Como calcular o consumo do aparelho de ar condicionado?

Você sabe como calcular o consumo mensal do seu aparelho de ar condicionado? Pode parecer difícil ou confuso, mas é um cálculo simples, que você pode fazer na calculadora que disponibilizamos logo abaixo. Antes, aprenda com as nossas dicas:

-10 dicas para economizar o consumo de energia do ar condicionado -

Para saber quanto você gastará por mês com a utilização do seu ar-condicionado são necessários os seguintes dados:

Cálculo de Consumo

 

Seu aparelho de ar condicionado consome aproximadamente:

  • Horas por dia - É o tempo que seu aparelho de ar condicionado ficará ligado. Deve-se ter o número de horas por dia que será utilizado. Ex: 8 horas por dia;

  • Dias por mês - Coloque na calculadora o número de dias por mês que você utiliza o ar-condicionado. Ex: 20 dias;

  • Consumo de energia em kWh/mês - Esta informação você encontra em uma etiqueta adesiva no produto, no manual ou na tabela de eficiência energética PROCEL;

  • Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica - Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver. Para saber qual é o valor por kW/h, descubra aqui o preço da energia das capitais do Brasil ou então consulte a sua conta de luz. Você também pode encontrar essa informação em contato com a distribuidora de energia elétrica.

Após ter essas informações, basta clicar em Calcular e ver o resultado. Esse resultado será o valor que o ar-condicionado acrescentará na sua conta de luz.

Entenda a unidade kWh/mês: informação de quanto o seu aparelho consome no total de um mês, ligado durante uma hora por dia.

Ainda com dúvidas? Deixe seu comentário para que nossa conversa continue.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

1256 Comentários sobre "Como calcular o consumo do aparelho de ar condicionado?"

    • Olá Michelle, tudo bem?

      Nesse caso depende da tecnologia inverter, muda conforme a marca. O ideal é verificar o que o sua oferece e aplicar o desconto.

  • Ola.
    Mas para cslculara gazto anual , devido ao inverno no rs.
    Existe algo diferente.
    Precisava saber pars di.e cionar as placas solares

    • Olá Michele, tudo bem?

      Para realizar este cálculo são necessários alguns dados, como por exemplo tempo que o aparelho fica ligado, preço de energia da sua cidade.

  • tenho uma dúvida. encontrei um ar da marca elgin de 9000 btus com consumo 16,3 kwh. e outro da marca lg 9000 btus INVERTER com consumo de 17,1 kwh. ter a tecnologia inverter faz com q seja indiferente esse consumo/hora? ou vale a pena comprar o que possui menor consumo msm nao sendo inverter?

  • Boa tarde, preciso decidir se troco o padrão Cemig para bifásico e assim terei uma tomada 220 V disponível ou se uso transformador 127/220 V. A residência é própria. Já optei por equipamento inverter de 12k btu/h. Não quero ter um equipamento que o custo sejá proibitivo. A tarifa aqui tá a 0,93 kw/h. Tenho dois chuveiros em casa, mas só uso um.

  • Fiz o cálculo e deu um valor de 127,68 por mês, porém este cálculo se aplica a uma aparelho on-off ou a um aparelho com tecnologia inverter? Como fazer essa diferenciação?

    • Olá Edison, tudo bem?

      Esse cálculo é para os aparelhos tradicionais, no caso de inverter depende da tecnologia utilizada, então neste caso indicamos que você proceda com o cálculo descontando o que é oferecido por cada marca.

  • ola meu amigo quero comprar ar condicionado da gree eco garden 12000 btus convencional queria sabe qual o consumo mensal dele vc pode me ajudar para mim fazer o calculo do gasto.

    • Olá Rodrigo, tudo bem?

      Precisaríamos de mais dados para fazer este cálculo, como:
      Horas por dia que você vai utilizar;

      Dias por mês que vc vai utilizar;

      Preço da energia em reais de kW/h cobrado pela empresa de energia elétrica – Pode variar de acordo com a cidade/estado que você estiver.

