Como calcular o consumo do aparelho de ar condicionado?

Você sabe como calcular o consumo mensal do seu aparelho de ar condicionado? Pode parecer difícil ou confuso, mas é um cálculo simples, que você pode fazer na calculadora que disponibilizamos logo abaixo. Antes, aprenda com as nossas dicas:

-10 dicas para economizar o consumo de energia do ar condicionado -

Para saber quanto você gastará por mês com a utilização do seu ar-condicionado são necessários os seguintes dados:

Cálculo de Consumo

 

Seu aparelho de ar condicionado consome aproximadamente:

  • Horas por dia - É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia;

  • Dias por mês - Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado. Ex: 20 dias;

  • Consumo de energia em kWh/mês - Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL;

  • Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica - Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, descubra aqui o preço da energia das capitais do Brasil ou então consulte a sua conta de luz. Você também pode encontrar essa informação em contato com a distribuidora de energia elétrica.

Após ter essas informações, basta clicar em Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz.

Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia.

Ainda com dúvidas? Deixe seu comentário para que nossa conversa continue.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

1379 Comentários sobre "Como calcular o consumo do aparelho de ar condicionado?"

    • Olá Rosilene, tudo bem?
      Para utilizar a calculadora de consumo do aparelho, você precisa separar as seguintes informações:
      – Horas por dia;
      – Dias por mês;
      – consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês);
      – preço da energia (reais p/ kW/h).
      Com esse dados em mãos, preencha os espaços e clique na opção calcular.
      Pronto, assim saberá o consumo do seu ar-condicionado.

    • Olá Gabriel, tudo bem?
      Para encontrar o valor de energia elétrica gasto pelo modelo de ar-condicionado, nós precisamos das informações sobre horas por dia e dias por mês em uso e o preço da energia (reais p/ kW/h).
      Sugerimos que separe esses dados e preencha em nossa calculadora. Assim poderá encontrar o consumo do equipamento de climatização.

  • Olá!
    Minha conta está vindo muito alta por causa do ar que estou usando no apartamento. Como estou morando de aluguel enquanto termino minha casa não tenho como aumentar a capacidade do ar em BTU, pois o ar é de janela e a caixa só suporta um aparelho de 7500. O quarto tem uns 20m quadrados. Será que se eu comprar um portátil de 12000 ajuda a reduzir a conta? Pois percebo que o de janela não desliga o compressor, pois não atinge a temperatura (mesmo regulando para uns 23°). A minha dúvida é se vale a pena investir em um portátil de 12000btu para ele ficar menos tempo com o compressor ligado. Se sim, qual o modelo mais econômico? Na minha região o KWh está em 1,34, uso em média 8h por dia, durante os 30 dias. Sempre regulando para 23/24°.

    • Olá Romulo, tudo bem?
      Sugerimos que entre em nossa matéria que reúne os aparelhos de ar-condicionado modelo portátil mais econômico.
      Pode acessar clicando neste link aqui. Aproveite também nossa calculadora do consumo para ver qual oferece o melhor custo benefício para a sua necessidade.

    • Olá Indianara , tudo bem?
      Sugerimos que observe o valor do consumo de energia do aparelho (kW/h p/ mês) e do preço da energia (reais p/ kW/h).
      Com essas informações em mãos, faça uma simulação com base em como irá usar o ar-condicionado.
      Assim poderá encontrar quanto irá gastar com seu ar-condicionado.

  • Olá gostaria de saber o consumo se usar em temperatura 24 graus.. 4 horas por dia durante 30 dias.. Consumo de energia 17,1 e valor da tarifa é
    0,93975
    Obrigada

    • Olá Anderson, tudo bem?
      Os aparelhos de ar-condicionado com a tecnologia Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente, mantendo constante e com pouca oscilação de energia.
      Por esse motivo, nossa sugestão é que procure equipamentos com essa tecnologia.
      Em nosso Comparador de Preços, você pode encontrar as melhores promoções de ar-condicionado.
      Para acessar, basta clicar neste link aqui.

  • Boa noite
    Instalei meu ar condicionado da Gree inverter de 9,000 btus testei por 6 dias a uma média de 4 horas diárias e deu 450kw/h a mais de média de consumo de minha residência oque pode ser? Estou impaciente pois aqui na minha região o preço do Kw/h é de 0,90 poderia me dizer qual seria o erro cometido ou este é o consumo dele mesmo?

    • Olá Marcio, tudo bem?
      Para encontrar o valor do consumo do aparelho, você precisa ter em mãos as seguintes informações:
      Horas por dia – É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia;
      Dias por mês – Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado. Ex: 20 dias;
      Consumo de energia em kWh/mês – Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL;
      Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica – Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver.
      Após ter essas informações, basta clicar em Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz.

