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    Olá colegas, mesmo sendo meu primeiro post de maneira alguma pretendo tumultuar ou prejudicar o andamento do tópico, mas não posso deixar de expressar meu desapontamento com o aparelho Fujitsu ASBA12JGC que adquiri em 2011.
    Até meados deste ano ele funcionou perfeitamente, a compra foi realizada numa frijelar de minha cidade (São José do Rio Preto, SP), e a instalação foi efetuada por um técnico por eles indicado. Nunca efetuei limpeza (exceto limpando o filtro tradicionalmente), talvez aí tenham começado os problemas.
    Em junho me mudei, e durante a mudança verifiquei que o "instalador" não a refez com vácuo, e além disso era uma pessoa extremamente despreparada (sou leigo no assunto, mas sei julgar um "prático" de longe).
    Efetuada a instalação o ar simplesmente não gelava mais, no máximo refrescava levemente o ambiente. No modo auto, demorava uns 5 minutos para começar a trabalhar e no modo Cool a 18º ficava fresco (mas jamais frio) no cômodo onde estava instalado, que é um quarto de casal pequeno.
    Resolvi ligar na frigelar e pedir indicação de outro profissional, o sujeito que me apareceu foi muito simpático e me disse que o problema em meu fujitsu era sujeira, desmontou toda a evaporadora e lavou umas partes passando pincel com detergente neutro.
    Ao remontar as peças, não teve o cuidado de desligar a energia, estava terminando de montar a evaporadora, houve um estalo e cheiro de queimado.
    Queimou motor e placa, e ainda me disse que a culpa era do motor que estava com problema pois já não estava gelando em virtude do mesmo, e quando fez a limpeza acarretou a queima por conta do próprio aparelho.
    Ele prontamente disse que iria reparar a placa e até agora nada, na ânsia de me livrar do calor (aqui estava batendo 40º) comprei um motor novo pagando 380, e a placa (caso não haja conserto) custa 500.
    Ora, uma empresa que vende e recomenda instaladores não deve agir dessa forma com seus clientes. Estou profundamente desapontado, acredito que não adianta procurar meus direitos pois o primeiro instalador que veio aqui fez um serviço tão porco que fica impossível eu provar culpabilidade do outro. Estou passando calor e raiva a mais de 1 mês.
    Meu conselho que fica: Fujitsu é um excelente aparelho, mas custa muito mais caro, e é aí que não compensa. O que você vai economizar em energia, você irá gastar a mais na compra e na manutenção.
    Caso você tenha o privilégio de morar num grande centro com excelentes profissionais, talvez valha a pena, mas definitivamente não é meu caso. A maioria dos instaladores são incapacitados (pra não dizer termos que iriam baixar o nível de meu post).

