Como calcular o consumo do ar-condicionado?

Recebemos inúmeros e-mails de consumidores questionando o valor mensal que um ar-condicionado pode acrescentar à conta de energia. Você sabe como calcular o consumo mensal do seu aparelho? Pode parecer difícil ou confuso, mas é um cálculo simples, que você pode fazer na calculadora que disponibilizamos logo abaixo. Antes, aprenda com as nossas dicas.
Confira nossa pesquisa de preços de ar condicionado split

CÁLCULO DE CONSUMO

Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva localizada nas laterais do ar-condicionado, no manual do usuário ou na tabela de eficiência energética PROCEL.

Valor cobrado pela concessionária de energia elétrica. Para saber qual é o valor cobrado na sua cidade, consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa.


Seu aparelho de ar
condicionado consome
aproximadamente:

Para saber quanto você gastará por mês com a utilização do seu ar-condicionado é necessário saber:

- Horas por dia – é o tempo que seu aparelho ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia.

- Dias por mês - coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o aparelho. Ex: 20 dias

- Consumo de energia em kWh/mês – esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.

- Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica:
Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa.

- Após ter essas informações, basta clicar em Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz.

Leia Tambem - Por que comprar aparelho com selo procel

Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia.

Conversão de W para kWh/mês: Caso seu aparelho não apresente o dado de kWh/mês e também não conste na tabela do Selo Procel (exemplo dos aparelhos portáteis) você mesmo pode fazer a conversão. Veja no seu manual a potência em watts (W) e passe para quilo watts/hora (kW/h), dividindo o valor encontrado por 1000. Agora multiplique por 30 (dias do mês). O resultado será o seu kWh/mês.

Ainda com dúvidas? Deixe seu comentário para que nossa conversa continue.

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

449 ideias sobre “Como calcular o consumo do ar-condicionado?

    • Olá Wesley.

      Não existe uma regra definitiva para esta comparação. Varia muito o consumo de um aparelho para o outro fazendo diferença entre sua marca, selo procel, ciclo, entre outros. Sugiro escolher o Split que melhor se enquadra na sua necessidade, o janela que possui o que você deseja e fazer a comparação entre os dois, para isso, você pode usar nosso comparador.

      Obrigado pelo contato.

  1. Boa noite, Gostaria de saber sobre o meu quarto, estou em duvida se devo compra um Ar da marca Comfee sendo que meu quarto possui 10 metros quadrados, seria melhor um ar de quantos btus e sobre o condessadora seria um novo modelo circula em e seria em pé .

    • Olá Renato.

      Sugiro que realize o cálculo de BTUs clicando aqui e colocando outros itens necessários, como a quantidade de pessoas que usa o ambiente e a quantidade de aparelhos eletrônicos. Quanto a condensadora, o modelo não interfere, elas se equivalem, são apenas modelos diferente.

      Obrigado pelo contato.

  2. ola. bom dia gostaria que vocês me ajudassem na questão de manual de aparelhos de ar inverter pois e pouco o aceso que temos a esses tipos de aparelho. não e fácil encontrar esse material. como código de erro entre outros tipos de defeitos. sou grato aguardo resposta.

    • Olá Geane,

      quanto maior o número de BTUs, mais energia será gasta. Porém, ele vai climatizar mais rápido o seu ambiente. Você precisa avaliar a sua necessidade, de acordo com o tempo que o aparelho ficará ligado.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá.
      Para saber quanto o seu ar condicionado gasta por mês, você deve considerar o tempo que ele ficará ligado, número de dias por mês ele será utilizado, valor da tarifa de energia e consumo em kWh/mês (informação disponível na tabela do Inmetro).

      Acesse nossa calculadora de consumo e faça o cálculo você mesmo.

      Agradecemos o seu contato.

  3. qual seria o melhor forma para economizar energia elétrica de um Ar Condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V Samsung Smart Inverter ASV09PSBU-X usando somente a noite teria uma programação para fazer ou e so ligar e pronto temperatura 23 graus eu ligo as 21 horas e desligo com 4 horas de funcionamento ou deixo ligado ate as 6 da manhá (obrigado pela atençao)

    • Oi Guto. Você pode deixar no modo automático que ajusta a temp. de acordo com a necessidade do ambiente. Ou então, se o seu modelo tiver, ative a função “good sleep” ou “bom sono” (nem todos os modelos tem essa função). Ela inicia com uma temp baixa e depois, quando a pessoa já está dormindo vai aumentando a temp e diminuindo a intensidade do vento.
      Além disso, sugiro que leia este texto.
      Obrigado pelo seu contato.

  4. Gostaria de saber, em termos de comparação, o valor gasto entre um ar split de 12000 classe C e um 12000, classe A, usando uma média de 8 hs dia durante 30 dias.
    Sou do RJ, São Gonçalo.
    A minha concessionária é a AMPLA.
    Desde já agradeço sua atenção.

  5. boa noite vocês poderiam me ajudar com uma dúvida?preciso instalar três ar condicionado nos quartos da minha casa,sendo dois de 9000btu´s e um de 12000btu´s, qual ficaria mais econômico? comprar os três aparelhos ou comprar um de 30000btu`s com três evaporadoras?e quanto kw/h.mês eu gastaria nos dois exemplos que perguntei?obrigado.

    • Olá Aleciano.

      Sugerimos que opte pelos dois de 9 mil e o de 12000. Geralmente, o consumo do multi split tri nesse caso, gasta mais. Além disso, a autonomia de possuir os aparelhos independentes é muito melhor.

      Obrigado pelo contato.

  6. Preciso refrigerar um ambiente de 45m², sendo esse ambiente: 3 salas, divididas por divisórias de 2,10mts de altura, ficando mais ou menos 1mt aberto até o teto. Pelos cálculos vou devo 1 ar de 36.000 BTU/s ou 2 de 18.000 BTU/s. O AC ficara instalado em 1 só ambiente. Os outros serão refrigerados nessas condições, ou você tem alguma dica para melhorar??? URGENTE!!!

    • Olá Cássio.

      Nesse caso, aconselhamos constatar um profissional técnico, pois o pé direito de seus ambientes é bem alto, pelo que entendi. Além disso, como o ar frio é mais pesado, faria com que a qualidade do aparelho fosse prejudicada, saindo de um ambiente e logo descendo, demorando mais para climatizar todas as peças.

      Obrigado pelo contato.

  7. Pingback: Split Inverter com tabela de eficiencia energetica… « Eletro Clima

  8. Se eu ligar meu ar condicionado split duas horas por dia,exceto sábados e domingos . Quantos reais eu pagaria ao final do mês ? Uma média aproximadamente por favor.

  9. eu tenho um aparelho da marca electrolux modelo TE12R e Gostaria de saber se a forma correta de calcular o consumo de energia é em kwh/mês ou em W x HORAS x DIAS / 1000 x valor da tarifa. Ex.meu aparelho traz em seu manual as seguintes informações: Potência 1096W e 23 kWh/mês. Imaginemos que eu use este aparelho durante 8h por 30 dias, e que o valor médio da tarifa é de 0,30. Assim, se eu calcular por kWh/mês terei: 23 x 8 x 0,30 = 55,20. Já pela outra forma terei: 1096 x 8 x 30 /1000 x 0,30 = 78,91. Qual é a forma correta? desde ja agradeço obrigado (parte do texto eu peguei do nosso amigo Marcio Pasquali porque as informações são as mesmas, espero que vc possa esclarecer as nossas duvidas)

    • Olá Carlos.

      Então, nossa equipe “quebrou a cabeça” aqui mas não consegui encontrar sentido nessas informações com 1096w e 23kWh/mês. Se transformarmos os 1096w em kWh/mês o resultado é 32 e não 23, sendo assim, a unica explicação possível seria um erro da Electrolux, sendo o correto 32, para ser mais preciso 32,88.

      Obrigado pelo contato.

  10. Gostaria de saber porque os fabricantes de Ar Condicionado somente especificam a potencia via BTUs e não especificam a potencia em Watts. Vcs colocam o meio de calcular em Watts mas os fabricantes não especificam a potencia em Watts, somente em BTUs.

  11. oi, tenho um ar condicionado de janela 7500 btus consul classe A, uso 8 hrs dia, 30 dias mês o consumo do aparelho e de 15,80 kw/m, o preso do kw na minha cidade e 0,39 calculei deu um valor de 49,30 Gostaria de saber se estar correto, agradeço e aguardo resposta

      • Fiquei na duvida também, o meu deu esta faixa de R$50,00. Como é o segundo mês de uso ainda não avaliei bem o aumento da conta.

        Não consegui fazer a conversão de W para KW/H, pois 693W (Springer 7500) dividido por 1000 da 0,693, o que daria R$2,44 na conta.

        Acho que não entendi esta conversão, pesquisei o consumo na net para jogar na calculadora.

        • Olá Ronaldo.

          Esse resultado você deve multiplicar por 30. 0,693 x 30 = 20,79 esse será o seu kWh/mês para usar na calculadora. Agora é só preencher os outros itens q dará o resultado correto.

          Obrigado pelo contato.

  12. e gostaria de saber como configuro meu ar condicionado split, frio, 12000 btus pra economizar na conta de energia! Existe algo que eu possa fazer para isso?

  13. Olá, gostaria de saber, se por acaso o valor que vem cobrando na minha conta após a instalação de um ar split de 12000 ta sendo maior que o calculo na calculadora daqui, se pode ter algo relacionado a má instalação? Se sim, como faço pra me certificar? Tipo se o gás ta vazando…enfim…existe a possibilidade de eu mesma reconhecer um possivel erro? O que faço? Desde ja agradeço…Grande abraço!

    • Olá Milena.

      A possibilidade existe, mas pergunto: a diferença é muito grande? pois o resultado do cálculo é uma projeção e no dia-a-dia há variações, tanto de temperatura como de outros fatores em seu ambiente que fazem esse valor variar para mais ou para menos.

      Obrigado pelo contato.

  14. Gostaria de saber se a forma correta de calcular o consumo de energia é em kwh/mês ou em W x HORAS x DIAS / 1000 x valor da tarifa. Ex. em determinado aparelho traz em seu manual as seguintes informações: Potência 1096W e 23 kWh/mês. Imaginemos que eu use este aparelho durante 8h por 30 dias, e que o valor médio da tarifa é de 0,40. Assim, se eu calcular por kWh/mês terei: 23 x 8 x 0,40 = 73,60. Já pela outra forma terei: 1096 x 8 x 30 /1000 x 0,40 = 105,21. Qual é a forma correta?

    • Olá Marcio.

      Usamos na calculadora o kWh/mês, mas é indiferente. O raciocínio em ambos os cálculos que você apresentou estão corretos. Nossa dúvida é nesses números fornecidos pelo aparelho em W e kWh/mês, estes números não estão batendo. Poderia nos informar qual o modelo e marca do aparelho?

      Agradecemos seu contato.

      • eu estou com a mesma duvida do marcio,o meu aparelho tem as mesmas
        informações KWh/mes e potencia 1096W o que muda é apenas o valor da
        tarifa eletrica que é 0,30 o meu aparelho é um electrolux modelo TE12R vc
        vc poderia nos esclarecer esta duvida obrigado

        • Oi Carlos. Os dois números (Watts e Kwh/mes) devem ser diferentes mas irão surtir o mesmo resultado no final das contas.
          Destra forma, sugiro que utilize kwh/mes.
          Se ainda tiver dúvidas, leia o texto publicado aqui em cima.
          Obrigado pelo contato.

  15. GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O CONSUMO DE ENERGIA PARA UM AR DE 36000BTUS COM CORTINA DE AR,POIS A LOJA DA MINHA EQUILINA E SOL DA TARDE, ELA LIGA AS 9:00 HS E DESLIGA AS 18:30 HS E ESTA LIGADO NO MEU RELOGIO .

    • Olá Regiane.

      Para saber quanto o seu ar condicionado gasta por mês, além das informações que você passou, deve considerar o número de dias por mês ele será utilizado, valor da tarifa de energia e consumo em kWh/mês (informação disponível na tabela do Inmetro).

      Nesta postagem acima, constam dados de como conseguir estes números.

      Agradecemos o seu contato.

