[ x ] Fechar

Quais os principais erros na instalação do ar-condicionado

  • 06 de outubro de 2016
  • 26 Comentários

Instalar a unidade interna ou externa em local inapropriadoA crescente demanda por ar-condicionado e, consequentemente, a grande procura por instaladores tem feito, a cada ano, aumentar também o número de interessados em trabalhar no ramo. Porém, a falta de conhecimento e a inexperiência podem ocasionar danos irreparáveis aos equipamentos.

Muitos são os erros que podem ser cometidos na instalação. E a contratação de uma mão de obra mais barata, que parecia ser uma grande economia, muitas vezes se torna uma baita dor de cabeça. Além do mal funcionamento, uma instalação mal feita pode causar a perda da garantia do produto, alto consumo de energia e a redução da vida útil do aparelho.

Veja os aparelhos de ar condicionado mais baratos do mercado utilizando nosso comparador

Você sabe quais são os quatros principais erros cometidos na instalação de aparelhos de ar condicionado?

Não realizar o cálculo da carga térmica

Isto acontece quando o ar-condicionado possui mais ou menos BTU do que o ambiente precisa. É um erro cometido pelo consumidor, que sem informação acaba comprando um aparelho inadequado, mas principalmente pelo instalador, que realiza o serviço sem verificar a carga térmica necessária.

Um aparelho subdimensionado (menos potente do que o ambiente necessita) demora mais para atingir a temperatura solicitada (se atingir). E pelo esforço que ele terá que fazer a mais, mais energia ele estará consumindo, suas peças se desgastarão rapidamente e sua vida útil será mais curta.

Muitos são os consumidores que compram ar-condicionado com potência menor do que é aconselhado por achar que assim estarão economizando energia. A solução é o profissional se recusar a instalar o equipamento e o proprietário solicitar a troca por um que supra a necessidade do ambiente que pretende climatizar.

Instalar a unidade interna ou externa em local inapropriado

Para que o ar-condicionado funcione adequadamente, outro fator muito importante é o local onde ele será instalado. A distância entre as unidades, a altura e a exposição climática são pontos que devem ser analisados antes até mesmo da compra do aparelho.

Além disso, o posicionamento correto das unidades também é fundamental para o funcionamento adequado do equipamento.

Evaporadora (Unidade interna)

O local onde a condensadora será instalada deve ter espaço suficiente para a retirada dos filtros para a limpeza e futuras manutenções. E não deve haver obstáculos que impeçam a saída de ar do aparelho.

A estrutura da parede e o reboco devem suportar o peso da evaporadora e as vibrações do equipamento. E a instalação do ar-condicionado não deve interferir em instalações da rede elétrica, gás ou hidráulicas.

O que deve ser observado também na instalação da unidade interna é que ela não deve ficar a menos de um metro de outros aparelhos eletrônicos, para que o controle remoto são sofra interferências.

Condensadora (Unidade Externa)

A condensadora não deve ser instalada em um ambiente fechado, como área de serviço, banheiro ou varanda. Como o próprio nome diz, ela é a “unidade externa” e precisa ficar em um local com boa ventilação, para que o ar não retorne insuflado para o ambiente a ser climatizado.

A estrutura também precisa ser forte o suficiente para suportar o peso e a vibração do equipamento, e a inclinação deve ser de no máximo 5º a partir do plano horizontal.

Para evitar odores no ambiente climatizado, o dreno deve ser direcionado para pontos fluviais, jamais para ralos e bueiros.

Não realizar o vácuo

Por não existir uma lei que obrigue o procedimento de vácuo na instalação de ar-condicionado, muitos instaladores não o fazem.

O vácuo serve para “limpar” a tubulação dos aparelhos de ar condicionado, removendo os gases não condensáveis e eliminando a umidade. Ele deve ser feito na instalação e também toda vez que for feita a recarga de gás, quando ele irá retirar todo o resto de gás antigo.

É um procedimento de suma importância para o bom funcionamento do ar-condicionado e se não for feito, o aparelho funcionará por um tempo, mas sua vida útil será reduzida.

Se você é instalador, não deixe de fazer o vácuo, mesmo que demore um pouco mais, você estará fazendo o seu trabalho corretamente. E se você é consumidor, exija!

Não realizar testes de vazamento de gás refrigerante

Após a instalação, o profissional precisa verificar todo o sistema para descobrir se não ficou nenhum vestígio de vazamento de gás refrigerante. Se houver vazamento de gás, o aparelho não irá funcionar adequadamente.

Pode acontecer de o aparelho ligar e funcionar normalmente por um tempo, o que levará o usuário a pensar que está tudo certo. Mas o rendimento diminuirá aos poucos, e no pior dos casos, chegará um momento em que o ar-condicionado não climatizará mais o ambiente.

Para detectar se há vazamento de gás refrigerante, o instalador precisa tomar algumas medidas como: audição, pressurização no sistema e vácuo. Um detector eletrônico, sabão líquido, água e líquido de contraste serão imprescindíveis para a verificação.

