* Atualizado em 25/02/2019

Rinite x Ar CondicionadoSegundo os médicos otorrinolaringologistas, nenhum! O problema não é o ar-condicionado que faz mal à saúde, e sim a falta de higienização dele e a forma como é utilizado. Portanto, é mito que o alérgico não pode usar o aparelho, inclusive uma das funções dele é absorver e filtrar as impurezas do ambiente, combatendo a rinite.

O que os médicos recomendam é que pessoas sensíveis a variações de temperatura, para evitar espirros, rouquidão e dor de garganta, mantenham sempre uma temperatura moderada, jamais abaixo de 22ºC. Além disso, é indicado, principalmente no local de trabalho, cobrir o pescoço com um lenço ou outro acessório.

Para quem tem alergia, o ar-condicionado ainda é melhor do que o ventilador, porque além de filtrar o ar ele estabiliza a temperatura e reduz a umidade. E se o ressecamento que ele causa no ar for um problema, isso se resolve com um umidificador de ar, ou até mesmo uma toalha molhada. Veja a seguir quais os modelos de ar-condicionado mais indicados para quem tem rinite:

 

Modelos de ar-condicionado recomendados para a rinite

Considerando que os fatores que provocam a alergia são as impurezas no ar, conforme explicamos acima, o ideal é dar preferência aos aparelhos que contenham tecnologias e filtros específicos para combater esse problema. Veja a seguir alguns exemplos de modelos que o WebAr indica (clique no link referente ao modelo para abrir o comparador de preços com as melhores ofertas):

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio Wind Free – Inverter – SAMSUNG – 220v – AR09MVPXAWK/AZ

Ar-Condicionado-Split-9000-BTU-Frio-Wind-Free-Inverter-SAMSUNG-220v-AR09MVPXAWKAZ

tecnologia exclusiva Wind Free elimina o fluxo de ar direto, o que é ótimo para quem tem rinite e não quer que o vento agressivo fique em cima. Essa tecnologia espalha o ar através das 21 mil micro saídas de ar da unidade evaporadora, assim o ambiente fica livre de correntes de ar e a temperatura é mantida de forma mais agradável. Outro diferencial importante para a saúde é o Virus Doctor, que elimina 99.9% dos vírus da gripe H1N1, da gripe comum, do vírus tipo corona, além de reduzir bactérias, ácaros e fungos nocivos no ar3. Além disso, a fabricante informa que esse modelo economiza até 72% de energia com a tecnologia Digital Inverter 8 polos.

 

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio Dual – Inverter – LG – 220v – S4-Q09WA5WB

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio Dual – Inverter – LG – 220v – S4-Q09WA5WB

O modelo da LG é uma ótima alternativa também, pois traz consigo o Filtro de ar 3M HAF, que captura poeira com tamanho acima de 10 µm sem comprometer a passagem de ar. Além disso, possibilita ao usuário escolher a direção da vane entre 6 posições pré-definidas para atender a direção exata do sopro do vento que você deseja, facilitando assim a sensação de bem-estar. Também se destaca por ser mais econômico ao poupar até 70% de energia graças à tecnologia Dual inverter, segundo informações da fabricante.

 

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio – Inverter – FUJITSU – 220v

Ar-Condicionado Split 9000 BTU Frio – Inverter – FUJITSU – 220v

Esse Fujitsu oferece um exclusivo Filtro de Catequina de maçã, absorvendo a poeira fina, os esporos de bolor invisíveis e os microrganismos nocivos, impedindo assim que eles cresçam e neutralizando o ambiente pelo polifenol extraído de maçãs. Além disso, com o Filtro de Íon a força dos íons negativos remove completamente as sujeiras e odores do ar, mantendo o ambiente confortável. Outra vantagem ainda é que esse ar-condicionado possui um nível de ruído baixo, favorecendo o sono por ser silencioso.

Observação: Você pode procurar por outras potências e marcas alterando os filtros do nosso comparador de preços.

O ar-condicionado do carro

higienizacao-do-ar-condicionado-do-carroVale lembrar também que todo mundo gosta de viajar confortavelmente e com a temperatura agradável no carro, inclusive os alérgicos.  Mas esses acabam sofrendo por problemas de olhos irritados, ou excesso de espirro logo que entram no automóvel com o ar condicionado ligado.

Porém, mais uma vez vamos lembrar, a causa desses sintomas, assim como nos aparelhos de ar condicionado de casa ou do trabalho, está relacionada a falta de limpeza e manutenção do equipamento.

É muito comum as pessoas lavarem apenas as partes visíveis dos carros, esquecendo do sistema de ar, onde fica a umidade, a verdadeira responsável pelas crises alérgicas. Por isso a nossa dica é: quando levar seu carro para lavar, peça também a limpeza do sistema de ar condicionado.

A culpa não é do ar-condicionado

Agora que você já sabe que o ar-condicionado não é um vilão para a sua rinite, fique tranquilo para utilizá-lo sem culpa, é claro, sempre garantindo que o aparelho está limpo através das higienizações e manutenções corretivas realizadas periodicamente.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Redação do Portal WebArCondicionado