  • Amigo, com essa calculadora, tambem é possivel calcular outros eletrodomesticos, como por exemplo, um bebedoro ou uma tv inserino o consumo kh/h delas?

    • Olá Rafael, tudo bem?
      Nossa calculadora é apenas para contabilizar o consumo dos aparelhos de ar-condicionado.
      Sugerimos que procure a concessionária de luz da sua cidade, pois algumas ajudam no cálculo ou até mesmo tem uma calculadora para isso.

  • Gostaria de entender como funciona a questão de economia de energia pois comprei um Split da Philco de 9.000 BTUS comum, e nele o consumo de energia é de 17,1 Kw/h e fui verificar o consumo de um inverter de 9;000 BTUS que é o mesmo valor de 17,1 Kw/h. No meu entendimento o inverter deveria economizar mais que o meu, como isso seria possível? Se Consumo de energia em kWh/mês é o mesmo nos dois.

    • Olá Marco, tudo bem?
      Por mais que o consumo kW/h seja idêntico, o aparelho com a tecnologia Inverter nunca desliga completamente, pois atua de forma contínua.
      Assim evita picos no consumo de energia e tem operação mais eficiente. Para efeito de comparação, os compressores tradicionais ligam e desligam durante o funcionamento, consumindo mais energia

    • Olá Jose Paulo, tudo bem?
      Ficamos muito felizes com o seu comentário.
      Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.

    • Olá Leandro, tudo bem?
      É possível encontrar o valor mesmo seu modelo sendo Inverter.
      Basta separar as informações de Horas por dia; Dias por mês; Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês); e Preço da energia (reais p/ kW/h).
      Com esses dados em mãos, será possível achar o consumo do seu aparelho de ar-condicionado.

  • Olá, tudo bem? Tentei fazer o calculo mas está absurdo o valor. Quanto seria, pfv, o consumo mensal de um aparelho de 12.000 Btus/h (aparelho Piu 12 portátil) com o consumo de 910w, ligado 10 horas por dia, por 10 dias?

    • Olá Mayra, tudo bem?
      Precisamos de maiores informações sobre o Preço da energia (reais p/ kW/h).
      Aquele custo de consumo tá equivocado. Procure no manual o consumo kWh.

  • Gostaria de saber quantos KUVA consome 1 ar condicionado de 9000 baús pois pretendo comprar um gerador a disel e preciso saber qual potência para comprar o getador.

  • Boa noite! Quero sabe quanto gasta um ar condicionado cree de 12 BT
    KW por Uma hora durante um mês
    e de 22,7 e o valor da kW e 0,93 por horas,quanto vou gasta de energia se eu liga 12 horas por dia, este modelo de ar e inverso

    • Olá Ana Mel, tudo bem?
      Conforme a nossa calculadora, o consumo do seu ar-condicionado nessas condições é aproximadamente R$ 253,34 p/mês.

    • Olá Carlos Eduardo, tudo bem?
      A calculadora leva em conta as informações de horas por dia, dias por mês, consumo de energia do aparelho e preço da energia para encontrar o consumo do aparelho de ar-condicionado.

  • Boa noite. Essa calculadora é para aparelho convencional certo? Tem como fazer o calculo para um aparelho Inverter de 12.000btus da Springer Midea?

    • Olá Ederson, tudo bem?
      Para que descubra o consumo do seu ar-condicionado, você precisa inserir nos campos aquelas informações que contém no seu aparelho, como o consumo de energia do aparelho kW/h p/ mês.
      Qualquer dúvida, continuamos à disposição.

  • Aqui em casa, deixamos o ar ligado na temperatura de 24 graus. Como o ar condicionado funciona? Calcular o consumo dele pela hora que eu ligo a noite e desligo pela manhã não estaria errado? porque as vezes ele está no modo ventilando e as vezes refrigerando. Não seria como uma geladeira? Então, como seria o cálculo?

    • Olá Kleber, tudo bem?
      De acordo com um de nossos técnicos, você precisa observar quando usa a temperatura no inverno, pois o aparelho não vai condensar.
      Isso porque a troca de calor acontece pelo ciclo de refrigeração. No verão acontece a troca de calor na condensadora.
      Lembramos que a calculadora faz um cálculo aproximado consumo do seu aparelho de ar-condicionado.

  • Gostara de saber só o consumo em Kwh mensal do aparelho.

    Já que sei que consome 17.1Kwh (9.000 btus) no prazo de 30 dias (uso todo o dia por 08h)

    Poderia me auxiliar?