  16. comprei 2 split -12000btus consul,estopreocupado com consumo,já desliguei-os,pois no unico mês ,digo ficou 24hs ligado ,30 dias direto na posição 22graus -frio,minha conta acresceu 1100kws ou seja acresceu em Rs510.00,ou seja ,além do custo aparelho,instalaç]ao,agora isto,estou desapontado,gostaria de saber oq fazer,senão parar de usa-lo,c

    • Olá Ricardo.

      O consumo está correto. Dois aparelhos de 12.000 BTUs, ligados 24h por dia, durante os 30 dias do mês. Dependendo o valor da energia na sua cidade é isso mesmo.

      Obrigado pelo contato.

  17. Gostaria de saber em q condições sao realizados os testes do procel em ar cond. Temp x intensidade do vento nao interferem no consumo? Se eu coloco no vento fraco a tmp de 24 graus….o consumo nao eh difetente dd 18 graus com vento forte?

    • Olá Rebeca.

      É sim. A Ppópria temperatura externa pode interferir nesse resultado. Os números do Selo Procel são em condições interna e externa completamente normais e aparelho entre 22 e 24 graus.

  18. Ola, tenho 03 quartos de 10 m² cada um com pe direto padrao, gostaria de saber se é possivel colocar uma maquina para tres aparelhos (semelhantes a de empresas), isso por estética da casa. Se for possivel poderia me informar uma emprsa para esse tipo de instalação.

    Grato Flavio Romao

    • Oi Alberto. Pode sim, mas antes você deve avalizar cada aparelho separadamente e converter de watt para Kwh/mês. No texto acima tem as explicações necessárias.
      Obrigado.

  19. comprei um Ar Condicionado Portátil Delonghi 12.000 Btus Frio – Pac An120
    quantos watts hora é o consumo dele..sendo q consta a potencia dele 3520wwat
    na minha regiao custa 0,39 ww/h
    me ajuda …
    eu usando 12horas por dia durante 30 dias
    to achando q ele vai gastar muito.

    • Oi Sabrina.
      Para converter Watt para Kw/h divida o valor do Watt encontrado por 1000. Agora multiplique por 30 (dias do mês). O resultado será o seu kWh/mês.
      Após isso preencha os campos acima.
      Obrigado.

  20. Preciso obter a informação sobre os Btu”s necessários para compra de ar condicionado.
    São dois quartos, o menor com 1,90mts X 4,60 e 2,40 de pé direito, e o maior têm 2,90 X 4,70 e com pé direito na mesma altura. ambos têm apenas uma única janela cada, bate sol no final da tarde e será usa por apenas uma pessoa.
    No menor há um computador, não têm TV e nenhum outro aparelho elétrico e/ou eletrônico com exceção ao ventilador, pois neste tempo de intenso calor é impossível não se ter pelo menos um ventilador no cômodo.
    No quarto maior não têm nada “apenas cama e guarda roupas”. Gostaria de obter duas dicas; uma com a aquisição de dois ar condicionado “um para cada cômodo” e outro com um ar condicionado duplo, para que eu faça a escolha em função do custo na aquisição e também no consumo e manutenção. Qual a marca e modelo indicada?
    Certo do retorno, desde já agradeço.
    Ivanildo F Sales.

    • Olá Ivanildo.

      Vamos lá: No primeiro quarto você tem 8,74 m² + 1 pessoa + 1 computador = um aparelho de 7000BTUs é o suficiente. Clicando aqui você poderá observar os aparelhos mais em conta de toda a internet.

      No segundo caso você tem 13,63m² + 1 pessoa = um aparelho de 9000BTUs é o suficiente. Clique aqui para ver os aparelhos com essa potência.

      Ivanildo, sugerimos dois simples, como os citados acima. Por exemplo, observe aqui o modelo de bi-split que poderia servir no seu caso. Note que são de 18000BTUs (dois de 9000), pois no mercado as repartições são iguais.

      Agradecemos seu contato.

      • Obrigado pelo retorno, irei providenciar as referidas aquisições. Me resta ainda encontrar uma empresa de confiança para fazer as instalações.

    • Olá Vanderlei.

      Você deve saber qual o valor cobrado por kW/h pela empresa que atua em sua região. consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa.

      Após isso, basta preencher os dados da calculadora acima, colocar a quantidade de dias que usará no mês e você saberá o resultado.

      Agradecemos seu contato.

  21. Um ar condicionado diz ter consumo mensal de 51,5 kWh/mes para 1h por dia. Mas, tem potência de 7,03 kW. Fazendo 7,03 x 1h x 30 dias não dá 51 e sim 210!

    E agora?

  22. Comprei o ar split consul inverter de 12000 BTUs que indica 22,7 KW por mês, usando o aparelho 1 hora por dia, então, 22,7 / 30 dias é = 0,75 KWh, isto implica em que 0,75 X 8hs diária é = 6 KW, no primeiro dia de uso meu medidor marcou 10 KW por 8 horas. Qual a causa da diferença desses 4KW a mais por 8 horas de uso em um único dia?
    É mais de 50% do indicado na etiqueta.
    Tem explicação? 22,7 X 0,52087 = 11.82 X 8 = 94,56 mês
    10/8h= 1.25 X 30 = 37.5 X 8 = 300 X 0,52087 = 156,26 mês diferença de 61,70 reais por mês????
    Desde já agradeço a explicação se houver.

    • Olá Marcos.

      Usando os números que você forneceu, realmente chegamos a R$ 94.59 p/mês. Mas Marcos, os próprios números fornecidos pelo selo procel, no caso os 22,7 que você citou são uma média, considerando um clima normal, aparelho limpo, filtros limpos, em um ambiente que seja com dimensões adequadas para a potência, etc… Com o calor que tem feito neste verão, esses números com certeza aumentarão e o consumo será maior que 22,7 KW/mês. Creio que a diferença pode estar nisso, não sei te precisar se realmente é de 4kw em 8 horas, mas aumentará com certeza.

      Espero ter contribuído. Agradecemos seu contato.

  23. uma duvida, esse calculo não esta correto, eu utilizando meu ar 8 dias no mês com uma média de 7 horas por dia, e meu ar consome 15,8 kw/h, e o preco da energia sendo 0,39, irei gastar apenas 11,51 reais ?? então pq minha conta de luz que vinha em media 150 veio 280?

    • Olá Juliana.

      O cálculo está correto. Sendo apenas 8 dias no mês é esse consumo baixo mesmo. Creio que sua conta de luz está errada ou existe algum gasto excessivo em outro equipamento.

      Agradecemos seu contato.

  24. Boa tarde, estou muito confiante no resultado do meus cálculos
    se estiver correto gastarei menos do eu imaginava. Confesso que
    antes dos cálculos eu estava assustada. Quando receber minha conta
    postarei aqui o resultado. Gostaria que de saber, se eu utilizar durante o dia
    é verdade que o consumo é maior que a noite. Exemplo: 4 horas por dia, o
    consumo é o mesmo que 4 horas por noite ?
    desde já muito obrigada.

    • Olá Ana.

      Levando em consideração que durante o dia o calor é maior que a noite, na maioria das vezes, este raciocínio é verdadeiro. Quanto mais quente, mais o aparelho terá que trabalhar para climatizar seu ambiente e consequentemente consumirá mais energia.

      Agradecemos seu contato.

  25. bom dia, estou querendo colocar uma central de ar de 12000 btu e queria saber quanto sera o consumo por dia usando 8 horas todo dia

    • Olá Francisco.

      Conforme você pode observar na calculadora, são necessários outros dados para fazer esse cálculo. Podemos começar pelo consumo do seu aparelho. Neste link contem a planilha do Selo Procel, onde diz exatamente quanto é o consumo kw/h mes de cada aparelho, esse número é essencial para chegar ao resultado final. Além disso, é necessário o valor da energia em sua cidade. Esse número vem escrito na sua conta de luz. Com esses dados, é só usar nossa calculadora acima e obter o valor mensal.

      Agradecemos seu contato.

  26. Não entendi o consumo de kWh do aparelho indicado na etiqueta, pois se o meu aparelho consome 3,0A e está ligado em 220V, seu consumo será de 0,66kW.
    Multiplicando por 30 eu terei 19,8 kW e não 14,7 como está na etiqueta.
    Por que essa diferença?

  27. Olá,
    fiz uma comparação entre 2 ar condicionados de 12000 BTU`s, utilizando o aparelho durante 8 horas por dia, 30 dias por mês.

    Tarifa CEMIG = R$0,52 KWh (sim, a mais cara do mundo!!)

    1) Split SEM controle de rotação – Modelo CBV12B da marca Consul: 23 Kwh/mês
    Gasto mensal = R$95,00

    2) Split COM controle de rotação – Modelo CBF12C da marca Consul: 22,7 Kwh/mês
    Gasto mensal = R$94,40

    Pergunta: posso fazer esta comparação para avaliar custo x benefício de adquirir um ar condicionado com Inverter?

    • Oi Cesar. Você pode levar estes dados em consideração sim, afinal de contas eles são divulgados pelos fabricantes.
      Lembre-se que o inverter só trará a economia esperada quando o aparelho for usado por longos períodos durante o dia e se a sua região tiver variação térmica.
      Aqui você encontra mais informações sobre inverter.
      Obrigado.

    • Ou Gustavo. Se estamos falando de um cálculo avançado, sim devemos considerar estas variantes. No entanto é complicado dimensionar este tipo de aspecto dentro do cálculo. Por isso avaliamos os itens básicos apenas.
      Obrigado.

  28. Uma dúvida, na lista meu ar está como gastando 15.8 kw/h /mes, mas isso é na base de 1 hora por dia certo? caso eu use 8 horas por dia, no campo da calculadora “Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês)” devo multiplicar o 15.8 kw/h / mes, por 8? ou a calculadora já faz isso automaticamente? Obrigado desde já.

  29. ola boa tarde ,quero estalar 4maquinas springer de 60.0000 btus ,pergunta qaul dijuntor atequado para cada um dele , bitola de cabo para alimemtacao de cada um, bitola de capo para alimemtar todos e dijuntor geral

  30. Vou usar um split de 9000 btus, Consumo de energia do aparelho 17,1: 17 horas por dia,22 por més,com o preço da energia a R$0,16 vou gastar a mais de energia R$34,11. E se eu usar um split de 12000 btus.Consumo de energia de 17,7:17 horas por dia ,22 dias por més com o preço da energia de R$0,16 vou gastar a mais R$35,31.Dois aparelhos com diferença de 3000 btus de um para o outro com diferença de apenas R$1,20 a mais de gasto com o de 12000 btus,isso esta coreto.

    • Olá Fabiano.

      Nesse caso, depende da eficiência energética de cada um deles. O número é correto, mas o valor pode mudar conforme a especificação e modelo de cada aparelho.

      Agradecemos seu contato.

  31. Não tenho na minha casa ligação para 220V. Me informaram que posso colocar um transformador para obter 220V. Para instalar um ar condicionado modelo split, de 9000 BTus, qual seria a capacidade desse transformador? Gostaria que você me ajudasse. É possivel? Onde coloco esse transformador? Poderia ser na laje? obrigado pela atenção.

    • Oi Edilberto. Não recomendamos o uso de transformadores. Recomendo que entre em contato com a sua concessionária de energia para solicitar a liberação de um ponto 220v.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá Valdinei.

      Existem várias informações que podem varias a diferença, como o tempo de uso, o modelo, entre outros. Sugiro esta postagem, onde você poderá observar a taxa de consumo de cada aparelho.

      Agradecemos seu contato.

  32. O calculo esta errado! A etiqueta do INMETRO de “consumo de energia – kWh/mes” é baseado nos resultados do ciclo normalizado pelo INMETRO, de 1 hora por dia por mês, ou seja, se no ar condicionado do exemplo, esta 17 kWh/ mês, isso é como se fosse usar 1 hora por dia durante os 30 dias. Todavia, no exemplo deste site, vai se utilizar o ar condicionado durante 144 horas ao mes!!

    • Oi Servando. O consumo do aparelho vai variar conforme a classificação energética que ele tem (selo Procel).
      Veja os níveis dos modelos nas tabelas do Inmetro. Obrigado pelo contato.

