Como calcular o consumo do ar-condicionado?

Recebemos inúmeros e-mails de consumidores questionando o valor mensal que um ar-condicionado pode acrescentar à conta de energia. Você sabe como calcular o consumo mensal do seu aparelho? Pode parecer difícil ou confuso, mas é um cálculo simples, que você pode fazer na calculadora que disponibilizamos logo abaixo. Antes, aprenda com as nossas dicas.

Para saber quanto você gastará por mês com a utilização do seu ar-condicionado é necessário saber:

Cálculo de Consumo

 

Seu aparelho de ar condicionado consome aproximadamente:

Horas por dia – é o tempo que seu aparelho ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia.

Dias por mês - coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o aparelho. Ex: 20 dias

Consumo de energia em kWh/mês – esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.

Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica:
Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa.

Após ter essas informações, basta clicar em Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz.

Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia.

Ainda com dúvidas? Deixe seu comentário para que nossa conversa continue.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

1140 Comentários sobre "Como calcular o consumo do ar-condicionado?"

    • Olá, Arison.

      As duas marcas são muito procuradas no mercado e são indicadas pelos técnicos. Você está em dúvida entre algum modelo ou outro?

      Pode nos enviar por aqui para te ajudarmos.

  • Acho que o IMETRO, engana os consumidores com a quela etiqueta PROCEL. qualquer um pode desligar tudo e deixar so o ar ligado tudo bem lacrado que voce vai ter uma surpresa no consumo no kwh, vai ser bem diferente o que diz o celo PROCEL. EX, meu quarto nao mede 7mt um ar 9mil 110v ele consome 1kwh meu quarto e bem lacrado nao tem escapamento de ar, fiquei triste quando usei e vi o resultado, ainda deixei ele em 24graus

  • bom dia, gostaria de tirar uma duvida aqui com voces, um ar splt de 9mil diz no celo Procel consumo de 17kwh, pois averiguei aqui com tudo desligado ate a geladeira, so deixei o ar ligaado, ele me consumiu 1kwh, entaao nao e verdade o que o IMETRO fez o teste, onde ele conseguiu fazer esse ar consumir menos dentro de uma hora.

  • Tenho um split de 9000 btus, e vejo pelo meu medidor de energia que ele consome em torno de 9Kw por dia ligado 8hrs, queria saber se esta dentro do consumo normal dele ou se esta acima.

  • Boa tarde!!!!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida….. quando faço o cálculo pelos dados do selo procel dá bem menos o valor do que calculando pela potência do ar……pq?

    Ex: pelo selo do ar: 34,2kwh/mês
    6 horas por dia 24 dias no mês o kWh a 0,867 = 142,33……

    Agora pela potência do ar: 1630W x 6×24 /1000 = 234 kWh no mês vezes 0,867= R$ 202,, 00

    E aí, qual é o mais correto……
    Grata!!!!

    • Olá, Josiane.

      Essa fórmula foi desenvolvida para ser utilizada com os dados em KW/h, por isso a diferença.
      Se levar em consideração a potência, seria um cálculo diferente do que a calculadora acima utiliza.

      Esperamos ter ajudado, qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  • Se ligar o ar condicionado LG Dual Inverter em dois padrões de monofásico de 110v pois o ar e 220v. Como vou calcular o consumo gasto se está ligado nos dois monofásicos?O kWh será dividido entre os dois? obrigada

  • Boa Tarde, estou com uma dúvida, em um ambiente de seja necessário um ar de 22000 btus, seria mais econômico um ar de 22000 btus com consumo de 41,8 kwh/m ou um ar de 9000 btus com consumo de 17,1 kwh/m? Obs.: o equipamento seria ligado apenas durante à noite num período de 12 horas seguidas, todos os dias do mês. Obrigado!

  • Olá Boa noite
    Eu tenho um Split 12 btus Springer convencional com o consumo de 22,8 kw/h, e comprei outro SPLIT 12 btus Springer inverter com o consome 22,8 kw/h , a mesma etiqueta da Inmetro.
    Entao ser eh a mesma etiqueta como que inverter eh mais econômico?

    • Olá, Sonia.

      Seu questionamento faz total sentido, mas o Inverter segue sendo mais econômico, mesmo tendo o mesmo consumo em kwh. Isso porque os modelos Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com menor oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.

      E o aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, com o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência, principalmente em locais onde a temperatura varia bastante.

  • E quando não temos a informação de kwh/mês quando só temos a potencia do ar condicionado que no caso é 3.720W tensão 220v ~ 17,8A nesse caso qual seria meu consumo por uma hora ligado todos os dias durante um mês ?

  • Estou louca esse mês minha conta veio de 350 por 1073 mais não consegui ficar sem passomal com o calor, essa diferença e normal eu fico quase todo dia ligado

    • Olá, Gislaine, tudo bem?

      No manual, deve ter o consumo médio do aparelho, a partir disso você tem como fazer uma estimativa. Mas te alertamos de que o consumo de energia varia de acordo com o modo de utilização do aparelho. Você tem que levar em conta se você o deixa ligado por muito tempo, se você força muito o motor colocando temperaturas extremas ou se liga e desliga o motor a toda hora, tudo isso interfere no consumo do equipamento.

  • Comprei um ar condicionado splint de 12.000 btus invert consul ar quente e frio (CBJ12EBBNA) e (CBM12EBBNA) 22,8 Kwh/mês, moro no RJ. Verificando o consumo, desliguei todos os disjuntores da casa e só deixei o do Ar ligado, marquei uma hora de consumo, dando um resultado de 5Kw, estou desesperado gastando em média no dia um total ligando 8 horas 40 Kw. O meu medidor é digital pode estar com defeito ou o profissional ter instalado incorretamente. O que devo fazer? lembrando q o meu medidor fica no PC com mais dois medidores.

    • Olá, Fabio, tudo bem?

      A média de consumo dos aparelhos é dada em condições estáveis e de temperaturas medianas. Se você deixa o ar ligado por muito tempo ou se liga e desliga ele muitas vezes ao dia, e ainda, se você o configura para temperaturas muito altas ou muito baixas, ele vai forçar mais o motor e consequentemente consumir bem mais. O aparelho consome de acordo com o uso do proprietário.

  • Boa noite qual seria o consumo desse modelo?
    CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
    Alimentação (volts): 110V
    Ciclo: Frio
    Classificação Energética (INMETRO): A
    Garantia: A garantia deste produto é de 1 ano concedido pela Fontaine conforme descrito no Manual do fabricante.
    Consumo de Energia Procel (kWh/mês): 16,8
    Dimensões Unidade Interna:
    Dimensões Unidade Externa:
    Unidade interna – Largura (mm):
    Unidade interna – Altura (mm):
    Unidade interna – Profundidade (mm):
    Unidade interna – Peso (mm): 6,5
    Unidade externa – Largura (mm): 663
    Unidade externa – Altura (mm): 421
    Unidade externa – Profundidade (mm): 254
    Unidade externa – Peso (mm): 20
    Diâmetro da linha de sucção: 3/8 pol
    Diâmetro da linha de líquido: 1/4 pol
    Código Modelo Evap.: UTI 09 EVAP F9 – 1
    Código Modelo Cond.: UTI 09 COND F9 – 1
    Corrente Elétrica de Refrigeração (amperes):
    15A
    Eficiência Energética EER (W/W): 3,26
    Potência de Refrigeração (W): 801W
    Vazão de ar (m³/h): 486 m³/h
    Gás Refrigerante: R-410A
    Tipo do Condensador: Horizontal
    Tipo de tecnologia do compressor: Rotativo
    Controle remoto: Sim
    Controle remoto iluminado: Não
    Controle da direção do ar (Para cima – Para baixo): automatico
    Controle de temperatura estável: Não
    Nível de ruído interno: 42
    Nível de ruído externo: 59
    Cor da evaporadora: Branco
    Timer: Sim
    Regula velocidade de ventilação: Sim
    Sleep: Sim
    Swing: Sim
    Turbo: Sim
    Memória: Não
    Aviso limpa filtro: Não
    Filtro anti-bactéria: Não
    Desumidificação: Não
    Material da serpentina: Cobre
    Proteção anti-corrosão: Sim
    Função brisa: Não
    Controle da direção do ar (Esquerda – Direita): Manual
    Indicador de temperatura na evaporadora: Sim
    Tecla de exaustão: Não
    Frequência: 60
    EAN: 7898595371017
    Valor quilowatts TE 0,33735
    Valor quilowatts TU 0,26444

    • Olá, Cristiano, tudo bem?

      Como consta nas informações que você nos mandou aqui, o consumo dele é 16,8 Kwh/mês. Com essa informação e seguindo os passos no texto acima, você consegue calcular o seu consumo de energia.

    • Olá, Leonardo, tudo bem?

      Cada aparelho e modelo possuem suas particularidades no consumo de energia, precisamos que você nos informe quais são as especificações do seu para que possamos pesquisar e calcular isso.

    • Olá, Renan, tudo bem?

      Sim, o cálculo é confiável, se você levar em conta todos os fatores que podem agravar ou amenizar o funcionamento do motor.

  • Gostaria de saber como faço pra saber se meu ar condicionado está consumindo os Kw/mês que está informando que consome? O meu é o Springer Midea 9.000 btus modelo 42MACA09S5 onde informa que é 17,36kw/h mês. Fiz os calculos na sua calculadora e ele deveria 146,60 por mês mas a minha conta está vindo em média 280,00. Observei no quadro de energia e o ar condicionado está gastando em média de 9 a 11kw por noite, acredito que esse consumo está muito além fo indicado. Como faço pra saber se está correto?

  • Gostaria de saber quanto um ar inverter da Consul de 12btus gasta por mês ligado 8 HS por dia por 25 dias, desde já agradeço a atenção, sou do RJ.

  • Boa tarde WebAr,

    Gostaria de saber por gentileza, quanto gastarei mensalmente no ar condicionado portátil que comprei, pois falam que ele consome muita energia.
    Horas usadas por dia: 05h
    Valor unitário kwh: 0,74479 (Light/RJ)

    Especificações: Ar cond. Portatil Gree

    Modelo GPC10AH-A3NNC3D
    Tensão 127V~
    Freqüência 60Hz
    Capac. Refrigeração 2.950W
    Pot.Elétrica Refrigeração 1.070W
    Pot.Nominal 1.270W
    Pressão Máxima de Operação de Descarga 3,8MPa
    Pressão Máxima de Operação de Sucção 1,7MPa
    Nível de Ruído (I / )nterna Externa 53dB(A)
    Gás Refrigerante R410A
    Carga Refrigerante 420g
    Peso 24.000g
    Classe de Isolação I

    Desde já, ficarei muito grata pela ajuda!

    • Olá, Simone.

      Para fazermos o cálculo, precisamos saber, além dos dados acima, sobre o consumo de energia do aparelho em kW/h. Fizemos uma pesquisa e percebemos que a Gree não informa esse dado, em todas as lojas consta como “não informado pelo fabricante”. Sugiro que entre em contato com a Gree para descobrir esse dado, assim podemos calcular e saber quanto o aparelho irá gastar.

      Ficamos no aguardo, Obrigado.

    • Olá, Katia, tudo bem?

      Na teoria, sim, o que tem menos BTUs consumiria menos energia. Porém, é preciso levar em conta se esses aparelhos estão dimensionados de forma correta, ou seja, se a potência deles é adequada ao tamanho e fatores do ambientes, pois um ar dimensionado de maneira errada, vai consequentemente consumir energia de maneira imprevisível.

    • Olá, Katia, tudo bem?

      Na teoria, sim, o que tem menos BTUs consumiria menos energia. Porém, é preciso levar em conta se esses aparelhos estão dimensionados de forma correta, ou seja, se a potência deles é adequada ao tamanho e fatores do ambientes, pois um ar dimensionado de maneira errada, vai consequentemente consumir energia de maneira imprevisível.

  • Gostaria de saber se eu usando o meu ar-condicionado inverter 12.000 BTUs no modo econômico ele consome menos do que tá mostrando no aparelho que é 22.8kW/h.

    • Olá, Andressa, tudo bem?

      As médias de consumo dos aparelhos normalmente se referem ao seu uso em configuração típicas, sem grandes variações de temperatura e uso do motor.

    • Olá, ASSEF.

      Essa informação costuma vir nas especificações do aparelho. Fizemos a busca pelo modelo que você descreveu acima e seria esse aparelho aqui, isso?

      O consumo dele é de 17,1 kw/h, segundo as especificações técnicas enviadas pela fabricante.

  • Preciso saber o valor do consumo de energia elétrica de um ar condicionado INVERTER de 9.000 BTU ligado 8 hs dia em 20 dias por mes. Desde já grato.

    • Olá, Jair.

      Você quer saber o consumo do ar-condicionado ou quer fazer o cálculo para descobrir quantos BTU sua sala necessita? Se precisa saber o consumo, basta preencher os dados que a calculadora pede acima. Se precisa saber os BTU, o cálculo pode ser feito aqui nesta calculadora.

      Qualquer outra dúvida em que possamos ajudar, ficamos à disposição.

  • Adorei a proposta da calculadora que vocês desenvolveram. Sugiro que vocês criem um aplicativo para celular, para que seja mais prático o acesso e essa ideia possa ser usado por mais pessoas. Parabéns, foi muito útil para mim. Obrigado.

  • Boa tarde, Eu não tenho o aparelho ainda, então não tenho como ver essas informações que vocês me pediram, mais gostaria de uma ajuda de vocês para ter esse consumo aproximado,desde de já muito obrigado.

  • Olá. Tenho um pequeno apto de 44m2 face norte, envidraçado, q precisa do ar cond muitos dias do ano. Tenho 1 ap. 12.000 btus e 2 ap. 9.000 btus ligados todos em 1 única grande condensadora Vou colocar o apto para aluguel no airbnb em fev 19 e precisaria contabilizar o consumo em reais de cada hóspede, isso é possível? Aguardo. Grata. Siomara.

    • Olá, Siomara, tudo bem?

      Você precisa descobrir qual o consumo médio de cada aparelho. Deve estar no manual. Se você não tiver um, nos mande o modelo que vamos tentar conseguir para você

  • Meu ar gasta 22,8Kwh/mês. Ele gasta esse valor independente da temperatura que eu usar ou esse valor pode variar se eu ajustar ele numa temperatura um pouco mais alta?

    • Olá, Alonzio, tudo bem?

      A média de consumo dos aparelhos é medida em condições de uso normal, sem forçar muito o motor. Se a diferença de temperatura que o equipamento tiver de cobrir foi muito grande, ele vai trabalhar mais e, portanto, consumir mais energia.

  • Gostaria de saber si eu usar um ar que é 220 com um transformador vai ter algum aumento no consumo de energia!
    Por ser o meu padrão 110.
    Compensa eu usar o transformador ou mudar o padrão?

    • Olá, Thiago.

      Sim. Utilizando o transformador, o consumo de energia será maior, conforme citado no texto acima. E muitos profissionais defendem que usar o transformador não é uma boa prática.

    • Olá, Otilio.

