Atualizado em 25/07/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Você comprou um ar-condicionado, um técnico foi lá, instalou e ficou tudo ótimo. Porém, agora passados alguns meses ou anos o aparelho começou a dar problemas. Ele está liberando mau odor no ambiente, a unidade interna está gotejando, o consumo de energia elétrica aumentou muito ou o aparelho não está gelando normalmente?

Saiba que esses problemas indicam que o seu aparelho precisa passar por uma manutenção.

Não é indicado esperar que os problemas apareçam para então limpar os filtros ou chamar um profissional técnico para fazer uma manutenção preventiva. O indicado pela maioria dos fabricantes, é que os filtros sejam limpos pelo menos uma vez ao mês e que a manutenção preventiva seja feita uma vez ao ano.

Porém, é preciso ressaltar que alguns locais exigem a higienização do ar-condicionado com mais frequência. Onde há muita poluição, ambiente com muito pó, animais de estimação ou cozinha onde se faz frituras constantemente é preciso que o aparelho seja limpo uma vez a cada 15 dias.

Vamos conhecer alguns dos sinais que indicam que a manutenção é necessária?

bactérias no ar-condicionado5 indicações de que o ar-condicionado precisa de manutenção

Consumo excessivo de energia elétrica

Se a sua conta de luz aumentou muito de uma hora para outra sem que haja alguma explicação para isso, “o culpado” pode ser o ar-condicionado. Ele pode estar com algum problema no compressor que pode estar levando ao consumo excessivo de energia.

Não está gelando o ambiente

Se o aparelho está ligado e não está gelando o ambiente pode ser que os componentes internos não estejam funcionando adequadamente ou esteja com vazamento de gás. Assim, ele trabalha mais, se desgasta e não corresponde às suas necessidades.

Está liberando mau odor no ambiente

Fungos e bactérias podem se alojar nos filtros e nas tubulações se o aparelho não é higienizado com a frequência aconselhada pelo fabricante, o que leva ao mau cheiro. E a sujeira, além de danificar o aparelho, pode prejudicar também a saúde das pessoas.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Alergia ou falta de ar

Se você ou alguém da sua família ou trabalho tem apresentado alergias, espirros constantes, olhos vermelhos e falta de ar, pode ser que o seu ar-condicionado não esteja em boas condições. A qualidade do ar é essencial e evita reações alérgicas.

Unidade interna está gotejando ou escorrendo água

Se o ar-condicionado está soltando água pela unidade interna pode ser que ele precise de manutenção. Os filtros muito sujos ou o desnivelamento da unidade podem causar esse problema.

Agora que você conhece os principais sinais que apontam a necessidade de manutenção no ar-condicionado, fique de olho para agir de maneira correta. O benefício não é só para o aparelho, mas para diminuir os riscos a sua saúde também.