Atualizado em 21/01/2020 por Gabriela Giacomini
Redação do WebArCondicionado

o-que-é-ar-condicionado-inverter

Para você que está se perguntando sobre o que é esse tipo de ar-condicionado, os aparelhos Inverter são caracterizados assim por serem capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e a manter constante, com pouca oscilação de energia.

Resumindo, o sistema Inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. Isso resulta em uma economia de até 70% na conta de luz. Tudo, é claro, dependendo do uso do ar-condicionado. 

Afinal, em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que um ar-condicionado Inverter não traga uma economia tão significativa. É que, como a temperatura oscila pouco, a tendência é que o Inverter trabalhe sempre na capacidade máxima.

Para saber tudo sobre Inverter, não deixe de ver o vídeo no final desse post.

Banner Split Inverterl Blog horizontal

 

Características do Ar-Condicionado Inverter

Economia

A economia de energia dos aparelhos Inverter pode chegar a 70%, dependendo da marca e do modelo.

Ruído

O nível de ruído do aparelho Inverter é menor, se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso ocorre devido ao sistema de operação interno, que habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada, reduzindo potencialmente o ruído.

Custo

Os modelos Inverter ainda são mais caros que os modelos convencionais, e esse custo extra varia dependendo do fabricante. No entanto, optando-se pelos aparelhos Inverter, essa diferença de preço pode gerar maior economia na sua conta de luz, como explicamos acima

Principais vantagens

  • O compressor nunca desliga evitando os picos de energia
  • A  velocidade de rotação do compressor é variável, economizando energia
  • A temperatura praticamente não oscila no ambiente
  • A economia de energia entre 40% e 60%

Veja também: Qual o melhor ar-condicionado Inverter do mercado?

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

 

Modelos de Ar-Condicionado com a Tecnologia Inverter

Inicialmente, quando a tecnologia Inverter foi lançada e aplicada ao ar-condicionado, apenas os modelos Splits tradicionais possuíam esse recurso. Hoje já é possível encontrar modelos Split Cassete, Piso Teto, Multi Split e até ar-condicionado Janela Inverter.

Obs: Ainda não existe, no mercado, modelos Portáteis com a tecnologia Inverter, por exemplo.

Como funciona o Inverter

Entrevistamos o professor do curso de engenharia mecânica da Unisinos São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Paulo Wander, que falou tudo a respeito desta tecnologia que é mais econômica e preserva a função do compressor, diminuindo a manutenção. Confira o vídeo abaixo:


Leia também: Mitos e Verdades sobre o Consumo de Energia do Ar-Condicionado

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a tecnologia Inverter? Envie para a gente nos comentários abaixo.