Atualizado em 17/03/2020 por Gabriela Giacomini
Redação do WebArCondicionado

Para você que está se perguntando sobre o que é um Ar-condicionado Split Inverter, entenda inicialmente que os modelos com essa tecnologia tem essa principal vantagem: conseguem atingir a temperatura desejada mais rápido e a manter constante, com pouca oscilação de energia.

o-que-e-ar-condicionado-inverter

Isso acontece porque o sistema Inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado – o motor do aparelho – conforme a necessidade de refrigeração do ambiente.

Isso resulta em uma economia significativa na conta de luz.

Tudo, é claro, dependendo do uso do ar-condicionado. Afinal, em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que um ar-condicionado Inverter não traga uma economia tão grande. É que, como a temperatura oscila pouco nesses casos, a tendência é que o Inverter trabalhe sempre na capacidade máxima.

Para saber tudo sobre Inverter, não deixe de ver o vídeo no final desse post.

Modelos de Ar-Condicionado Inverter: do Split ao Janela

Inicialmente, quando a tecnologia Inverter foi lançada e aplicada ao ar-condicionado, apenas os modelos Splits tradicionais possuíam esse recurso.

ar-condicionado-split-inverter-o-que-e-preco

Split Inverter da Springer Midea é um dos mais populares nas lojas – Imagem: Reprodução

 

Mas hoje já é possível encontrar modelos Split Cassete, Piso Teto, Multi Split e até ar-condicionado Janela Inverter (clique AQUI para ver os preços).

ar-condicionado-janela-lg-dual-inverter

Único ar-condicionado Janela Inverter disponível hoje no mercado – Imagem: Reprodução

 

Apesar disso, ainda não existe modelos Portáteis com a tecnologia Inverter disponíveis para compra, por exemplo. 

A LG chegou a anunciar que irá lançar um Ar-Condicionado Portátil na linha Dual Inverter no Brasil. Porém ainda não divulgou a data oficial.

ar-condicionado-portatil-lg-dual-inverter

Mercado brasileiro aguarda o lançamento do Portátil Inverter – Imagem: Reprodução

Características do Ar-Condicionado Split Inverter

Economia

A economia de energia dos aparelhos Inverter pode chegar a 70%, dependendo da marca do ar-condicionado, como o modelo Split 8 Polos da Samsung e a linha Dual Inverter da LG, por exemplo.

Ruído

O nível de ruído do aparelho Inverter é menor se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso ocorre devido ao sistema de operação interno, que habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada, reduzindo potencialmente o barulho.

Preço

Os Splits Inverter, assim como os outros modelos com essa tecnologia, são mais caros que o ar-condicionado on/off – ou seja, o condicionador de ar tradicional. Esse valor extra varia dependendo do fabricante.

No entanto, optando-se pelos aparelhos Inverter, essa diferença de preço pode gerar maior economia na sua conta de luz, como explicamos acima.

Aproveite para comparar os preços de Split Inverter clicando no banner abaixo:

Banner Split Inverterl Blog horizontal

Principais vantagens

  • O compressor nunca desliga, evitando os picos de energia
  • A  velocidade de rotação do compressor é variável, economizando energia
  • A temperatura praticamente não oscila no ambiente
  • A economia de energia pode chegar a 70%
  • Veja também: Qual o melhor ar-condicionado Inverter do mercado?

Como funciona o Ar-Condicionado Split Inverter

Entrevistamos o professor do curso de Engenharia Mecânica da Unisinos São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Paulo Wander. Ele explicou tudo a respeito de como a tecnologia Inverter funciona, assim é possível entender como ela é mais econômica e preserva a função do compressor, diminuindo a manutenção.

Confira no vídeo abaixo:


Agora que você sabe tudo sobre o Ar-Condicionado Split Inverter, encontre AQUI o menor preço do modelo que você busca.