      O valor de 1 hora de uso é só um parâmetro para fazer o cálculo. Você informa quantas horas utiliza e a calculadora informa o consumo de acordo com o uso de cada um.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição. Feliz 2019!

  • Boa noite,por favor confirmem se meu calculo esta correto,abs.
    Cálculo de Consumo
    Horas por dia
    6
    Dias por mês
    30
    Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês)
    26,2
    Preço da energia (reais p/ kW/h)
    0.7
    Total – 110,04

    • Está correto sim, Renato. 110,04 p/mês.

      Como o consumo de energia do seu aparelho é bem alto, acaba saindo um valor caro mesmo.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  • Prezados, gostaria de saber o consumo de um ar Split 18.000 normal, instalado em um deposito de 6m2, onde armazenamos queijos e molhos industrializados em prateleiras abertas, o ar fica ligado 24h por dia com o termostato regulado em 24 graus. o dono do deposito quer cobrar por estimativa considerando somente a potencia e as horas 24 horas que fica ligado. Entendemos que dessa forma seremos penalizados uma vez que o ar tem capacidade superior ao tamanho do ambiente e seu termostato faz o desligamento automatico, se puderem informar o consumo em Kwh mes agradeço .

    • Olá, Cìcero.

      O consumo do ar depende de cada modelo. Se você nos passar a referência desse modelo de 18.000 e a marca e te passamos quantos khw o aparelho consome.

      Ficamos no aguardo.

  • Me tire uma duvida tenho um ar de 9000 btus que consome 17,1 mas eub queria saber se esse calculo ele e feito no modo turbo ou no modo mais economico?

  • Um ar condicionado de 9.000 Btus, com 740 W de potência elétrica (exemplo Fujtisu), é menos eficiente do que um de 9.000 Btus de 814 W (exemplo LG)? Pode explicar melhor essa questão de potência?
    Ou isso se refere apenas ao consumo de energia, quanto menor, melhor?

    • Olá, André.

      Exatamente, quanto maior o (W), ou seja, a potência, mais rápido é liberado a energia elétrica.

      Considerando que o KwH é resultado da potência X tempo, quanto maior a potência, maior será o consumo de energia.

      Lembrando que, quando falamos sobre ar-condicionado, a melhor forma de saber a potência em BTU ideal é realizando o cálculo de BTU.

  • Bom dia.
    Tenho uma área de 150m2, área de reuniões e palestras, com 120 pessoas.

    A calculadora não alcança esses números.

    Como posso calcular corretamente?

    Grato.

    • Olá, Edinei.

      Na verdade a calculadora de consumo não solicita esses dados, mas sim a calculadora de BTU. Para calcular o consumo você precisa informar os dados solicitados acima, como quantas horas por dia o aparelho fica ligado, quantos dias no mês, o consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês) e o preço. Assim você descobre quanto o ar-condicionado está consumindo.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  • Me pergunto se os AC inverter valem mesmo a pena, pois o meu normal antigo aqui utiliza 23,1kw por mes, um inverter novo atinge 21,3… pelo que se como que dizem que ele pode ser ate uns 60% mais economico no fim do mes? juro que não entendo como calculam isso.

  • Olá. Preciso comprar um gerador para um motorhome onde tenho um ar condicionado de 7500 btu’s. Sei que a potencia consumida por ele é +/- 900 watts. Na hora de ligar o mesmo sei que seu consumo é maior. Em quantas vezes? Ex: se for 2 x maior no arranque, preciso levar essa potencia em consideraçao para o dimensionamento do gerador? Agradeço desde já.

    • Olá, Fabricio.

      Infelizmente não temos uma equipe técnica nesse momento que te ajude nessa questão. Você pode compartilhar seu questionamento do Fórum do Ar Condicionado, pois lá milhares de membros participam ativamente e podem te ajudar.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  • um ar condicionado split p o quarto da minha residência ligando 8 horas por dia apenas a noite, qual consume mais energia o d 9.000 btu ou o d 12.000 btu? lembrando q meu quarto medi 4m por 4

    • Olá, Paulo.

      Para saber qual irá consumir mais energia, é importante saber primeiro qual a potência ideal para o seu ambiente. Se não estiver com a potência correta, irá consumir mais na sua conta de luz. Você pode descobrir o BTU ideal pro seu ambiente fazendo o cálculo em nossa calculadora de BTU.

    • Olá, Wanderson.

      O valor do consumo de energia em kWh/mês você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL. Com esse dado você consegue calcular o consumo total no mês através da calculadora, que trabalha dessa forma.

  • Boa tarde , supondo o consumo de um ar condicionado de 21,8 Kwh/mês , de acordo com o selo do PROCEL , como obter a potencia do aparelho em watts ,potência elétrica . Obrigado.

    • Olá, Renan.

      Essas informações sobre potência em watts constam na etiqueta do produto. Conseguiu localizar? Se não, envie por aqui o modelo do seu aparelho que procuramos para você.

  • adorei eu que uso energia solar durante 30 dias e 16horas com o ar ligado por dia da em torno de 30 reais mensal , eu só espero não passar da minha cota de kW mensal pq senão ao inves de pagar 0,11 centavos o kW pago 1,35 centavos normal como todo mundo dai o bico pega

    • Olá, Mila.

      Você não precisa multiplicar, basta informar os dados solicitados pela calculadora e ela mesma faz essa conta. Quanto ao consumo do mês que ela pede (kWh/mês), essa informação você encontra na etiqueta adesiva do ar-condicionado, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL.

    • Olá, Diego.

      O Inverter sai mais em conta a longo prazo pois, além do benefício de ser capaz de atingir a temperatura desejada mais rapidamente, ele a mantem constante, com pouca oscilação de energia – o que acarreta em economia na conta de luz. Explicamos tudo aqui nesse post.

      Qualquer outra dúvida sobre comprar o aparelho, conte com a gente.

  • preciso que me expliquem como esse calculo foi feito!!!
    horas x dia x consumo x preço????? não cheguei no resultado 29,08 como o exemplo mostra

    • Olá, Lilian.

      O exemplo que está na calculadora serve apenas como uma referência para você preencher seus dados. Para chegar ao seu resultado, você deve preencher de acordo com o seu consumo do seu aparelho, colocando as suas informações conforme o uso do seu ar-condicionado. Ok?

      Se ficar com alguma dúvida, nos comunique para te ajudarmos. Se preferir, pode nos enviar seus dados, conforme a calculadora pede, para calcularmos pra você.

  • TENHO UMA POUSADA COM 12 AR CONDICIONADOS DE 9.000BTU´S LIGADO 10 HORAS POR DIA POR 22 DIAS NO MÊS, GOSTARIA DE SABER QUANTOS KW/MÊS CADA AR CONDICIONADOS CONSUMO?

    • Olá, Marcos.

      Para chegar a essa informação na calculadora falta você informar o Consumo de energia de cada aparelho(kW/h p/ mês) e o Preço da energia (reais p/ kW/h) na sua cidade e somar essas nove unidades. Precisa de alguma ajuda?

  • Esta calculadora leva em consideração o tempo que ele fica sem funcionamento por alcançar a temperatura ideal, exemplo: deixa ligado 8 horas por noite, quando alcança a temperatura que especifiquei ele (inverter) entra no modo minimo e retorna quando a temperatura sobe.

  • Se o ar trabalhar na capacidade mínima, o preço será menor que o que foi calculado no site?

    22.6kwh/mês
    8 horas por dia
    30 dias por mês
    Tarifa 0.63684 kw/h

    • Olá Jorge, tudo bem?

      A calculadora leva em conta o consumo médio. Lembrando que, se você colocar o ar-condicionado na temperatura máxima ou na temperatura mínima, o consumo de energia vai ser mais elevado, pois essa configuração vai exigir mais do equipamento.

      Agradecemos o seu contato.

  • Eu só gostaria de saber quanto um ac consome em watts por hora funcionando no maximo de sua capacidade. Esse é um dos maiores misterios da humanidade.

    • Olá, Edsa.

      Não há uma resposta universal para essa pergunta, pois cada aparelho tem suas características específicas e isso influencia em seu consumo. Portanto, cada modelo de aparelho possui um consumo. Desenvolvemos essa calculadora justamente para ajudar a descobrir quanto o aparelho está gastando baseado em dados como Consumo de energia em kWh/mês, conforme consta no texto acima.

      Você pode nos enviar os dados acima do seu aparelho para te ajudarmos nesse cálculo.

    • Olá, Lucas.

      Há algo de errado aí, a calculadora funciona baseada na fórmula que mencionamos e calcula automaticamente. Como você está fazendo o cálculo manualmente?

  • Tengo una consola de aire de 24 BTU y 20 seer. Como economizo más luz, apagado cuando esté trabajando o dejando todo el tiempo encendido? Gracias

  • GOSTARIA DE SABER QUANTO UM AR DE 12MIL BTUS LIGADO 14HORAS POR DIA GASTA NO FINAL DO MES.
    A ENERGIA DA MINHA CIDADE/CONTA: 0,432701 ESSE E O VALOR QUE VEIO MA CONTA KWH A 0,432701.

    • Olá, Erica.

      Para chegarmos ao resultado, falta você informar o “Consumo de energia em kWh/mês – esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto”

  • Bom dia !

    Estou com duvida, qual a equação geral ?
    eu queria saber apenas o meu consumo mensal, nao levando em consideração o valor pago da tarifa

    Exemplo:
    8h por dia
    22 dias
    35,3 kwh/mes

    • Olá, Taís.

      Considerando que a unidade kWh/mês é a informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês (30 dias), ligado durante uma hora por dia, basta fazermos o cálculo multiplicando pela quantidade de horas que você usa no dia e depois aplicando uma regra de 3 para corresponder aos 22 dias utilizados:

      – 35,3 kwh/mes x 8 horas por dia = 282,4 kwh/mes

      282,4 kwh/mes ————— 30 dias
      x —————————- 22 dias

      Resposta: 207,09 kw/mes (lembrando que isso é uma média aproximada)

      Esperamos ter ajudado 🙂

  • Olá boa tarde,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, acerca do consumo de um ar condicionado de 27.000btu/s, pois na frente dele tem uma informação de consumo que diz que ele consome por mês 59,22 KWh se usado 1 hora por dia. Pois bem, então para calcular o consumo deste aparelho eu preciso alterar o consumo por mês 59,22 de acordo com a quantidade de horas. Ex. 2 horas o consumo será de 118,44?

    Desde já, agradeço por nós oportunizar essa interação, sobre um assunto tão importante!

    • Olá, Macall.

      A lógica seria essa mesma, no entanto isso vale se você calcular por um dia. Para ter uma noção melhor do quanto gasta no mês, aconselhamos o uso da calculadora para saber o consumo exato 😀

  • INSTALEI UM DE 12.000, FIZ O CALCULO E APRESENTOU 78,00 MÊS, INFORMEI 4H POR DIA DURANTE 30 DIAS, A MINHA DÚVIDA É QUE QUE NAS INFORMAÇÕES DE VCS, DIZ QUE WWH/MES É BASEADO EM 1h por dia, SENDO ASSIM COMO FICARIA? MEU CALCULO FICOU ASSIM:

    4h por dia
    30 dias no mes
    22,4 consumo do aparelho
    0,87700 preço da energia

    total R$ 78,58

    • Olá, Marcelo.

      A informação “Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia”, é apenas uma referência. Preenchemos a calculadora com seus dados e esse resultado final que você nos enviou está correto 😉

    • Olá, Anderson.

      Esse cálculo que apresentamos é uma média de consumo, então o aparelho ligado em temperaturas mais extremas irá consumir um pouco mais do que essa média, não há como saber precisamente. Esperamos ter ajudado 🙂

  • Olá, minha dúvida é a seguinte:

    Meu aparelho tem um consumo (KW/h) de 17,1.

    Esse consumo é referente ao aparelho independente da temperatura/velocidade?

    Pois teoricamente um aparelho de ar condicionado na temperatura 17 e em velocidade máxima consome mais energia que outro igual ligado a temperatura 24 em velocidade baixa, correto?

    Caso sim, é possível calcular baseado na temperatura que mais use (23 graus, por exp)?

    • Olá, João.

      O consumo independe da temperatura e velocidade.

      O aparelho deve estar instalado de acordo com todas as especificações da fabricante para não gastar em excesso. O que pode acontecer que consome mais é ele estar subdimensionado. Se o ambiente precisa de 30000 BTU e você instalar um de 24000BTU, por exemplo, ele vai trabalhar forçado consumindo mais energia do que o de 30000 BTU. Entenda melhor lendo este post.

      Esperamos ter ajudado nos esclarecimentos 🙂

  • Muito Obrigado.
    Estou tentando verificar qual o custo/hora de dois ar condicionado q tenho em casa.
    Um antigo de janela Consul air master 10.000 BTUs
    Outro Samsung doutor inverter 12.000.
    Grato
    Momberg
    019 99159 4450

  • ola, tenho disponivel energia 110v , pensando na economia o ar com tecnologia inverter consome menos,porem, nao tem disponivel na voltagem 110v.
    Pergunta:
    qual seria a melhor opçao instalar este(inverter) com a utilizaçao de um transformador pra 220v ou seria melhor comprar um modelo convencional e usar sem transformador ,sabendo que o transformador tb configura um gasto maior na energia.

    • Olá, Sonaria.

      Pedimos desculpas pela demora na resposta. Estivemos em recesso no final do ano e quando voltamos recebemos milhares de comentários, e como cada caso é um caso leva tempo para conseguirmos responder tudo com atenção, mas vamos lá:

      Algumas pessoas utilizam transformador para fazer a adaptação de 110v para 220V. No entanto, essa prática pode comprometer o funcionamento do aparelho. O mais recomendado é que você solicite a empresa de energia de sua cidade (CEE, Eletropaulo, Celpa, etc) um aumento de carga 🙂

    • Olá Bianca,

      se os dois estiverem instalados de acordo com todas as especificações da fabricante e não estiverem subdimensionados, sim. Mas se o ambiente precisa de 30000 BTU e você instalar um de 24000BTU, ele vai trabalhar forçado consumindo mais energia do que o de 30000 BTU. Entenda melhor lendo este post.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Gilson,

      nossa calculadora calcula o consumo médio de um aparelho, mas ela precisa das informações acima. O preço da energia elétrica na sua cidade e o consumo do aparelho informado pelo Inmetro.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Matheus,

      só é possível fazer o cálculo se você informar o preço da energia elétrica da sua cidade. Você pode ver essa informação na conta de luz.

      Obrigado pelo contato.

  • BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER QUAL O CONSUMO EM KWh/mês DO AR ELGIN 6000 BTUS PRA EU PODER FAZER O CÁLCULO DO CONSUMO MENSAL PELA CALCULADORA DE VOCÊS.