E você, instalador, quer nos dizer algum outro erro que você costuma encontrar?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 Ideias sobre "Quais os principais erros na instalação do ar-condicionado"

  • olla o gaz simplsmente parou de funcionar em um ar instalado a 6 anos mais pouquissimo usado , é um eletrolux 12000 btus pode dar alguma dica de amnutenção ?

    • Olá, Meros.

      Pedimos desculpas pela demora na resposta. Estivemos em recesso no final do ano e quando voltamos recebemos milhares de comentários, e como cada caso é um caso leva tempo para conseguirmos responder tudo com atenção, mas vamos lá.

      Os aparelhos ficando parados por bastante tempo podem comprometer sim o gás. Se for isso mesmo o aparelho precisa de uma manutenção, para que seja realizada uma limpeza e troca de gás. Aconselhamos que você procure um profissional técnico para fazer isso. Clique aqui e encontre técnicos em todo Brasil.

  • Meu comentário é com relação ao calculo de Btus , pois bem, na hora da compra do ar pelo consumidor , realmente ele só leva em conta o pagar mais barato , visto que quando falamos de calculo térmico para um ambiente que necessita 12000 btus o cliente ja dis de imediato um de 9000Btus pois ele só quer que refresque. costumo dizer que refresco na refrigeração custa caro!!!!!!

  • Bom dia a todos da web ar
    Sou instalador de split e por ai tenho vistos muita coisa mal feita.
    instalação com tubo de dimensão menor que o original ,instalação com apenas um palmo de tubo para unir evaporador e condensador ,maquinas instaladas com um grau de inclinação fora do normal ,maquinas instaladas no meio da parede para refrigerar dois quartos .

  • Bom dia a todos da web ar
    Sou instalador de split e por ai tenho vistos muita coisa mal feita.
    instalação com tubo de dimensão menor que o original ,instalação com apenas um palmo de tubo para unir evaporador e condensador ,maquinas instaladas com um grau de inclinação fora do normal ,maquinas instaladas no meio da parede para refrigerar dois quartos .

  • Além de todos os erros acima tem também de deixarem as tubulações de alta e baixa juntas dentro do mesmo isolante térmico (esponjoso), sabemos todos ou deveríamos saber que estes tubos (alta e baixa) conduzem o fluido refrigerante em temperatura diferentes, e ele, o fluído é muito sensivel e com certeza o fluido referente que deveria chegar mais líquido no evaporador não vai chegar e consequentemente isto acarretará baixo rendimento do aparelho e maior consumo de energia elétrica.

  • Estou por instalar um aparelho de ar condicionado split, inverter, 18.000 btu, da marca LG.
    No entanto a unidade interna ficará a apenas 10 cm do teto e necessito o colocar uma estante abaixo dessa unidade interna.
    Minha dúvida é saber qual a distância mínima que essa estante deve ficar abaixo da unidade interna?

    • Olá Luiz,

      o aparelho precisa de espaço suficiente para o caso de precisar de manutenção futuramente. O ideal é seguir a orientação do fabricante que consta no manual de instalação.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá! Minha residência é pequena, composta por 1 quarto de 3,15m X 3,25m, uma sala de 3,15m X 2,20m, uma cozinha de 4,25m X 2,25m e um banheiro de 2,07m X 1,22m. A entrada da casa é pela cozinha e da cozinha para a sala não há porta, apenas um pequeno corredor de passagem de 1,45m X 1,00m. Do piso à lage no interior da residência a medida é 2,65m. Quero colocar ar condicionado para refrigerar todos os ambientes, com exceção do banheiro e preciso de informações sobre qual aparelho split inverter com ciclo quente/frio devo usar, se multi split ou independente para cada ambiente, visando o melhor custo/benefício.

  • tem muita diferença em instalar um ar condicionado e pendurar o ar na parede, são poucos os proficionais que fazem o trabalho corretamente respeitando a metragem de tubulação de cobre , fazer vacuo nas linhas para futuramente não ter problema no aparelho e perder a garantia. por este motivo temos que fazer sempre um trabalho de qualidade.

  • Tenho notado também nas manutenção que tenho feito, o comprimento da tabulação que na maioria das vezes não chega nem a um metro.quando na verdade deveria ter no mínimo 2 metros de comprimento.

  • Ótimo comentário.. Fiação elétrica incompatível com o equipamento, ambiente com extrema radiação solar ( necessária instalação de película solar) materiais de qualidade inferior usados na instalação também contribuem para as falhas citadas na matéria.

  • Ligação elétrica inadequada
    Distância mínima de tubulação
    Uso de alumínio
    Uso de materiais inadequados na ligação elétrica entre as unidades
    Não respeitar as distâncias mínimas exigidas da evaporadora
    Nao fazer SA
    Nao usar ferramentas como: vacuômetro; manifold; tensiômetro; flanjeador;
    Colocar as duas tubulações em um mesmo isolante térmico

  • Importante também é a metragem mínima da linha “tubulação” sempre indicada no manual, outra questão importantíssima é o desnível e uso dos cifões que ocasiona falta de óleo nos compressores! !!!