    Desde já parabenizo pela página e agradeço a atenção

  • Olá fez a conta mas não tá dando certo eu fiz 8/20/17.1/0.706
    8 horas dia por 20 dia mês pelo consumo do aparelho que e 17.1 mas o custo da energia que 0.706 que 64387,20

    • Olá Zaqueu, tudo bem?
      Nossa calculadora faz um cálculo aproximado do consumo de energia do seu aparelho de ar-condicionado.
      Fiz novamente o cálculo de consumo do seu equipamento e deu R$ 64,39 p/mês.
      Se ficou com alguma dúvida, continuamos à disposição.

    • Olá Kássio, tudo bem?
      Nossa sugestão para encontrar o consumo do seu ar-condicionado por dia, é fazer o cálculo de consumo, preenchendo as seguintes informações:
      Horas por dia – É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado.
      Dias por mês – Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado.
      Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês) – Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp).
      Preço da energia (reais p/ kW/h) – Consulte a sua conta de luz. Você também pode encontrar essa informação em contato com a distribuidora de energia elétrica.
      Chegou o momento de encontrar o consumo.
      Depois de saber quanto o ar-condicionado consome aproximadamente por mês, você pode dividir pelos dias em que o equipamento é usado.
      Pronto! Você encontrou o consumo do seu ar-condicionado por dia.

  • Boa tarde sou tecnico de frio e precisa da ajuda da webar. Estou a reparar um ar condicionado de marca sharp split convencional de 9.000 btu, esta a mostrar o erro H3 no display do evaporador. O que será este erro?

  • Bom dia! Como calculo a diferença de consumo que eu teria se usasse o ar condicionado sempre em 20 graus ou se usasse sempre em 24 graus, por exemplo?

    • Olá, Laislla.
      Como faltaram algumas informações, não poderei fazer o cálculo para você.
      Mesmo assim preparei uma sugestão de cálculos para chegar na diferença de consumo do seu ar-condicionado.
      Comece escolhendo qual temperatura irá verificar primeiro.
      Ex: Faça o cálculo da temperatura em 20 graus. Repita o processo, mas desta vez, com 24 graus.
      Pronto, com os resultados em mãos, faça o cálculo de subtração: valor maior – (menos) – valor menor.
      Assim você chegará na diferença de consumo do seu ar-condicionado naquelas temperaturas.
      Boa sorte!

    • Olá Jones, tudo bem?
      Nossa calculadora é apenas para cálculo dos aparelhos de ar-condicionado.
      Infelizmente, não conhecemos sites que calculam o consumo dos fornos de padaria.

  • somente com os dados acima não consegui encontrar o custo mensal. dá um valor absurdamente alto. Tem algum fator ou constante que deve ser usado para calcular o consumo?

    • Olá Markus, tudo bem?
      O cálculo de consumo do ar-condicionado leva em consideração quatro fatores:
      Horas por dia – É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado.
      Dias por mês – Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado.
      Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês) – Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp).
      Preço da energia (reais p/ kW/h) – Consulte a sua conta de luz. Você também pode encontrar essa informação em contato com a distribuidora de energia elétrica.

  • Estou com dúvida, no manual diz que meu ar condicionado consume 20,01 kwh p/mes, e só multiplicar 20,01x 0,77=15,40,
    0,77 e o valor da tarifa aqui em rondonia.

    • Olá Levi, tudo bem?
      Para encontrar o consumo do seu ar-condicionado por dia, faça o cálculo de consumo, preenchendo as seguintes informações:
      Horas por dia – É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado.
      Dias por mês – Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado.
      Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês) – Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL (http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp).
      Preço da energia (reais p/ kW/h) – Consulte a sua conta de luz. Você também pode encontrar essa informação em contato com a distribuidora de energia elétrica.
      Se continuou com alguma dúvida, seguimos à disposição para ajudar você.

    • Olá Heleno, tudo bem?

      No momento do cálculo, você insere no campo “Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês)” as informações que contém no seu aparelho, assim já terá o resultado.

  • Gostaria de entender melhor essa conta no meu aparelho de ar-condicionado vem escrito 64,1 kwh..como calcular o custo ele fica ligado uma média de 8hs totalizando 160 hs mês 20 dias de uso

Sobre o WebArCondicionado

O Portal WebArCondicionado é um canal parceiro de consumidores, profissionais, assistências técnicas e das melhores lojas e fabricantes, atingindo toda a cadeia de climatização. Com mais de um milhão de visitas em nosso site por mês e publicações diárias sobre o setor, hoje somos a maior referência do País quando o assunto é ar-condicionado. Leia Mais