleo novo, alcance 50 microns. Se ela não conseguir atingir os 100 microns recomendo não efetivar a compra.

              Boa sorte,
              Eduardo
              Interessante. Essa perda de capacidade me parece ir além de uma troca de óleo. Ela vai perdendo capacidade de trabalho com o tempo é isso? Essa peça está em SP capital. Vou me atentar para esses parâmetros antes de finalizar a compra.
              Valeu Eduardo pela dica.

              Comment


              • Postado originalmente por Medox Ver Post
                Interessante. Essa perda de capacidade me parece ir além de uma troca de óleo. Ela vai perdendo capacidade de trabalho com o tempo é isso? Essa peça está em SP capital. Vou me atentar para esses parâmetros antes de finalizar a compra.
                Valeu Eduardo pela dica.
                O problema é que esta JB pode ter ficado guardada muito tempo com o óleo usado. Isto poderia enferrugar a bomba internamente pois este óleo é muito higroscópico (absorve água). O óleo não deve ficar mais de 20 dias na bomba de vácuo. O fabricante recomenda retirar o óleo da bomba após cada procedimento de vácuo e somente colocar óleo novo no momento de um novo trabalho.
                http://www.jbind.com/pdf/keeping%20life%20of%20pump.pdf

                Comment


                • Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                  O problema é que esta JB pode ter ficado guardada muito tempo com o óleo usado. Isto poderia enferrugar a bomba internamente pois este óleo é muito higroscópico (absorve água). O óleo não deve ficar mais de 20 dias na bomba de vácuo. O fabricante recomenda retirar o óleo da bomba após cada procedimento de vácuo e somente colocar óleo novo no momento de um novo trabalho.
                  http://www.jbind.com/pdf/keeping%20life%20of%20pump.pdf
                  Falei com o rapaz da JB hoje e ele me disse que ela tem muito pouco uso, mas está parada faz dois anos.
                  Só não sei ainda se estava com o óleo velho durante todo esse tempo, pois o correto seria deixar ela sem óleo até a próxima utilização não é?

                  Comment


                  • Postado originalmente por Medox Ver Post
                    Falei com o rapaz da JB hoje e ele me disse que ela tem muito pouco uso, mas está parada faz dois anos.
                    Só não sei ainda se estava com o óleo velho durante todo esse tempo, pois o correto seria deixar ela sem óleo até a próxima utilização não é?
                    Exatamente.

                    Obs: O óleo para esta bomba de vácuo custa cerca de R$ 40,00.

                    Comment


                    • Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                      Exatamente.

                      Obs: O óleo para esta bomba de vácuo custa cerca de R$ 40,00.
                      O dona da peça me confirmou que a bomba está para faz dois anos e com o mesmo óleo dentro.
                      E agora? Compensa pegar assim mesmo?

                      Comment


                      • Eu não arriscaria. Se o dono tiver um vacuômetro digital, peça para ele fazer o teste ... e gravar um vídeo.

                        Comment


                        • Medox, Ferramentas usadas ????????????? Vamos começar direito...rs... Ferramentas novas please ! rs

                          Comment


                          • Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
                            Medox, Ferramentas usadas ????????????? Vamos começar direito...rs... Ferramentas novas please ! rs
                            E tome puxão de orelha. rsrs
                            Já descartei a ideia. Sou um pouco teimoso, mas contra os argumentos do nosso amigo Eduardo não tem como insistir na ideia.
                            As únicas ferramentas usadas que utilizarei são as que já possuo (alicate, chaves allen, inglesa, etc).
                            Depois de muito ler e dos toques do Eduardo, Jairo e teus meu kit ficou assim:
                            -bomba de vácuo JB/MAstercool/Rebobinair/etc 5-7 cfm
                            -mangueiras e válvulas pra vácuo (essas peças ainda tenho dúvida)
                            - manifold testo550 ou sman3
                            - flangeadora e escariadora Ridgid (comprado)
                            - vacuômetro Bluvac
                            - chave de torque KTC
                            - cortador de tubos roletado Mastercool (comprado)
                            - curvador de tubos (existem n marcas e modelos, não sei qual adquirir)

                            Como o Eduardo diz: as peças mais importantes são a chave de torque e a flangeadora, pois uma flange bem feita e bem apertada não dará vazamento e consequentemente não se perderá tempo e a confiança do cliente. Então, essas são as principais.
                            O que acharam os três mosqueteiros? rsrs

                            Comment


                            • Erik,

                              existe diferença nos materiais como tubos de cobre, gás, isolamento de tubulação cobre, porcas para flanges, de marca pra marca?
                              Onde você costuma comprar seus materiais de consumo?

                              Comment


                              • sim existe diferença... ainda sofro no Brasil...rs...

                                por aqui você vai encontrar bons materiais na Dufrio

                                Comment

                                Working...
                                X