    INFELIZMENTE JÁ TENTEI DE TODOS OS MODOS ME COMUNICAR COM A ELGIN – TENTEI TODOS OS TELEFONES, TANTO DE SP COMO DO RJ, MAS NENHUM ME ATENDE. TENTEI TAMBÉM O E-MAIL DELES NO FALE CONOSCO NO SITE DA ELGIN , MAS NÃO ACEITARAM O MEU E-MAIL, DERAM ELE COMO “NÃO VÁLIDO”.

    PODERIAM ME AJUDAR? QUALQUER APARELHO DE 6000 BTUS TEM O MESMO KWh/mês? OU DIFERE DE FÁBRICA PRA FÁBRICA?

    O SITE DA ELGIN É http://www.elgin.com.br

  • Estou com uma dúvida tem um ar condicionado de 18.000 BTUs em um ambiente de 40 metros quadrados com vidro na frente uma área de comércio que bate o sol praticamente o dia todo, no verão o ar não dá Vazão. a dúvida é, troca o ar de 18000 por um de 30000 ou instala mais um de 12000 ou de 18000.qual dessas opções é melhor para a economia de energia.Grata

    • Olá Debora,

      depende do preço da energia elétrica na sua cidade e do consumo que seu aparelho faz. O consumo depende de várias variáveis, como o tipo de instalação, a forma que ele é utilizado, a temperatura e se ele está instalado conforme as especificações do fabricante. Por esses motivos, infelizmente, não conseguimos fazer esse cálculo.

      Obrigado pelo contato.

  • Estou com uma dúvida sobre a utilização do meu Ar Condicionado. Eu instalei o mesmo no meu quarto, porém é um quarto pequeno, então sempre uso a temperatura entre 25/26 graus. Assim que o ar chega nessa temperatura (o que acontece de forma rápida devido o quarto ser pequeno) ele desliga e fica apenas no modo ventilar. Durante vários minutos ele permanece só ventilando e depois volta a ligar, e depois de poucos minutos desliga novamente. Eu gostaria de saber se esse comportamento de ligar/desligar várias vezes consome mais energia? Se no caso, compensaria eu usar uma temperatura menor para ele desligar menas vezes? Fico no aguardo e obrigado pela atenção!

    • Olá Marcos,

      o liga/desliga realmente é o pico de consumo do aparelho, mas esse tempo que ele permanece com o compressor desligado, acaba compensando.

      Obrigado pelo contato.

  • Segundo os cálculos de potencia meu quarto precisa de um ar de 13200 btus até 14000 BTUs. Gostaria de saber pq as marcas de Split pulam de 12mil BTUs para 18mil BTUS? Pq não tem modelos entre esses valores, como um de 15mil BTUS? Vou acabar gastando muita energia elétrica se tiver que comprar um de 18mil.

  • Bom dia. Estou com uma dúvida. Comprei um Ar Condicionado Electrolux Ecoturbo de 9.000 BTUs e na etiqueta de consumo está constando que o mesmo consome 17,1 kWh/mês (Classificação A). Usei a calculadora do site para calcular o consumo mensal, usando as seguintes informações: uso de 5h por dia, 30 dias no mês e com o valor da energia elétrica R$ 0,57 kW/h. Segundo resultado do cálculo, o Ar irá consumir em média R$ 48,74 por mês, porém estou achando o valor muito baixo para essa média de uso. Gostaria de saber se essa informação estaria correta mesmo, para eu não ter uma surpresa quando chegar a conta de luz? Se ajudar, olhei no manual do produto e a potência (W) consta como 822 W. Desde já agradeço a atenção.

  • boa tarde, estou montando uma escola especializada em aulas de reforço e preciso compreender melhor como refrigerar meu espaço. O local onde vamos instalar tem 200 metros quadrados mas vamos subdividilo em varias mini-salas de 4 m quadrados cada uma alem de uma recepção de 30 metros quadrados. o teto do espaço tem 2,87 de altura e as paredes das divisorias que dividiram as salinhas em 2 metros de altura. Qual seria a minha melhor opção para refrigerar este espaço subdivido? quantos ar condicionados eu tenho q instalar e com qual potencia?

    • Olá Maikon,

      o ideal nesse caso é uma central de ar, mas para definir a capacidade e saídas de ar, você precisará chamar um técnico para avaliar o local. Se precisar de ajuda para encontrar uma empresa próxima de você que realize esse serviço, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • OLÁ, QUERIA SABER SE TEM ALGUM AR QUE FUNCIONA BEM NA ENERGIA DE 110? E SE ELE CONSOME MAIS ENERGIA EM 110 DO QUE NA 220? SE ALGUMA FABRICANTE JÁ PENSA EM FAZER ELE EM 110? OBRIGADO.

  • boa noite sou cadastrado como estalador só que o e-mail cadastrado não consigo abrir mais, gostaria de mudar o e-mail o meu cnpj e o 11310789/000101 não consigo fazer um novo cadastro pois o o cnpj já existe como você pode me ajudar

  • para um ambiente de 9m² a onde o ar vai ficar ligado 8 horas por dia durante 30 dias por mês, qual a melhor opção: split 7.000btus ou inverter 9.000btus.
    desde já agradeço pela atenção.

    • Olá Elvanio,

      depende de quantos BTU o ambiente precisa, faça o cálculo aqui. Nunca instale um ar-condicionado com menos BTU do que o indicado, pois isso fará com que ele gaste mais energia. Ou seja, se o ambiente precisa de no mínimo 9000 BTU e você instalar um de 7000 BTU, ele vai consumir mais energia do que um de 9000 BTU, pois o esforço dele para climatizar o ambiente será muito maior.

      Obrigado pelo contato.

  • QUANTO VOU PAGAR DE ENERGIA POR MES COLOCANDO 2 AR CONDICIONADOS DE 18 BTUS EM UMA ÁREA DE 65 METROS QUADRADOS, CONSUMINDO OS 2 AR CONDICIONADOS SÓ NAS HORAS MAIS QUENTE E MANTENDO A TEMPERATURA SÓ COM UM AR 13 HORAS POR DIA POR 30 DIAS COM CORTINA DE TEMPERATURA? POIS SE TRATA DE UM AMBIENTE DE COMÉRCIO .

    • Olá, Aneise.

      Para fazer esse cálculo, além de informar quantas horas por dia os aparelhos ficarão ligados e quantos dias por mês, é preciso saber também o consumo de energia dos aparelhos(kW/h p/ mês), que você encontra no manual, e o preço da energia (reais p/ kW/h) na sua cidade. Assim será possível chegar até o consumo total. Sugerimos que você complete a calculadora acima com esses dados que faltam ou então envie para a gente.

      Agradecemos pelo seu contato.

    • Olá Vitor,

      depende de como fica confortável para você. Aqui temos umas dicas de como economizar energia usando ar-condicionado. Para esse objetivo, quanto mais perto da temperatura externa o aparelho estiver, menos energia ele consome.

      Obrigado pelo contato.

  • Por favor me ajude a calcular essa conta desse ar fica ligado 10 por noite , ar de 12 Btu Eletrolux, minha conta vinha 434 kwh a 600 kwh a conta passou vim 1236 kwh me ajudem por favor obrigado

    • Olá Genesio, para fazer o cálculo precisamos saber qual o consumo do aparelho informado pelo fabricante. Mas quando o consumo de energia da sua casa vinha 434 kwh a 600 kwh, você já usava o ar-condicionado e aumentou, ou aumentou porque você começou a usar?

  • Boa tarde, a minha dúvida é se o aparelho não tem a etiqueta da procel, como proceder para saber o consumo dos ar condicionados, obrigado aguardo seu retorno.

    • Olá Nevaldo,

      infelizmente alguns aparelhos não possuem mesmo o selo Procel, e desta forma não tem como saber o consumo. Mas alguns pesquisadores já criaram aparelhos capazes de descobrir quanto consome cada eletrodoméstico. Veja esse.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite estou fazendo um trabalho, e tenho um ar condicionado ( chiller ghp) ele tem um consumo de gas 67kw, gostaria de saber como faço o calculo para achar o consumo em metros cúbicos.
    Desde já agradeço pela ajuda.

  • eu tenho Ar condicionado 12000 BTU Split LG, gasto 12 horas por dia, 30 dias por mes, (1120 Watts de potência) gasta 235,20kWh por mês, quanto vai dar o meu gasto por mes em real ?

  • Olá, tenho em minha sala um split de 30mil btu.
    Estou me mudando para uma casa menor, minha nova sala o dimensionamento ideal do aparelho seria 18mil.
    Se eu levar o aparelho de 30 mil para casa nova o consumo de energia será maior?

    • Olá Luiz,

      se você investir ou trocar seu aparelho por um de 18000 BTU vai economizar energia. Mas se continuar com o de 30000 BTU vai continuar consumindo a mesma coisa.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida, estou pesquisando ar condicionado split, quero o que consuma menos energia, todos falam que o modelo inverter é mais econômico, só que olhando a classificação de consumo dos dois modelos. Por exemplo o LG Libero inverter tem o consumo 17.1(kw/h), já o modelo Philco PH9000QFM5 convencional tem consumo em 16.4(kw/h). Afinal quem é realmente mais econômico? Peço ajuda dos amigos da Web Arcondicionado.

    • Olá Francisco,

      o cálculo feito para chegar a esse valor de consumo em kw/h não leva em conta se o aparelho é inverter ou não. Na prática o inverter consome menos energia por conta da eficiência energética.

      Obrigado pelo contato.

      • Ok. Obrigado. Estava na dúvida, mas acho que vou optar pelo inverter mesmo. Uso um Gree de 9000 btus inverter e é muito bom. Valeu, abraço!

  • Olá, qual ar é mais econômico um Consul 9.000 btus inverter frio com Consumo(kw/h):17,0 ou um Split 7000 btus Frio com Consumo(kw/h): 13,3, levando em conta que vão ficar ligados aproximadamente 8 horas por dia durante 30 dias.

    • Olá Elvanio,

      o ideal é usar um aparelho com a capacidade que o ambiente precisa, jamais a menos, pois se o ambiente precisa de 9000 BTU e você instalar um aparelho de 7000 BTU, ele vai consumir bem mais energia pois fará mais esforço. Faça aqui o cálculo de BTU.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Kilma,

      os aparelhos com tecnologia inverter também não estragam com facilidade, basta serem bem instalados e usados de forma correta. Saiba mais sobre a tecnologia inverter aqui.

      Obrigado pelo contato.

  • Ola gostaria de saber qual ar devo comprar ou seja de qtos btus pra colocar na minha farmácia. La o ambiente mede 96 m quadrados .16 m de comp e 6m de largura.vai ser ligado 6 horas por dia e 20dias por mês. E a anergia aqui é 0,43 o kw.?

  • Amigos , confesso que não tenho hábito de escrever em sites , mas após sucessivos aumentos na conta de luz , a maioria das pessoas nos dias de hoje tem que estar alerta . Pois bem posso GARANTIR a todos que o ar condicionado Springer de 7500 Btu’s ligado 8 horas por dia , o mês inteiro consome EXTAMENTE 228 KWS , ou quase 8 kws por dia , ou 1 kwt POR HORA . Estou afirmando isso porque possuo um ” relógio ” medidor da Light SOMENTE PARA ESSE APARELHO . Tenho lido muita coisa equivocada em vários sites , que ao invés de ajudar ou auxiliar o entendimento , deixam os leitores com informações erradas !! Aliás no próprio sitec da Light , há simuladores de TODOS os aparelhos . Por isso REAFIRMO que INDEPEDENTE do ar condicionado ligar e desligar , ele CONSOME SIM E ELEVA A CONTA DE LUZ !

    • Olá Mitter,

      o que um ar-condicionado consome de energia depende de vários fatores, como: se a instalação foi feita de acordo com o manual de instalação do fabricante, se ele foi corretamente dimensionado, se as duas unidades estão instaladas em local apropriado, se o ambiente climatizado é sempre bem fechado, se é feita a manutenção preventiva, se os filtros são limpos corretamente e periodicamente, entre outros. Por isso, um aparelho idêntico ao seu poderá consumir bem mais ou bem menos energia do que o seu. Os cálculos são corretos, porém, eles não têm como ser exatos, são médias. Veja os links que eu colei aqui, são textos que explicam melhor tudo que eu disse.

      Agradecemos o seu contato e colaboração.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    • Olá Caio,

      você precisa inserir as informações que a calculadora pede. Para isso você precisa saber o consumo de energia do aparelho (kW/h p/ mês) e o preço da energia (reais p/ kW/h).

      Obrigado pelo contato.

  • Minha dúvida é a seguinte: o consumo apontado pelo INMETRO é baseado no funcionamento do ar condicionado com o compressor trabalhando a 100%? Qual o delta de temperatura utilizado para teste? Isso faz toda a diferença. Só faz sentido o quanto o equipamento consome em 1 hora, pois teoricamente ele vai trabalhar na potência máxima para atingir a temperatura, mas não faz sentido por exemplo se o ar condicionado ficar 8 horas ligado. Ao atingir a temperatura ajustada na primeira hora ele só vai mantendo a temperatura, assim não vai ficar ligado o tempo todo na potência máxima. Meu raciocínio está correto ou estou falando bobagem?

  • Olá, gostei muito de fazer o cálculo de consumo por aqui e agradeço muito por disponibilizar essa ferramenta, porém, estou muito curioso. No site, o cálculo já é feito em automatico. Por tanto, gostaria de saber Qual é a fórmula q vcs utilizam?

    • Olá Carlos, não temos a fórmula, ela foi desenvolvida por engenheiros e pelo INMETRO. Mas agradecemos o seu contato e esperamos sempre poder contribuir com o setor.

  • Boa tarde.
    Tenho um split LG inverter de 11.500 btus para um quarto de 12 m2. Numa temperatura do quarto de 30 graus, se eu ajustar o meu ar para 18 graus, quantas horas ele leva para chegar a 18 graus ?

    Obrigado.
    Moises

    • Olá Moises,

      não temos como saber exatamente, pois isso depende de quanto está a temperatura no ambiente e quantos graus ele precisará baixar para chegar a 18ºC.
      Mas não são horas, são minutos, o inverter é rápido.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite!
    Parabéns pelas informações disponibilizadas!
    Meu quarto possui área de 10,5m² (teria 12m², mas estou descontando o espaço que um armário embutido ocupa em toda uma parede).
    Utilizarei um modelo de janela e acredito que o ideal seria um aparelho de 10.000 BTUs. Estou correto?
    É verdade que um de 7.500 BTUs acabaria gastando mais por fazer “mais esforço”?
    Tem algum modelo de janela que você recomenda?
    Muito obrigado!

    • Olá João Paulo,

      você pode fazer o cálculo de BTU para ver quanto seu quarto precisa corretamente aqui.
      E sim, um aparelho com capacidade menor do que o ambiente precisa, trabalha mais para conseguir gelar o local, portanto, consome mais energia.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Rafael,

      chame um profissional do setor para avaliar o local. O tipo de equipamento para um ambiente com 121m² depende de alguns fatores como: disposição dos móveis, divisórias, paredes, janelas, quantidade de pessoas aproximadamente, entre outros. Se precisar de ajuda para encontrar empresas próximas de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores. E sobre o consumo, vai depender do tipo de climatização. O técnico que for avaliar o ambiente poderá lhe dar uma base.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia !
    Possuo um ar condicionado split inverter 18000 BTUs. No qual o consumo de 33,6 por mês. A dúvida é se esse ar operar na potência máxima a 18 graus onde por exemplo a temperatura externa de 35 graus por exemplo e o compressor tenha que trabalhar próximo do 100% por todo o tempo. Ele vai gastar dentro dessa média de consumo ?

