[ x ] Fechar

Evite o choque térmico ao utilizar ar-condicionado

  • 24 de outubro de 2014
  • 1 Comentário

choque-térmicoO verão está chegando e com ele a vontade de não sair de perto do ar condicionado, não é mesmo? Entrar em um ambiente muito gelado após uma caminhada ou vice-versa pode ser muito bom, mas há um risco muito grande nestas ações tão prazerosas e que parecem tão inofensivas.

Variações severas de temperatura podem causar choque térmico em qualquer pessoa, crianças, jovens, adultos ou idosos. Cada organismo reage de uma forma, então todo mundo deve ficar atento às medidas de segurança que as vezes podem parecer óbvias, mas que por conta da correria do dia-a-dia  acabamos esquecendo.

Entenda o que é o choque térmico
O choque térmico é a mudança instantânea da temperatura corporal. Ela pode acontecer em situação simples do nosso dia-a-dia, como a citada acima. Isso acontece porque o organismo leva algum tempo para se adaptar às mudanças de temperatura.

Quando está muito calor, as nossas veias ficam dilatadas e ao entrarmos em um ambiente muito gelado elas se contraem bruscamente, dificultando a circulação do sangue. Isso faz com que a pressão arterial aumente, aumentando também o esforço que o coração precisará fazer para bombear o sangue.

Os sintomas podem variar de acordo com o grau do conflito climático que o nosso corpo vier a sofrer. Se o grau for baixo, você pode sentir apenas um incômodo, mas se for alto, o resultado pode ser bem mais grave que isso, podendo levar a alterações pulmonares, arritmias cardíacas, paralisia facial e, em alguns casos, até mesmo parada cardíaca.

Para que isso não ocorra é bom tomar alguns cuidados ao entrar em ambientes climatizados.

6 dicas básicas para evitar o choque térmico causado pelo ar condicionado

1- Deixe a temperatura do ar-condicionado regulada entre 21ºC e 25°C.  É confortável para o organismo humano e o risco é menor, pois a mudança do frio para o calor será menos brusca.

2- Mesmo no verão, tenha sempre um agasalho no seu local de trabalho.

3- Se a temperatura externa estiver muito alta, desligue o aparelho de ar condicionado alguns minutos antes de sair. Para que a temperatura do seu corpo aumente um pouco.

4- Evite entrar e sair toda hora do ambiente climatizado. Caso o seu trabalho, por exemplo, exige que você saia e volte muitas vezes, converse com a pessoa responsável para tentar entrar em um acordo.

5- Ao sair de um banho quente, não entre rapidamente no quarto que estiver com ar-condicionado ligado. Se seque e se vista antes, de preferência ainda no banheiro.

6- No verão use roupas que deixam o suor evaporar e proteja-se o máximo possível do sol. Assim, se precisar entrar em um ambiente com ar condicionado, o impacto será menor.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Evite o choque térmico ao utilizar ar-condicionado"