Atualizado em 17/06/2021

Conheça o que é o sistema, como funciona e as vantagens de escolher o ar-condicionado quente/frio

ar-condicionado quente frio

No outono e no inverno, as temperaturas caem bastante e sempre ficamos pensando em jeitos para nos aquecer. Uma possibilidade de ter maior conforto térmico é instalar um ar-condicionado quente/frio na sua casa. Os aparelhos, que também são chamados de ciclo reverso, também esquentam os ambientes, o que ajuda muito nos períodos de muito frio.

Por este motivo, optar por um ar-condicionado ciclo quente/frio possibilita a você dispensar o uso de aquecedores elétricos e estufas a gás. Confira o que é o sistema, como funciona e as vantagens de escolher o modelo. 

Começando por aqui. Não sabe como acionar a função aquecimento no controle remoto do seu aparelho? Bem, é super simples e temos uma matéria explicando como mudar o ar-condicionado para o quente

O que é e como funciona o equipamento?

Nem todo mundo sabe, mas existem equipamentos que também fazem o aquecimento, além da refrigeração. São os aparelhos ar-condicionado ciclo quente/frio. O significado disso explicamos neste vídeo, pois existem os casos em que as máquinas de climatização jogam o ar quente (calor) para fora do ambiente, que é a função frio. Ele comprime o fluido refrigerante para resfriar o ar que passa pela tubulação, e joga esse ar frio para dentro. 

Um cuidado necessário é que você não deve obstruir a saída de ar da condensadora, para que seu ar-condicionado possa trabalhar corretamente, e isso em qualquer função. Mas no aquecimento é ainda mais importante, porque é do ar exterior que é retirado o calor jogado para dentro, que é o papel da bomba de calor.  Veja abaixo como ela funciona:

Bomba de calor

Pense no componente como um ar-condicionado de engrenagem reversa. Uma bomba de calor faz as duas funções, porém utiliza os mesmos princípios para ambas. Nos dias quentes, trabalha exatamente como um aparelho regular. Ela extrai calor de dentro de casa e o transfere para o lado de fora.

Nos dias frios,  a peça faz o oposto, bombeando energia quente de fora para dentro de sua casa. Ela faz isso mesmo quando o ar na rua está bem gelado, pois o fluido refrigerante consegue drenar mesmo pequenas quantidades de energia e reverter isso em ar quente. 

Veja os vídeos abaixo para entender melhor:


..
Claro que, quanto mais frio na rua, mais trabalhoso vai ser para o ar-condicionado realizar a sua função. Assim como também é mais complicado fazer a refrigeração quando está muito quente na rua. Mas aqui falamos de um sistema fixo e interligado à construção, enquanto o ar-condicionado de Ciclo Reverso é um aparelho somente que pode ser instalado conforme a necessidade.  

Quais as vantagens de um Ar-Condicionado Quente/Frio?

A vantagem é ter um único aparelho com duas funções, podendo ser usado tanto no inverno quanto no verão. No verão você aproveita as vantagens de um ambiente fresco e refrigerado. No inverno o mesmo aparelho aquece, tornando sua casa um ambiente climatizado e confortável, com temperatura e umidade controladas. 

Cuidados Permanentes

Dê preferência em adquirir equipamentos que possuam Selo Procel. Tanto no inverno quanto no verão procure estar em dia com a manutenção e limpeza de seu aparelho, evitando problemas respiratórios e outros transtornos causados pelo acúmulo de sujeira, pois o ar que circula no aparelho é o mesmo que irá refrescar /aquecer sua casa.

Os equipamentos assim custam um pouco mais caro. No entanto, o investimento será num equipamento com duas funções que pode ser usado em todas as estações. Acesse o comparador de preços e veja as melhores ofertas de aparelhos de ar-condicionado Quente/Frio.

Ar-Condicionado é no WebArCondicionado.

Redação WebArCondicionado