    • Olá Renan,

      ele irá consumir mais energia dessa forma. Mas o inverter só trabalha em sua potência máxima se ele estiver subdimensionado, ou seja, se a quantidade de BTU for menor do que o ambiente precisa. Se ele estiver dimensionado corretamente, ele não irá trabalhar na potência máxima.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, tenho uma dúvida que está me matando. Estou olhando um ar condicionado de janela da consul de 12.000 BTUs, a questão é a seguinte. No selo do inmetro consta um consumo de 24,3Kw/h mês, mais quando entro na ficha técnica do mesmo, e faço a conta ele está dando um consumo maior que o do selo. Seguindo as orientações do selo do inmetro o teste é feito por 1 hora no período de 30 dias. A conta que estou fazendo é a seguinte: Consumo(W) = 1178 x 30 / 1000 = 35,3Kw/h mês. Estou supondo que 1178 W seja por hora que dividido por 1000 daria 1,1Kw/h x 30 que seria o número de dias ligado e no final a conta não bate. Não consigo achar o mesmo número de consumo que o inmetro encontrou. Como falei na ficha técnica do mesmo ar possui os dados acima CONSUMO(W) = 1178. Se alguém puder me esclarecer essa dúvida agradeço.

    • Olá, comprei um ar condicionado Consul 7500 btus master air, eletrônico. ar condicionado de janela. na etiqueta dele diz que gasta 15,7 kilo watts por mes, se ligado uma hora por dia, durante 30 dias. As minhas dúvidas são as seguintes: 1) Essa conta é exata ou pode haver erro, ou seja, diz gastar esse numero de wats mas gasta mais que isso? a segunda pergunta. se ficar ligado a 22 ou 23 graus, vai gastar menos energia. e a terceira, o aparelho, instalado perto do chão, vai gastar mais ou menos energia? obrigado pela atenção.

    • Olá Ivan,

      não é possível converter-se Watts em KWh porque com a primeira unidade mede-se “Potência” e esta, por definição, é dada por P=Trabalho[em Joule] / tempo[em segundos] e portanto 1Watt = 1Nm/s no Sistema Internacional de medidas. Já o KWh é uma unidade de medida de energia, embora não-padronizada, já que Energia = Potência x tempo e portanto, no S.I, Energia = Watts x segundo. Assim, 1 Watt x 1 segundo corresponde à energia de 1 Joule. O 1 KWh = 1000 W x 3600 segundos e portanto é a a potência (1000 W) solicitada ou consumida durante um determinado intervalo de tempo 1h=3600seg.).

      Obrigado pelo contato.

  • Eu quero colocar ar condicionado em um dormitório de 8 mts quadrados. são duas pessoas, sol da tarde, porém com uma janela pequena e cortina blackout e não há equipamentos eletrônicos no ambiente. em todas as calculadoras que olhei o ideal seria de 7500btus ou menos. porém os instaladores que vieram olhar me disseram que deveria colocar o de 9000btus. mas olhando o gasto energético o de 9000 gasta mais, mas o instalador afirma que o de 7500 terá mais dificuldade de refrigerar o ambiente e por isso irá gastar mais. estou na dúvida. vale a pena o de 7500? com qual terei menor gasto de energia ?

    • Olá Laína,

      com certeza um aparelho de 7500 BTU é suficiente para o seu ambiente e ele consome menos energia do que um de 9000 BTU.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria que calculasse para mim
    30 dias
    8 horas diárias
    40,5/h consumo Energia aparelho
    0,630560 preço da energia p/kW/h

    Desde já agradecido

  • Estou tentando definir o consumo do meu ar condicionado e estou com dificuldades, é um aparelho portátil da consul, modelo C1A12ABANA, usando a sua calculadora, eu não consigo encontrar a seguinte informação “Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês)” em nenhum lugar do aparelho e aparentemente nesta lista que você compartilhou não há aparehos portateis, você saberia me orientar como conseguir esta informação?

    • Olá Renata,

      infelizmente os aparelhos portáteis não possuem essa informação, por isso não é possível saber o consumo deles.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Camila.

      O modelo inverter é mais econômico no consumo, sendo 22,6 kw/h enquanto o max plus é 22,8 kw/h.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Comparando aparelhos de ar condicionados com e sem a tecnologia inverter, com base nas informações disponíveis para calculo de consumo, considerando 10 h diárias, 30 dias por mes e valor tarifário de 0,43233, deparei-me com a duvida de economia dos aparelhos averiguados. Poderia, assim, fazer o calculo?

    APARELHO A: (http://www.webarcondicionado.com.br/produto/ar-condicionado-split-12000-btu-frio-philco-220v-ph12000fm3)

    Ar Condicionado Split 12000 BTU Frio – PHILCO – 220v – PH12000FM3
    Inverter – Não
    consumo (KW/h) 22.4

    APARELHO B (http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split-samsung-smart-inverter-frio-12000-btus-ar12hvspbsn-az.html?___store=default&LGWCODE=A745;104797;3251&gclid=CLDi_bON69ACFQWBkQodUF0EIg)

    Inverter – SIM

    Consumo 1080 w – (Unica informação disponível para cálculo)

    Valores encontrado:
    A: R$ 90,36

    B: R$ 140,07

    Se se confirmar os valores acima, então não é justificável a tecnologia inverter para economia, ou a comparação deve ser entres aparelhos da mesma marca?

    • me perdoe a intromissão, gostaria de deixar a observação de que fiz o calculo do caso “B” e encontrei exatamente os R$ 140,07.
      mediante a isto deixo a observação de que a calculadora acima não faz o calculo correto.

    • Olá Josevaldo,

      nosso cálculo é feito em KW/h, o segundo aparelho está em w, não pode ser comparado dessa forma.
      Veja aqui um aparelho Philco inverter, o consumo dele é de 21,6 kW/h.

      Espero ter lhe ajudado.
      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde!
    Fiz o cálculo de BTUs para o meu quarto e deu 7500. Meu quarto tem aproximadamente 10m².
    Faz sentido eu comprar um de 9000 para economizar energia e exigir menos do aparelho ou devo seguir os cálculos e comprar um de 7500?
    Desde já, obrigado pela resposta 🙂

    • Olá Rodrigo,

      Se você comprar um de 7500 BTU ele irá trabalhar sempre no limite, o ideal é deixar uma margem. O de 9000 BTU é ideal. Aproveite as ofertas da Black Friday, encontrei um aparelho de 9000 BTU por R$899 no comparador de preços. Veja aqui.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde !

    Gostaria de saber qual a real diferença de custo entre Split classificação A e inverter, estou comprando um Ar consul 18.000 q/f , na opção A normal o consumo é 34,50, para o mesmo aparelho mas no modelo inverter o consumo é 34,20, como saber se o inverter realmente me trara economia , como faço esse calculo ?

  • Olá boa noite, fiz os cálculos baseados em 30 dias a 16,6KW/H durante 8 horas por dia, o resultado foi R$ 54,45. Minha dúvida é?Possuo um Samsung Smart inverter de 9000 Btus para economizar ao final do mês 60% desse valor o que devo fazer em relação a função do aparelho utilizo o mesmo na função automática?

    • Olá André,

      esse valor é o resultado do cálculo acima? Então é isso que o aparelho consome aproximadamente. Veja aqui algumas dicas de como economizar energia com o ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • boa tarde
    vou adquirar um ar condicionado de 12.000 btus , vou utilizar ele entorno de 16 horas por dia 30 dias, aqui a base do calculo é 0,534051, se eu comprar um ar split economia A gasto quanto em media? e se eu adquirir um inverter gastaria quanto?
    Muito Obrigada.

  • Estou interessado em um ar split.

    no selo procel diz 22.8 kwh *com base nos resultados do ciclo normalizado pelo Inmetro, de 1 hora por dia por mes

    minha duvida:

    para realizar o calculo nessa calculadora do site eu preciso alterar algum valor ou apenas colocar os 22.8 e ele já converte as horas?

    Obrigado.

  • boa tarde gostaria que tirasse uma duvida sobre ar condicionado de carro. Tenho uma van de lotaçao e uso ar condicionado dela normal, so que gostaria de saber se exite algum tipo de compressor eletrico que possa subitituir o do meu carro, que e movido pela correira do motor.

  • Primeiramente queria parabenizar o site e o trabalho que vocês fazem de ajudar os burros , segundo gostaria de tirar uma duvida eu instalei uma central de ar de 12 mil btus e pra testar deixei somente ela ligada na casa as 18 horas o relogio marcava 5300, quando fui olhar as 19 horas tava marcando 5302. gostaria de saber quanto de energia vou consumir em um mes usando media de 12 horas por dia 30 dias ? e se essa media ta no padrao mudar dois digitos por hora ? o kwh da celpa aqui do Para é 0,570390 Obrigado

    • Olá, David.

      Obrigado pelos elogios. Bom, de acordo com os dados fornecidos por você. O valor, em reais, ao final do mês deve ficar em torno de R$410,00.

      Quanto a média que você perguntou, não. Na verdade esse número de 2 que você encontrou pode diminuir ou aumentar, pois para chegarmos ao consumo real do aparelho dependemos de diversas ocasiões. A mais importante, nesse caso, é a oscilação de temperatura externa, quantos graus está no ambiente e em quantos graus você programou para o aparelho funcionar. Tudo isso interfere. Vou lhe dar um exemplo:

      Vamos dizer que seu ambiente está em 28 graus e você coloca o aparelho para funcionar em 20 graus, ele consumiria mais energia do que se você programasse ele para 25 graus, por exemplo, pois a diferença (temperatura real x temperatura desejada) seria menor. O trabalho dele seria mais rápido para alcançar seu objetivo. Paralelo a isso, tem a temperatura externa e o quanto ela está influenciando na temperatura do seu ambiente. Então, depende de alguns fatores, o número nunca será padrão.

      Espero ter esclarecido sua dúvida. Obrigado pelo contato.

  • Pingback: Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado?
  • Estou no terminando o 1° semestre do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização do IFSC.
    Recebi a revista e li toda ela, todos tópicos muito interessantes. Ótima fonte de conhecimento para os leitores interessados. Parabéns pela publicação.

  • Olá amigo, em relação ao tempo, horas por dias, considera-se o ar ligado na sua temperatura mínima com o compressor sempre ligado, ou seja, esse valor seria de horas por dia do compressor ligado ou tanto faz ele estar ligado ou não? Obrigado.

  • Olá Cleber,

    esse cálculo é baseado no consumo informado pelo Inmetro. ele é mais econômico, pois como o compressor dele nunca desliga, não ocorre picos de energia. E além disso, a velocidade de rotação do compressor é variável, regulada de acordo com a temperatura no interior do ambiente.Se você mora em uma região onde a temperatura oscile bastante, como no Sul, ele será ainda mais econômico.

    Obrigado pelo contato.

    Obrigado pelo contato.

  • Olá amigo, achei bem interessante disponibilizar uma forma para as pessoas poderem calcular o consumo,mas porém sua calculadora está com problemas, faça um simulado para conferir, um abraço…1

    • Olá, Davi.

      Para calcular o seu consumo, a calculadora pede para você informar, além de quantos dias no mês e quantas horas no dia o aparelho fica ligado, o consumo de energia do ar-condicionado em kW/h p/ mês (essa a informação você encontra em uma etiqueta adesiva localizada nas laterais do ar-condicionado, no manual do usuário ou na tabela de eficiência energética PROCEL) e o preço da energia na sua cidade em reais p/ kW/h (Valor cobrado pela concessionária de energia elétrica. Para saber qual é o valor cobrado na sua cidade, consulte a sua conta de luz ou entre em contato com a empresa).

  • Boa noite. Tenho uma dúvida.
    Aqui no site, comparando os diferentes tipos de condicionadores de ar, verifiquei que o gasto aproximado por mês de um ar Inverter é semelhante a um NÃO inverter com o selo Procel A. Achei que o inverter seria muito mais econômico. Isso procede mesmo? Obrigado.

    • Olá, Cleber.

      A economia irá depender do ambiente onde será instalado o aparelho. Os inverter são considerados econômicos por serem capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e a manter constante, com pouca oscilação de energia. O sistema inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado, conforme a necessidade de refrigeração do ambiente, então ele é ideal por economizar em ambientes onde a temperatura oscila muito.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Boa tarde, estou com dúvidas como fazer o calculo, pois onde moro, Recife/PE o valor de KWh varia. Até 30 custa 0,20077, de 31 à 100 custa 0,34418 e de 101 à 220 custa 0,51627, qual valor colocar para calcular o consumo de energia de um Split de 22,8 KWh (selo Inmetro) com 5 horas diárias durante 26 dias no mês. Aguardo uma resposta. Obrigado.

    • Olá Fellipe,

      isso depende do que você costuma consumir de energia, com o ar-condicionado vai aumentar um pouco seu consumo. O ideal é você calcular com todos os valores para ter uma ideia.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá,
    Ao fazer a limpeza do ar em minha casa, percebi que a colmeia externa apresenta algumas partes deterioradas.
    Isso afeta o desempenho do aparelho?
    Trata-se de um Springer Minimaxi de 12000 btus em um ambiente de 15m2 com o sol forte do verão incidindo sobre ele a tarde inteira, que desarma a todo instante sem refrescar o ambiente.

    Desde já agradeço pela atenção,

    André

    • Olá André,

      ele passou a funcionar dessa forma recentemente ou sempre foi assim? Se a unidade externa estiver muito danificada pode ser que afete o desemprenho. Mas talvez a quantidade de BTU não seja suficiente para esse ambiente e seja por isso que ele não funcione adequadamente. Faça o cálculo usando esta calculdadora de BTU. E se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde! Tenho um ar de 24mil btus em uma sala. Irei reduzir o tamanho desta sala. Este ar irá diminuir consideravelmente seu consumo? ou procurando um menor consumo, o ideal seria eu trocar o meu ar por um de menor potencia?

  • Eu tenho um ar condicionado HI-WALL Springer Silence e na etiqueta colada no aparelho esta as seguintes especificações:

    MODEL NO. SCC095E
    SERIAL NO. 3402Y31127
    208 – 230 V
    60Hz A. C. 1ph

    CAPACITY

    2640W
    9000 Btu/h

    INPUT

    1020w

    AMPS

    4.7 A

    42CG5D34070

    Eu gostaria de uma ajuda porque não consigo encontrar a informação de Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês)

  • Boa tarde! Eu queria saber se este calculo também se refere ao sistema inverter? Pois eu comprei um onde diz ser 40% mais econômico, então poderia acrescentar o desconto de 40%? O ar condicionado é um consul 17kwh calculei 4horas ao dia todos os dias a tarifa de $0.80 deu $54,40 mas ele é inverter!