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    • Postado originalmente por LeandroCaval Ver Post
      Olá colegas, mesmo sendo meu primeiro post de maneira alguma pretendo tumultuar ou prejudicar o andamento do tópico, mas não posso deixar de expressar meu desapontamento com o aparelho Fujitsu ASBA12JGC que adquiri em 2011.
      Até meados deste ano ele funcionou perfeitamente, a compra foi realizada numa frijelar de minha cidade (São José do Rio Preto, SP), e a instalação foi efetuada por um técnico por eles indicado. Nunca efetuei limpeza (exceto limpando o filtro tradicionalmente), talvez aí tenham começado os problemas.
      Em junho me mudei, e durante a mudança verifiquei que o "instalador" não a refez com vácuo, e além disso era uma pessoa extremamente despreparada (sou leigo no assunto, mas sei julgar um "prático" de longe).
      Efetuada a instalação o ar simplesmente não gelava mais, no máximo refrescava levemente o ambiente. No modo auto, demorava uns 5 minutos para começar a trabalhar e no modo Cool a 18º ficava fresco (mas jamais frio) no cômodo onde estava instalado, que é um quarto de casal pequeno.
      Resolvi ligar na frigelar e pedir indicação de outro profissional, o sujeito que me apareceu foi muito simpático e me disse que o problema em meu fujitsu era sujeira, desmontou toda a evaporadora e lavou umas partes passando pincel com detergente neutro.
      Ao remontar as peças, não teve o cuidado de desligar a energia, estava terminando de montar a evaporadora, houve um estalo e cheiro de queimado.
      Queimou motor e placa, e ainda me disse que a culpa era do motor que estava com problema pois já não estava gelando em virtude do mesmo, e quando fez a limpeza acarretou a queima por conta do próprio aparelho.
      Ele prontamente disse que iria reparar a placa e até agora nada, na ânsia de me livrar do calor (aqui estava batendo 40º) comprei um motor novo pagando 380, e a placa (caso não haja conserto) custa 500.
      Ora, uma empresa que vende e recomenda instaladores não deve agir dessa forma com seus clientes. Estou profundamente desapontado, acredito que não adianta procurar meus direitos pois o primeiro instalador que veio aqui fez um serviço tão porco que fica impossível eu provar culpabilidade do outro. Estou passando calor e raiva a mais de 1 mês.
      Meu conselho que fica: Fujitsu é um excelente aparelho, mas custa muito mais caro, e é aí que não compensa. O que você vai economizar em energia, você irá gastar a mais na compra e na manutenção.
      Caso você tenha o privilégio de morar num grande centro com excelentes profissionais, talvez valha a pena, mas definitivamente não é meu caso. A maioria dos instaladores são incapacitados (pra não dizer termos que iriam baixar o nível de meu post).
      amigo me desculpa.mas o problema não é o aparelho ..mas os "estaladores" tenho fujitsu instalados a 16 anos,e em 16 anos queimaram duas placas ..uma por raio e outra que veio com defeito.trabalho e instalo split numa cidade que hoje tem 100.000 habitantes ,,portanto não é um grande centro.infelizmente talvez vc caiu em mão erradas.entendo sua raiva me solidarizo com ela,esses caras ´que deveriam assumir o prejuizo..quando eu erro meu cliente não sofre com isso ,pois assumo a culpa ,conserto o que tá estragado ,e pronto
      Last edited by jairo bertoni; 05/11/14, 21:20.

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      • Postado originalmente por LeandroCaval Ver Post
        Olá colegas, mesmo sendo meu primeiro post de maneira alguma pretendo tumultuar ou prejudicar o andamento do tópico, mas não posso deixar de expressar meu desapontamento com o aparelho Fujitsu ASBA12JGC que adquiri em 2011.
        Até meados deste ano ele funcionou perfeitamente, a compra foi realizada numa frijelar de minha cidade (São José do Rio Preto, SP), e a instalação foi efetuada por um técnico por eles indicado. Nunca efetuei limpeza (exceto limpando o filtro tradicionalmente), talvez aí tenham começado os problemas.
        Em junho me mudei, e durante a mudança verifiquei que o "instalador" não a refez com vácuo, e além disso era uma pessoa extremamente despreparada (sou leigo no assunto, mas sei julgar um "prático" de longe).
        Efetuada a instalação o ar simplesmente não gelava mais, no máximo refrescava levemente o ambiente. No modo auto, demorava uns 5 minutos para começar a trabalhar e no modo Cool a 18º ficava fresco (mas jamais frio) no cômodo onde estava instalado, que é um quarto de casal pequeno.
        Resolvi ligar na frigelar e pedir indicação de outro profissional, o sujeito que me apareceu foi muito simpático e me disse que o problema em meu fujitsu era sujeira, desmontou toda a evaporadora e lavou umas partes passando pincel com detergente neutro.
        Ao remontar as peças, não teve o cuidado de desligar a energia, estava terminando de montar a evaporadora, houve um estalo e cheiro de queimado.
        Queimou motor e placa, e ainda me disse que a culpa era do motor que estava com problema pois já não estava gelando em virtude do mesmo, e quando fez a limpeza acarretou a queima por conta do próprio aparelho.
        Ele prontamente disse que iria reparar a placa e até agora nada, na ânsia de me livrar do calor (aqui estava batendo 40º) comprei um motor novo pagando 380, e a placa (caso não haja conserto) custa 500.
        Ora, uma empresa que vende e recomenda instaladores não deve agir dessa forma com seus clientes. Estou profundamente desapontado, acredito que não adianta procurar meus direitos pois o primeiro instalador que veio aqui fez um serviço tão porco que fica impossível eu provar culpabilidade do outro. Estou passando calor e raiva a mais de 1 mês.
        Meu conselho que fica: Fujitsu é um excelente aparelho, mas custa muito mais caro, e é aí que não compensa. O que você vai economizar em energia, você irá gastar a mais na compra e na manutenção.
        Caso você tenha o privilégio de morar num grande centro com excelentes profissionais, talvez valha a pena, mas definitivamente não é meu caso. A maioria dos instaladores são incapacitados (pra não dizer termos que iriam baixar o nível de meu post).
        Amigo, não sou profissional da área mas se veio um cara e instalou o ar sem vácuo, e outro fez limpeza sem desligar a corrente elétrica acho que o problema não tem nada a ver com a marca do aparelho.