  33. Gostaria de saber se o calculo está correto para o modelo e quantidade de consumo do produto consultada na lista informada:

    » Condicionador de Ar Janela Duo 7500 BTUs Frio Mecânico – Springer

    Horas por dia – 8
    Dias por mês – 30
    Consumo de energia (KW p/mês) – 14,6
    (Obs: Consumo KW mês 693 no produto)
    Preço da energia (reais p/KW/h) – 0,49145

    R$ 57.41 p/mês

    Obrigada!
    Vanessa

      • Olá Marcilio.

        Não entendeu o que exatamente? vamos desde o principio. O cálculo serve para identificar quanto seu ar-condicionado gasta em R$ durante o mês. Para isso, basta preencher os itens:
        1 – quantas horas sem aparelho fica ligado por dia.
        2 – Quantos dias ele fica ligado durante o mês.
        3 – O consumo de energia do seu modelo de aparelho. Cada AC tem sua peculiaridade. Geralmente essa informação consta em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.
        4 – O valor cobrado pela companhia de energia que atende sua região. Nos números preenchidos de exemplo na calculadora usamos o valor de São Paulo, mas o valor na sua cidade deve contar em sua conta de luz.

        Após todos esses preenchimentos clique no calcular e fique sabendo valor gasto por mês pelo seu ar-condicionado.

  34. Olá boa noite!
    Preciso de ajuda quanto a compra de ar condicionado de 9.000 btu.
    Pretendo comprar a marca Consul, contudo minha duvida é sobre o ar condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V Consul Bem Estar CBV09CBBNA, que tem o consumo de consumo de Energia Procel (Kwh/mês) de 17.2 e o ar condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V Consul Bem Estar INVERTER CBF09CBBNA que tem o consumo de Energia Procel (Kwh/mês) de 17,01.
    Pelo site da Consul é informado que o INVERTER economiza até 40% do consumo de energia e fazendo a simulação da conta para 8 horas de funcionamento em 30 dias sendo o valor do R$/kWh 0,39191 a conta ficaria em R$ 53.62.
    Não entendi sobre essa economia do INVERTER, pois para o CONVENCIONAL, a conta ficaria em R$ 53.93 p/mês, com 8 horas de funcionamento e 30 dias de trabalho.
    Observação: os dois são padrão classe A de economia.
    Ajudem-me por favor.

  35. Comprei um ar condicionado da marca COMFEE, to preoculpada quanto ao consumo, espero q esse calculo realizei neste site esteje certo, pq se eu consumi apenas R$ 36,87, ISSO É MUITO BOM, ESPERO Q ME AJUDEM

    • Olá Eulalia.

      O cálculo é correto. Se foi colocado a taxa de sua cidade e os dados corretos do seu modelo de ar, o valor não deve fugir deste que você encontrou.

      Agradecemos seu contato.

      • Assim espero, encontrei várias reclamações da marca COMFEE, se o calculo tiver certo , então ñ pagarei horrores , rsrs , grata pela atenção ! daqui um mês retorno e digo quanto gastei de fato !

  36. Boa tarde ! Meu quarto mede 3m por 4m, com teto baixo e de madeira, e não bate sol. Qual aconselhado; um split de 7.000 btus ou de 9.000 btus ? Outra dúvida, o ar de 9.000 btus trabalharia menos tempo com o compressor ligado ( desligando e mantendo a temperatura do ar e depois ligando novamente quando esquentar) e com isso pode gastar menos que o ar de 7.000 btus que pode funcionar com o compressor ligado por mais tempo?
    Obrigado

  37. achei um ar condicionado portátil mídea de 10.500 btus com consumo de energia baixíssimo, será que realmente gela bem?
    achei o Split com consumo de energia muito alto cerca de 17kw/h em quanto o ar cond portátil consome cerca de 1,5kw/h

    • Olá Leuler.
      Tenha em mente que os aparelhos portáteis não gelam tanto quanto os modelos tradicionais.
      Além disso ele é bem barulhento. As informações são dos nossos próprios leitores.
      Obrigado pelo contato.
      Att,

    • Olá Waldesnei. Para saber o consumo dos aparelhos de ar condicionado inverter, veja as tabelas do Selo Procel postadas neste link.
      A partir daí, você pode fazer o cálculo de consumo.
      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

  38. Prezados,

    Gostaria de saber o calculo utilizado para saber o consumo.
    Estou fazendo um trabalho de faculdade no qual estou fazendo um comparativo das tecnologias, inverter e convencional.
    Grato.

    • olá Matheus.

      Confira nossa calculadora de consumo. O cálculo usado nela é o primeiro item X o segundo X o terceiro X o quarto. O resultados dividimos por 30. Os dados são obtidos do Inmetro. Caso tenha dificuldade com o quarto item, use o número de SP como referência, que é 0,33.

      Esperamos ter sanado sua dúvida. Agradecemos o contato!

  39. Boa tarde
    Fui fazer o calcúlo de 24 horas mês,achei caro,será que fiz certo?
    O meu ar é midea 10500 (MPT10CRV2).Fica instalado em um déposito de chocolates.
    Por gentileza teria como me ajudar a achar o consumo certo que estou gastando?

    Grata.

    Aguardo retorno pelo e-mail citado.

    Jamilli.

    • Olá Jamili. Primeiro você precisa saber quantos kw seu equipamento consome. Você pode localizar estra dado acessando este link. Verifique nas tabelas. Depois disso, veja na sua conta de o valor cobrado pelo Kw/h na sua cidade. Por fim, preencha os dados dos campos da calculadora de consumo e veja o resultado.
      Obrigado pelo contato.
      Att,

  40. Boa tarde, eu comprei um aparelho de ar refrigerado de 13000btu e gostaria de saber se necessário for,se vou gastar muita energia já que eu uso 5h por dia durante 30 dias.Obrigado

    • Olá, José.
      Os aparelhos de ar-condicionado são responsáveis por 1/3 da tua conta de energia. O que nós aconselhamos, nos casos de muito uso do ar, é que você utilize de um aparelho inverter.Este modelos são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e a mantêm constante, com pouca oscilação de energia.
      Porém, se você mora em regiões que o calor é constante, como no Nordeste, pode ser que um split inverter não seja a opção mais econômica. É que, como a temperatura oscila pouco, a tendência é que o inverter trabalhe sempre na capacidade máxima.
      Utilize da calculadora. Para fazer o cálcuclo correto você deve preencher com o Kw/h mês que o aparelho consome. Isto consta nas classificações da máquina (caixa do ar-condicionado, site do inmetro, ao lado da máquina nas especificações). Além disso você precisa saber o valor que sua cidade cobra sobre o kw/h. Por exemplo, São Paulo é cobrado 0,33. Esta informação você pode pegar na sua conta de luz mesmo.

  41. Gostaria de saber, se puderem me explicar, se tem algum limite de resfriamento ou aquecimento que um split pode proporcionar em relação a temperatura do ambiente externo? Explicando melhor: Se a temperatura externa estiver em 10º quanto um split, claro que com os btus indicado para o tamanho da peça. pode aquecer esta mesma peça, já que alguns tem no controle a temperatura até 32º?
    Desde já agradeço.

    • Olá Antônio
      É muito simples. Basta preencher as lacunas da calculadora localizada a esquerda do post. Ele lhe dará um valor aproximado do seu consumo.

  42. Gostaria de saber haverá se consumo seria normal se eu colocar um ar condicionado (electrolux split ecoturbo quente-frio 7000 btus) em uma adega, com 3 paredes subterrâneas e a 4a. medindo 40 cm de espessura e um ambiente de 13,5 metros cúbicos (1,5 X 3,0 X 3,0) ou devido a estas condições do ambiente, pouca variação de temperatura, o consumo seria reduzido? Provavelmente teria que optar por uma ligação ininterrupta ou somente durante o dia, com sol, 10 horas).

    • Olá Vinícius,
      Então, tratando-se de uma adega, que costuma ser um lugar fechado e escuro, a eficiência de seu aparelho será totalmente satisfatória. A partir do momento que o ambiente não é muito populoso e que não exista uma quantidade grande de luz entrando, a tendência é que o ar seja bem utilizado ali.
      Também dê preferência para os aparelhos com Selo Procel A que são bastante econômicos.
      Separei, junto ao nosso filtro, os aparelhos com todas as suas especificações com Selo Procel e achei esse modelo aqui. Além disso, recomendo que você leia o nosso post falando sobre a climatização das adegas.
      Espero ter lhe ajudado.

  43. Tenho um ar condicionado split 12000 BTU. Na placa do fabricante informa 23kwh/mes

    Fiz cálculo de consumo em R$ mes de duas formas e não bate; então vejamos:

    1º-Convertendo em kwh: 12000btu/h=3,5168kwh x 4h/dia x 12 dias/mes x 0,42 R$ = R$70,90

    2º-Convertendo 23kwh/mes para dia= 23/30=0,7667kwh/dia x 4h/dia x 12dias/mes x 0,42=R$15,46

    Os valores em R$ não batem considerando as duas formas. Onde eu errei ?!

    • Olá Júlio. Para fazer o cálculo de consumo do ar condicionado não é necessário fazer conversão dos dados de BTU. Você apenas deve usar os dodos de Kw/mês que estão na etiqueta colada na lateral das unidades do seu aparelho.
      Se você quiser fazer o cálculo de outras formas, recomendo que use uma calculadora específica, tipo esta.
      Obrigado pelo seu contato.

  44. para se calcular o consumo de um ar condicionado, se faz necessario trasnsformar a unidade btu/h em kw,

    Em seguida se faz o seguinte calculo: KW/H = P (W) X T (TEMPO EM HORA) / 1000

  45. ola bom dia gostaria de tirar uma duvida to querendo compra um split inverter moro em natal rn. so que me disserao que para as regioes norte e nordeste essa economia de energia com a tecnologia inverter nao acontece isso e verdade.desde ja agradeço

    • Olá, Fábio
      O Inverter é aconselhado para regiões que exista variações térmicas e casos onde o aparelho fica ligado por muito tempoo. Caso contrário você pode optar por um modelo convencional. Dê sempre preferência para aparelhos com etiqueta energética selo Procel, por serem mais econômicos que os outros.
      Obrigada pelo contato

  46. Olá, quem pode me informa quanto eu irei gastar com um split de 7000 BTUs?
    Sendo que o valor da energia aqui de João Pessoa é de R$0,31782 aproximadamente, sem os impostos.
    Muito obrigado pela ajuda.

      • é esta aqui amigo.
        pode me dizer o consumo deste produto?

        Ar Condicionado Split 7000 BTUs Electrolux Ecoturbo Frio TI07F/TE07F 220V
        Marca: Electrolux
        Modelo: TI07F/TE07F
        Capacidade: 7000 BTUs
        Ciclo: Frio
        Classificação energética “A”: mais eficiência e economia de energia.
        Gás ecológico R410a: gás que não agride a camada de ozônio.

        obrigado

    • Olá Eronildo.
      Se o aparelho for ficar mto tempo ligado e existir variação de temperatura na sua cidade, sim. Aqui você confere mais informações sobre a tecnologia inverter.
      Além disso, deve-se comparar as tabelas do selo Procel.
      Obrigado pelo contato.

  47. Olá amigo, só gostaria de parabenizar o site. Moro no Acre, ou seja, o lugar mais caro do Brasil se tratando de consumo de energia, ainda assim pagarei, segundo o cálculo de consumo, um valor muito baixo para a realidade local . Obrigado por disponibilizar uma ferramenta tão útil como essa!

  48. bom dia !!!!!!!!!!!!!! como encontra um técnico de ar em fortaleza de confiança? meu quarto é 3×3
    qual as marcas que posso confiar????????????

    • Olá Gleiciane. Vamos por partes:
      1- Acesse o Banco Nacional de Instaladores para encontrar um próximo de sua residência.
      2- Levando em conta os dados fornecidos, um aparelho de 9.000 BTU’s é o suficiente para realizar a refrigeração de sua casa.
      3- E por fim quanto as marcas, nossos leitores recomendam LG, Samsung, Gree, Fujitsu, Carrier e Elgin.
      Agradecemos o seu contato.

    • Olá Elivaldo.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.

      Não ministramos cursos profissionalizantes, mas você pode acompanhar em nosso blog oportunidades as do setor na seção “Cursos e Eventos”.
      Cadastre gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto superior direito de tela.

