Atualizado em 29/07/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

como-mudar-ar-condicionado-quente

Quem tem um ar-condicionado com ciclo reverso (quente/frio) muitas vezes não sabe como selecionar a função de aquecimento no controle remoto do aparelho. Parece uma questão simples e boba, mas como ninguém é obrigado a saber de tudo, aqui vamos ensinar como mudar o ar-condicionado para o quente.

Siga o passo a passo que fizemos abaixo e assista ao vídeo:

Passo a passo para mudar o ar-condicionado para o quente

1 – Encontre a tecla de modo

No controle remoto, o modo aquecimento pode ser selecionado através da tecla MODE, MODO ou FUNÇÃO. O nome pode variar de acordo com cada marca e pode estar escrito sobre a tecla, abaixo ou acima dela.

ATENÇÃO: A função aquecimento só está disponível para os modelos quente/frio.

2 – Mudando a função

Pressione a tecla MODE até aparecer o símbolo da função aquecimento, que pode ser tanto o desenho de um sol quanto a palavra HEAT, dependendo da marca do aparelho. Conforme você vai apertando a tecla, as funções vão mudando e aparecendo no visor do controle remoto, como você pode ver nas imagens abaixo.

funções controle remoto

Quando as funções são representadas por palavras

Quando as funções são representadas por símbolos

3. Confirmando a função de aquecimento

Os destaques em amarelo indicam que a função aquecimento foi selecionada. Se você tiver dúvidas, consulte o manual do usuário de seu aparelho para ver em que sequência devem aparecer as funções no visor, ou deixe um comentário.

 

 

 

4. Utilize os botões para configurar a temperatura

Depois que a função foi selecionada, utilize o botão + ou botão com a seta para cima para elevar a temperatura. Geralmente, os condicionadores de ar conseguem atingir uma temperatura máxima de 32° C. Caso você queira diminuir a temperatura, utilize o botão – ou o botão com a seta para baixo.

Descubra também:

Observações importantes

Verifique nas especificações do produto ou no manual do usuário qual a faixa de temperatura suportada pelo aparelho. Há modelos que, por exemplo, funcionam normalmente com temperaturas externas de até – 4° C. Abaixo disso, pode ocorrer o congelamento ou desligamento automático do ar-condicionado.

Leia também: Frio intenso na Região Sul pode congelar aparelhos de ar condicionado

Esta é uma informação importante porque todo aparelho, quando começa a operar fora da faixa de temperatura indicada pelo fabricante, pode perder eficiência, sem contar que é acionado um dispositivo de proteção que  pode desligá-lo.

Leia outros posts sobre controle remoto ou Como mudar o ar-condicionado de Fahrenheit para Celsius pelo controle

Para facilitar, produzimos um vídeo para que você aprenda mais rapidamente como fazer a mudança para a função de aquecimento:

Leia também:

Agora que você sabe como mudar o ar-condicionado para o quente, compartilhe esse conteúdo com quem precisa. Viu só como é fácil?