[ x ] Fechar

Resolução nº 9 da Anvisa: saiba qual a temperatura ideal para o ar-condicionado

  • 01 de fevereiro de 2012
  • 22 Comentários

Atualizado em 09/01/2017

Quem nunca reclamou ou ouviu reclamações do tipo “estou quase congelando por causa do ar-condicionado do trabalho” ou “bem que podia ter um ar-condicionado aqui no trabalho”?

O conforto térmico é essencial para a execução de tarefas do dia-a-dia. Se estiver muito frio ou muito quente, as atividades podem ficar comprometidas. No ambiente escolar, por exemplo, o aprendizado pode ficar comprometido, e no trabalho, a produtividade pode diminuir.

Você sabia que a temperatura inadequada no ambiente de trabalho pode interferir no rendimento?

Por causa disso, manter a temperatura interna agradável é, inclusive, uma recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que, por meio da Resolução nº 9, fornece orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar interior em ambientes de uso público e coletivo, climatizados artificialmente. De acordo com o documento:

“A faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21°C e 23°C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26°C a 27°C, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28°C. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20°C a 22°C.” Acesse o documento na íntegra.

Extremos devem ser evitados
Simplificando, a temperatura ideal está entre o muito quente e o muito gelado, uma temperatura que, ao mesmo tempo, seu corpo não responda com suor e nem com aqueles “calafrios” rápidos, sem comprometer a saúde. “Já tem estudos mostrando que, em temperaturas muito frias ou um calor muito intenso, a produtividade diminui. Coloque o ar em uma temperatura agradável para você conseguir fazer esse equilíbrio da sua temperatura corporal com a temperatura do meio ambiente”, afirma Aída Assunção, da Sociedade de Otorrinolaringologia do Rio de Janeiro.

Aproveite seu aparelho com consciência e saúde.

Leia também: Climatização em escolas: qual a temperatura ideal na sala de aula?

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Ideias sobre "Resolução nº 9 da Anvisa: saiba qual a temperatura ideal para o ar-condicionado"

  • Olá eu trabalho em setor de frios de um supermercado qual e a temperatura ideal para esse local de trabalho ? Todos fucionarios estão reclamado do frio

    • Olá Adailton,

      o correto é que as pessoas que trabalham no local se sintam confortáveis com a temperatura, ou que tenham roupas adequadas para o frio. Mas não temos essa informação de qual a temperatura ideal.

      Obrigado pelo contato.

  • Entendi, porém, não vi a climatização correta para ambientes hospitalares,que sejam,salas de espera, área de internados,UTI/ CTI ,pois, nesses lugares costumamos encontrar a temperatura bem baixa! Sempre entre 17° a 22° graus!

  • Sou responsável por um grupo de consultórios médicos e de psicologia intimado a “garantir renovação de ar de no mínimo 27m3/h/ocupante. Referem-se à RE 09 que diz ” a Taxa de Renovação do Ar adequada de ambientes climatizados será, no mínimo, de 27 m3/hora/pessoa, exceto no caso específico de ambientes com alta rotatividade de pessoas. Nestes casos a Taxa de Renovação do Ar mínima será de 17 m3/hora/pessoa”
    Ora lá temos 5 funcionárias fixas, um máximo de 12 outros profissionais que podem estar lá por duas a quatro horas e finalmente um público de 15 a 25 pacientes que poderáo comparecer a consultas de cerca de 30 minutos. Como considerá-los para efeito de cálculo de renovação de ar? Alta ou baixa rotatividade de pessoas?

  • Trabalho em escritório com 40 pessoas.

    No escritório tem 4 ar condicionados de 24 BTUs um dois em uma parede e 2 em outra sendo um de frente pro outro.

    Como faço para calcular, pois 23 mata alguns de frio e mais os de mais de calor.

    • Olá Pamela,

      em 23ºC é ideal, mas a solução é colocar defletores de ar, para que o ar gelado vá para cima e não diretamente nas pessoas. Pois mesmo direcionando as aletas para cima não resolve, só com defletores mesmo.

      Obrigado pelo contato.

  • Trabalho em academia de ginástica, quando o ar está abaixo de 23° me faz muito mal.
    Qual a temperatura ideal para ambientes de Educação Física?
    Aguardo o retorno, obrigado

  • Trabalho dentro da rodoviária barra funda na capital de Sao Paulo. Aquilo ali já é um forno por suas formas estruturais, ainda mais num espaço de mais ou menos 45 metros quadrados, com 15/17 funcionarios e uma multidão de gente na frente do guiche (não existe janelas, apenas o vidro do guichê com alguns buracos). Minha pergunta: é certo desligar o ar, ou coloca-lo a 24/27 graus?

  • Essa resolução é conflitante com a NR17 do trabalho que determina a temperatura entre 20 e 23, nesse caso vale a orientação da NR17:

    http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm

    “17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.”

    • Olá Tati,

      a empresa poderá receber notificação do ministério público do trabalho para que a temperatura seja ajustada. E após a notificação, se não houver mudança, a empresa poderá ser multada. Cabe aos funcionários denunciarem.

      Obrigado pelo contato.

  • Oi, meu nome é Aline. Aqui na empresa o ar fica bem em cima de mim. Já pedi pra trocar de lugar e ninguém toma providência quanto a isso. Eu vivo doente. Com febre e com a garganta inflamada e as pessoas não tem o minimo de consideração pra desligar o ar ou trocar de lugar comigo. Gostaria de fazer alguma reclamação para ter uma notificação na empresa. Como faço isso?

  • Ola! Meu nome é Alessandra, estou pensando em adquirir um aparelho para minha residência e na busca por aparelhos achei algumas normas e acabei me deparando com algumas recomendações da Anvisa, citadas na RE 9 e fiquei com algumas dúvidas.
    Os valores para temperatura e umidade definidos pela RE 9 de 16 de janeiro de 2003 (ANVISA), determina valores para condições de inverno e verão, mas o que fazer com os outros períodos.
    Existe algo mais recente com relação a isso e que defina os outros períodos do ano?

    • Olá Alessandra. Não existe uma resolução específica para outono e primavera. As recomendações feitas pela Anvisa são dados sugeridos analisando o conforto térmico médio do ser humano, portanto, esta informação não é rígida. As resoluções apenas dão um norte em relação ao procedimento adotado em ambiente de uso comum ou com grande circulação de pessoas, especialmente. Os dados devem se ajustar à necessidade de cada região e grupo. Recomendo que leia este post. Ele é bem recente e trata de alguns fatores relacionados ao seu questionamento.
      Obrigado pelo contato.
      Att,

      • um cliente solicitou um orçamento e perguntou se somos autorizados pela ANVISA, e eu disse que não, mas iria me informar como faço para ter um documento apresentável, comprovando que a manutenção dos Ar condicionados é realizada periodicamente.
        Que documento pode ser esse? Como faço para ajuda-la? Obrigado!