    • Olá Diego,

      se o consumo dele informado pelo INMETRO é de 17kw/h, é isso aí mesmo, não tem que descontar 40% porque o consumo dele já está calculado.
      Esse resultado é o mínimo que o aparelho consome de energia. O inverter é mais econômico porque ele se mantém nesse mínimo por mais tempo do que o split hi wall.

      Obrigado pelo contato.

  • bom eu estou com duvida para calcular o consumo de uma ar que tem 1,02kwh e a minha tarifa e de 0,58 e pretendo usar 8hrs por dia nao mais que 20 dias como faço pra fazer esse calculo porque fiz um calculo que deu 584,00 tomei um susto HAHAHAHA!

    • Olá Washington,

      para fazer o cálculo precisamos saber o consumo (kW/h p/ mês) do aparelho informado pelo INMETRO, esse valor consta no selo Procel.

      Aguardamos novo contato para lhe ajudar a calcular.

  • Olá me mudei para uma casa que já possui ar condicionado, porem o mesmo é de uma marca que não possui na tabela da PROCEL.
    Marca TCL, modelo TAC-12CHS/G2
    Capacidade: 12.000BTU/h
    Corrente nominal: 5.6A
    Corrente máxima: 7.28A
    Potencia nominal: 1250W
    Potencia máxima:1625W
    Voltagem nominal: 208~230V
    Frequencia nominal: 60Hz
    LRA do compressor: 17A.

    Podem me ajudar para determinar o consumo de energia do aparelho em Kw/h / p/mes?
    Qual valor eu utilizo?

    Um exemplo, quanto seria o valor de 1 horas de utilização em 1 dia para uma tarifa de R$0,67?

    Podem me ajudar, Obrigado!

    • Olá Daniel.Estas duas potencias informadas,já é um consumo de variação.
      Potencia nominal: 1250W
      Potencia máxima:1625W
      Faça uma Média entre as Duas potencias.Exemplo 1250+1625=2875/2=1437,5 W Média.
      1437,5 Hora por dia x 30 Dias=43125 Watts/1000= 43,12 KW mensal x 0,67=R$ 28,92
      Mas,tem uma condição muito importante.Exemplo .Consumidores que consumem até 199 KW mês,o icms cobrado é de 12%
      Consumidores que consume acima de 200 KW mês ,o ICMS cobrado é de 25%.
      Se você for, um consumidor que esta com consumo próximo de 199 Kw mês ,sem o Ar Condicionado.Você soma seu consumo mensal + 43,12 Kw do Ar .E depois terá uma acréscimo de 25% aplicado no total da conta.Por que adicionando o 43,12 KW do AR ,você perde o desconto da concessionária de 12% para aqueles que consomem até 199 KW Mês.
      Mas se seu consumo for baixo,exemplo 120KW mês ,é somar o Valor 43,12 KW e multiplicar pelo consumo médio de 0,67 + tributos,com o ICMS permanecendo em 12%.

    • Olá Gabriel,

      nós só conseguimos fazer o cálculo quando o aparelho possui selo Procel indicando o consumo. Aconselhamos que entre em contato com o fabricante.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia, eu não entendi o cálculo, é só multiplicar os quatro valores encontrados? Quando eu faço o cálculo na minha calculadora o valor encontrado é diferente do de vocês. Ex: 6x20x22.8×0,82

    • Olá, Elisabeth.

      O cálculo de nossa calculadora é baseado em um sistema próprio para saber o consumo do ar-condicionado, não basta multiplicar os números. Com os seus dados, seu consumo é de R$ 74.79 p/mês.

      Agradecemos pelo seu contato.

  • Ola! Amigo eu estava olhado esses valores que voce coloco de exemplo do custo em reais mensais ele esta correto onde voce mora?
    Pois acho que esta errado e voce nao quer assustar o povo, pois aqui onde moro em Camboriu Santa Catarina se eu usar meu consul de 22,000 btus 8 horas por dia chega proximo aos 300,00R$ mensais, pois aqui o custo da energia se nao ultrapassar os 150kw mensais o custo e de 0,524…. e se ultrapassar passar a ser 0,629 o kwh.
    Vi na pagina de pesquiza de preços dos aparelhos e o calculo do consumo esta em media 0,324 kwh esta correto esse valor? Agradeço sua resposta!!!! Marcos….

  • Pingback: Ar Inverter Daikin, tecnologia japonesa sempre um passo à frente! - Blog Friopeças
  • Então amigo, peguei as informações sobre o consumo dos modelos nos sites dos próprios fabicantes,

    -Referente ao Consul no site: http://loja.consul.com.br/condicionador-de-ar-consul-branco-10000-btu-h-frio-eletronico-ccn10db/p

    -Mais precisamente no link: http://whirlpool.vteximg.com.br/arquivos/CCN10-110.png

    -Referente ao Springer no site: http://springer.com.br/pt/produtos/interna/114/ar-condicionado-springer-duo-eletrnico-frio-10.000-btu-h-127v

    Então, com base nestes dados, qual eu teria maior economia?
    Mto obrigado!!!

    • Olá Carlos,

      cada fabricante informa esses dados de uma maneira, um mostra em kW/h e o outro em kW/h mês. A diferença é bem pouca, mas o Consul é o mais econômico. Encontrei os dois produtos em nosso site e verifiquei abaixo os detalhes de cada um. O Consul consumiria aproximadamente R$ 44.07 p/mês e o Springer, R$ 46.69 p/mês (ligados durante 8h por 22 dias). Acesse os dois aparelhos, Consul e Springer em nosso comparador, veja outros detalhes e aproveite para ver onde encontrá-los pelo melhor preço, nosso site lhe mostra as lojas.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Boa tarde!!!
    Poderia me explicar, pois não consigo compreender, o Consul CCN10DB tem classificação energética A consumindo 20,2 kWh/mês e o Springer QCA108RBB tem classificação energética C consumindo apenas 1.020 W?
    Obrigado!

    • Olá, José.

      Podemos encontrar uma gama de fontes que afirmam que 220v é mais econômico, mas tudo isso não passa de mito. Leia esse post que explica isso.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

    • Olá Mauro,

      não entendi sua pergunta, você está questionando a respeito do consumo? Essa informação encontra-se apenas no selo Procel que vem colado no aparelho ou no manual. Caso não seja essa sua dúvida, aguardamos novo contato.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • minha igreja tem + ou – 12m largura, 9m comprimento e 3,5 de altura, temos + ou – 100 pessoas por culto qual o melhor aparelho para o local e de lage e bate sol na lage o dia todo, não temos rebaixamento.

    • Olá Nibio.

      O ideal seriam dutos, mas caso não caiba no orçamento, a segunda opção seria o split piso-teto. Use nossa calculadora para saber sua necessidade e depois pesquise os preços dos produtos em nosso site.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Diego.

      O consumo não depende apenas dos BTUs, mas dos outros dados que nossa calculadora pede, como mostramos no post.

      Agradecemos pelo seu contato.

    • Olá, Andreia.

      Como nossa calculadora pede, é necessário preencher outros dados solicitados, como o número de horas e dias no mês em que o aparelho é utilizado.

      Agradecemos pelo seu contato.

    • Olá Luiz.

      É necessário o valor da energia elétrica de sua região. com os dados em mãos, você mesmo pode fazer o calculo acima.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá administrador! Por ignorância minha não consigo chegar a conclusão. Minha conta Light consta 0,41810, meu Ar tem selo Procel A / Consul, Janela 7.500 btus. – 2,93. Usando 30 dias por Mês, 12 horas por dia, Quanto gastaria em reais no mês? Muito obrigado.

  • Fiz meu cálculo de um ar de 7.500 da consul, CAT A, 12/h por
    30 dias mês/Light e o resultado foi um consumo de 14 reais. Isso é verdade? Porque acreditamos que o ar é o vilão de nossas contas?

    • Olá, Janaino.

      Para saber o consumo em dinheiro, além de preencher a quantidade de dias e horas, é preciso saber o consumo de energia do aparelho (kW/h p/ mês) e o preço da energia (reais p/ kW/h), como consta na calculadora.

      Agradecemos pelo seu contato.

  • Boa noite estou com uma grande duvida.
    quero comprar um ar condicionado para minha sala de 18,000 btu, porem minha casa
    é monofásica, não sei se compro um split e coloco um transformador ou se vale mais a pena comprar um de janela

    • Olá Ricardo.

      O ideal seria contatar um eletricista ou a companhia de energia de sua cidade para criar uma tomada 220V. Caso não seja possível, pode ser usado o transformador, lembrando as peculiaridades de utilizar esse tipo de aparelho. Quanto ao aparelho Janela, nessa potência só terá 220V (pelo menos essa é pesquisa que fizemos aqui disponível no mercado hoje).

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, o meu ar-condicionado gasta 17,2 kw/mes.
    a minha duvida é a seguinte.. esse valor é referente a qual temperatura? pois pela ogica deve haver diferença no consumo entre 18º e 23º, sempre uso no 23º será que mesmo assim ele continua gastando 17,2kw/mes?
    obrigado desde já.

    • Olá Renan.

      Esse valor/consumo é uma média elaborada pelo Selo Procel do Inmetro. O consumo do seu aparelho entre ser menor ou maior dependerá da temperatura que está seu ambiente no momento em que você ligar o ar-condicionado, claro impactado pela temperatura externa. Então, por exemplo, se o seu ambiente está com 28º e você deseja que ele chegue a 23º ele terá um gasto “X”, mas se, por exemplo, seu ambiente está com 25º e você por no aparelho 23º, o aparelho trabalhará menos para atingir seu objetivo. Sendo assim, o consumo depende da diferença entre a temperatura do ambiente e quanto você deseja que o AC funcione. Isso vai determinar seu consumo de energia. Além outros fatores como o tempo de uso, se o ambiente está dimensionado corretamente, se as portas e janelas ficam fechadas, etc…

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Jose.

      A calculadora está funcionando normalmente. Caso não consiga acessar, mande os dados que calculamos para você.

      Agradecemos pelo seu contato.

    • Olá Ademir,

      você pode usar nosso comparador para conhecer diversos aparelhos. Acesse aqui, faça uma busca filtrando por capacidade (BTU), marcas, modelos, eficiência e ciclo. Clicando sobre os aparelhos e rolando a tela para baixo, você pode encontrar o consumo de cada aparelho.

      Obrigado pelo contato.

      • Bom dia, pode me indicar qual o ar condicionado com sistema Inverter mais economico do mercado, me disseram que tem uns que chegam a consumir apenas 650 watts por hora.

        • Olá, Paulo.

          Como mostra nossa calculadora, o consumo dependerá de outros itens. Sugerimos que você compartilhe sua dúvida em nosso Fórum do Ar Condicionado a fim de que usuários e profissionais técnicos possam contribuir com o seu questionamento.

          Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
          Agradecemos pelo seu contato.

  • O quarto bate muito sol pela tarde e de noite parece uma sauna. Este aparelho inverter consegue fazer economia de energia mesmo o quarto apresentando temperatura alta de noite??? Obrigado.

    • Olá Carlos,

      os aparelhos inverter são mais econômicos, mas em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que a economia não seja tão significativa. É que, como a temperatura oscila pouco, a tendência é que o inverter trabalhe sempre na capacidade máxima.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho um ar condicionado springer topline, modelo antigo de janela, qual a fiação q preciso ter em casa, e não consegui calcular o gasto está dando como erro no sit, pode me ajudar? o preço da nossa energia é 0,48, pode calcular p mim qto gastarei por dia em 5 hrs de consumo, obrigada

    • Olá Daniella,

      para calcular o gasto de energia precisamos saber qual o consumo do aparelho. Essa informação é da fabricante e consta no selo Procel que vem colado nele. Sobre a fiação, aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar. Se precisar de indicação acesse o Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia,
    Tenho uma dúvida sobre tensão do equipamento.
    Um aparelho de ar condicionado 220 V monofásico pode ser ligado a uma rede bifásica de 220 V, ou seja,ao invés de ligá-lo F-N-T ligaria numa rede F-F-T?
    Estava pesquisando e os aparelhos cassete 36.000 btu na sua grande maioria são monofásicos 220 V.
    Obrigado.

    • Olá André,

      a grande maioria dos equipamentos de ar condicionado são 220v e devem ser ligados em um disjuntor em rede 220v, sendo ela monofásica ou bifásica.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Meire,

      você não precisa fazer a conta, basta colocar esses dados na calculadora acima e clicar em calcular. Mas você precisa inserir também o preço que você paga pela energia elétrica na sua cidade, o valor consta na conta de luz.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

  • ola ,meu ar condicionado de 9.000 da sansung
    aqui em minas a tarifa e de 0,86, kw de 19,1 mes ,usando 8 horas por dia por 30 dias quanto eu pagaria no mes?

    • Olá Marcelo,

      se o consumo do seu aparelho é de 19,1 KW/h, ele gasta cerca de R$ 131.41 p/mês, nas condições que descrevestes.

      Obrigado pelo contato.

  • Baseado no dito acima, o aparelho Electolux TI/TE12F , conforme tabela Inmetro consome 23Kwh/mes. Dividindo por 30 dias temos: 23000Wh / 30 =766,66 W por hora?
    E o que significa, também vendo a mesma tabela “POTÊNCIA ELÉTRICA
    CONSUMIDA = 1096 W.” ?
    Por que os fabricantes não informam mais o consumo em Kw/h. ?

        • Olá Nilson,

          o número fornecido pelo fabricante e embasado pelo Inmetro é kWh/mês, ou seja, uma hora por dia durante um mês (30 dias). A calculadora faz com que você adapte a sua realidade, colocando quantas horas você gasta por dia e gerando o resultado.

          Obrigado pelo contato.

  • Com relacao a esse consumo quem vem nas etiquetas procell dos ar condionados split…

    Por exemplo… La tem que ele gasta 13,4 Kwh…

    Esse consumo é relativo ao funcionamento em potencia máxima do aparelho??

    Ou, por exemplo… usando a funcao economizar (propria de alguns aparelhos) aliada a escolha de uma temperatura em torno de 25 graus pode reduzir ainda mais esse consumo?

  • Olá, estou na dúvida se compro um ar 9000 comum ou inverter, nesse local ele será usado no máximo 40 horas por mês(provavelmente não mais que 4 horas por dia que for ligado) , a diferença no valor do aparelho é de 700,00 fora a pequena diferença no valor da instalação que é cobrado por aqui, será vale a pena ?

