[ x ] Fechar

Hora da maternidade: dicas de ar-condicionado para bebês

  • 21 de maio de 2013
  • 2 Comentários

*Atualizado em 24/02/2017

Sendo inverno ou verão, as extremas temperaturas chegam e incomodam também os recém-nascidos, causando desconforto e muitas vezes podendo afetar a saúde do bebê. Nessas horas, a primeira solução que vem a nossa mente é o ar-condicionado, nosso socorro quando a temperatura não nos favorece.

Considerando esse benefício do aparelho, seria fácil pensar que basta ligar nas funções específicas e pronto, seu bebê está tranquilo e saudável com a temperatura escolhida para o ambiente. Assim, na hora de cuidar da criança, muitas mães e pais escorregam e não prestam atenção em regras básicas relacionadas ao conforto térmico dos recém-nascidos, esquecendo que o corpo deles age de forma diferente e precisa de maior atenção para que o ar-condicionado não vire um inimigo.

Leia também: A importância da climatização para gestantes

Para não prejudicar a criança, principalmente os bebês com poucos dias, é necessário priorizar sua saúde e garantir boas noites de sono aos pequenos. Confira a seguir como utilizar o ar-condicionado sem causar danos:

Quando ligar o ar-condicionado para o bebê

Bebês são sensíveis aos climas muito bruscos. Seco ou úmido demais são características prejudiciais para a saúde de crianças pequenas. “Não está proibido o ar ligado, de jeito nenhum. Porém, manter o aquecedor ou condicionador de ar funcionando durante o tempo inteiro pode fazer a criança ter problemas respiratórios. Para manter o bebê aquecido, melhor deixar o ar ligado por um tempo antes do banho e desligá-lo quando for fazer os procedimentos com a criança. Ligar novamente só depois que o filho já estiver com os cabelos bem secos”, ressalta a pediatra Mariana Oliveira, que atende em seu consultório cerca de 15 crianças por dia. Pelo menos 10 desses pacientes apresentam problemas como resfriado ou gripe.

Qual temperatura é confortável para o recém-nascido

Ligar o ar-condicionado em uma temperatura muito baixa ou alta não significa que a criança se sentirá confortável mais rápido, pelo contrário, isso pode colocar a saúde em risco. Portanto, a dica é manter a temperatura estável, que não proporcione um ambiente muito frio ou quente. Segundo a resolução nº 9 da Anvisa, o ideal é ajustar entre 23 e 26º, promovendo assim a qualidade do ar. Se você ligar o ar-condicionado antes de dormir e quiser desligá-lo depois de atingir a temperatura agradável, você pode ativar a função Timer (ou Sleep em outros modelos de ar-condicionado) e definir o tempo.

Posicionamento e passagem de ar

Vale lembrar também de nunca posicionar o ar diretamente para o bebê, além de sempre deixar uma pequena passagem de ar aberta para circular o ar e não provocar umidade. Alguns especialistas sugerem ainda preferir o ventilador ao ar-condicionado para o conforto da criança.

De um ambiente para o outro

Outro detalhe importante é não levar o recém-nascido para um lugar quente imediatamente depois de deixar um quarto com ar-condicionado, o mesmo vale para o inverno, ao se deslocar de um quarto quentinho para o frio de fora de casa. As mudanças súbitas de temperatura podem fazer com que o bebê fique doente ou cause até mesmo um choque térmico. Em vez disso, desligue o ar-condicionado e espere um tempo para se acostumar com a temperatura exterior.

Filtros de ar-condicionado para crianças

Veja se seu ar-condicionado possui filtros especiais, eles ajudam a conter e eliminar bactérias. O filtro mais conhecido é o filtro HEPA, que promete eliminar 99% das impurezas, sendo também uma boa indicação para quem tem problemas de alergia. Existem ainda outros tipos de filtro de ar-condicionado, que protegem a saúde e garantem maior conforto ao ajudar na purificação do ar. Falando nisso, o uso de um purificador também pode ser um ótimo meio de proporcionar um ambiente saudável para a criança, melhorando suas condições e garantindo um espaço mais seguro.

Modelos de ar-condicionado recomendados para bebês

Considerando o uso dos filtros, como falamos acima, se você for comprar um ar-condicionado é aconselhável dar preferência aos modelos que utilizam filtros específicos para a eliminação de impurezas no ambiente. Veja a seguir alguns exemplos:

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio Libero E+ – Inverter – LG – 220v 
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio XPower – Inverter – SPRINGER CARRIER – 220v
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio – Inverter – FUJITSU – 220v
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio EcoPlus – ELGIN – 220v
Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio EcoTurbo – ELECTROLUX – 220v
Ar Condicionado Split 9000 BTU Quente/Frio Liva Wi-Fi – Inverter – MIDEA

Selecionamos modelos de 9000 BTU por serem os mais visados pelos consumidores no mercado, mas você pode procurar por outras potências e marcas alterando os filtros do nosso comparador de preços.

Agora que você conhece melhor as dicas para o uso do ar-condicionado com os bebês, tome cuidado ao usar o aparelho com eles. Considerando essas observações, as crianças ficarão muito mais contentes e irão gostar de ar-condicionado desde pequeninhas.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Hora da maternidade: dicas de ar-condicionado para bebês"

  • Instalei um consul bem estar de 7000 btus no quarto da minha filha e desde o primeiro dia ela passa a noite toda tossindo. Ouvi falar que era necessário ajustar a umidade, porém no manual não é claro. Solicito um orientação de como proceder.

    • Oi Marcus. Não temos informações referente à esta funcionalidade no Consul Bem Estar.
      Por natureza, sabemos que o AC retira a umidade do ar, por isso, recomendamos o uso de um umidificador no ambiente.
      Se restarem dúvidas entre em contato com o suporte do seu fabricante.
      Obrigado pelo contato.