Qual a Diferença? CLIMATIZADOR x UMIDIFICADOR

climatizadorXumidificador

Atualizado em 17/02/14

Você precisa de um Umidificador ou Climatizador? Conheça as diferenças entre um e outro e escolha o produto correto.

Climatizador x Umidificador

Com características parecidas mas com funções diferentes os aparelhos climatizadores e umidificadores, são opções acessíveis para manter o ambiente da sua casa agradável.

Vamos entender a função de cada um:

climatizadorClimatizador:
Sua função é climatizar o ambiente através da circulação do ar e da evaporação da água, ajudando a amenizar o calor ou o frio (no caso dos modelos que possuem aquecedor) e a umidificar o ar.

Este aparelho não tem a função de ar condicionado, ele apenas ameniza a temperatura em 3 ou 4 graus Centígrados. Podem ser encontrado em dois tipos basicamente, climatizadores portáteis e climatizadores de parede (são de maior porte, sua instalação é semelhante a do ar condicionado). A maioria dos climatizadores já vem com um umidificador embutido em seu sistema.

Entenda como funciona: um ventilador força o ar ambiente através de um painel evaporativo, que circula sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire calor do ambiente, liberando ar climatizado.

umidificadorUmidificador:
Ideal para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40%, tem a função de melhorar a qualidade do ar. Umidificando o ambiente e auxiliando no controle de problemas respiratórios e transtornos de saúde. Não tem a função de climatizar ou amenizar a temperatura, serve apenas para umidificar o ar e garantir sua qualidade. Geralmente este equipamento tem uso associado a condicionadores de ar, pois devolvem a qualidade do ar retirada pelo AC.

Em média no mercado, estão disponíveis modelos que umidificam uma área entre 15m² e 50m². Existem alguns aparelhos que possuem um regulador de umidade, que confere a umidade do ar e desliga o aparelho quando o nível desejado é atingido. A maioria dos umidificadores encontrados no mercado possuem um botão para controle de emissão da névoa. Alguns modelos possuem também, um pequeno recipiente onde você pode colocar essências e óleos aromáticos.

Algumas dicas e cuidados!

Com o aparelho Climatizador:

climatizador- Antes de escolher um climatizador, leve em consideração a temperatura do ambiente, o número de pessoas que freqüentam o local e a ventilação;

- Para o aparelho ter um melhor desempenho ele deve ser posicionado de forma que sua entrada de ar se localize, no mínino, a 15 cm de distância da parede. Facilitando a circulação do ar;

- Instale o climatizador em uma superfície plana, para evitar o tombamento do aparelho e possíveis vazamentos de água do reservatório;

- Deixe-o afastado de cortinas, panos ou qualquer material solto que possam bloquear o fluxo de ar;

- O ar produzido deve ter uma saída adequada dentro do ambiente. Percorrendo toda a região climatizada e possibilitando saídas naturais como portas e janelas;

- Limpe-o regularmente com um pano úmido, cuidando para não molhar o motor elétrico do equipamento;

- Tapar com um pano o orifício da tampa do depósito de água, para evitar que as impurezas penetrem ao depósito.

Com o aparelho Umidificador:

- Desligue o aparelho antes de reabastecer o tanque de água;

- Não utilize água quente, nem gelada;

- Mantenha o umidificador limpo e seco quando não estiver utilizando-o;

- Para limpá-lo utilize apenas uma solução de limpeza e deixe-o secar naturalmente;

- Se quiser ajustar o ângulo de vapor, apenas mude o aparelho de lugar.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

44 ideias sobre “Qual a Diferença? CLIMATIZADOR x UMIDIFICADOR

    • Olá Francisca.

      Não é o aconselhável, pois como o climatizador não consegue dar a conta necessária que um aparelho de ar-condicionado conseguiria. Como ele varia muito pouco a temperatura do ambiente, ele não conseguiria atender. Sugerimos que leia esta postagem sobre conservação de chocolates.

      Obrigado pelo contato.

  1. boa tarde gostaria quer tirasse minha grande duvida ! meu filho ele n consegiu respira pelo nariz mais pela boca uso ventilado mais o quarto dele é muito abafado ele é alegico qual devor conpra unificador ou climatizador ! obrigado por favor assim quer pode mim responda.

    • Olá Jane.

      Entre os dois, talvez o umidificador, já que o climatizador pode levantar poeira no ambiente, caso exista. De qualquer forma, esteja atenta se algum dos aparelhos poderá realmente atender o que vocês buscam, quanto a temperatura e a real climatização do ambiente, afinal, eles não são ar condicionado. Nesta postagem constam alguns aparelhos que podem contribuir.

      Agradecemos seu contato.

  2. OI, COMPREI UM AR CONDICIONADO CONSUL DE 12000BTUS USEI HJ A PRIMEIRA VEZ MAIS ACHO QUE TEM ALGO ERRADO PQ FAZ MUITO BARULHO TANTO DENTRO COMO FORA, TIVE QUE DESLIGAR PARA PODER DORMIR. O QUE DEVO FAZER?

  3. Ola, quero saber se um climatizador seria uma boa opcao pro quarto do meu filho, pois e muito abafado nao circula vento, mede mais ou menos uns 18m quadrado, tenho medo que nao melhore o calor e o frio no inverno q me aconselha.? Obrigada e adorei as dicas.

    • Olá Joselaine.