        Quanto às providências, e aí é minha área, procure o juizado especial, narre o que aconteceu exatamente, e proponha a ação contra os dois. Alguém é culpado nessa história, e se o juiz não condenar um, vai condenar o outro.

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        • Finalmente terminou meu dilema, o instalador conseguiu consertar a placa eletrônica, então meu prejuízo final foi de 380 reais (motor), e por incrível que pareça, o ar continua sem gelar, pois o problema sempre foi falta de gás.
          Já chamei outro técnico que me parece ser uma pessoa mais capaz para solucionar meu problema, agradeço à presteza dos colegas Jairo e mapintar.
          Mas amigos, reafirmo minha opinião do modelo não compensar pela minha experiência que cito: alto custo de manutenção, dificuldade de encontrar peças no mercado e pela carência de bons profissionais. Um abraço!

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          • Postado originalmente por LeandroCaval Ver Post
            Finalmente terminou meu dilema, o instalador conseguiu consertar a placa eletrônica, então meu prejuízo final foi de 380 reais (motor), e por incrível que pareça, o ar continua sem gelar, pois o problema sempre foi falta de gás.
            Já chamei outro técnico que me parece ser uma pessoa mais capaz para solucionar meu problema, agradeço à presteza dos colegas Jairo e mapintar.
            Mas amigos, reafirmo minha opinião do modelo não compensar pela minha experiência que cito: alto custo de manutenção, dificuldade de encontrar peças no mercado e pela carência de bons profissionais. Um abraço!

            Bom, só te digo uma coisa, a Frigelar só pensa na venda do produto, quanto a instalação indicam qualquer um que seja credenciado na região e pronto, qualquer problema a responsabilidade nunca é deles. Ar condicionado começou a dar problema na maioria dos casos nem compensa arrumar, a não ser que vc conheça um bom profissional, pois do contrário, vários procedimentos inúteis serão feitos até chegar no problema e, ao final, vc gastou mais da metade do valor do aparelho tentando arrumar o antigo com defeito.

            Infelizmente, na região de Ribeirão Preto, não conheço nenhum profissional bom, gostaria muito que tivesse algum. chamei a assistência da Polo Ar para verificar o barulho num fujitsu 12k, me cobraram 150 reais só pela visita, tenho 2 aparelhos idênticos, a pessoa teve a capacidade de dizer que era normal o barulho sendo que o outro não tem o maldito barulho, então indaguei a respeito e obtive como resposta que um aparelho nunca é igual ao outro. Sinceramente, desisto.

