Atualizado em 23/07/2019 por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Como melhorar a qualidade do ar dentro de casaComo já falamos aqui no blog, a qualidade do ar interior não se limita a apenas o conforto térmico que o ar-condicionado proporciona. A temperatura agradável ao corpo é apenas um dos fatores.

Então, para que o ar de dentro da sua casa esteja livre de poluentes e agentes contaminantes, algumas medidas simples, mas que muitos de nós ignoramos, devem ser tomadas imediatamente.

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do ar da sua casa

Para que a qualidade do ar dentro de casa seja boa, uma série de fatores devem ser levados em conta.

Limpeza do ambiente

A limpeza de cada cômodo, móveis e outros itens deve ser feita com produtos adequados. Leia os rótulos antes de comprar. Tente evitar produtos com compostos orgânicos voláteis, ou seja, produtos que possuem temperatura de ebulição e que possuem carbono na sua composição. Pois esses produtos são tóxicos. Muitos já deixaram de ser vendidos, mas ainda encontramos essa composição em ceras e removedores de mancha.

Limpeza do ambiente

O ar-condicionado

Limpar os filtros do ar-condicionado é muito importante, porém, com um certo tempo de uso, é necessário que os filtros sejam trocados. Veja com o fabricante ou no manual do usuário qual a recomendação para a troca.

Outra dica importante, jamais limpe o ar-condicionado com produtos fortes, como água sanitária e desinfetantes.

Limpar os filtros do ar-condicionado

Evite acumular poeira

Evite o acúmulo de poeira. E quando isso acontecer, prefira utensílios que aspirem o pó ao invés de panos e vassouras que acabam espalhando os resíduos no ar.

Evite o acúmulo de poeira

Desumidificador ou umidificador de ar

Se sua casa é muito úmida e o ar-condicionado não está retirando a umidade suficientemente, tenha um desumidificador de ar. Se for ao contrário, se você nota que o ar-condicionado deixa o ambiente muito seco, tenha um umidificador de ar ou utilize com mais frequência a função umidificar do aparelho. Ou seja, mantenha o nível de umidade equilibrado, o ideal é ficar entre 50% e 60%.

Um ambiente úmido é propício à proliferação de micro-organismos como mofo, responsáveis por alergias e problemas respiratórios. Porém, o ar muito seco piora a qualidade do sono, diminui as defesas do organismo e facilita o aparecimento de infecções nas vias respiratórias, como rinite, sinusite, faringite, otite, amigdalite e laringite.

Desumidificador ou umidificador de ar

Purifique o ar

Existem diversos tipos de purificadores de ar, que removem mofo, ácaro e outros agentes. Os melhores são os purificadores extraídos de vegetais. Aparelhos purificadores de ar também são uma boa dica. Conheça alguns.

Purificador de ar

Plantas

As plantas também são ótimas aliadas, além delas ajudarem a diminuir o calor do ambiente elas ajudam a purificar ar interior. Veja 10 plantas que ajudam a melhorar a qualidade do ar.

As plantas também são ótimas aliadas

Troque o ar interior

A abertura de janelas e até de portas é necessária de vez em quando para a circulação de ar. Arejar os cômodos e expô-los à luz do Sol também ajuda a impedir a formação de mofo e as características que favorecem os micro-organismos.

Então, faltou alguma dica? Comenta aqui com a gente!