* Atualizado em 19/06/2019

Como medir a umidade do ar em casa?A umidade é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera e a umidade relativa do ar é uma porcentagem dessa quantidade de vapor, mas como medir isso em casa?

Caso não tenha os aparelhos necessários, existem duas formas muito simples que vamos ensinar a seguir. Mas antes, vamos entender o porque é importante medir essa tal de umidade relativa?

Qual o papel da umidade do ar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%, e quando está abaixo do mínimo e acima do máximo ela pode ser prejudicial. Ou seja, quando o ar está muito seco, sentimos a garganta seca, incômodo ao respirar, mal-estar e dores de cabeça. Já a umidade excessiva ajuda a acelerar a proliferação de micro-organismos, que causam alergias e, também, problemas respiratórios.

Por isso que, para não prejudicar a saúde daqueles que estão expostos no ambiente, muitas pessoas desejam saber:

Higrômetro digitalComo medir a umidade do ar dentro de casa?

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas, a mais correta, é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim. Porém, quem tem um desses em casa, não é mesmo?

Sem nenhum dos dois, o melhor é tentar outras alternativas, e aqui nós vamos vamos explicar outras duas formas de fazer a medição da umidade:

1. Utilizando dois termômetros em substituição ao termo-higrômetro de bulbo seco e úmido

  • O primeiro passo é medir a temperatura com o termômetro que ficará com o bulbo seco.
  • Em seguida enrole o bulbo do segundo termômetro em um pano ou algodão molhado e amarre uma corda firmemente.
  • Vá girando o termômetro com o bulbo úmido em volta da corda para a umidade evaporar, isso irá simular o efeito de arrefecimento do corpo.
  • Veja a temperatura que está no termômetro de bulbo úmido e diminua da temperatura do termômetro de bulbo seco. O resultado da subtração será a umidade relativa do ar.

2. Medindo a umidade relativa do ar no ponto de condensação

Para isso você precisará de um termômetro, uma lata com água e cubos de gelo. Essa forma que dará o resultado mais próximo do resultado de um higrômetro, usado por meteorologistas.

  • Encha com água uma lata de superfície brilhante.
  • Adicione os cubos de gelo. Faça isso aos poucos e mexendo a água com o termômetro, para manter na superfície da lata, a mesma temperatura da água.
  • Continue mexendo até formar a condensação. Quando formar, veja a temperatura do termômetro. Essa é a umidade relativa do ar.

Ao descobrir a umidade relativa do ar no ambiente, se esta não estiver saudável, basta escolher o equipamento ideal. Quando o ar está mais úmido ou mais seco do que o ideal, é importante contar com um equipamento que melhore esse clima, seja um umidificador, um desumidificador ou um aparelho de ar condicionado, que pode ajudar das duas formas.

Prestar atenção à umidade do ar, é prestar atenção a sua saúde.

Agora que você sabe como medir a umidade do ar em casa, compartilhe esse conteúdo com quem se interessa.

Redação do Portal WebArCondicionado