Você tem alguma dúvida sobre o uso do ar-condicionado que não sabe se é verdade ou mito? Existem muitas mentiras sobre o uso dos aparelhos de climatização e seus efeitos rolando pela internet, por isso o WebAr resolveu desvendar alguns deles para você.
Ar-condicionado pode causar gripe e alergias?
Mito. O ar-condicionado não causa gripe, pneumonia ou alergias – embora a exposição às baixas temperaturas possam baixar a imunidade do corpo. O que pode acontecer mais diretamente é um ressecamento das mucosas expostas, como a garganta, porque o ar-condicionado diminui a umidade do ar. Nesses casos, o recomendado é manter a temperatura no aparelho regulada a 24ºC.
Ar-condicionado faz algum mal à saúde?
Mito. Mas cuidado, não prejudica se for feita uma manutenção correta. A princípio, o ar-condicionado até ajuda na saúde das pessoas, pois o aparelho filtra o ar, deixando-o mais limpo – não fosse o caso, os hospitais não usariam. Porém, é preciso que seja feita uma limpeza periódica no filtro do equipamento para que não se instalem fungos e outras sujeiras.
Veja alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa passar por uma manutenção
Dá para mudar a unidade de temperatura (Celsius x Fahrenheit)?
Verdade. E isso acontece muito por acidente. Às vezes você só quer achar uma configuração no controle remoto e acaba mudando a unidade sem querer – há muitas funções no ar-condicionado.
Isso também pode acontecer se o controle for reiniciado na troca de pilhas. Mas há quem simplesmente queira configurar seu aparelho com uma unidade diferente. Para isso, existe a função no controle de mudar a unidade de temperatura de Celsius para Fahrenheit ou vice e versa.
A temperatura interfere no consumo de energia?
Verdade. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima ou na máxima consome mais energia. Isso acontece porque são climatizações mais difíceis de se manterem estabilizadas num ambiente – o que exige muito trabalho nos modelos inverter.
Já nos modelos comuns, a condensadora normalmente para de funcionar quando o ar-condicionado atinge a temperatura configurada pelo usuário, e liga de novo quando o termostato do aparelho capta uma temperatura muito diferente. Esse liga e desliga causa os surtos de consumo de energia que aumentam significativamente a conta de luz. A solução é manter o ambiente em temperaturas agradáveis, mas não muito extremas, como entre 22ºC e 24ºC.
Leia mais: Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado
Ar-condicionado faz muito ruído?
Mito, com exceção dos modelos Janela (já menos encontrados no mercado), conhecidos por produzirem ruídos altos. Os ruídos externos, como o trânsito, por exemplo, costumam ser muito mais barulhentos do que o aparelho de ar condicionado Split. Inclusive, os modelos Inverter foram pensados também para serem ainda mais silenciosos do que o normal. Portanto, um ar-condicionado mais moderno não produz nenhum ruído incomodativo.
Aparelhos Inverter consomem muita energia?
Mito. A tecnologia Inverter foi pensada justamente para economizar energia – eles consomem até 40% menos de luz. Diferente dos aparelhos comuns, os modelos Inverter não desligam a condensadora quando atingem a temperatura configurada pelo usuário, apenas dosam a sua intensidade para estabilizar a climatização do ambiente.
Inclusive hoje já existe o ar-condicionado 8 polos, desenvolvido para economizar ainda mais energia.
Dá para instalar ar-condicionado em carros antigos?
Verdade. Embora não seja aconselhado, é perfeitamente possível levar o seu veículo em uma mecânica automotiva e encomendar a instalação de um aparelho de ar condicionado. Mas cuidado, há diversos fatores que devem ser levados em conta.
O ideal é que o carro venha com o acessório de fábrica, porque o carro sem ar-condicionado não foi projetado para lidar com o maquinário ou com o consumo de energia de um aparelho desses. Mas se você tem um modelo mais antigo, se comprou o carro de segunda mão ou mesmo se optou por comprá-lo de fábrica sem o ar-condicionado, então pode recorrer a instalação posterior – mas normalmente o preço da instalação não sai muito diferente do adicional na compra.
Leia mais: Seis mitos e verdades sobre ar-condicionado automotivo
Ar-condicionado só se usa no verão?
Mito. Os aparelhos com o chamado ciclo reverso (quente/frio) podem ser usados tanto no frio como no calor. Basta saber configurar seu ar-condicionado, o que pode ser feito seguindo alguns passos bem simples.
E você, lembra de mais alguma consideração importante sobre o uso do ar-condicionado que as pessoas não sabem direito? Comente aqui com a gente.
Realmente foi muito proveitoso as informações, mas donde referente ao ponto de ajuste a temperatura, que evite o liga desliga gerando pulsos de partida que sempre gera altos consumo, fundamental um bom uso.
Obrigado.
Eu achei as informações aqui contidas excelentes! Me ajudaram muito mais do que eu esperava, pois além do que buscava ainda encontrei outras dicas também muito úteis. Obrigada. E parabéns.
Olá, Kátia.
Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você, a ideia é exatamente essa. Você já nos segue em nossas redes sociais? Fica a dica para seguir nos acompanhando e ficar por dentro de tudo relacionado ao mundo da climatização:
Facebook
Instagram
Twitter
Conte sempre com a gente! Abraços da nossa equipe.