      Agradecemos o seu contato.

    • Ola Antônio. O valor do Kw/h você pode acessar na sua fatura de conta de luz ou então no site da concessionária de sua região.
      Já o valor do Kw/mês você acessa na lateral das unidades interna e externa do seu aparelho.
      Ou então pode ver nas tabelas no Inmetro. Veja aqui.
      Obrigado pelo contato.

  49. Sou Técnico em eletricidade estou tentando ver o consumo de uma freguesa pois ela diz estar gastando muito e eu quero indicar a ela onde ela esta consumindo, e achei interessante este calculador pratico. Obrigado…

  50. amigo quanto tempo o compressor trabalha pra ficar na temperatura de 20 graus? liguei meu ar a noite que estava na temp de 27 graus e programei para 21 graus, mais o aparelho passou 1hr trabalhando e nao disparou. tem algo de errado?

    • Olá Cleiton.
      Se o aparelho não está disparando, provavelmente é uma falha no compressor.
      Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
      Agradecemos o seu contato.

  51. olá, boa tarde,
    vcs podeiram me ajudar com sugestão para a compra de um ar condicionado, em BTU´s para um ambiente de 35 m2, mas dividido por uma parede, que se transformou em um dormitorio, a minha divida é qual potencia comprar para que os ambientes sejam beneficiados ao mesmo tempo, por favor, indiquem marca, se possivel para menor custo de energia, abraços

    • Olá Mary.
      Sim você pode fazer esta instalação, porém não é o aconselhado. Você deve ter alguns aspectos bem claros, veja abaixo:

      • Sim, o técnico tem razão. O Ar não vai gelar por completo os dois quartos.
      • O ar gelado é mais pesado, logo, apenas uma determinada área nos quartos ficará fresca. O resto, vai ficar quente.
      • Você irá sobrecarregar o seu aparelho, pois ele estará trabalhando em dobro.
      • A sua conta de luz irá aumentar consideravelmente, pois o aparelho precisa gelar os dois ambientes.
      • O equipamento não reconhece dois ambientes. Ele só identifica que a temperatura solicitada não está sendo atingida.
      • Sobrecarregando o aparelho, você corre o risco de ter manutenções antes do esperado.

      Recomendo que leia este post, pois ele irá lhe tirar muitas dúvidas.
      Obrigado pelo contato.

  52. a meu email as tabelas de con

    me passa as tabela dos consume de energia

    e a tabela para mim fazer a contos para mim saber contos btu vou precisar para saber que ar condicionado vai ser preciso no quarto

  53. Olá bom dia.

    Tenho um ar de 7.000 btu’s com forme a descrição do fabricante do consumo 0,73 kw/h, conforme o gasto que seria R$ 3,60 esse valor é o consumo diario ou mensal, outra dúvida o ar ligado no minimo que geralmente é 17 °C o gasto é igual ao ar ligado na temperatura de 30 °C ?

    • Olá Rogério.
      Esse valor é para o usado a cada hora. E quanto a segunda dúvida, ao usar o aparelho na potência máxima ele irá gastar mais, logo é o que acontece nessa situação.

      Agradecemos o seu contato.

  54. Caros senhores tecnicos, Bom Dia!

    Eu tinha um aprelho de ar condicinado Consul 10000 BTUS Janelão. Resolvi trocar por um aparelho Split de 12000 Btus frio, da Marca Electrolux Eco Turbo, classe “A”, pois acreditava que seria mais econômico, mais tenho observado que o consumo não baixou nada, continua o mesmo, acho que fui enganado. Eu lhe pergunto, existe uma forma de ajuste de funcionamento do aparelho, que possa economizar O CONSUMO DE ENERGIA? Por favor se existe, me oriente como devo usar. E qual a temperatura ideal o compressor força menos e desarma com mais frequencia? Por aguardo resposta.
    Agradeço

    • Olá Francisco.
      O consumo de energia aumenta conforme a potência do aparelho. Logo, se você tinha um ar condicionado Janela de 10.000 e trocou para um Split de 12.000, o consumo aumenta. Neste link disponibilizamos algumas dicas de como economizar no consumo de energia.

      Agradecemos o seu contato.

  55. Caros senhore tecnicos, Bom Dia!

    Eu tinha um aprelho de ar condicinado Consul 10000 BTUS Janelão. Resolvi trocar por um aparelho Split de 12000 Btus frio, da Marca Electrolux Eco Turbo, classe “A”, pois acreditava que seria mais econômico, mais tenho observado que o consumo não baixou nada, continua o mesmo, acho que fui enganado. Eu lhe pergunto, existe uma forma de ajuste de funcionamento do aparelho, que possa economizar O CONSUMO DE ENERGIA? Por favor se existe, me oriente como devo usar. E qual a temperatura ideal o compressor força menos.
    Agradeço!

    • Olá Francisco.
      Inicialmente você deve levar em consideração que seu novo aparelho possui uma potência maior, ou seja, consome mais. Ao mesmo tempo, ele resfria o ambiente mais rápido. Neste link você pode conferir mais dicas de como economizar o consumo de energia.

      Agradecemos o seu contato.

  56. Preciso saber qual é o consumo nominal de aparelhos antigos (Springer Admiral, Mundial etc.), mas não estou conseguindo; não dá para ver no aparelho e o fornecedor não responde emails.
    Alguém teria uma tabela ou um site onde eu pudesse obter essa informação?

  57. Muito fácil ralmente calcular o consumo,só gostaria de saber sobre o selo que indica o tipo de consumo “A” ,”B”, e “C”,como funciona na hora de adquirir o produto? isso funciona?

  58. Em um salão tendo forro de PVC medindo 10 x 7,5, sendo utilizado depois das 17hs, apenas duas horas,tendo no máximo 50 pessoas dentro, e o ambiente somente tem a aparelhagem de som. qual será o melhor ar condicionado a usar ligando o mesmo meia hora antes para refrigerar o ambiente.

  59. sou tec de refrigeração meu nome Renato .tel 2185346741 trabalho com estalação de split com preço justo , split de 7000 e 9000 btus ate 3 metros de distancia $395,00 .
    obs.comentario sobre vacuo no sistema apos a estalação. e muito importante o trabalho de vacuo no sistema a pos a estalação ,
    porque o vaccuo e importanteno sistema?espricarei melhor
    um split estalado sem o serviço de vacuo perde em ate 30%da sua capacidade.porque?o gas refrigerante se mistura com o àr ezistente no interior do sistema e com isso a leitura regitrada no manometro sofre alteração pele esistencia de ar no sistema. em toda estalação sempre uso a bomba de vacuo e por esse motivo que o manual de estalação frisa como de suma importancia esse tipo de serviço

  60. Amigo, bom dia! Não entendo direito de consumo. Mas estou em dúvidas.
    Alguns modelos dizem consumir 13,7 kWh/mês*
    Outros dizem: 0,93Kw/h*

    Qual a diferença entre os dois? Como posso calcular isso por exemplo:
    usando 2 horas por dia, 10 vezes no mes. Sendo que o valor kwh de minha ultima conta é de 0,566550 (sem ICMS/PIS/COFINS).

    obrigado! Me informou mt esse site, mas ainda tenho essas duvidas acima. Obrigado!

    • Olá Alexandre. Sim, alguns modelos com selo Procel A consomem uma média de 15 kw/mês. Mas 0,93 é um número muito baixo. Este dado nao deve ser de consumo/mês.

      Recomendo que leia este post. Nele você pode baixar as tabelas o inmetro para verificar quais são os modelos mais econômicos.
      Obrigado pelo contato.

  61. Ilmo Amigo o cálculo automático está errado , eu ligo meu ar 10 por horas/d , durante 30 no mês , o valor de minha luz é 0.66008 dessa forma eu gasto 7,20 por dia , no mes dica em R$216,00 meu ar é um fujitsu que tem seu consumo 1.09 Kwh , reveja e informe se eu estou certo . Grato
    se for possível informe por e- mail
    serviovelloso@oi.com.br

  62. Continua difícil calcular pois os fabricantes de ar condicionado escondem essa informação do consumo, para simplificar eu quero um ar condicionado split inverter de 12000BTU da marca que consome menos e que ele ficará ligado 10h por moite 30 dias por mes , minha energia tem o valor de 0,66008 R$/KWh .
    Gostaria de que fosse informado qual a marca eu deverei comprar , com 12000 BTU para que o consumo fosse o mais barato. Grato

  63. Boa tarde,

    Não estou conseguindo fazer o cálculo de consumo do meu ar condicionado de 12000 btus e 127 v.
    O uso será de 8 horas diárias, os 30 dias do mês. O preço da tarifa aqui em Niterói é de R$ 0,54 kwh.
    O CEE seria de 2,78.
    Quanto dará o custo mensal?
    Obrigado pela atenção.

    • Olá Roberto.

      Para você realizar o cálculo, é necessário saber quanto o seu aparelho consome por mês. Você pode encontrar esse dado no manual do seu aparelho.

      Agradecemos o seu contato.

  64. oi! comprei um ar condicionado da marca consul, 7500, gostaria de saber se quando ligado na ventilação é a mesma coisa q um ventilador? posso deixar a porta aberta? e consumo é o mesmo de um ventilador

    • Olá Kely.
      Exato, na maioria dos modelos, é a mesma função de um ventição.
      São poucos que usam renovar o ar de um ambiente sem resfriar.

      Agradecemos o seu contato.

  65. ola estou pensando em colocar um ar condicionado split no meu quarto e gostaria de saber dicas sobre instalacao se o propio cano que vem original no fundo do ar ja se encaixa na outra parte ou se eu tenho que pagar alguem para fazer isto eu tenho todas as feramentas ! sera que posso eu mesmo fazer ?

  66. Quero instalar um ar condicionado no meu studio de pilates, onde atendo uma pessoa duas vezes na semana, em no máximo 50 min de aula.
    Gostaria de saber qual é o Btus ideal, sendo que sala deve ficar somente fresca, não pode ficar fria, nem gelada.

  67. A minha dúvida é qual o fabricante de ar condicionado split 60.000 btus !!!
    Estou pesquisando a melhor opção para comprar – 4 aparelhos de ar condicionado split 60.000 btu, já foi calculado a necessidade do ambiente, é um salão de Festas. A minha dúvida é – qual o melhor fabricante, no tocante a durabilidade, economia, custo de manutenção e etc… as marcas que conheço são: Springer Carrier, York, Komeco, LG dentre outros.

    • Olá Alexandre. segundo informações de nossos leitores, se for um modelo convencional (piso-teto ou casete) aconselhamos Carrier. Porém se for algo da linha Inverter, aconselhamos Fujitsu. Estas informações foram coletadas da palavra de nossos usuários.
      faça a comparação dos melhores preços do mercado neste link.
      Agradecemos o seu contato.

  68. Bom dia!

    Ganhei um ar portátil e estou com receio de usar,pois ouvir falar que consome muita energía.
    Queria tirar esta dúvida,o ar portátil de 10.000 btus consome mais que um split de 10.000 ??

    • Tiago, geralmente os splits são mais gastadores de energia elétrica, isso porque eles (splits) possuem potência muito maior que um ar portátil.

  69. qual o melhor dos split ,Condicionador de Ar Split 12.000 BTUs Frio – Branco – 220V – Comfee,Condicionador de Ar Split Hi Wall 12.000 BTUs Frio – Branco – 220V – Comfee,em relaçoa a consumo de energia,pois os mesmo estao do mesmo preço.

    • Olá Débora. A potência deve estar alinhada com uma série de fatores. sabemos que quanto maior a potência, mais caro é o aparelho, contudo você deve analisar qual é a metragem do ambiente que receberá o ar condicionado, quantas pessoas usarão este cômodo, a posição solar, a temperatura média externa e quantidade de eletrodomésticos que estarão no recinto. Se você adquirir um aparelho com uma potência abaixo do recomendado, você irá sobrecarregá-lo gerando mais consumo de energia. Agradecemos pelo seu contato.