  • Bom dia!
    Poderia me ajudar?
    Comprei um ar condicionado da LG 9.000 btus, quente frio. No aparelho vem om selo A de economia, e diz que consome 17,1 Kwh.
    Utilizando a noite na função energia econômica, quanto gastarei aproximadamente?
    Eu moro em Americana, interior de São Paulo, empresa de energia é a CPFL.
    Desde já agradeço

    • Olá Ana Paula,

      faz assim, na calculadora acima você coloca a quantidade de dias e de horas que ele ficará ligado por mês, no consumo você coloca 17,1 e no preço da energia, o valor que é cobrado na sua cidade, consta na conta de luz. Clicando em calcular, vai aparecer o valor que seu aparelho irá consumir no mês.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Tenho pensado em comprar um SPLIT da marca consul; porém tenho uma duvida…

    O consumo do split de 7000 BTU/s é de 13,4kwh/mês…

    O consumo do Split inverter de 9000 BTU/s é de 17,01kwh/mês

    Como o local a ser instalado tem menos de 10metros quadrados… Seria mais vantagem usar o que nao tem a tecnologia inverter?

    Outra coisa… Vi na internet algumas reclamacoes de que a maquina externa faz muito barulho, chegando a incomodar os vizinhos… Vcs sabem me dizer algo?

    • Olá Josue,

      o ideal é você calcular certinho a quantidade de BTU que seu ambiente precisa, pois o consumo também está relacionado com o dimensionamento correto. O cálculo você pode fazer aqui. E para entender melhor sobre dimensionamento, acesse aqui o texto onde explicamos. Se o aparelho de 7000 BTU for suficiente para o seu ambiente, aconselhamos que adquira ele, pois um inverter de 9000 BTU consumirá mais energia, independente de ser inverter.
      Sobre o barulho, é bem comum as reclamações, o ideal é pesquisar bastante e conversar com outros usuários no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, comparei quanto eu gastaria com um split Electrolux, 12000 btus, quente/frio inverter com um normal, deu que meu gasto no final do mês seria o mesmo, isso quer dizer que não vale a pena comprar um inverter se eu estiver pensando somente em economia? Abraços.

  • Olá!

    O meu aparelho tem o 35.8kwh
    usarei por 10 hrs diárias
    por 20 dias no mês
    o preço energia da minha conta é de 0,38

    Não consigo achar um resultado.
    Poderia especificar por gentileza?
    Desde já agradeço.

  • vi um ar split 12000 bts consumo da unidade evaporadora eh de 22kw/h e a unidade condesadora eh de 22kw/h no caso de calcular o consumo mensal de energia tenho q somar os dois valores?

  • Gostaria de saber qual o a média de consumo de um aparelho de ar condicionado ELETROLUX de 9.000 BTUS. Esse aparelho está instalado na cidade de Mineiros/GO em uma kitinet que aluguei para minha filha estudar.

  • Boa tarde.
    Preciso saber qual consumo da Split Pioneer 18.000 BTU.
    Modelo: KF-51G / B PN.
    Código: KF-51G / B PN.

    DADOS TERMICOS:
    CAPACIDADE DE REFRIGERAÇAO 5274W
    ( TIPO A NBR 5858 ) 18000 BTU / H

    TENSAO 220V.
    FREQUECIA 60 HZ.
    CORRENTE 7,2A
    POTENCIA 1575W

    QUAL CONSUMO DE KILOWATTS HORA.

    QUAL CONSUMO KILOWATTS POR DIA LIGADA 8 HORAS.

    QUAL CONSUMO POR 22 DIAS DURANTE O MES KILOWATTS.

    NOSSO KILOWATTS CUSTA R$ 0,50.
    QUAL SERÁ VALOR DO CONSUMO DURANTE OS 22 DIAS LIGADA 8 POR DIA

  • Amigo, eu tenho um datacenter e calculei um ar condicionado de 9 000 btus com consumo de 815W ligado 24h por dia, 31 dias do mês, em Goiânia o valor do Kw está na faixa de R$ 0,75, sua calculadora me deu o valor de R$ 15,16 por mês, informo que seria impossível esse valor, sua calculadora nao está calculando corretamente, esse valor seria na casa de R$ 150,00.

    • Olá Jose,

      verifique o consumo correto do aparelho, pois esse número, 815, não existe. Esse valor deve estar próximo de 20kw/h. Colocando assim na calculadora, deu um resultado de R$15.159,00 por mês. Veja o consumo correto e faça o cálculo novamente, pois a calculadora está calculando corretamente, acabei de fazer alguns testes aqui.

      Obrigado pelo contato.

        • Olá José,

          não tem como ser esse, o consumo (em kw/h) de um aparelho de ar condicionado de 9000 BTU é sempre próximo de 20kw/h.

          Obrigado pelo contato.

          • Saudações, Admin!

            Por favor, gostaria de saber o valor do meu consumo. Tentei por várias vezes e o resultado é sempre mostrado como: “R$ NaN p/mês”.

            Informações do cálculo do consumo:
            8 Horas por dia;
            30 dias por mês;
            17,2 kW/h p/ mês (9000 BTUs);
            Preço da energia: R$0,56926400.

            Muito agradecido!

          • Olá, Arnaldo.

            Com esses dados, a calculadora aponra que o consumo fica em R$ 78.34 p/mês.

            Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
            Agradecemos pelo seu contato.

  • gostaria de saber se tem muita diferença de consumo entre um condicionador de ar splint inverter frio de 12 000 btus para um de um do mesmo modelo quente/frio?

  • Ola…tenho um Samsung 9000btu…quarto tamanho ideal, sem elétricos. ..fiz o calculo no site sobe o consumo e o valor nao bate. No aparelho indica 17,3kw/h por mês. ..mas ta gastando 1kw por hora…isso da na conta quase 200$ no final do mes

  • OUTRA DÚVIDA: MEU APARELHO É DE 7.500 BTUS, IDEAL PARA O MEU QUARTO, MAS É UM APARELHO DE JANELA, E ESTÁ INSTALADO ABAIXO DA MINHA JANELA, SEI QUE O IDEAL SERIA NA PARTE SUPERIOR DO QUARTO, MAS ISSO ALTERA MUITO NO CONSUMO?

    • Olá Maria,

      não, só demora um pouco mais para gelar o quarto, mas não é muita diferença. Tanto que a maiorias das construções são feitas com o buraco abaixo da janela.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Daniel,

      o consumo do aparelho consta no selo Procel, que vem colado na unidade interna (evaporadora). Ou pelo modelo do aparelho, podemos tentar pesquisar no site da fabricante.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia, venho acompanhando algumas postagens mas estou com uma dúvida em relação a cortina de ar. Possuo ar condicionado, porém não posso fechar totalmente a porta do ambiente, necessitando ficar uns 30cm aberta. Estou pensando a alternativa de colocar uma cortina de ar, porém estou na dúvida se com isto irá aumentar o meu consumo e quanto irá aumentar. Tem algum calculo que posso fazer para verificar se compensa. O ambiente tem aproximadamente 20 a 30m e uso um ar de 9000btus

    Obrigada!

    • Olá Rubia,

      primeiro veja aqui se o seu aparelho é adequado para o seu ambiente, o cálculo é bem simples de fazer, basta inserir as informações e clicar em calcular. As cortinas de ar também são equipamentos elétricos que consomem energia, porém, ficar com o ar-condicionado ligado e com a porta aberta pode consumir ainda mais. Não temos como calcular o consumo dos dois juntos, mas podemos lhe dizer que compensa, pois além assegurar a temperatura desejada, o ar do seu ambiente ficará mais limpo e você estará fazendo um bem para o meio ambiente.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Italo,

      para fazer esse cálculo você precisa informar o preço da energia elétrica na sua cidade, que consta na conta de luz. Com essa informação, você mesmo pode calcular, basta inserir as informações na calculadora acima.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de saber quanto de energia gastara se ar condicionado ficar ligado 30 dias por meses e 8 horas diariamente, na posição 27 graus. Morro em João Pinheiro Mg.

    atenciosamente,

    Jarbas Mateus Borges

    • Olá Jarbas,

      conforme texto acima, para fazer o cálculo você deve digitar na calculadora, além das horas e dias que ele é usado, o consumo do aparelho em KW/h e o preço cobrado pela energia elétrica na sua cidade, o valor consta na conta de luz.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, por gentileza…
    Gostaria de saber se a temperatura utilizada influencia na conta de energia!

    Meu aparelho de ar condicionado é um consul Split Bem Estar Frio 12.000 BTUs modelo [CBV12CB]. O seu consumo de energia(kW/h p/ mês) é 23 e o Preço da energia (reais p/ kW/h) é 0,589.

    Ele fica ligado durante 12h/dia em 30dias/mês sempre na temperatura 24°C.

    Tbm gostaria de saber se por falta de manutenção o ar condicionado pode gastar mais energia.

    Grata

  • Bom dia , tenho um aparelho da mideia inverte ,consumo 16,3 kWh/mês e minha energia é de 220 vts , preço da energia (reais p/ kW/h) 0,50.
    Pois fiz os cálculos no mês em um período de uso de 8 a 7 horas na função de dormir, o consumo de energia aproximado é de R$ 67,00 está certo esse preço, só o consumo do ar .

  • Bom dia,
    Eu possuo no meu quarto um ar condicionado Split marca LG 9000 btus que tem o consumo marcado na etiqueta de 17,1 Kwh/mês. O mesmo esta consumindo em média de 6 a 7 Kwh por noite. Ligo ele sempre no período das 22 hs e desligo as 6:00 da manhã, quando saio para trabalhar.
    Minha duvida é a seguinte: este consumo por noite esta normal ou esta elevado para um Split?
    Pergunto isso porque a conta de energia dobrou este mês e o consumo dos demais eletrodomésticos da residencia se manteve normal, desconfiando assim de um possível mal funcionamento do ar. Espero que possam me esclarecer esta duvida para chamar um técnico.

    • Olá Thiago,

      não era para ser assim, já que o consumo mensal apresentado no selo Procel é de 17,1 kw/mês. Ele está com algum problema. Veja algumas dicas de como economizar energia com o seu ar-condicionado:
      Verifique aqui se o seu aparelho possui a capacidade adequada para o seu ambiente;
      – Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais;
      – Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;
      – Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, que parecem adequadas à maioria das pessoas, também é uma boa dica;
      – Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo;
      – Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
      Mas se todas essas dicas já estão sendo seguidas, aconselhamos que chame um profissional técnico para verificar seu aparelho.

      Obrigado pelo contato.

  • sou do interior de São Paulo e gostaria de saber se voces vendem peças tambem o u só aparelhos novos…estou precisando do moto ventilador ou ventilador do condensador e compressor ar 12000btu ,se acaso poder me informar onde encontro tais peças com preço mais acesivel.obrigado pela atenção!

    • Olá Antonio,

      agradecemos o contato, porém informo que não vendemos peças nem aparelhos de ar condicionado. Somos um comparador de preços e gerador de conteúdo de climatização.
      Para adquirir peças separadamente você pode tentar por meio das informações deste post que publicamos no blog.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Obrigado pelo seu contato.

  • Bom dia, essa media de consumo do ar é baseada em qual temperara, tipo eu comprei um samsung 12000btus, e diz que o consumo dele é 23,6 kw/h. Esse consumo seria usando em qual temperatura, na baixa baixa, ou tem uma média, essa é a minha duvida.

  • Ola,

    Tenho um Ar Condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V LG Libero E+ Inverter, queria saber quanto ira gastar no minimo, na etiqueta procel diz 16.9 Kwh/mes mas isto é o no minimo ou máximo ou uma media?

    Obrigado.

    • Olá Anderson,

      é uma média. Mas para saber quanto ele irá gastar, você precisa informar o preço da energia elétrica na sua cidade, a informação consta na sua conta de luz. Com essa informação, você mesmo pode fazer o cálculo, usando a calculadora acima.

      Se precisar de ajuda estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

      • Ola, Minha conta atual esta no valor de 0,73633, porem o queria mesmo saber é quanto este aparelho ira gastar no minimo mas acredito que ninguém saiba informar pois esta informação é difícil de se obter sem um teste. De acordo com os meus cálculos irei gastar em media uns R$ 500,00. Com esta alta da energia não quero resfriar o ambiente só preciso que a temperatura caia para uns 30° aqui no verão 30° é frio pra caramba. Rio de Janeiro o estado mais quente do país.

  • Boa noite, estou com uma dúvida qual aparelho comprar. Um técnico veio ao local e disse q o split 7.000 btus frio seria o bastante. Como quero utilizar 8 horas por média diariamente, fiquei com dúvida se o “inverter de 9.000 btus” não seria mais ecônomo. Então a dúvida é, split 7000 ou inverter 9000, qual gastará menos energia ???

  • Quero comprar um ar de 7500btus de janela, o consumo é de 14kw/h m. Quanto consumiria de energia, ligando o ar 8 horas diariamente? Aqui no Rio de Janeiro, na bandeira verde:0,46959, amarela:0,49358 e vermelha:0,52358. Quanto eu pagaria a mais em minha conta? N minha conta tenho duas informações; preço unit Rs.0.61365 122,72e 0,07203 14,40 iluminação publica 6,03 total Rs143,15.

    • Olá Maria,

      você precisa informar qual o valor exato da tarifa que você paga pela energia elétrica da sua residência, ou seja, o preço da energia por kW/h. Se for R$0.61365, em 30 dias, ligado por 8 horas, o aparelho irá consumir R$ 68.73. Veja o valor exato na sua conta de luz e faça você mesma um novo cálculo se precisar, é bem simples, basta incluir esses dados nos campos da calculadora e clicar em cálcular.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Antonio,

      a diferença de consumo a curto prazo é pequena, porém, é significativa a longo prazo. Veja algumas comparações:

      Ar Condicionado Split 12000 Btu Quente/frio Smart – Inverter – SAMSUNG – 220v – AQV12PSBT – XAZ: Consome R$ 57.83 p/mês
      Ar Condicionado Split 12000 Btu Frio Maxplus – SAMSUNG – 220v – AS12UWBU – XAZ: Consome R$ 60.39 p/mês

      Ar Condicionado Split 12000 Btu Frio Vita – Inverter – MIDEA – 220v – 42MKCA12M5: Consome R$ 57.32 p/mês
      Ar Condicionado Split 12000 Btu Frio Liva Wi – Fi – MIDEA – 220v – 42MFCW12M5: Consome R$ 58.34 p/mês

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite, gostaria de saber como eh feito esse calculo.
    ele eh feito em cima do aparelho ligado direto no caso??
    pq fiz um comparativo entre 2 ar condicionado da mesma marca e mesma quantidade de BTUs ambos consul de 9.000 btus, 1 convencional de consumo de 17,2kwh/mes, e o inverter da consul tbm de 9.000 btus com consumo de 17kwh/mes.
    minha pergunta eh onde vai a economia de energia nesse caso???
    por que pela diferença de preço tem que ser algo que compense correto.

    desde jah agradeço.
    otimo site ajuda e muito com relação a comparação de preços e informação dos ar condicionados..

    • Olá Diogo,

      realmente, pelo que pesquisamos aqui vimos que entre os aparelhos da Consul, a diferença é bem pequena. Por esse motivo, a economia de energia se dará a longo prazo.

      Obrigado pelo contato.

  • Fiz o cálculo e meu ambiente necessitaria de 15.000 BTU’S, só que não encontro aparelho com essa capacidade. O que é melhor e mais econômico, comprar o de 12.000 ou o de 18000?