      O climatizador não faz o papel de um ar-condicionado, ele apenas ameniza. A temperatura é alterada em cerca de 3 graus apenas. Confira as informações sobre climatizador nesta postagem.

      Agradecemos seu contato.

  4. Olá bom dia. Muito esclarecedoras as informações. Adorei o site. Gostaria de uma informação/ajuda, eu estou sofrendo muiiiiiiiito com o ar seco de SP,,, tenho 1 ventilador de 40cm e 80W de potência meu quarto é de 10 metros quadrados . Mas apesar do ventilador ter resolvido o problema do calor e ventar bastante eu não consigo respirar direito com as vias respiratória ressecadas…..sensação de sufoco e falta de ar… insuportável ….nem durmo direito….Será q 1 umidificador resolveria meu problema? Se sim pode ser 1 modelo básico? Aceito dicas e sugestões. Obrigada.

    • Oi Daniela. Sim, um umidificador seria ideal para o seu caso. Pode ser um modelo básico. Ajuste a intensidade da névoa d’água conforme a sua necessidade.
      Obrigado pelo contato.

      • Oi Mari. Acredito que não seja uma boa ideia colocar óleos perfumados na água,, visto que o vapor saído do aparelho será inalado pelas pessoas no ambiente. Sugiro que use um dispositivo específico para isso ou entre em contato com o seu fabricante para saber se eh possível.
        Att,

  5. olá, gostaria de tirar uma dúvida. Gostaria de tirar um pouco a umidade do ar de minha casa e melhorar a qualidade do ar, neste caso o melhor seria o climatizador ou o umidificador controlaria essa umidade?? Obrigada!!

    • Olá Tatiana. Bom, vamos começar pela qualidade do ar. Um ar saudável e hidratado é um ar mais úmido. Por isso as pessoas fazem uso do umidificador que lança uma névoa d´água no ambiente. Alguns climatizadores já possuem embutido a função umidificar no aparelho. Entretanto, se você achar que a umidade está muito alta no seu ambiente, aconselhamos que ligue o ar condicionado, pois ele faz este trabalho naturalmente. Alguns aparelhos de AC já possuem a função “dry” que retira a umidade do ar especificamente. Portanto, cabe a você escolher qual ação irá praticar: umidificar ou desumidificar seu ambiente. Obrigado pelo contato.

    • Olá Simone. Acredito que não haja problemas. Até o momento não verificamos restrições quanto à isso.
      Recomendo que dê uma olhada no manual do usuário.
      Obrigado pelo contato.

  6. estou querendo climatizar as salas de aula da minha escola que medem 15m quadrado as três maiores e tem no maximo 15 alunos e até menos e as outra seis medem 10m quadrado e 10 alunos no maximo,qual a capacidade do climatizador que seria melhor?Porque com o ar condicionado irei gastar muito mais com intalação e manutenção,eu creio.Desde já obrigada.

  7. Muito boa a dica de vocês a respeito dos dois aparelhos, porém, acredito que faltou uma informação que poderia ajudar a decidir qual aparelho comprar, que é se o climatizador também faz a função de umidificar o ar e manter a qualidade. Pois há hoje no mercado aparelhos climatizadores com a função de umidificar.
    Moro em uma cidade de a umidade relativa chega a 10% e me parece que o climatizador que possui a função de umidificar é mais indicado.

    Sabem dizer em quanto por cento de umidade esses climatizadores com função de umidificar conseguem manter a qualidade do ar?

    • Olá Wesley. Muito obrigado pelo seu contato. Vamos procurar estas informações de porcentagem mencionadas em seu comentário para atualizar nosso post.
      Continue lendo nosso blog ;)
      Atenciosamente, equipe Web Ar.

  8. Boa noite,gostaria muito por favor que voçês pudesem me responder uma pergunta, eu posso usar o ar condicionado com o umidificador juntos?se puderem me responder ficarei muito grata,obrigada. Vanilda

    • Olá Vanilda. Sim você pode usar os dois juntos. Aliás, este é o recomendado, pois o ar condicionado torna o ar mais seco, enquanto o umidificador repõe a umidade do ambiente.
      Agradecemos o contato.

  9. O conteúdo oferecido por vocês, favorece ao cliente não só conhecer o produto, mas, facilitar a escolha de acordo com as necessidades de cada um. Além do mais, o texto explicativo e com vocabulário simples facilita a compreensão de todos os usuários.

  10. Bom eu preciso na rea realidade de um auxilio,os climatizadores na função purificar,umidificar e brisa utilizam água certo? Só pode ser água mineral?
    Por que o meu leva e o consumo é rápido não tem como sustenta-lo com água mineral de garrafão.Tem outra forma de utilizar a água não por exemplo água fervida ela perde um pouco do cloro e do calcário certo?Por favor eu preciso de ajuda minha casa é pequena e quente e ele foi comprado justamente para amenizar o calor.Obrigada.

  11. Bom eu preciso na rea realidade de um auxilio,os climatizadores na função purificar,umidificar e brisa utilizam água certo? Só pode ser água mineral?
    Por que o meu leva e o consumo é rápido não tem como sustenta-lo com água mineral de garrafão.Tem outra forma de utilizar a água não por exemplo água fervida ela perde um pouco do cloro e do calcário certo?Por favor eu preciso de ajuda minha casa é pequena e quente e ele foi comprado justamente para amenizar o calor.Obrigada.