  70. Gostaria de saber o real consumo do ar condicionado, tenho um ar de 9.000 selo A, que consome em media 17,2 KWh, so que tenho um transformador de 110 para 220, e gostaria de saber o quanto isso influenciaria no gasto da energia, sendo o valor da energia aqui em Rondonia e de 0,51, voces saberiam me dizer tambem quanto um chuveiro gasta, desde ja obrigado.

  71. Como vcs avaliam o desempenho e o consumo do split York Alps Eco 7000 BTUS? Estou querendo comprar um ar condicionado e esse me parece atraente e tem um preço acessível, mas não entendo muito bem.. A minha maior preferência é por um split q faça o mínimo de barulho possível. Quanto ao desempenho, só preciso q seja suficiente para resfriar um quarto pequeno, mais ou menos 3,5×3. Me ajudem, por favor! Obrigada!

    • Lorena, acredito que você vá fazer uma boa aquisição, pois este aparelho é Selo Procel A. Quando ao nível de ruído, verifique o nível de decibéis nas especificações do aparelho.

  72. Olá, gostaria de saber se a temperatura ajustado para o funcionamento do meu ar condicionado split de 7000 BTU/h influencia no consumo. Por exemplo, se eu uso ele a 22º ou a 19º, influencia no valor final da conta?

    • Vinícius, na prática, a variação não interfere significativamente. Acontece que, se estiver muito quente e você ligar o ar-condicionado em 18° ou 19°, isso vai fazer com que seu aparelho “puxe” mais energia para atingir a temperatura programada mais rapidamente. Depois, a tendência é que o consumo se estabilize.

  73. Estou pesquizando condicionadores de ar para comprar, algumas dúvidas:
    A marca samsung é boa, na hora de manutenção é cara?
    O que levo em consideração consumo/potencia ou vazão?
    Alguns consomem 1,22Kw/h outros 23Kw/h Pq?
    Estou descartando algumas marcas, estou optando por Midea, Comfree e Springer Carrier estou certo?
    Agradeço a ajuda,

    • Agenor, segundo o depoimento de consumidores que acessam nosso site, a Samsung é uma boa marca sim. Dependendo do modelo, ela costuma ter aparelhos um pouco mais caros. Você pode considerar tanto a vazão quanto a economia. Geralmente, os modelos mais econômicos são menos nocivos ao meio ambiente. O consumo em kWh vai depender da marca, modelo e capacidade. Todas as marcas que você citou são bem vistas pelos consumidores. Espero ter ajudado.

  74. Por favor, gostaria de tirar uma dúvida…
    Comprei um ar condicionado split da marca Comfee de 12.000 BTUs. Acontece que meu quarto tem apenas de 12 a 15m², ao que um ar condicionado de menor capacidade daria conta. Gostaria de saber se o aparelho está consumindo menos por operar num quarto pequeno. Se sim, é significativo? Como calcular esse consumo?
    Obrigado.

    • Gustavo, a capacidade deve estar de acordo com as necessidades do ambiente onde o ar-condicionado será instalado. Se estiver de acordo, a tendência é que o aparelho consuma apenas o necessário. Para fazer o cálculo de consumo você pode usar a nossa calculadora aí em cima.

  75. Bom dia.
    Não conseguir fazer o calculo parece q a calculadora não esta funcionando.
    Mais e o seguinte comprei um Ar Condicionado Split Frio 7.000 BTUs – Consul Bem-Estar CBV/CBY07BB e gostaria de saber meu gasto mensal com ele pois utilizo ele 8hrs por dia, nos 30 dias do mes, o meu preço do kwh na conta da cemig e 0,65 centavos.

  76. Tenho uma pequena pousada e gostaria de saber se eu colocar uns 4 ar de 7000 btus quanto é que vai aumentar na minha conta de energia,hoje sem o ar eu pago R$224,00,e estou preocupada em minha conta aumentar o valor,por favor mim responda em R$ quanto vou pagar de energia.

  77. Boa tarde! Gostaria de saber qual o split de 18.000 btus que vcs me indicam que é o menor consumo de energia do mercado. Como faço pra ver? É no tipo de classificação? Pq a maioria tem escrito “baixo consumo de energia”.
    Obrigada!

    • Olá Milena. Agradecemos seu contato. Neste post você pode conferir mais informações sobre a economia baixando as tabelas do Inmetro.
      Após isso, faça a cotação de qual é o melhor aparelho para sua necessidade através deste link.

  78. Ola… Tenho um prédio de 1.100 m² e vou colocar uns 20 ar condicionado de 60.000 btus.. gostaria de saber quanto será o consumo de energia em KW por mês.
    Obs.: 25 dias por mês, 10 hras por dia.

  79. Boa tarde!
    Eu gostaria de saber se o ar condicionado portátil consome mais energia ou menos que o split, pois mesmo sabendo que o split é mais barato, tem o custo de instalação! O portátil é mais caro mas tem a vantagem de poder colocar onde eu qro!!! Então minha dúvida é qto ao consumo de energia!

    • Olá Maria da Graça. Obrigado pelo seu contato. Um ar condicionado portátil consome menos energia em relação à um modelo split. Porém, a potência dos modelos split é superior, e existem relatos de consumidores informando que os portáteis são barulhentos em alguns casos. O pontos positivos dos portáteis seriam consumo e a mobilidade. Pontos positivos do split são preço, potência e o silêncio.

  80. Olá, instalei um split carrier 12.000 btus, ligado em um transformador. Quando ligo o ar condicionado. o estabilizador da minha Tv pisca e as vezes até a luz. Teria alguma relação a ser ligado com transformador? E o consumo com o transformador é maior? Lembrando q o transformador esta ligado direto na tomada. Obrigado ! Absss

  81. ola eu comprei um ar split e com celo procel A la dis q o consumo e de 17,5kw/mes, antes de coloca o ar, a conta vinha 14 reais, depos q coloquei o ar, ta vindo 50 reais, e eu so ligo 2oras por dia, eu tomei um susto com o valor; gostaria de saber se tem algo de errado ou da isso mesmo? fas so 2mes

    • Nilda, os split são mais gastadores de energia elétrica que um ventilador, por exemplo. Mas, se o seu aparelho é Selo A, então ele é o mais econômico da categoria.
      Sugerimos que você faça o cálculo de consumo e veja se o que você gasta está dentro do gasto previsto. Se o gasto for superior, verifique se a carga térmica está adequada e sempre feche portas e janelas quando ligar o ar-condicionado.

    • nilda, tem alguma coisa errada sim, esse valor que aumentou na sua conta é como se vc estivesse usando ele 9 horas por dia em um periodo de 25 dias.

  82. Tenho o ar condicionado mas penso em trocar pelo Split porque disseram que consome menos energia. É verdade ? E qual a diferença do consumo de um ar condicionado antigo e de um split? Vale a pena trocar?

    • Marlene, vale muito a pena fazer a troca, pois os splits são mais econômicos, especialmente os inverter.
      Em média, um split é mais caro que um janela, mas em poucos meses você consegue tirar a diferença que foi paga, devido à economia.
      Uma diferença de consumo exata vai depender de cada modelo, por exemplo, dois aparelhos da mesma marca, mesma capacidade (12.000 BTU) e Selo Procel A consomem:
      janela: 24,4 kWh/mês
      split: 22,9 kWh/mês

  83. Esse consumo obtido no cálculo é com o ar-condicionado funcionando no máximo? E quando eu quero que apenas ‘refresque’ um pouco o ambiente, sem gelar muito?

    Nesse caso o compressor vai ficar ligando e desligando, como proceder o cálculo?

    • Isso, André. O cálculo considera o funcionamento máximo.
      O Inmetro estabelece o consumo médio em kWh/mês de cada aparelho, mesmo os que ficam ligando e desligando o compressor (não inverter).

    • João, verifique as especificações do aparelho e veja quanto ele deveria consumir de fato.
      Se preferir, anote a referência do produto e veja na tabela do Inmetro qual o consumo dele em kWh/mês.
      Veja também se o filtro está sujo ou se há vazamento de gás refrigerante, pois esses dois fatores fazem com que o aparelho gaste mais energia.

    • 14.5 Kwh é uma média mensal por hora de funcionamento do equipamento. Então precisa multiplicar o 14.5 pela quantidade de horas diárias de uso. Lembrando que em 8 horas de uso, provavelmente ele passe umas 6 horas ligado.

  84. 1) QUAIS SÃO AS MARCAS QUE POSSUEM A TECNOLOGIA REVERSE (QUE AUMENTA A ECONOMIA DE ENERGIA)?
    2) TODAS AS SPLIT POSSUEM ESSA TECNOLOGIA? COMO IDENTIFICAR ESTA TECNOLOGIA NO APARELHO?
    3) OS APARELHOS SPLIT COMPRADOS NO PARAGUAI POSSUEM ESSE DISPOSITIVO (REVERSE)?

    • Adilson, vamos responder por partes.
      1 – Praticamente todas as principais marcas de ar-condicionado possuem tecnologia inverter: Fujitsu, Samsung, York, Gree, Midea, Elgin, Panasonic, etc.
      2 – Nem todos os modelos de splits possuem tecnologia inverter. Leia as informações técnicas do aparelho antes de comprá-lo e veja se ele tem sistema inverter. Obs: todos os inverter são Selo Procel A.
      3 – Quanto aos splits do Paraguai, não temos essa informação. Prefira os aparelhos fabricados no Brasil.

  85. Ola amigo, estou precisando instalar um ar condicionado de 12000 Btus no meu quarto e tenho dúvida quanto aos de Classe A e os de classe C.Tenho pesquisado e a diferença de preço de um para o outro é em torno de 300 a 350 reais.Gostaria de saber se a diferença de consumo entre eles é muito grande e quanto???Optando por um de classe A, em quanto tempo eu pagaria essa diferença de 300,00 reais usando o ar todos os dias 8h/dia?Sendo este ar quente/frio, também deve-se considerar seu uso no inverno.Portanto o ar funcionaria aproximadamente 8 meses por ano.

    Obrigado

    • Marcelo, o consumo vai depender do modelo e do fabricante. Cada modelo possui um consumo em kWh/mês diferente.
      Quanto custa a energia elétrica na sua cidade?
      Dependendo do modelo do ar-condicionado, a diferença em reais entre um “A” e um “C” pode variar R$50 ou mais.

  86. Amigo, eu tenho uma dúvida. Eu quero colocar um ar condicionado na minha loja de conveniencia pois o calor dentro desta loja é quase insuportável. Nesta loja, tenho 9 geladeiras que além de aquecer muito o ambiente, me beneficia com uma conta de luz caríssima todos os mêses. Eu gostaria de saber se colocando um ar condicionado para resfriar o ambiente, as geladeira trabalhariam menos e, por conseguinte, se haveria economia no consumo de luz. Agradeço pela ajuda.

    • Alberto, o ar-condicionado não ajudaria as geladeiras a trabalharem menos, pois os refrigeradores trabalharam para resfriar somente o interior do equipamento.
      Sem contar que o aparelho de ar-condicionado acarretaria no acréscimo da sua conta de luz.
      Mas, pense no seu conforto térmico e no dos seus clientes.

    • Marcelo, geralmente os splits são mais econômicos que os janeleiros.
      Isso ocorre porque possuem sistemas mais modernos e funções que ajudam na economia de energia elétrica.
      Nossa dica é: escolha um split Selo Procel A com sistema inverter.

