[ x ] Fechar

O papel dos filtros no ar-condicionado

  • 05 de novembro de 2013
  • 10 Comentários

Responsáveis por remover poluentes como poeira, fumaça, entre outros, os filtros de ar-condicionado é um dos componentes mais importantes do aparelho e também um dos que devemos ter muita atenção.

A malha de fio metálico (aço ou alumínio) é usada no ar-condicionado do tipo janela, assim como o nylon que é o modelo mais comum. Nos aparelhos split hi-wall, podem ser usados os filtros do tipo Hepa e Carvão Ativo, variando conforme o modelo e marca.

Nos sistemas de ar mais pesados, como casete e piso-teto, vêm de fábrica somente o modelo de nylon. Caso o cliente desejar um sistema de filtragem mais preciso, ele deve contatar o fabricante para solicitar um kit de filtros especiais.

Os filtros utilizados em ar condicionado são usados obedecendo à exigências estabelecidas pela norma ABNT 16.401/2008. No manual é possível verificar quais Filtro em fio de nylonsão os filtros que estão no seu aparelho.

Tipos de filtros  
O filtro em fio de nylon é o mais comum, pois está presente em todos os modelos. Este tipo de filtro é básico e serve como complemento quando o aparelho utiliza outros sistemas de filtragem mais rebuscados, sendo utilizado em todos os casos. O filtro de nylon pode ser lavado em casa pelo usuário e é resistente por anos.

Filtro em fio metálicoA malha de fio metálico (aço ou alumínio) é mais usada no ar-condicionado do tipo janela. O filtro de malha pode ser lavado e para recolocá-lo lembre-se: Certifique-se de que esteja seco.

Os filtros Hepa são considerados os mais eficientes. A eficiência mínima bate na casa dos 99,97%, para partículas de 0,3 mícron. a intenção inicial era o uso nos processos de filtragem química, biológica e radiológica para uso pelas forças armadas dos Estados Unidos. O filtro Hepa pode ser lavado e custa em torno de R$60,00. Este tipo de filtro também é usado aspiradores de pós e outros equipamentos.

filtro Hepa

Odores contaminantes, como o de cigarro, gordura ou até mesmo os corporais contidos em um ambiente podem ser absorvidos pelo Filtro de Carvão Ativado. Este modelo de filtro é construído com carcaça em chapa de aço galvanizado, com módulo filtrante de carvão ativado.O filtro de Carvão Ativado não pode ser limpo, nem lavado, ele é praticamente descartável. O filtro Carvão Ativo custa em torno de R$18,00

Existem alguns filtros que são exclusivos de cada fabricante, como por exemplo, o sistema de filtragem “Ful HD’ da Samsung” e o Filtro Carvão ativadoMultiproteção da LG. Eles não são obrigatórios, nem seguem uma regra, mas agregam valor aos modelos de AC que levam essas exclusividades.

Nos automóveis o tipo mais comum é o filtro da cabine. Também conhecido como filtro de partículas, filtro anti-pólen ou filtro do ar-condicionado. Além destes citados acima, há também uma infinidade de outros tipos de filtros de ar (plissados, eletrônicos, eletrostáticos) que geralmente são utilizados em projetos especiais como ar-condicionado dutado ou central.

filtro automotivo

Dica
Nos filtros de Nylon a limpeza deve ser realizada de dois em dois meses. Já os filtros Hepa e Carvão Ativado necessitam ser trocados a cada 3 meses. Vale lembrar, um sistema de ar condicionado vai consumir mais energia se os filtros estiverem cheios de poeira.
.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

10 Ideias sobre "O papel dos filtros no ar-condicionado"