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            • Fujistu 24000 desligando o compressor em alta amperagem

              Prezados,

              Há alguns anos enfrento um problema com um fujitsu inverter de 24000 btus. O que tem acontecido é que em situações em que é exigido maior capacidade de refrigeração a unidade externa desliga e a unidade interna fica na ventilação. Vários técnicos já vieram e vários reparos foram realizados:

              - A placa eletrônica foi trocada 2 vezes;

              - O chicote de sensores de temperatura foi trocado;

              - A carga de gás está normal.

              E o problema persiste. Quando se exige uma temperatura de 23º o compressor faz mais barulho por algum tempo e desliga. Aumento a temperatura para 26º e o compressor religa. O ambiente tem 22 metros.

              Um dos técnicos credenciados pela Fujitsu percebeu que isso acontecia quando a amperagem aumentava.

              Uma descoberta é q a instalação elétrica está com 2 emendas e uma parte da fiação está com fio de 6mm e outra com fio de 4mm. Me lembrem de matar o eletricista.

              Essa instalação elétrica pode causar esse comportamento no aparelho???

              Comment


              • Postado originalmente por guilherme2m Ver Post
                Prezados,

                Há alguns anos enfrento um problema com um fujitsu inverter de 24000 btus. O que tem acontecido é que em situações em que é exigido maior capacidade de refrigeração a unidade externa desliga e a unidade interna fica na ventilação. Vários técnicos já vieram e vários reparos foram realizados:

                - A placa eletrônica foi trocada 2 vezes;

                - O chicote de sensores de temperatura foi trocado;

                - A carga de gás está normal.

                E o problema persiste. Quando se exige uma temperatura de 23º o compressor faz mais barulho por algum tempo e desliga. Aumento a temperatura para 26º e o compressor religa. O ambiente tem 22 metros.

                Um dos técnicos credenciados pela Fujitsu percebeu que isso acontecia quando a amperagem aumentava.

                Uma descoberta é q a instalação elétrica está com 2 emendas e uma parte da fiação está com fio de 6mm e outra com fio de 4mm. Me lembrem de matar o eletricista.

                Essa instalação elétrica pode causar esse comportamento no aparelho???
                com certeza absoluta !!!!!!!

                Comment


                • Postado originalmente por guilherme2m Ver Post
                  Prezados,

                  Há alguns anos enfrento um problema com um fujitsu inverter de 24000 btus. O que tem acontecido é que em situações em que é exigido maior capacidade de refrigeração a unidade externa desliga e a unidade interna fica na ventilação. Vários técnicos já vieram e vários reparos foram realizados:

                  - A placa eletrônica foi trocada 2 vezes;

                  - O chicote de sensores de temperatura foi trocado;

                  - A carga de gás está normal.

                  E o problema persiste. Quando se exige uma temperatura de 23º o compressor faz mais barulho por algum tempo e desliga. Aumento a temperatura para 26º e o compressor religa. O ambiente tem 22 metros.

                  Um dos técnicos credenciados pela Fujitsu percebeu que isso acontecia quando a amperagem aumentava.

                  Uma descoberta é q a instalação elétrica está com 2 emendas e uma parte da fiação está com fio de 6mm e outra com fio de 4mm. Me lembrem de matar o eletricista.

                  Essa instalação elétrica pode causar esse comportamento no aparelho???
                  com certeza absoluta !!!!

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                  • Postado originalmente por guilherme2m Ver Post
                    Prezados,

                    Há alguns anos enfrento um problema com um fujitsu inverter de 24000 btus. O que tem acontecido é que em situações em que é exigido maior capacidade de refrigeração a unidade externa desliga e a unidade interna fica na ventilação. Vários técnicos já vieram e vários reparos foram realizados:

                    - A placa eletrônica foi trocada 2 vezes;

                    - O chicote de sensores de temperatura foi trocado;

                    - A carga de gás está normal.

                    E o problema persiste. Quando se exige uma temperatura de 23º o compressor faz mais barulho por algum tempo e desliga. Aumento a temperatura para 26º e o compressor religa. O ambiente tem 22 metros.