  87. Olha só. Na prática esse cálculo é impossível de se fazer. Porquê? Razão 1: Porque o ar condicionado trabalha mais tempo em um ambiente que pega sol constantemente do que outro que quase não pega. Razão 2: Porque se o Ar Condicionado ficar ligado 8 horas por dia, não quer dizer que o compressor está trabalhando as mesmas 8 horas. Quando a temperatura chega no programado, o compressor desarma. E isto pode demorar mais ou menos, dependendo do ambiente (razão 1). Quando a temperatura começa a subir um pouco ele arma novamente até novamente chegar no programado. E assim vai até que você desligue. Tenho um ar no meu quarto. Meu quarto é quente demais. Em dias muito quentes, a temperatura chega a 35 graus. Então, normalmente ligo o ar condicionado em 24. Em pouco mais de uma hora, ele desarma. E algum tempo depois ele arma novamente. Já observei que, após umas 3 horas depois que liguei, ele começa a trabalhar com folga, pois o compressor fica ligado de 3 a 5 minutos e descansa de 12 a 15 minutos. Ou seja, em uma hora ele trabalhou apenas 20 minutos (considerando os 5 minutos de trabalho e 12 de descanso). Em dias menos quentes (quando meu quarto está em 30 graus), ele trabalha apenas por 3 minutos e descansa 15, ou seja, trabalha 12 minutos. Este tempo eu já cronometrei. E sabe quanto eu gasto a mais na conta? de R$ 20,00 a R$ 30,00. Quando ligo durante o dia, gasto um pouco mais. O meu ar é de 12000 btus, para uma área de 14mts2. Transportando os valores do meu ar para o fomulário de cálculo, eu teria uma despesa mensal de R$ 95,00 só com o ar.. R$ 95,00 é o que eu pago de conta sem ligar o ar. Este mês vou pagar R$ 129,00

    Outra coisa a observar é que, se vc programar o ar para 18 graus, COM CERTEZA ele vai gastar mais do que você programar para 24 graus por exemplo. Isto ocorre porque em uma temperatura ambiente de 30 graus por exemplo, o compressor do ar condicionado vai trabalhar muito mais tempo para chegar aos 18 graus do que para chegar em 24 graus. Isto inclusive está escrito no manual do meu ar. É fato que o ar condicionado sempre “joga” a mesma temperatura em sua saída. Mas o que se deve levar em consideração é a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura programada.

    Uma última coisa: se vc fizer o cálculo de BTU’s para um ambiente, compre sempre o modelo acima. Meu quarto, por exemplo, pede no mínimo um de 9000 btus. Eu coloquei o de 12.000. Porquê? O de 9.000 trabalharia no limite dele, ou seja, talvez (isso mesmo. TALVEZ) o de 9000 demoraria mais tempo para chegar nas temperaturas programadas, e TALVEZ gastaria o mesmo (ou pouco menos) do que o de 12.000, que teoricamente trabalha mais folgado.

    Só um detalhe: os cálculos que passei acima são para meu quarto, que pega sol o dia inteiro e a noite não hehehe.. E eu ligo o ar a noite. Se eu ligasse durante o dia, talvez a coisa fosse bem diferente, já que enquanto o ar tá gelando, o sol tá esquentando. Ai a briga fica feia.

    É isso aí. Desculpe o testamento.

  88. TENHO UM AR 60 MIL BTU, SLA 200 M2, FICA LIGADO 15 HORAS DIA E NÃO VENCE EM DEIXAR A SALA EM 24 GRAUS, VALOR LUZ AR 800, SE EU COLOCAR MAIS UM DE 60 MIL, POSSO ECONOMIZAR ENERGIA, FEZENDO ELES TRABALHAREM MENOS????

  89. Quero instalar ar concicionado em um salão de eventos com capacidade máxima para 700 pessoas. Há grandes janelas envidraçadas e forro de madeira (forro paulista em madeira de lei). Nas cerimomias de casamento ( maior ocorrencia) todas as paredes e o teto são forradas com tecido. São 12X25m sentido leste oeste. O forro no teto acompanha a inclinação do telhado que é de telha de barro. As condições aqui descritas são suficientes para dimensionamento e indicação de capacidade/quantidade de ar condicionado que posso instalar para manter temperatura entre 18º e 22º?

  90. Oi Boa noite amigo,primeiro parabéns pelo site, estou com dificuldades ao fazer o calculo. comprei um ar de 7000btu quero saber quanto vou pagar de energia com ele se eu usar 8 horas por dia. o preço da energia (reais p/ kW/h) na minha cidade é de 0,59, não sei o consumo de energia kw/mes eu pago de energia sem o ar entorno de R$170,00
    desde ja obrigado

  91. oi amigo pow não tive resposta ha minha pergunta sobre um ar ligado 15 horas por dia split 220 meu consumo de luz e 290 valor 45 por 30 dias quanto vai da o valor da luz consumo mes ?

    • Renato, você mesmo pode calcular o consumo do seu ar-condicionado. Para isso, você precisa informar: quantas hrs por dia o aparelho fica ligado, quantos dias por mês, o consumo de energia em kWh/mês e o preço da energia na sua cidade.

  92. Ótima a iniciativa de disponibilizar o cálculo ao Consumidor.

    Os aparelhos de ar condicionado equipados com a Tecnologia Inverter estão no mercado para inverter a imagem do Ar Condicionado que antes era tratado como vilão do consumo.

    Hoje estão muito mais econômicos e silenciosos.

    Abaixo o link da nossa loja com alguns aparelhos de Ar Condicionado com a Tecnologia Inverter.

    http://www.lojaarcontemp.com.br/departamento/287625/SPLIT-INVERTER

  93. Meu quarto tem 7,40 m2. Li que um split de 7000 btus seria suficiente. Seu eu resolver colocar um split de 9000, poderia haver problemas para o aparelho ou o gasto de energia seria maior? Minha intenção é aumentar o quarto (ele irá ficar com 9,5 m2) e quando o fizer, pretendia aproveitar já o split de 9000 btus… Este quarto tem uma janela onde bate sol umas 3 horas pela manhã e nele tenho um computador. Ou o split de 7000 será suficiente para o quarto antes e depois do aumento?

  94. meu ar é electrolux de 7000 btu 220v e minha casa é 127v. Liguei na electrolux e eles falaram que nao aconselha o uso de transformadores em ar condicionado. Eles tem razão? pode danificar o aparelho ou nao funcionar corretamente? ou posso comprar um transformador e de quantos wats é o ideal ?

  95. Olá, gostei muito dos forum, mas mesmo assim tenho algumas duvidas, pois estou precisando colocar um ar-condicionado desses novo em meu estabelecimento, e preciso de sua ajuda ADMIN tenho uma Lan 14 pcs em um espaço de 22 m² e sou da tarde, você poderia idincar um ar quantos BTUs seria necessário poderia tbm me dizer quanto de consumo ele irá gastar por mês.
    obrigado desde já!

  96. Ola, Comprei um split Consul de 12.000 e um de 9000 btus.
    Minha rede é de 127 v, vou ter que usar transformadores 220/127 para ligar os mesmos, porém gostaria de saber qual a potencia ideal desses transformadores.
    Muito agradecido.

  97. ola´,
    eu esto´em duvida se comprar um aparelho de 9.000 btu com selo “A” o comprar a mesma aparelho mas com a mesma potencia mas com a nova tecnologia “INVERTER”. A diferenca de preco e´de cerca R$ 400,00.
    Compensa esta diferenca ???? Eu uso o aparelho todos os dia por 8 oras.
    Obr
    Mauro

  98. meu split é 9 mais agora ele ta esfriando menos!ja chamei um tecnico e ele disse que não tem defeito !poderia ser pq aqule motor fica no corredor e fica muito proximo do muro!o corredor eé muito fechado!

    • Chrislene, pode ser que, pelo fato do corredor ser muito estreito, a troca de calor do seu aparelho esteja comprometida. Nossa dica é chamar um arquiteto ou engenheiro para te dar uma solução eficaz sobre o melhor local para colocar o ar-condicionado.

  99. Existe alguma relação entre a temperatura do split e o consumo de energia?
    Por exemplo: se o aparelho passar a noite ligado na temperatura de 20° consumirá menos energia do que se ele estivesse na temperatura de 16°.
    Isso é verdade?

  100. oi boa noite, tenho uma lanchonete, ela mede em torno de 9×3 m e ela é bastante quente e a unica saida e entrada de ar é uma porta que mede em torno de 1,20 de largura gostaria de saber qual seria o tipo de ar condicionado mais indicado, algum que nao gastasse muito, de quanto btus seria indicado e qual tipo???

  101. Pessoal, Tenho um quarto com 3.7 X 2.7 metros, estou pensando em comprar um Ar split, quantos BTU’s voces indicam, e qual a diferença nesse caso de ter um de 7000 ou de 9000 btus ? o de 9000 gela mais rapido e por isso gasta menos ? me tira essa duvida, abraço a todos…

    • Wilmar, o número de BTUs tem a ver com a capaciddade do ar-condicionado. Esse número deve estar de acordo o tamanho do ambiente, número de pessoas que transitam por esse ambiente e número de eletroeletrônicos ligados. Ou seja, a escolha do BTU vai depender da necessidade do consumidor. Se a capacidade do equipamento não estiver adequada para um determinado ambiente, pode ser que o ar-condicionado gaste mais energia, pois terá que trabalhar mais para atingir a temperatura desejada. Faça você mesmo o cálculo de BTUs clicando nesse link http://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu/

    • Oi, Aldery!

      O aparelho de 60.000 BTU vai consumir mais porque tem capacidade maior e por isso puxa mais energia para poder trabalhar. Mas existem os mais econômicos da categoria, escolha um modelo Selo Procel A.

  102. Estou querendo colocar um ar condicionado na minha empresa e por causa dessa dúvida estou esperando por temer o valor da conta de energia pois nem os instaldores sabem exatamento como funciona o calculo e olha que perguntei a muitos

  103. Boa tarde

    Estou querendo colocar um split em meu quarto (13,5 m²), fiz uma pesquisa e constatei que 9000 BTUs é o suficiente. Trabalho com 01 computador ligado 8hs/por dia; como aqui faz muito calor a maior parte do ano, ele vai ficar ligado à noite também. Me apontaram duas marcas: York e Gree. Qual vocês me recomendam?
    Obs.: ainda terei que “passar” para o padrão 220v, pois a instalação é antiga.

    • Oi, Márcia!

      O ar-condicionado sempre vai consimir mais porque, devido ao seu mecanismo de funcionamento, precisa puxar mais energia do que o ventilador. O ventilador funciona com um motor básico.

  104. Tenho um ar condiconado split york 10.oooo btus. Em minha cidade nao tem rede 220vlts. Um transfofrmador portatil de 1000 watts e suficiente para liga-lo, ou nao……

    • Oi, João!

      Você tem 3 opções:
      1. troque seu aparelho por um 110/127V
      2. use um transformador compatível com a capacidade do seu ar-condicionado. No seu caso, teria que ser um a partir de 5.000W, mas é recomendado falar com um eletricista para confirmar a compatibilidade.
      3. ou, entre em contato com a companhia de energia da sua cidade ou região para eles avaliarem se é possível trocar a voltagem da sua casa para 220V.

    • Boa dia Everton,
      agradecemos o contato.
      Para calcular o Consumo do seu ar condicionado é necessário a seguinta conta:
      Potência (W) / 1000 = kwh * horas por dia * dias por mês * Valor do kwh.

      No seu caso será 5655 / 1000 = 5,65 kwh
      5,65 *7 * 22 = 870
      870 * R$ 0,31 = R$ 269,73
      Consumo mensal R$ 269,73
      Estamos a disposição para eventuais dúvidas.

      Lucian
      Webarcondicionados

  105. gostaria de saber a classificação de consumo do ar condicionado de 18000 btus , se é classe A ou B independente do inverter.

    • Eliane,

      Dando uma verificada no nosso comparador, que em breve trará a informação Inverter junto, é possível dizer que a maioria dos Ar Condicionados 18000 inverter são Classe A.

      Porém, para ter certeza, você pode consultar o produto que está em dúvida em nosso comparador. Nele você encontrará a informação referente ao Selo Procel.

  106. Boa Tarde.Quero colocar um split no meu quarto ele é 4m por 3m é bem pequeno mais faz um calor.Vou usa-lo 8 hs por dia so pra dormir a noite.Sao 2 pessoas no quarto qual vcs me indicam e quanto vou pagar a mais na minha conta de energia?Obg

  107. Bom dia.

    Excelente site. Parabens.

    Tenho uma duvida.
    O calculo considera a histerese do ar condicionado – ou seja – o fato que o compressor eh desligado quando em recirculo, apos atingir a temperatura, e somente apos algum tempo ele retorna. Somente o ventilador ficara ligado pelo tempo todo. Correto?
    Ou a tabela PROCEL tem ja considerado este ciclo?

    Obrigado,
    Celso.