  • Gostaria de saber se esse valor da tarifa do consumo oscila ou é fixo. Porque percebi que em Belém um mês vem 0,701903 e em outro vem 0,683600?
    Agradeço.
    Edilson Monteiro

  • Muito foi esse site de vocês. Nota 1.000 mil pra vocês.
    Agora fico muito triste de saber que temos uma fonte de energia na região (Tucuruí) mas de nada adianta porque pagamos a energia mais cara do Brasil.

  • Boa tarde. Foi ótima e providencial suas informações. Mas, gostaria de saber quais os cálculos, como é feito, para chegar ao valor final. Obrigado

  • Este consumo indicado nos aparelhos de ar é calculado usando o aparelho na máxima ou em uso normal?
    Ex: tenho um ar Springer Mideia 12000 BTUs que só uso em 26 e 27 graus e com uma frieza ótima.

  • No site de compra o modelo de ar condicionado de janela springer midea de 10.000 btus, diz que o consumo e de 2.930kw/h. Esse valor é menor que o da cônsul de 20.30?
    Não consegui entender!
    Desde já obrigada

    • Olá, Marcele, tudo bem?

      Alguns sites apresentam as unidades em diferentes composições. O consumo nesse caso é de 29,3 kWh, ou seja, maior que esse outro modelo da Consul.

  • Como calcular o consumo de um ar condicionado inverter e um convencional, sendo que ambos especificam o mesmo consumo em KWh/Mês?
    Ex. Ar condicionado 18000 btus, tanto a linha inverter quanto a convencional tem um consumo de 34,2 KWh.

    • Olá, Mateus, tudo bem?

      Nesse caso, a média de consumo é calculada enquanto o motor está ligado. A diferença é que o motor inverter funciona diferente do motor convencional. O convencional vai estar sempre funcionando na mesma intensidade e ligando e desligando, causando os surtos de consumo. Já o Inverter vai mediar a intensidade e nunca vai desligar.

    • Olá, Diná, tudo bem?

      O segundo item se refere a um número de consumo do aparelho. É uma média que é calculada para saber quanto que ele gasta mais ou menos. Esse número está indicado no manual ou na ficha técnica do aparelho. A unidade dele é kWh.

      O terceiro item é a tarifa de cada cidade. Se você clicar no link que está ali, vai poder descobrir na nossa tabela, quanto é a tarifa da sua região.

    • Olá, Adrian, tudo bem?

      Não temos como dar uma média a você pois o valor da conta pode variar muito de acordo com cada ambiente, por isso criamos a calculadora de consumo acima para ter uma noção do quanto está sendo gasto.

      Basta preencher com as informações solicitadas. Qualquer dúvida é só enviar as informações que calculamos pra você.

  • So que a Enel cobra gasto de energia (ex. R$ 70,00) + uso da distribuição quase no mesmo valor, portanto o gasto sempre é dobrado do resultado acima.

    • Olá, Janete, tudo bem?

      Agradecemos a informação. Nossa postagem e nossa calculadora de consumo são voltados estritamente ao valor de consumo (sem tax, que podem variar de lugar para lugar). Porém, vamos verifica-la e, se conferir, vamos atualizar nossas matérias e ferramentas.

      Estamos sempre à disposição!

    • Olá, Michelle, tudo bem?

      A explicação do processo lógico do cálculo está descrito na própria postagem.
      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

    • Olá, Joel.

      Tudo bem?

      O consumo depende muito de modelo para modelo. Você tem algum do seu interesse em específico de 60.000 BTU classe C?

      Informando a referência podemos aprimorar nossas buscas para te ajudar.

    • Olá, tudo bem?

      Depende muito do modelo. No manual deve vir a média de consumo em kWh, se não encontrar, mande aqui o código do modelo e vamos tentar encontrar para você.

  • Por favor, qual seria o consumo de um split de 9.000 btus, ligado 24 horas por dia, em um espaço de 5 metros(adega).Seria mais economico o inverter?
    Obrigado

  • Em outra resposta foi dito que a calculadora serve para ambos modelos de split (convencional e inverter).
    Porém as pesquisas que realizei nas especificações técnicas dos aparelhos indicam pouca variação na indicação de “Consumo de energia do aparelho(kW/h p/ mês)” cedido pela PROCEL (algumas comparações dão vantagem até para o split convencional!)

