climatizadorXumidificador

Atualizado em 17/02/14

Você precisa de um Umidificador ou Climatizador? Conheça as diferenças entre um e outro e escolha o produto correto.

Climatizador x Umidificador

Com características parecidas mas com funções diferentes os aparelhos climatizadores e umidificadores, são opções acessíveis para manter o ambiente da sua casa agradável.

Vamos entender a função de cada um:

climatizadorClimatizador:
Sua função é climatizar o ambiente através da circulação do ar e da evaporação da água, ajudando a amenizar o calor ou o frio (no caso dos modelos que possuem aquecedor) e a umidificar o ar.

Este aparelho não tem a função de ar condicionado, ele apenas ameniza a temperatura em 3 ou 4 graus Centígrados. Podem ser encontrado em dois tipos basicamente, climatizadores portáteis e climatizadores de parede (são de maior porte, sua instalação é semelhante a do ar condicionado). A maioria dos climatizadores já vem com um umidificador embutido em seu sistema.

Entenda como funciona: um ventilador força o ar ambiente através de um painel evaporativo, que circula sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire calor do ambiente, liberando ar climatizado.

umidificadorUmidificador:
Ideal para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40%, tem a função de melhorar a qualidade do ar. Umidificando o ambiente e auxiliando no controle de problemas respiratórios e transtornos de saúde. Não tem a função de climatizar ou amenizar a temperatura, serve apenas para umidificar o ar e garantir sua qualidade. Geralmente este equipamento tem uso associado a condicionadores de ar, pois devolvem a qualidade do ar retirada pelo AC.

Em média no mercado, estão disponíveis modelos que umidificam uma área entre 15m² e 50m². Existem alguns aparelhos que possuem um regulador de umidade, que confere a umidade do ar e desliga o aparelho quando o nível desejado é atingido. A maioria dos umidificadores encontrados no mercado possuem um botão para controle de emissão da névoa. Alguns modelos possuem também, um pequeno recipiente onde você pode colocar essências e óleos aromáticos.

Algumas dicas e cuidados!

Com o aparelho Climatizador:

climatizador– Antes de escolher um climatizador, leve em consideração a temperatura do ambiente, o número de pessoas que freqüentam o local e a ventilação;

– Para o aparelho ter um melhor desempenho ele deve ser posicionado de forma que sua entrada de ar se localize, no mínino, a 15 cm de distância da parede. Facilitando a circulação do ar;

– Instale o climatizador em uma superfície plana, para evitar o tombamento do aparelho e possíveis vazamentos de água do reservatório;

– Deixe-o afastado de cortinas, panos ou qualquer material solto que possam bloquear o fluxo de ar;

– O ar produzido deve ter uma saída adequada dentro do ambiente. Percorrendo toda a região climatizada e possibilitando saídas naturais como portas e janelas;

– Limpe-o regularmente com um pano úmido, cuidando para não molhar o motor elétrico do equipamento;

– Tapar com um pano o orifício da tampa do depósito de água, para evitar que as impurezas penetrem ao depósito.

Com o aparelho Umidificador:

– Desligue o aparelho antes de reabastecer o tanque de água;

– Não utilize água quente, nem gelada;

– Mantenha o umidificador limpo e seco quando não estiver utilizando-o;

– Para limpá-lo utilize apenas uma solução de limpeza e deixe-o secar naturalmente;

– Se quiser ajustar o ângulo de vapor, apenas mude o aparelho de lugar.

Redação do Portal WebArCondicionado.