  108. o split foi o melhor ar condicionado inteligente que apareceu,aqui no brasil,eu sei que já existe,
    a anos atras ,so que era muito caro agora o preço caiu muito ,o split tem dois sensores,de temperatura um de evaporação e outro de temperatura ambiente ele e o mais economico mesmo ,quando o local chega na temperatura do contrele remoto por ex;21 ele desliga por temperatura ambiente .consulte sempre um profissional

  109. Tenho o Gree GJ7-12L/D, no ambiente em que está instalado; ele trabalha 15 minutos e descansa 45 minutos. Devo contar só os 15 minutos de trabalho ou o tempo que está ligado? Eu uso o Power Save do aparelho.

  110. Para calcular mais fácil, faça o seguinte:
    Valor do consumo mensal que indica no aparelho, exemplo: 19,6Kw/h/mês
    dividir este valor por 30 (agora voce tem o valor hora/dia), o resultado multiplicar pela quantidade de horas que será utilizado, exemplo 8/h, este rersultado multiplicar por 30 dias, pelo valor do Kw da sua região, exemplo do cálculo abaixo:

    19,6/30= 0,653 x 8 = 5,224 x30= 156,72 x 0,58(kw da minha região)= 90,89

  111. Sou eu novamente. pesquisando um pouco mais, me deparei com outros sites mostrando outro calculo ( Furnas S/A). Seria assim:

    Consumo do ar condicionado em kW = (Potência em Watts X número de horas ligado X número de dias ligado ) /1000

    Consumo do ar condicionado em R$ = consumo mensal em kW X custo do quilowatt/ hora

    Então ficaria no meu caso:

    754W X 10 horas X 30 dias / 1000 = 226,20
    226,20 KWh X R$ 0,50 = R$ 113,10

    Agora fiquei na duvida em qual me baseio.

    Aguardo uma orientacao correta do calculo.

    obrigado

  112. Site de Parabéns, vamos lá:

    Tenho um consul 7500 110v, diz que gasta 15,80 KWh.

    Bom, arredondando esse gasto para 16 KWh e tendo como informação da light RJ que o KWh são de 0,49 (arredondo para 0,50).
    Gostaria de saber quanto gasto por mês deixando o ar ligago 10 horas por dia durante 30 dias.

    Pela minhas contas seria:
    30 (dias) X (10 horas) = 300 horas
    300 (horas) / 30 (dias) = 10 horas por dia
    10 (horas por dia) X 16 KWh = 160 KWh
    160 KWh X R$ 0,50 (light) = R$ 80,00

    ta certo isso ? é só isso que eu pago a mais deixando o ar 10 horas por 30 dias sem desarma ?

    muito obrigado e desculpe qualquer coisa.

    parabens pelo site

  113. Comprei um aparelho de ar condicionado usado, porém seminovo, de 30.000 BTUs. Como saber a potencia e a corrente se a tensão é 220V?
    Aguém poderia me ajudar, ficaria muito agradecido.

    R. janeiro

  114. Rodrigo, a especificação de um ar de 7.500 BTUs é de aproximadamente 760W, ou seja, seu transformador está um pouco mais que 30% superdimensionado, dá pra usar. Os cuidados que você deve ter é proteger com um disjuntor adequado (sugiro 15A no lado de 110V do trafo) e se for possível, coloque-o em algum lugar arejado.

    Alexandre Eng. Eletricista

  115. Senhores,instalei um split MEI12HR Q/F .quero saber quanto ele consome de energia ficando ligado 8.00 horas ? Por favor me respondam com urgencia . Pelo selo procel indica ; ( 22.9 kwh/mes ) ????? PERGUNTO :
    Estou consumindo 22.9 kw por hora quando esse aparelho esta ligado?
    Se é isso acho que vou desinstalar esse aparelho .
    Por gentileza me instruam melhor se estou errado .

    sidnei

  116. Olha, eu fiz uma obra aqui na minha casa , para mudar a tomada do ar para 220V. Ele disse que se o trabalho fosse mal feito, poderia ocasionar uma explosão. Porisso, mesmo que você pague, por exeplo, uns 200 reias para o elericista, vale a pena.
    Boa sorte!

  117. Vi o cálculo de consumo e desejo que verifique se está correto:
    1) 30 dias ligado x 8 hs/dia = 240 horas/mês
    2) 240 hs/mês / 30 dias = 8 hs/dia
    3) 8 hs/dia x 13,4 kwh/mês(Consul split 7000 btu’s) = 107,2 kwh/mês
    4) 107,2 kwh/mês x R$ 0,41615 = R$ 44,61.
    Desde já, agradeço.

  118. Ola amigos. Alguem sabe me dizer o que é a funçao power save do ar condicionado gree de janela. Pois no call center ninguem sabe. Outro dia coloquei de noite para testar e no meio da noite acordei com calor e vi o parelho desligado. Creio nao ser a função sleep pois tambem tem nesse aaparelho. Alguem sabe o que é ?

  119. PARABÉNS POR SUA DISPOSIÇÃO DE TIRAR TANTAS DÚVIDAS !
    OBRIGADO POR NOS DAR OPORTUNIDADE DE FICAR MAIS INFORMADOS SOBRE O ASSUNTO . AINDA NÃO TENHO AR CONDICIONADO E ESTOU PREOCUPADA COM O CONSUMO DE ENERGIA , SEI QUE JÁ É DE PRAXE COMPRAR PRODUTOS COM O SELO PROCEL , DE PREFERÊNCIA O DE CLASSIFICAÇÃO “A” .QUERO COMPRAR UM AR DE 10.000 BTU’S PORQUE MINHA CASA E UM VERDADEIRO FORNO !!! BATA SOL O DIA INTEIRINHO , PRA VC TER UMA IDÉIA , ÀS 03 HORAS DA MANHÃ A PAREDE AINDA ESTÁ QUENTE NO VERÃO . TENHO INTENÇÃO DE COMPRAR DA MARCA GREE , OU ELETROLUX , VC SABERIA ME INFORMAR APROXIMADAMENTE O VALOR USANDO 8 HORAS POR DIA 25 DIAS DO MÊS ? OU MESMO ALGUM QUE SE MAIS EFICIENTE NO SENTIDO DE ECONOMIZAR UMA GRANA ?!
    UM ABRAÇO , MUITO OBRIGADO !

  120. Gostaria de saber se um ar-condicionado bi-split 2×12.000 consome menos energia que dois splits de 12000 separados, tendo em vista que teremos funcionado apenas uma unidade externa (24000 btus).
    E se por um período, utilizar apenas uma unidade interna de 12.000 deixando a outra desligada, o compressor de 24.000 btus irá consumir mais energia comparando com a situação de termos apenas um split de 12.000?

    No aguardo.

  121. boa noite,qria saber qal o consumo de um ar cond d 9000btus,tendo as inf.do fab.(19,6kwh/mes),minha duvida e qnto sera o valor no final do mes usando o ar cond,30 dias, 6h por dia,pois a minha regiao com R$0,50 o kwh,aguardo sua resp ok,e desd ja FELIZ ANO NOVO.

  122. Moro num edificio e tenho um ar condicionado de 7500, gostaria de substitui-lo por um split de mesma potencia. O compressor tem que ficar na parede onde antes ficava o outro aparelho, pois há uma caixa externa para esconder o aparelho e eu não posso modificar a faixada do prédio. Gostaria de dicas sobre a instalação . Obrigada

  123. Amigos NAO COMPREM de fornecedores e fabricantes que omitam informaçoes. Atualmente nao deve existir um ser humano que nao se preocupe com o bolso e a natureza ou os dois (ideal).
    Reclamem, postem msg nos sites do fabricante, façam valer o direito de consumidor com postura consciente.

  124. Oi bom dia,
    Fiquei com algumas duvidas em relaçao a este calculo de consumo. Pois certa vez um tecnico mim falou que determinado aparelho ligado de forma constante ele teria um consumo menor do que um aparelho ligado por apenas uma hora. Me mande o retorno, pois tenho uma geladeira que em seu selo informa que a mesma consome 58kw/h, e um aparelho de ar condicionado que consome 15kw/h onde o mesmo fica ligado 9h/dia.
    Como faço para saber o consumo destes aparelhos, pois sabe-se que a geladeira funciona todos os dias o dia todo. E agora.

  125. como calcular o tempo necessário para se refrigerar um ambiente de 500 m2, onde são necessárias 300.000 btus, com uma temperatura externa de 35º desejando-se que seja rebaixada para 21º ?

  126. Oi, tenho algumas dúvidas:
    Segundo o cálculo de btus, preciso de um ar de 9000btus no quarto e 12000 na sala. gostaria de saber qual a eficiência do ar se eu tentasse colocar um só bem pontente para os 2 ambientes.

  127. eu tenho um sprit de 10500 btus fica ligado 24 hs por dia em 24 graus pq aki em Ribeirão Preto é muito quente, ele liga e desliga rapido coisa de 5 minutos é normal? e gasta muito?, obs vlw prabens pelo site show

    • verifique se o ar pega muito sol durante o dia ou se tem pouca ventilação na parte de fora ou se o filtro está sujo ou em ultimo caso o sensor de temperatura está com defeito

  128. Estou com uma dúvida, calculei tudo e apenas deu 7 reais, estou achando que calculei errado. Ligo meu aparelho apenas 1 hora por dia e ele gasta apenas 14,7 KWh

    Fazendo todas as contas no final vai dar 14,7 x 0.50 = 7,35 reais

    Esse valor é por mês ou por dia de uso ? Não sei ao certo quanto tá o KwH no Rio de Janeiro, alguém me corrija se estiver errado. Preciso dessa resposta urgente.

    Obrigado
    Igor Morse

  129. Pingback: Aprendendo a calcular o consumo do Ar Condicionado | Blog do Dito - O blog que é sua cara

  130. Amigo, tou psnsando em colokr um split no meu quarto q. é suite, de 9000 btu, ele mede +ou- 6*4 a tarde uma parede recebi mt sol, só tem uma porta de vidro que dá p/ a varanda, uma tv de tubo 21? e apenas duas pessoas, sera que um de 9000btu’s suprirá minha necessidade? quais as melhores marcas? fico no aguardo e agradeço desde ja
    ATT: Nádia

  131. Boa noite sou promotora de vendas de ar condiconado e tenho a mesma duvida do nosso amigo la em cima então vou mandar o recado dele novamente para saber qual calculo esta correto!! obrigada

    Boa noite, amigão estou com uma dúvida aqui cruel. Tenho um consul que indica consumo de 13.9 kw/h/mês …… fazendo as contas dele ligado 10hrs/dia durante 30 dias, o resultado é 139, e multiplicando este valor por 0,42 que é o valor aqui no maranhão, o resultado é de 58 reais!!

    Porém vi em muitos lugares, e tabelas na internet que fazem o cálculo pela potência do aparelho, e não usar esse valor que as próprias empresas colocam no seu selo.

    Assim a conta das tabelas na internet seria de: 660W (potência) * 10hrs * 30 dias / 1000 = 198. Multiplicando os 198 por 0,42 = 83.16!!

    um valor totalmente diferente do valor dos 13.9.

    E agora?? o cálculo certo é pela potência real do aparelho, ou devo proceder usando o cálculo ja feito pela empresa do ar? Eu acho que o cálculo dos 13.9 deveria se exatamente igual ao cálculo usando a potÊncia, sendo assim acho que somos enganados. ou estou errado. gostaria que me respondesse.

    • E muito difícil calcular o quanto gasta um ar condicionado, pois depende, a temperatura que você escolher, porque quanto mais baixa a temperatura que escolher mais tempo o ar terá que trabalhar para atingir a temperatura escolhida. E também quanto maior for a temperatura ambiente maior sera o tempo gasto pelo ar para atingir tal temperatura.
      Normalmente os fabricantes calculam o consumo do ar levando em conta se o ar ficar ligado durante uma hora por dia.

  132. Bom dia!
    Gostaria de saber qual é a quantidade de btu´s que devo utilizar em uma sala de 8 m2 que ficara com 02 pessoas, uma máquiana de 2.200 watts e uma geladeira e preciso manter o ambiente de 18° a 20° C para utilização desta máquina, a sala fica no 1 andar do prédio e o sol so pega em uma das paredes somente pela manhã!

    Grata e aguardo a ajuda!

    • acho que 3 pois sempre que você NÃO necessitar ligar os 3 (chegar a potencia total gerada por 3 ou por 1 equivalente)poderá diminuir o consumo em 1/3 ou 2/3.

