Atualizado em 01/04/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Você sabe o que é boato e o que verdade sobre o consumo de energia de ar-condicionado? Hoje vamos te tirar as dúvidas mais comuns dos consumidores na internet.

consumo de energia de ar condicionado

Veja aqui são os mitos e verdades sobre o consumo de energia de ar-condicionado – imagem: WebArCondicionado.

Pouca gente sabe, mas o ar-condicionado não é o maior vilão da conta de luz. Um ar-condicionado bem instalado, bem dimensionado e utilizado de forma adequada consome menos energia do que um chuveiro elétrico. E aqui vamos te dar todas as dicas para não cair em boatos online.

Consumo de Energia de Ar-Condicionado: Entenda

Para facilitar as coisas, nós já preparamos um vídeo para você com os principais mitos e verdades sobre o consumo de energia dos modelos de ar-condicionado.

Claro que o melhor modo de economizar dinheiro com o ar-condicionado ainda acontece na hora da compra. Para pagar mais barato, você pode utilizar o comparador de preços de ar-condicionado para saber onde está o preço mais baixo e economizar seu dinheiro.

Ar-Condicionado Gasta Muita Energia? 10 Mitos e Verdades

Aqui nós comentamos com mais detalhes cada um dos boatos que foram comentados no nosso vídeo acima. Veja:

1 – A instalação não interfere no consumo de energia do ar-condicionado

Mito. A instalação feita de maneira correta, indicada pelo fabricante favorece o funcionamento do aparelho. Uma instalação feita de forma diferente da aconselhada pelo fabricante interfere no funcionamento do mesmo, fazendo com que ele opere de forma inadequada, consumindo mais energia.

A instalação não interfere no consumo de energia?

 

2 – Existe um tipo de equipamento adequado para cada tipo de ambiente

É verdade. Existem aparelhos adequados para cada tamanho de ambiente, intensidade e fluxo de pessoas. Para ambientes de médio e grande porte, por exemplo, especialistas indicam o Piso Teto. O quarto em casa, por outro lado, já vai receber melhor um Split ou um Janela moderno.

Existe um tipo de equipamento adequado para cada tipo de ambiente?

 

3 – A temperatura não interfere no consumo de energia

Mito. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima (no arrefecimento) e máxima (no aquecimento) consome mais energia. Manter o ambiente numa temperatura entre 22ºC e 24ºC evita gastos de energia desnecessários e é mais adequado ao corpo humano.

A temperatura não interfere no consumo de energia?

 

4 – Condensadora em área fechada não influencia no consumo do aparelho

Mito. A unidade externa precisa ficar em um local onde haja circulação de ar, para evitar o retorno do ar insuflado. Isso impede a condensadora de fazer as trocas de calor necessárias para que o aparelho funcione adequadamente.

Condensadora em área fechada não influencia no consumo do aparelho?

 

 

5 – O ar-condicionado inverter é mais econômico

Verdade. Os aparelhos inverter funcionam como um inversor de frequência, pois controlam a velocidade da compressão do equipamento. O compressor nunca é desligado, evitando picos de voltagem e oscilações de temperatura. Sem esses picos de consumo, a conta sai mais barata.

O ar-condicionado inverter é mais econômico?

 

 

6 – Quanto mais potente o aparelho, mais ele consome energia

Verdade. Um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas toma cuidado, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta muito o consumo de energia dele. Por isso o dimensionamento correto é muito importante.

Utilize a Calculadora de BTU para descobrir qual a potência exata para o seu ambiente

Quanto mais potente o aparelho, mais ele consome energia?

 

7 – O ideal é: desligar o aparelho por pouco tempo e ligar outra vez, ou mantê-lo ligado?

Algumas pessoas pensam que, desligar o ar-condicionado por breves períodos de ausência pode economizar o consumo de energia. Isso é um mito. Ligar e desligar com muita frequência o equipamento acarreta num maior consumo de energia, por causa dos picos de energia. Se for se ausentar do ambiente por pouco tempo, até 20 minutos ou meia hora, deixe-o ligado para evitar esses surtos de gasto.

Para consumir menos energia o ideal é desligar se for sair do ambiente por pouco tempo e voltar a ligar quando retornar?

 

8 – Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia

Verdade. Além de consumir mais energia, esse descuido pode comprometer o funcionamento do aparelho. O ideal é deixar todas as portas e janelas bem fechadas.

Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia?

 

9 – Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia

Verdade. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçam o aparelho a trabalhar mais e consequentemente, ele consome mais energia.

Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia?

 

10 – Aparelhos com selo Procel A sãos mais econômicos

Verdade. O Selo Procel identifica os equipamentos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética medida pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética). Quanto maior o CEE, mais eficiente e econômico será o aparelho. A classificação é divida em A, B, C, D e E.

Aparelhos com selo Procel A sãos mais econômicos?

O ar-condicionado, na verdade, não precisa ser o pior vilão das contas de luz, basta utilizá-lo de forma adequada, manter os filtros limpos e realizar manutenções preventivas. Mais alguma dúvida sobre o consumo do aparelho? Envie para nós nos comentários.

Como Calcular o consumo de Energia?

Antes de comprar o seu ar-condicionado, é importante saber como funciona o consumo de energia elétrica dele. Aqui nesse link você aprende como calcular o consumo do seu ar-condicionado, ou daquele que você ainda quer comprar.

Acesse, calcule e utilize o nosso guia acima para fugir dos mitos e dos boatos sobre consumo de ar-condicionado!