* Atualizado em 05/02/2019

Um dos principais agentes causadores do ressecamento nasal e secura ocular é o ar-condicionado, visto que muitas pessoas encaram uma longa jornada de trabalho dentro de escritórios com climatização artificial. Nesse sentido, a irritação das vias nasais, aliada à outros fatores, pode resultar em infecções respiratórias, crises de rinite, alergia e asma.

Os principais sintomas do ressecamento nasal são as vias aéreas ressecadas, sensação de ressecamento da mucosa e até mesmo sangramento do nariz, e esse problema é mais frequente quando o aparelho de ar condicionado fica muito tempo ligado e a umidade relativa do ar diminui – assim como também é comum em estações com temperaturas mais baixas. Desse modo, o ressecamento nasal afeta pessoas de todas as faixas etárias, especialmente que já sofre com crises de rinite alérgica.

Banner Split

Isso tudo acontece porque a mucosa fica desidratada, fazendo com que a frequência dos batimentos mucociliares – aquela camada fina de cílios microscópicos que reveste a parte interna do nariz -, fica paralisada, impedindo que o ar que entra no organismo seja filtrado. Por isso pessoas que passam muito tempo em ambientes fechados e climatizados artificialmente costumam reclamar do ressecamento das mucosas nasais, dos olhos e da garganta.

Leia também: Ar-condicionado x Rinite – Quais os problemas que essa combinação pode causar

Soluções para o Ressecamento Nasal

Felizmente hoje existem alguns métodos que ajudam a combater o ressecamento nasal, entre medicamentos, técnicas naturais e outras orientações que tem o objetivo de prevenir as mucosas desidratadas. Abaixo seguem as alternativas:

Cloreto de Sódio

Uma das opções mais recomendadas e conhecidas por quem sofre com o ressecamento do nariz são as soluções à base de cloreto de sódio, que são encontradas facilmente nas farmácias por um preço acessível, na forma líquida ou então em gel.

Essas substâncias agem hidratando o local por tempo prolongado e ajudam os microcílios nasais a recuperarem as suas funções de filtro, lubrificando a mucosa do nariz. Um exemplo disso é o Maxidrate, um dos primeiros medicamentos específicos para o tratamento do ressecamento nasal que chegou ao Brasil. Lançado pela LIBBS farmacêutica, ele pode ser adquirido em forma de gel.

Segundo o laboratório da LIBBS, o Maxidrate não contém conservantes em sua composição e é livre de efeitos colaterais. Pode ser usado por pessoas com mais de 12 anos, entretanto, não deve ser usado para limpeza ou desobstrução nasal. Uma aplicação diária basta para proporcionar a hidratação necessária.

Soluções salinas

solução-salina-narizOutra alternativa bastante popular são as soluções salinas comuns, que podem ser preparadas em casa: basta misturar água e sal. Para cada copo de água fervida, você deve usar uma colher de chá rasa de sal, repetindo a aplicação no mínimo três vezes ao dia com uma seringa. Nesse caso, é preciso refazer a solução diariamente para evitar a proliferação de bactérias.

As soluções salinas também podem ser encontradas nas farmácias, como soro fisiológico em spray ou em gotas, por exemplo, e não nem nenhuma contraindicação.

Bacia com água

bacia-com-aguaUma dica ainda mais natural quando o ar estiver muito seco é colocar uma bacia com água no ambiente enquanto o ar-condicionado estiver ligado, assim a umidade é devolvida ao cômodo e o aparelho pode ser utilizado sem restrições.  

Essa é uma das formas mais práticas de evitar o ressecamento e ajuda na umidificação como um todo, tendo ainda mais eficiência em conjunto com as soluções acima, prevenindo a desidratação.

Manutenção do ar-condicionado

Vale lembrar também que, quando não ocorre a manutenção  do ar-condicionado, ele pode se tornar um difusor de fungos e bactérias. A mistura de filtro sujo junto ao ressecamento nasal mais a imunidade baixa pode resultar em problemas respiratórios ainda mais perigosos. Portanto, é essencial que o seu aparelho passe por uma manutenção preventiva periodicamente para manter o ambiente saudável.

Viu só como é possível ter ar-condicionado sem ocasionar ressecamento nasal? O seu nariz e a sua saúde agradecem!

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Redação do Portal WebArCondicionado