  133. Amigos estou querendo usar um Condicionador De Ar Split para uma sala de reunião..onde ele ficara ligado em torno de 4 horas por dia ..e tendo em torno de 100 pessoas ..gostaria de saber quantos btus eu teria q usar nesta sala?

  134. Pingback: Como calcular o consumo do seu Ar Condicionado? « Ambient Air Ar Condicionado

  135. Olá, tenho um ar condic split 7000btus electrolux que fica ligado no QUENTE
    aproximadamente 10 a 11horas diariamente em 29°C. Li na internet que é perigoso. Isso é verdade? Quanto tempo posso usar nessa tenperatura, pois moro no RS e aqui é muito frio. O que existe de verdadeiro nessa afirmação?

    Muito obrigada , Maria

    • josi , 30Kwh é mesmo que vc falar meu aparelho consome 30 mil watt por hora , a letra ” K ” é igual a 1.000watt , então 30 kwh é iugual 30x 1000 watt por hora , a ampla cobra no Rio de Janeiro, R$0.66008 por cada 1 watt que vc consome .
      se vc consumir 400 kwh na sua contas de luz , multiplique 400 por 0.66008 que da R$264,03 que vc terá que pagar a Ampla isso no rio de Janeiro em outros estado creio que é outro valor mais baixo, veja na sua conta de luz esse valor

  136. Boa noite, amigão estou com uma dúvida aqui cruel. Tenho um consul que indica consumo de 13.9 kw/h/mês …… fazendo as contas dele ligado 10hrs/dia durante 30 dias, o resultado é 139, e multiplicando este valor por 0,42 que é o valor aqui no maranhão, o resultado é de 58 reais!!

    Porém vi em muitos lugares, e tabelas na internet que fazem o cálculo pela potência do aparelho, e não usar esse valor que as próprias empresas colocam no seu selo.

    Assim a conta das tabelas na internet seria de: 660W (potência) * 10hrs * 30 dias / 1000 = 198. Multiplicando os 198 por 0,42 = 83.16!!

    um valor totalmente diferente do valor dos 13.9.

    E agora?? o cálculo certo é pela potência real do aparelho, ou devo proceder usando o cálculo ja feito pela empresa do ar? Eu acho que o cálculo dos 13.9 deveria se exatamente igual ao cálculo usando a potÊncia, sendo assim acho que somos enganados. ou estou errado. gostaria que me respondesse.

    Haaa… ótimo blog, tirou muitas dúvidas minhas! T+

    • Os valores em BTU ou em Watts, são valores arredondados, podendo ocorrer variações se comparados entre si.
      Os valores de selo procel e mesmo o cálculo de consumo de energia elétrica são cálculos aproximados, sendo impossível garantir estes valores em sua conta de energia elétrica.
      Os equipamentos de ar condicionado trabalharão em condições adversas no dia a dia, seja a diferença de temperatura, nuvens, vento, mais ou menos pessoas no ambiente, iluminação, equipamentos elétricos ou outras fontes de calor.

  137. Tenho um ar split de 7500btus Eletrolux. Quando eu utiliza-lo, exemplo fictício, a temperatura de 17ºC durante 1 hora, ou, utiliza-lo a 28ºC durante 1 hora. Ira consumir a mesma quantidade de energia? Independente da quantidade de ºC irei pagar o mesmo valor pelas mesmas quantidade de tempo?

    • Esta pergunta responde a dúvisda de muitos outros consumidores.
      A regulagem de temperatura influencia diretamente no funcionamento do compressor (unidade externa), que é o grande consumidor de energia elétrica do equipamento de ar condicionado.
      Se a temperatura externa for 22°C e você regular o aparelho para 22° ou menos, não haverá necessidade de refrigeração, sendo assim o compressor (unidade externa) não entrará em funcionamento; o consumo de energia neste caso será apenas do ventilador interno, responsável pela circulação de ar.

      • Muita gente acha que ajustando a temperatura para 25°C faz “menos frio” do que se ajusta-se para 17°C.

        O “frio” sera o mesmo para as duas temperaturas, a unica diferença sera o tempo que o ar terá que “trabalhar” ate atingir a temperatura desejada.

  138. tenho um ar em casa de 7000 btu, não entendo muito. passo o dia todo fora, mora eu e meu marido temos só o necessario em casa e minha energia estar vindo de 140,00 pra cima. em fevereiro veio 243 kwh. gostaria de saber qual o horario melhor sendo a noite para ligar e até que horas da manhã? eu tb sempre desligo o estabilizador dele? agora em março viajei dois finais de semana, e a conta veio maior este mes? mim ajude?

    • Srª NAYARA. qual é a marca de seu ar condicioonado? vejo que a sra ainda usa um estabilizador ,assim o estabilisador também consome bastante, qual a idade do seu ar, os mais antigos sem compressor rotativo gastam mais e muito mais , aconselho a srª comprar um ar condicionado moderno de preferencia um inverter que o valor que a srªa paga na conta de luz dá e sobra para pagar a prestação de um ar novo , faça as contar e veja se não é isso, além disso um ar moderno é mais silencioso e a Srª e seu esposo vai dormir melhor

  139. OLA AMIGOS BOM DIA, STOU PENSANDO COLOCAR UM AR SPLINT EM MEU QUARTO ELE PEGA PEQUENA QUANTIDADE DE SOL PELA MANHA E NO PERIODO DA TARDE NÃO, ESTOU PENSANDO COLOCAR UM DE 9000BTUS EM UMA AREA DE 12M E TAMBEM QUERO COLOCAR UM EXAUSTOR PARA PASSAR PARA O QUARTO MENOR DE 6M SERA QUE ESSE AR SUPRIRAR AS MIHAS NESCESSIDADES ATE PORQUE TEREI EM CADA QURTO 2 PESSOAS SENDO 02 ADULTOS E 02 CRIANÇAS, SEM EQUIPAMENTOS ELETRONICOS NO QUARTO?

  140. Amigo, tou psnsando em colokr um split no meu quarto de 9000 btu, ele mede +ou- 6*3,5 a tarde uma parede recebi mt sol, + a noite quando chego umas 18:00 hs, deixo as janelas abertos para entrar ventilação e depois de umas 2 hs fica melhor o quarto, nele só tem as quatro paredes, uma tv de tubo 20″ q n esquenta mt e apenas duas pessoas, sera que um de 9000btu’s suprira minha necessidade, e vou colocar ele em cima da cama, + sera q ele refrigera o quarto todo, quais as melhores marcas das mais baratas, green, midea são boas? fico no aguardo e agradeço desde ja as inumeras informações do blog, ATT: B.Lima.

  141. TENHO UM COMPUTADOR DE 22000BTUS. QUERO INSTALÁ-LO NUMA SALA DE ESTAR DE 30M2, CUJO CONDESADOR NÃO PEGARÁ SOL, NÃO HÁ JANELAS, TEREI 3 APARELHOS ELETRODOMÉSICOS E DUAS PESSOAS CIRCULANDO A ÁREA. LOGO ESSE ARCON É O IDEAL, IRÁ SUPRIR AS MINHAS NECESSIDADE?

    • O valor da tensão (110, 220, 380 ou 440V) não faz variar a potência do equipamento (kw) e sim a corrente (fluxo de energia através de um condutor).
      Como p/ uma tensão maior a corrente é menor, a economia, portanto, está apenas na hora de comprar o cabiamento e no disjuntor menor. comparando 220v c/ 110v, cuja corrente é maior quando a tensão é menor.

        • Olá Débora.

          Conforme explicamos neste post, você não pode colocar um aparelho de 220v numa entrada com 110v.

          Para instalar um aparelho de 220v o aconselhável é solicitar a empresa de energia da sua cidade um aumento de carga, visto que usar um transformador pode comprometer o funcionamento do aparelho.

          Agradecemos o seu contato.

        • Débora veja bem o ar condicionado de 120V so pode ser ligado na tomada de 120V e o de 220 V na tomada de 220V , a quesatão é o ar de 220 e 120 qual gasta menos energia , além de 220v trabalhar melhor pois sua fiação fica com menos carga e pode se colocar disjuntores com monos amperagens , e ao final gasta um pouquinho menos sim, fiz o teste em um laboratório e consumiu menos o de 220v

    • Os engenheiros elétricos fazem as contas e dizem que ambos consome igual, porém eu já fiz as contas em laboratório e o de 220v ficou mais econômico , além disso a fiação pode ser mais fina , num ar condicionado de 220v com de 12.000BTU uma distância de até 10 m vc pode usar fios de 4mm

  142. Solicito aos senhores catálogos técnicos para instalação de ar condicionados de janela e split, na área Residencial e comércio, tais como escritórios, consultórios, etc…
    Fico desde já, muito agradecido quanto a sua gentileza.
    Meu endereço é Estrada dos Bandeirantes, 8325 1a.Etapa Bloco 4 Ap.305 Camorim – Jacarepagua – Rio de Janeiro – cep: 22783-115.

  143. Ola,

    Nao ha nenhuma diferenca de consumo para diferentes temperaturas? Exemplo:
    Temperatura ambiente = 28C
    a) Temperatura-alvo no ar-condicionado: 25C
    b) Temperatura-alvo no ar-condicionado: 22C
    Como calcular o consumo de a) e de b)?
    Eu uso o ar por cerca de 15 horas/dia, mas nao baixo muito a temperatura.

    • Fernando, você está certo sim. UM ar-condicionado ajustado para uma temperatura menor terá o compressor em funcionamento por mais tempo do que outro ajustado para uma temperatura maior. E o compressor é o grande responsável pelo consumo de energia do aparelho e não o motor do ventilador que apenas movimenta ar.

      Só que para ter dar o consumo real do aparelho seria necessária saber exatamente quanto tempo passou o compressor funcionando e quanto tempo apenas ficou o motor ventilador.

      Como isso varia para cada situação, na prátrica os fabricantes expressam o consumo como se o aparelho trabalhase com o compressor e o motor ventilador o tempo todo ligado, o que na maiorda das vezes não ocorre.

        • Olá, Cristiano
          Infelizmente não possuímos essa tabela. Recomendo que você entre em contato com os profissionais da área. Aqui neste link você acessa nosso Banco Nacional de Instaladores. Eles podem lhe auxiliar melhor.
          Além disso você pode se comunicar com os frequentadores do nosso fórum explicando seus problemas e tirando suas dúvidas.

        • Olá Andre.
          Nossa calculadora é mais simples mas que já dá uma ideia da potência necessária para o seu aparelho. O dimensionamento é mais complexo, pois além da área do local, número de eletrônicos e pessoas, tem que levar em consideração uma série fatores, como a quantidade de sol que entra no ambiente e por quanto tempo entres outros.

          Além disso, a carga térmica tem que ser acima do recomendado, ou seja, se for 7.000 BTU’s é aconselhável pegar um de 9.000 btu’s.

          Aconselhamos que chame uma assistência técnica através do Banco Nacional de Instaladores para fazer esse cálculo.

          Participe do Fórum do Ar Condicionado, pois os outros membros poderão lhe ajudar.

          Agradecemos o seu contato.

          • estou com um ar-condicionado de 60 mil btus de duto,
            tenho uma lan-house e a mesma tem 20 computadores e com 30 metros quadrados e geralmente vão ficar em média 15 pessoas na loja.
            queria saber se esse ar consome muita energia e quanto poderia gastar por mês? desde já agradeço

          • Olá.

            Para saber quanto o seu ar condicionado gasta por mês, você deve considerar o tempo que ele ficará ligado, número de dias por mês ele será utilizado, valor da tarifa de energia e consumo em kWh/mês (informação disponível na tabela do Inmetro).

            Acesse nossa calculadora de consumo e faça o cálculo você mesmo.

            Agradecemos o seu contato.

      • instalação é 250,00 sem instalação de tomada elétrica do ambiente ficando por conta do eletricista do cliente
        valor ate 2 ate metro de tubo 73 oi 88580114 claro 81047387 tim 91456187 vivo 99449788

          • Olá Adriano.

            Neste link você pode calcular com muita facilidade quantos BTUs seu aparelho precisa ter para lhe proporcionar o máximo de conforto.

            Agradecemos seu contato.