                    Um dos técnicos credenciados pela Fujitsu percebeu que isso acontecia quando a amperagem aumentava.

                    Uma descoberta é q a instalação elétrica está com 2 emendas e uma parte da fiação está com fio de 6mm e outra com fio de 4mm. Me lembrem de matar o eletricista.

                    Essa instalação elétrica pode causar esse comportamento no aparelho???
                    com certeza absoluta !!!! refaça do jeito certo que é só partir pro abraço

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                    • com certeza absoluta !!!! refaça a instalação que provavelmente seu fujitsu vai operar legal.

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                      • Postado originalmente por guilherme2m Ver Post
                        Prezados,

                        Há alguns anos enfrento um problema com um fujitsu inverter de 24000 btus. O que tem acontecido é que em situações em que é exigido maior capacidade de refrigeração a unidade externa desliga e a unidade interna fica na ventilação. Vários técnicos já vieram e vários reparos foram realizados:

                        - A placa eletrônica foi trocada 2 vezes;

                        - O chicote de sensores de temperatura foi trocado;

                        - A carga de gás está normal.

                        E o problema persiste. Quando se exige uma temperatura de 23º o compressor faz mais barulho por algum tempo e desliga. Aumento a temperatura para 26º e o compressor religa. O ambiente tem 22 metros.

                        Um dos técnicos credenciados pela Fujitsu percebeu que isso acontecia quando a amperagem aumentava.

                        Uma descoberta é q a instalação elétrica está com 2 emendas e uma parte da fiação está com fio de 6mm e outra com fio de 4mm. Me lembrem de matar o eletricista.

                        Essa instalação elétrica pode causar esse comportamento no aparelho???
                        qual a placa que foi trocado da evaporadora ou da condensadora ?se o ambiente esta quente quando o motor aumenta a rotaçao a amperagem sobe isso e normal

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                        • provavelmente são as emendas ...inverter´s não operam bem quando existe esse tipo de "gambiarra" recebi uma chamada de um condicionador com o mesmo problema.trocaram a placa ,o gás ,na verdade era uma emenda na alimentação.fiz uma nova linha e aterrei o equipamento bingo!!!!tá operando até hoje sem problema

                          Comment


                          • Comprei um fujitsu inverter de 12.000btu frio e preciso saber se vcs conhecem um bom profissional em Jundiaí/sp para fazer a instalação. Obrigado.

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                            • Dúvida

                              Senhores(as), após dar uma olhada geral no fórum e na internet resolvi que vou optar por um inverter da Fujitsu de 18.000 btu's que é o que me parece ter a melhor qualidade.

                              Irei instalá-lo na sala de estar, na parede que faz a divisão com a varanda, ao lado da porta de acesso à mesma e que ficará com a parte superior do aparelho na mesma linha da parte superior da porta.

                              Pergunta: a unidade interna vem com tomada padrão ? A tomada de energia na parede fica 55 cm abaixo dessa linha superior da porta e irá atender ao aparelho ou terei que fazer uma realocação da mesma ? A diferença entre a linha inferior do aparelho e o centro da tomada seria de 23 cm.

                              Seguem fotos de parte interna e externa:

                              http://i267.photobucket.com/albums/i...119_063010.jpg

                              http://i267.photobucket.com/albums/i...119_063024.jpg

                              A largura do espaço é de 1,15 m e da unidade é 1 m. A parte superior ficaria em 2,35 m em relação ao chão, o que creio ser suficiente desnível em relação à unidade externa que ficaria no piso da varanda.

                              A instalação elétrica de todo o apto foi refeita junto com nova caixa de disjuntores, e o que o alimentará será um Siemens bipolar B32.
                              Last edited by Paul Muadib; 20/01/15, 15:57. Razão: mais informação

                              Comment


                              • A alimentação deste aparelho é pela unidade externa (condensadora) - Use fio de 4mm2. A unidade interna não vem com tomada.

                                Obs: A unidade externa também não tem tomada.

                                Comment

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