  • Tenho um ambiente de 19,45 metros quadrados e estou utilizando um aparelho split de 9000 btu’s e vejo que ele não atende nossa necessidades. Qual seria o apropriado e em média qual seria o consumo de energia. o ambiente tem uma porta de vidro que vive fechada e duas portas que abrem constantemente. Dormem duas pessoas no ambiente mas algumas vezes ficam 3 a 4 pessoas.

    • Olá Oziel,

      calcule aqui a quantidade de BTU que seu ambiente precisa. Se o aparelho não corresponde a necessidade do ambiente, provavelmente ele está gastando energia desnecessária.

      Obrigado pelo contato.

  • Pingback: Colorido e inteligente: Xiaomi lança seu primeiro ar-condicionado | Install.ca
  • Estou querendo comprar um Split para o meu quarto que possui 9m², para duas pessoas e 2 eletrodomésticos, mas a parede da janela é poente. Qual a potência ideal para esse ambiente? Estou na dúvida entre 9.000 e 12.000 devido aos últimos períodos de verão estarem muito quentes.

    • Olá, Paula.

      Para o seu ambiente um ar-condicionado de 7500 BTUs já basta.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • OLA.

    CAROS SENHORES. PELA SANTA INTELIGÊNCIA, O APARELHO AR CONDICIONADO NÃO FICA O TEMPO TODO LIGADO, ATINGINDO A TEMPERATURA ELE DESLIGA.

    SE O USUÁRIO USAR TEMPERATURAS DE 20 GRAUS, 22 GRAUS, O CONSUMO BAIXA AINDA MAIS.

    ENTÃO DO CALCULO PROCEL MULTIPLICADO PELAS HORAS E DIAS, USE UNS 30 % COMO CONSUMO DO APARELHO

    QUANTA BESTEIRA COLOCAM NA NET

  • Gostaria de instalar uma máquina mais forte para usar em tres ambientes. Seria uma máquina externa e três internas.
    Existe sistema e máquina para fazer isto?
    Na experiência dos senhores compensa fazer isto?
    Atenciosamente

    • Olá Valdecir,

      existe sim, é o Multisplit. Esse tipo de ar-condicionado é recomendado para quem não possui espaço para instalar mais de uma unidade externa. Acesse aqui para saber tudo sobre o multisplit.

      Obrigado pelo contato.

  • OLá, Gostaria de saber qual o consumo de luz de um ar condicionado gree de 60.000 e o valor gasto por dia, fica em media 5 horas por dia ligado.

    • Olá Paulo,

      para fazer o cálculo você precisa informar o consumo do aparelho que consta no selo Procel e o valor cobrado pela energia elétrica na sua cidade, que consta na conta de luz. Com esses valores, você mesmo consegue fazer o cálculo, preenchendo o formulário acima e clicando em calcular.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Jones,

      você pode fazer o cálculo usando a calculadora acima, basta preencher com os dados e clicar em calcular. Mas falta ainda o valor da energia elétrica na sua cidade, que você encontra em uma conta de luz.

      Obrigado pelo contato.

      • Boa noite! Obrigado por ter tirado a minha dúvida, Outra pergunta por favor me explique, se a tabela de cálculo é a mesma para o inverter, onde está a diferença do inverter para o convencional, só no preço porque todos os aparelhos inverter são mais caros que os convencionais, mas eles todos afirman que o consumo de energia é 40% mais barato que os convencionais, tudo bem que o preço da energia na cidade que resido é bem caro em reais para o kw/h é 057694915 e o aparelho que tenho é um split inverter 9000 btus quente e frio Hitachi e o consumo do aparelho mês kw/h é 20,9 quero usar 30 dias do mês, por 08 hs por dia.

        • Olá Osvair,

          a diferença está no consumo do aparelho, que é especificada pelo fabricante e está no selo Procel que vem fixado no aparelho.

          Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, gostaria de saber quanto vou gastar de luz a mais com um split de 12.000btw que fica ligado durante 10hrad por dia, durante 20 dias, 22,7 kw/h e 0,208930 reais por kw/h

  • Olá, tenho um Midea Inverter 9 mil btus. Uso 8 horas por dia, durante 30 dias e o kwh/ mês dele é 16,31, e a tarifa aqui é aproximadamente R$0,44.

  • olá, onde vejo o preço da energia em minha conta.. n consegui localizar direito
    seria neste campo ” Tarifa (R$) 0,423641???

    Tenho um split 9.000 btus samsung, uso 8hs por dia, 24 dia por mes, consumo 19,1 e acho que o preço é 0,423641.. qual o valor por mes a pagar?
    muito obrigada

  • Bom dia, tenho um Comfee Portatil 9.000 Btus, uso 8 por dia, 24 dias por mês, consumo 0,91 e aqui o preço é 0,46520. Quanto gasto por mês de ar? Obrigado.

    • Olá, Luana.

      Para fazermos o cálculo, você deve nos passar o consumo em kWh, que provavelmente consta no manual do aparelho.

      Agradecemos pelo contato.

  • Bom dia, tenho um split cônsul 9000 btus, uso 10h por dia, 30 dias por mês, consumo 17,01 e aqui o preço é 0,57328326. Quanto gasto por mês de ar? Obrigado.

  • Olá gostaria de saber o consumo por mês de uma máquina de 60000 btu ligado 4 horas por dia 30 dias por mês, o consumo de kwh /mês 116,0 e o custo da energia é de 0,22178600.

  • Boa Noite!
    Muito interessante a cálculadora de consumo dea ar condicionado/mes.
    Poderias por gentileza me ensinar a fórmula usada para esse cálculo?? muito obrigado!

  • tenho um aparelho fujitsu reverso de 12000 btu e outro de 18000btu , se usar 14horas por dia se pago 0,7311 por hora de enrgia qual o valor que pagarei por mês, não consegui achar o consumo do aparelho por dia, será que vcs teriam como saber, por favor, muito obrigada.

    • Olá Maria Alice,

      o consumo do aparelho consta no selo que vem colado nele. Não temos como fazer o cálculo sem ter esse valor. Sendo assim, encontrei dois aparelhos fujitsu com essas características em nosso comparador de preços e os usei como exemplo. Os dois são inverter quente/frio. Mas lembre-se que pode não ser o mesmo consumo.

      Ar Condicionado Split 12000 Btu Quente/frio – Inverter – FUJITSU – 220v – ASBA12LGC – (consumo deste aparelho é de 22,1 kw/h): Usando 14 horas por dia, durante 30 dias = R$ 226.21 p/mês

      http://www.webarcondicionado.com.br/produto/ar-condicionado-split-18000-btu-quente-frio-inverter-fujitsu-220v-asba18lec – (consumo deste aparelho é de 33,6 kw/h): Usando 14 horas por dia, durante 30 dias = R$ 343.91 p/mês

      Espero ter lhe ajudado.
      Obrigado pelo contato.

  • Olá… queria saber o consumo do ar condicionado de 9000 btu Consul Split Inverster . Tem 810w com consumo de energia kwh/mês 17, 1 e valor da minha energia tem valor 0, 37956 … q nto vou gastar se utilizar 12h/dia em 30dias?????

    • Olá Charles,

      você precisa descobrir qual é o consumo do aparelho. Esse dado consta no selo Procel que deve estar colado nele. Com este valor, basta preencher os campos da calculadora acima e clicar em calcular.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Obrigado pelo seu contato.

  • Ola gostaria de saber quanto vou gastar com o meu ar ligado por 8 hrs
    por 30 dias
    Kwts mês 17.1
    Preço da energia 0,47
    Grato pela resposta

  • Olá… queria saber o consumo do ar condicionado de 9000 btu Consul Split Tem 821w com consumo de energia kwh/mês 17, 2 e valor da minha energia tem valor 0, 37956 … q nto vou gastar se utilizar 12h/dia em 30dias?????

  • Gostaria de saber qual o X da questão que faz o cálculo proposto pelo site, difere do velho cálculo “Consumo em Kw = Potencia (w) x tempo (h) / 1000”. Cada um dá um valor diferente. Entendo o cálculo feito pelo site, mas poderiam explicar pq ele é mais exato do que o outro? Grato.

    • Olá Leonardo,

      somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Os dados nos foram passados por profissionais técnicos e engenheiros. Infelizmente não temos essa informação. Sugerimos que tente a opinião de profissionais no Fórum do Ar Condicionado.

      Agradecemos o seu contato.

  • Queria saber tambem como faço esse calculo sem ser pelo site!
    Apesar de ser uma ferramenta que me ajudou muito preciso mostrar, nos calculos, para minhas inquilinadas!

  • Olá, tenho dúvida, pois divido ap com uma amiga e ela nao tem ar condicionado.
    Anoto todo dia as horas q ligo o ar, qual o calculo que posso fazer ao final do mês para que nao corra risco de ela pagar meu consumo?

    • Olá Isla,

      você terá que fazer uma média do tempo de consumo para preencher as lacunas acima. Além disso, você precisa do valor cobrado pela energia elétrica na sua cidade, que consta da conta de luz e o consumo que o aparelho faz, que consta no selo Procel(normalmente colado no aparelho).

      Obrigado pelo contato.

  • Amigo, boa tarde

    Quanto ficaria meus gastos energéticos com esse dados abaixo.

    P. Refrigeração:3.516
    P. Elétrica:1.069
    Consumo(kw/h):22,4
    EER:3,29
    Linha:carrier XPower inverter

    Valor da energia R$ 0,3756

    Obrigado.

    • Olá Nladson,

      se considerarmos que seu aparelho ficará ligado 8 horas por dia, durante 30 dias, o consumo será de R$ 67.31 no mês.

      Obrigado pelo contato.

  • So pra desencargo de conciençia vou repetir meu pedido de calculo: ar de 9.000 btu. Potencia de 822 w energia w 220 gasto mensal de 17.3 tarifa de 0.57 18 horas por dia por 30 dias

  • Olá… queria saber o consumo do ar condicionado de 7000 btu Consul Split Tem 638w com consumo de energia kwh/mês 13, 4 e valor da minha energia tem valor 0, 37956 … q nto vou gastar se utilizar 12h/dia em 30dias?????

    • Olá Jordania,

      você terá um aumento de mais ou menos R$61,04 na conta de luz com o uso do ar-condicionado. Veja aqui nossas dicas para economizar energia com o seu ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Potencia do meu ar condicionado é. De 822w 220 w giade energia 0.57 1 kw 15 horas por dia 30 dias no mes ah ! 9.000 btus da pra calcular pra mim por favor

    • Olá Gilberto,

      para fazer o cálculo precisamos saber o consumo do aparelho de acordo com o selo Procel. O selo vem colado no aparelho.

      Aguardamos seu contato.

  • Não entendo isso: por exemplo, uma geladeira Brastemp frost-free consome, pela etiqueta, cerca de 56 KW/MÊS, considerando que uma geladeira funciona, não 1, mas 24 horas por dia (estou desprezando o momento em que ela desliga, mas vamos considerar que ela ficasse metade do dia desligada, o que acho improvável: 56(kw/mês)*12horas ligada ao dia: dariam absurdos 672 kw/mês !!! (cerca de R$:300,00) ou pra geladeira a procel tem outro parâmetro?

    • os 56kW/Mês é o consumo da geladeira em 30 dias. No selo vem o resultado final da potencia vezes as horas de consumo. Então é só multiplicar a tarifa pelo 56 e já terá o resultado do gasto mensal da geladeira

    • Olá Geras,

      acredito que o cálculo seja diferente para cada tipo de eletrodoméstico. Porém, não temos informações de como funciona para geladeiras. Somos um comparador de preços e escrevemos matérias sobre ar-condicionado.

      Qualquer dúvida sobre climatização, estamos à disposição.

  • Na minha experiência, que uso transformador e quase não tenho gasto. O meu ar (carrier-expower-INVERTER) gastou 290$ no mês, o mês todo é claro, com o chuveiro usando também à noite.. e o ar 24Horas.. no 24º a 26º, e às vezes que eu desligava (sair pra algum lugar e tal) eu ligava depois no 20 pra gelar mais rápido (só por alguns minutos). Então caso alguém tenha dúvida pode ter uma noção mais ou menos por aí, isso é só o ar e o chuveiro que eu tinha gastando…

  • Estou na dúvida de qual aparelho comprar, pois as opiniões são bastantes divergentes. Estou para comprar um ar cond cassete de 48 mil btus, usando em média de 30 hs por mês.vale a pena comprar um inverter ou não, levando em consideração o preço do aparelho?

  • Gostaria de saber qual a diferença de consumo de um ar 24000 Btus classe B não inverter para um ar 24000 Btus classe A inverter, levando em consideração o valor do Kw 0,65 ficando ligado 12 horas dia, 30 dias mês.

  • ola boa tarde fiz um calculo de de para ver qual ar e melhor para meu ambiente meu quarto tem 12m² tem um PC UMA TV UM VENTILADOR UM SOM, AO TOTAL SÃO 6 APARELHOS ELETRÔNICOS, FIZ O CALCULO E DEU UM AR DE 12.000 BTUS MAS EM OUTROS SITES DEU UM DE 9.000 QUAL E A MELHOR OPÇÃO PRA MIM O TÉCNICO ME FALOU QUE UM DE 9 ATENDE A TODAS MINHAS EXPECTATIVAS.

    • Olá Welton,

      acesse aqui a calculadora e faça o cálculo novamente. Pelas informações que você passou, seu quarto precisa de um aparelho com no mínimo 10800 BTUS.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, tava pesquisando aqui no site e pela metragem do meu quarto (21m²), seria um ar de 14400 BTUs, mais 8 horas por dia, todos os dias do mês da um valor de R$ 1312.09 p/mês isso eh certo??? to achando muito caro.

    • Olá Janaina,

      está errado sim. Para fazer o cálculo, você precisa saber o consumo do aparelho(Consumo de Energia de acordo com o selo Procel) e o preço da energia elétrica na sua cidade.

      Obrigado pelo contato.

  • por favor,comprei dois ar condicionado 60.000 btus.antes pagava em torno de 600,00 mes de conta e minha primeira conta pois ar veio 2.450,00…fiz um calculo em cima das informaçoes obtidas neste site e o calculo disse que minha conta deveria ser em, torno de 1200,00 mais o que eu pagava iria para 1700 a1800.tem algo errado nesta historia e vcs podem me orientar o que fazer para reduzir esse custo?

    • Corrente de Partida..faz toda diferença,pois essa corrente e impossível de calcular porque ela depende de muitas coisas,uma delas é de quantas vezes seu ar liga e desliga o compressor por dia.

    • Olá Denilson,

      podemos lhe dar algumas dicas de como usar o ar-condicionado de forma que ele consuma o mínimo de energia possível. Acesse aqui o texto com nossas dicas.
      Se alguma porta no seu ambiente precisa ficar aberta, aconselhamos que instale cortinas de ar, veja aqui.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de receber catálogo de condicionador de ar spinger, trabalho em área de engenharia civil, faço cálculos de demanda de carga e preciso estabelecer a refrigeração apropriada, já usamos springer. São bons em ambiente fechado em função sonora.
    Atenciosamente,…
    Raildo C. Santos.
    Projetista Civil, Elétrico e Ambiental.