    Ex:
    SAMSUMG AR24NVFPCWKNAZ 22000BTU INVERTER – 46,4kW/h p/ mês

    SPRINGER MIDEA 1F 42MACA22S5 22000BTU CONVENCIONAL – 34,12 Kw/h p/ mês

    Em todos os exemplos possíveis o consumo do split inverter vai dar o mesmo, ou maior, que o split convencional.

    Acredito que a calculadora serve pro ar convencional e não pro inverter, uma vez que o inverter não tem os “arranques” do motor como o convencional que é oq o faz ter menor consumo.

    De qqer forma a calculadora funciona muito bem. Forte abraço.

  • Boa tarde!

    Tenho um academia onde tenho 5 aparelhos Split Pisoteto de 60000 btu`s.

    Em horários de menor movimento as vezes desligo 2 aparelhos e fico com apenas 3 ligados em uma temperatura mais baixa.

    Minha dúvida é, em qual situação haveria uma maior economia de energia: utilizar 3 aparelhos ligados em 18 graus, ou os 5 aparelhos ligados em 23 graus?

    Obs: Em horários de pouco movimento, ambas as situações deixam o ambiente com temperatura agradável.

    Obrigado!

    • Olá, Fabio, tudo bem?

      Estamos falando apenas hipoteticamente, na prática seriam necessários vários outros cálculos mais precisos para te dar uma resposta correta. Porém, na teoria, o melhor é sempre utilizar os aparelhos todos em uma temperatura amena. Ou seja, os 5 piso-teto em 23°C.

  • Isso usando o ar no máximo.. no caso 17 graus…se usar o ar da seguinte forma e forma de economizar..?usando ar da seguinte forma liga durante uma hora a 17 graus e depois passa para 24 graus usando durante toda noite?me tire essa dúvida?

    • Olá, Alexandre, tudo bem?

      As médias de consumo do aparelho são tiradas normalmente levando em conta seus extremos de funcionamento. Casos de uso diferenciado vão resultar em consumos menores.

  • Boa tarde meus amigos do ar, eu tenho instalado na minha casa um consul 12000btu, com consumo de 22kw/mes no consumo estimado de 1 hora/30dias, certo. Estou vendo pra trocar e pensando num inverter, porque dizem que é economico, mentira. Um inverter de 8 polos e prometendo uma economia de 70%, ele consome 23kw/mes usando a mesma regra certo. ou será que estão considerando mais horas de uso no mês, estou falando daqueles dados de consumo na etiqueta afixada na lateral do produto.
    obrigado.

    • Olá, Setron, tudo bem?

      Os aparelhos Inverter apontam mais consumo se usados da mesma forma que os condicionadores de ar comuns. Porém, esses modelos são bem mais eficientes, eles climatizam mais rápido e, portanto, ficam bem menos tempo ligados e fazem bem menos esforço no motor do que os Splits que não são Inverter. Na teoria, é aí que está a parte econômica dessa tecnologia.

  • Dia 24 de Agosto passado foi instalado um Ar Condicionado LG 12.000 btus, inverter em meu quarto. Minha conta de energia chegou e quase morri. Meu consumo médio era 180 kWh. Esse mês o consumo da energisa foi 603 kWh e quase nem ligo o Ar. O único aparelho que entrou em casa foi o Ar. Moro sozinha. Estou decepcionada.
    Minha conta de energia chegou e quase morri. Meu consumo médio era 180 kWh. Esse mês deu 603 kWh e quase nem ligo o Ar. Tenho como comprovar meu consumo mensal. A última conta sem o Ar não foi nem 150 kWh. O que eu devo fazer?

Sobre o WebArCondicionado

O Portal WebArCondicionado é um canal parceiro de consumidores, profissionais, assistências técnicas e das melhores lojas e fabricantes, atingindo toda a cadeia de climatização. Com mais de um milhão de visitas em nosso site por mês e publicações diárias sobre o setor, hoje somos a maior referência do País quando o assunto é ar-condicionado. Leia Mais