* Atualizado em 14/02/2019

Antes de falar sobre o tempo de vida útil do filtro do ar-condicionado, precisamos explicar a importância dele para o aparelho e também para a saúde das pessoas expostas ao ar condicionado, leia o nosso post sobre o assunto. Os filtros são fundamentais para manter o funcionamento adequado do equipamento e a qualidade do ar que respiramos. Filtros sujos ou deteriorados pelo tempo de uso impedem o correto fluxo de ar, forçando o sistema e reduzindo o rendimento do ar-condicionado.

A sujeira acumulada nos filtros é responsável pela proliferação de fungos e bactérias no interior do sistema. E diferente do que muitas pessoas pensam, não é o ar condicionado que causa problemas de saúde e agrava doenças respiratórias, e sim a falta de limpeza dele. Além disso, a sujeira acumulada impede a passagem de ar e força o motor, consumindo mais energia.

Mas como saber se já é o momento de trocar os filtros?

O que determina se já é o momento de trocar os filtros do ar-condicionado é a forma como o aparelho é utilizado, ou seja, o tipo de local onde ele está instalado, a poluição e a quantidade de pessoas e de animais a que ele está exposto.

Limpeza

Para saber se já é o momento de trocar, é preciso retirá-lo da evaporadora, lavar e analisar suas condições. Para fazer isso, abra a tampa da evaporadora, levante levemente o filtro para desencaixar a parte debaixo e puxe na sua direção para desencaixar a parte de cima. Para lavar você pode usar água e sabão, de preferência escorrendo da parte de dentro para a parte de fora do filtro, facilitando a retirada de sujeira dele. Veja aqui com mais detalhes como limpar o ar-condicionado split. O recomendado é limpar os filtros todo mês em épocas de muito uso, e de dois em dois meses em épocas de pouco ou nenhum uso.

Troca

Um filtro que está em boas condições de uso volta a ter sua cor de origem após a limpeza. Se ele não estiver mais em condições de uso, irá apresentar manchas escurecidas. Então, é aí que você perceberá a necessidade de substituição ao invés de uma nova higienização. os filtros metálicos e de nylon podem ser limpos de dois em dois meses, mas os de carvão são praticamente descartáveis e não há como limpar.

lembre-se de que um filtro sujo prejudica sua saúde, o meio-ambiente e ainda aumenta o consumo de energia.

Dicas

Algumas fabricantes de ar-condicionado já incluíram nos sistemas dos seus equipamentos uma funcionalidade que avisa ao usuário a hora de limpar e também a hora de substituir o filtro. Mas quem possui um aparelho sem essa funcionalidade, pode utilizar as informações abaixo como um guia. Mas cuidado, os prazos abaixo não são determinantes. Conforme explicamos anteriormente, eles servem como uma base. Quem vai verificar se é necessário realizar a troca do filtro é você ou um profissional de confiança.

Casas de férias, aparelho usado apenas no verão: trocar uma vez por ano.

Casa residencial, com até duas pessoas, sem animais de estimação, ar-condicionado com pouco uso: trocar de 6 a 12 meses.

Casa residencial, com mais de duas pessoas e sem animais de estimação: trocar de 6 a 12 meses.

Casa residencial, com animais de estimação: trocar a cada 6 meses.

Casa residencial com animais de estimação e pessoas que sofrem de alergias: trocar de 4 a 6 meses.

Observação: Em locais com muita poluição, a frequência da troca poderá ser antecipada.

Alguns sinais que podem indicar que está na hora de substituir os filtros são: cheiro ruim ao ligar o ar-condicionado, cheiro de mofo, crises alérgicas e baixo rendimento do aparelho. Fora isso, se você seguir a periodicidade de limpeza e troca dos filtros, não deverá ter problemas ou surpresas na saúde, na qualidade do ar ou na conta de luz.

Redação do Portal WebArCondicionado