    Rua Serra da Cantareira, 124 – Jardim Cantareira – São B. do Campo – SP
    CEP: 09855-210

  • como faço essa conta na calculadora? fiz e o resultado foi, 53,82, fazendo o calculo na tela deu 63,65, 8 hs dia, 30 dias, consumo do aparelho 15,3 valor kw/h 0,52 o resultado na calculadora e 53,82, como faço, somo tudo?

  • meu ar condicionado é da marca gree 9000 btus seu a unidade kwts mes é de 17,2 eu fiz um calculo 17,2 dividido por 30 dias deu 0,58 e multipliquei esse valor por 12 horas deu 6,88 que seria o qto o meu ar deveria consumir é isso? mas na real o meu ar condicionado esta gastando 14 kwts por dia gostaria de saber se esse consumo esta alto?

    obrigada

    • Olá Rafaela,

      o valor dado pela calculadora acima, é a quantidade de horas que o aparelho fica ligado x os dias do mês x o consumo de energia do aparelho x Preço da energia. Tudo isso dividido por 30. O resultado é o valor do consumo mensal do aparelho.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá amigos, tenho uma suíte de 12,63 m2 em L, sendo que ao invés de janela, tenho uma porta de acesso em blindex tamanho padrão, que dá acesso a uma varandinha.
    Estou estudando comprar um Split inverter. No cálculo, não haveria a necessidade de se medir a altura do ambiente. Vou ter no interior LCD 32″, Ap. Sky, DVD + 02 pessoas e pouco sol da manhã. De quantos BTU’s devo adquirir. Obrigado.

  • Olá Bom dia,

    Como todo bom brasileiro recentemente, estou procurando economia, basta ver que este ano (e talvez os próximos) sera o ano dos aumentos em energia. Pesquisando sobre uns ar´condicionados a comprar, e comparando claro os KW/h, fiquei assustado com uma diferença entre consumos que encontrei entre esses dois aqui:

    Este ar condicionado do link (http://www.lojakmdevantagens.com.br/product/climatizacao/115883325/ar-condicionado-portatil-springer-nova-12000-btus), consome 1,4 KW/h, e ele é portátil. Já este deste link (http://www.lojakmdevantagens.com.br/product/climatizacao/112198681/ar-condicionado-split-consul-bem-estar-inverter-9000-btus-frio-branco), consome 17,1 KW/h, achei absurda a diferença. O portátil deveria gastar muito mais que o split inverter. Me sanem essa duvida, pois o certo é que vou comprar um desses dois ar condicionados.

    Att,

    Anderson Dorneles

    • Olá Anderson,

      os aparelhos portáteis não possuem selo procel e consomem mais energia. O aparelho Consul Bem Estar possui selo Procel A. Ele é mais econômico sem dúvidas. No site que você visitou, alguma informação não está correta.

      Selecionamos os dois aparelhos em nosso comparador de preços e vimos que eles estão disponíveis em várias lojas, acesse e veja todas as informações corretas sobre os produtos e onde comprar pelo menor preço.

      Portátil Springer

      Consul Bem Estar Inverter

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, tenho um ar condicionado 220v com classificação A, porém uso transformador para 110v,pois em minha residencia não tem o padrão 220v.minha duvida é se a classificação do selo procel continua sendo A?

  • olá, eu queria saber se existe um ar condicionado q resfrie o ambiente a 10/11 graus? uma vez eu vi uma proparaganda na pholishop de um ar portatil q resfruava A 11 GRAUS a marca eu acho q era o piguino

  • Olá, tenho um ambiente de 15m2, com uma janela, uma televisão 29″. Uma lampada florescente. Normalmente só com uma pessoa. O local contém laje com telhado. Incidência de sol durante toda tarde.
    Minha duvida é se compro um ar 12000 btus midea classe b, ou um Samsung 9000 btus classe A.

    • Olá Lucas,

      o seu ambiente precisa de um aparelho com no mínimo 12800 BTUs. Nenhum dos dois será suficiente para gelar ele. Acesse aqui a calculadora de BTUs e confirme. Além disso, no texto explicamos porque não se deve usar aparelhos com potência menor que o indicado.
      Quanto ao consumo de energia, os aparelhos com selo A são mais econômicos.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa Tarde!!! minha duvida é em dias de calor se eu abaixar o set point de 20º para 16º aumenta o consumo?
    tendo em vista se eu colocar em 16º ele demora mais para atingir mais fica por menos tempo desligando e partindo o compressor…..

    Grato,
    Paulo

    • Olá Paulo,

      quanto mais o compressor trabalha, mais luz ele consome. Quanto menor for a temperatura desejada, mais ele irá trabalhar.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de saber qual a formula que usa para calcular, a q costumo usar é C=potencia x Tempo, porém na de vocês não é calculada com potencia e sim com Consumo de energia em kWh/mês.
    vlww

    • Olá Campos.

      Não, o que pode ser afirmado é que quanto menor for a diferença entre a temperatura atual do ambiente e a temperatura que você pretende atingir, será menor o consumo também.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho uma loja com 96 metros quadrado, com dois ar de 30.000 btus,mais estou gastando energia demais pois os mesmos são classe d (procel) existe um outro ar condicionado mais economico para economizar na minha conta de luz. Obrigado

  • Caros, boa tarde, tenho um ar condicionado inverter da Fujitsu de 12.000 BTUs, pela calculadora, utilizando o aparelho por 268 horas por mês (sendo que no aparelho o consumo especificado é de 22,9 kWh/mês) e o preço da energia na bandeira vermelha em São Paulo é de R$0,20, a calculadora me mostra o valor de R$43,97 por mês.

    Porém minha dúvida é se esse valor, pode ser considerado como valor “absoluto” na conta (incluindo TUSD e TE) e se pelo fato de ser um inverter, esse consumo de 22,9 kWh/mês do aparelho não seria variável de acordo com a potência que o mesmo está operando? Esse valor de 22,9 kWh/mês é quando ele está funcionando no máximo de sua capacidade? Agradeço desde já.

    • Olá Adriano,

      esse cálculo é de acordo com a informação passada pelo fabricante de 22,9 kWh/mês. Você teria que ver com o fabricante, em que esse valor está baseado.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho um ar condicionado de 7.500 btus antigo (15 anos) Springer, não sei o quanto ele consome, mas tenho certeza que é muito, pois usando somente cinco horas nos dias muito quentes de Janeiro, acredito que somando usei 30 dias, a conta veio muito alta. Me dê umas dicas, seria vantagem usar um dual split para dois quartos? Estou pesquisando preços.

    • Olá Angela,

      em questão de economia de energia, o ideal são dois split convencionais. Os aparelhos multi split consomem mais energia.

      Obrigado pelo contato.

  • sou meio leigo no assunto de comsumo meu ar e springer 9000 btus 220w fica em uso 9 horas ligado por dia nao estou conseguindo fazer o colculo do consumo em reais mensal a tarifa aqui e de 0.50277389 da uma força ai pessoal obrigado

    • tenho um corredor na minha casa de 10 mts por 2mts (sala e cozinha), tenho um ar condicionado de 12.000 btus. Não está gelando de acordo e a conta subiiu muito, o que pode estar errado?

      Obrigado.

      • Olá Marcelo,

        um aparelho de 12000 BTUs não possui potência suficiente para climatizar o ambiente que descrevestes. A conta subiu porque o aparelho está fazendo muito esforço para conseguir climatizar o local. Além disso, há o risco de estragar o aparelho. Acesse aqui a calculadora e veja quantos BTUs seria necessário para essa área.

        Obrigado pelo contato.

    • Olá Paulo,

      para fazer o cálculo você precisa saber também o consumo do aparelho. Essa informação você encontra no selo que vem colado no equipamento.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Angelica,

      como explicamos no texto acima, para fazer o cálculo é necessário também o valor que a empresa de energia elétrica da sua cidade cobra por kW/h. Com esses dados, basta preencher as lacunas acima e clicar em calcular.

      Obrigado pelo contato.

  • boa tarde, o mod é…MPN-12CRV2, SPRINGER 12.000 BTUS,como te falei,sou leigo. vc me pediu o consumo do aparelho,n sei ao certo,mas vou lhe passar algumas informaçoes da etiqueta do aparelho….tensao 220v,frequencia(hz)60, capacidade(w)3517, potencia nominal(w)1650, corrente nominal(A)… como falei anteriormente, pretendo usar 10 hs por dia, 30 dias por mes e o valor da tarifa aq em GO é 0,528000. fico no aguardo.obrigado

  • sou leigo no assunto consumo e por mais bem explicado,nao consegui captar vossa msg. por favor,seja o mais simples possivel…acabei de adquirir um ar portatil springer 12.000 btus.220 v e nao estou conseguindo fazer o calculo do consumo em reais mensal. aq é mt quente, pretendo usar o ar 10 hs por dia,30 dias por mes, qto isso vai me custar em reais ao mes? por fvr me ajuda ai…ah ia me esquecendo, a tarifa aq em GO é 0,528000

    • Olá,

      precisamos saber o modelo do seu aparelho e o consumo dele para poder calcular. No próprio aparelho deve ter um selo que informa.

      Obrigado pelo contato.

      • Gostaria que calculassem para mim o valor do gasto mensal do meu ar condicionado:
        Capacidade: 12.000 BTU/H Consumo 1085 W Quant. dias: 26 Horas: 10 Valor tarifa:0,528030. Grato.

  • Bom dia! Tenho um ar condicionado springer portátil 12000btus,gostaria saber qual é o consumo mensal,não consegui fazer na calculadora. Uso 30 dias durante 12 horas ao dia,o consumo do aparelho é de 42kwh e valor da energia em reais é de 0,64. Poderia calcular para mim? Obrigada!

  • Boa noite!
    Gostaria de saber se o ar condicionado no modo economia de energia, ele consome mais a cada vez que liga? instalei dois ar condicionado samsung de 9000 e ligando eles a noite no modo econômico em sete dias apenas dobrou a quantidade de kw, num valor de 100 reais a mais, isso é normal?

  • Ola. Gostaria de saber qual a dica para economizar na energia do meu ar condicionado? Gostaria de saber se dece deixae ele no maximo ou como fazer. O modelo dele eh cônsul 7500 btu mecanico somente frio? Queria saber a melhor maneira de utilizar. E se eu deixar ele gelar e depois voltar o botao anti horário ate dar o clic como diz no manual ajuda a economizar energia?

  • Amigo tenho um Ar condicionado Portatil 13000 Btus Philco quente frio, Moro em Itaporanga-PB, queria saber usando ele 8 horas por dia durante 20 dias por mês quanto ele gasta, queria que você encontra-se a potencia dele o que ele gasta por hora pois não tenho mais o manual dele e não sei quanto a Empresa Énergisa aqui de Itaporanga-PB está cobrando pelo Kwh/m, grato e aguardo resposta.

    • Olá José,

      infelizmente, no momento, não possuímos este manual, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
      Por enquanto, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar. E o valor da energia elétrica você teria que ver em uma conta de luz.

      Agradecemos seu contato.

      • Olha ai o Link do Manual do meu Ar Condicionado Portatil 13000 Btus Quente Frio ai tem todas as informações, será que agora vocês podem calcular o valor pra min, grato e aguardo, Barbosa.

          • Amigo eu encontrei o valor do consumo em Kwh aqui da minha cidade e o valor exato é: 0,32 R$ já o consumo em Kwh do meu aparelho o Ar Condicionado portatil Philco Quente/frio 13.000 Btus eu não achei já te passei o link do Manual mais acho que não está descrito lá também, nem consequir achar a informação certa na etiqueta que fica colado atraz do aparelho, minha duvida é está quanto ele consome funcionando 5 dias por semana, 20 dias por mês utilizando 8 horas por dias grato e aguardo resposta amigo. g

          • Olá José,

            aconselhamos que entre em contato com a Philco para se informar quanto seu aparelho consome. Nossa única fonte de informações sobre os aparelhos é o manual, se não consta no manual, não temos como fazer o cálculo.

            Obrigado pelo contato.

          • Olá, José.

            Para fazer esse cálculo, é necessário saber o valor da energia elétrica em sua cidade. Você pode descobrir isso escrito na sua conta de luz.

            Agradecemos o contato.

  • Ola!!
    Gostaria de saber se um ar consul 7500 btu mecânico. No site disse que gasta 15,708 kwh se eu ficar cm ele ligado 18 horas quanto gasto com a energia a 0,36778?
    Ele gasta pouco? Eh classe A
    Obrigada

  • Gostaria de entender melhor a maneira de como é feita a conta sobre o gasto de kWh sobre o uso do ar condicionado;pois no meu aparelho de ar diz que o consumo é de 22,9 kWh mês,mas meu ar em 8 horas de uso no grau 24 consome em torno de 7 e 8 kWh,é esta conta que eu quero entender.
    obs:meu ar é de 12000 btus.

    • Olá Gentil.

      É assim: 22,9 kWh mês é como se fossem 30 horas, pois é uma hora por dia durante 30 dias (um mês). Seu cálculo deu 7 kWh em uma utilização de 8 horas, portanto em 30 horas daria 26,25 kWh mês. Sendo assim está correto, pois esse número passado pelo fabricante pode sofrer alterações devido a temperatura atual, a localização do ambiente, entre outros fatores.

      Qualquer dúvida conte conosco. Obrigado pelo contato.

    • Olá Anselmo,

      não entendemos as informações. Você precisa ver no selo o consumo do aparelho e em uma conta de luz o valor da energia elétrica. Em seguida basta preencher as lacunas acima com as informações e clicar em calcular.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite, estou com a seguinte dúvida quanto ao consumo de alguns aparelhos. A duvida geral é: se tenho a opção de 3 equipamentos de 7, 9 e 12 mil btus, se eu utiliza-los em 23ºC eles teram o mesmo consumo visto que as potencias sao diferentes mas quero atingir a mesma temperatura? Segundo o q calculei pelo site o consumo mensal é bem diferente Comparei Aparelhos da Consul, 7btu (13,4kw/h –> R$53,69); 9btu (17,2kw/h –> R$68,91); e 12btu (23,0kw/h –> R$92,14);todos simulando 8h/dia durante 30 dias a 0,50075703R$. A outra dúvida é que pesquisando aparelho da eletrolux de 7btu o kw/h é 0,64 e o 9btu é de 0,82 kw/h tendo um consumo mensal respectivamente de R$ 2,57 e R$ 3,29. Essa diferença é real pois achei tao gritante. Ou seja os aparelhos eletrolux é infinitamente mais econômico do q a consul???? Ou foi passado alguma informação errada do consumo pelo fornecedor??? Obrigada.

    • Olá Erica.

      Quanto maior a potencia (BTU), mais o consumo. Quanto aos aparelhos da Electrlux, deve haver algum equivoco sim neste valores, não estão corretos.

      Obrigado pelo contato.