[ x ] Fechar

Aparelhos com potências abaixo do indicado e as consequências do subdimensionamento

  • 22 de abril de 2013
  • 62 Comentários

Subdimensionamento do ar condicionado Sim, o ar condicionado é um dos eletrônicos que mais consome energia, juntamente com o chuveiro, ferro de passar e forno elétrico. E quando o assunto é conta de luz, todo mundo quer economizar. Então, surgem velhas dúvidas em relação à potência e ao consumo e é comum acontecer o subdimensionamento de aparelhos pensando numa “aparente” economia, que no final representa mais gastos ao consumidor. O subdimensionamento acontece quando o aparelho utilizado é abaixo da potência recomendada pelo cálculo de BTU.

Aparelhos mais fracos consomem menos do que os mais potentes. Mas isto é relativo

Analisando as tabelas de eficiência energética do Inmetro, dois aparelhos da mesma marca, com a mesma classificação energética (selo A) e com as potências de 7 e 12 mil BTU, iremos constatar que consomem respectivamente 13,4 Kw/mês e 22,8 Kw/mês. Se ficarem ligados por nove horas diárias, durante 30 dias, o mais fraco representa aproximadamente 35 reais na conta de luz, enquanto o maior 62 reais.
Este é o cálculo que é feito sob condições ideias para cada modelo, seguindo indicações dos fabricantes e do próprio Inmentro. Até aí é possível afirmar que o aparelho mais fraco consome menos energia.

Os pontos negativos do subdimensionamento

BTU/h é uma unidade de medida que indica o tempo que o equipamento levará para alterar a temperatura de um ambiente. Portanto, ao utilizar um aparelho abaixo do indicado, será necessário mais tempo para atingir a temperatura solicitada pelo usuário – independente da função do aparelho. Assim, este acréscimo de tempo representa maior demanda do sistema, fazendo com que o compressor trabalhe armado por um período maior até atingir seu “objetivo”. Mais trabalho para a máquina, maior consumo de energia.

Quando o AC é exigido demais, o cálculo padrão do consumo de kW/mês que realizamos no segundo parágrafo não vale mais. Além disso, um aparelho na capacidade máxima tende a precisar de manutenção mais cedo do que o esperado. Por isso, o valor final desembolsado pelo usuário será maior do que um cálculo feito nas condições habituais, obedecendo à metragem do ambiente, posição solar e número de pessoas e eletrônicos.

Nada impede

Subdimensionamento do ar condicionadoNão há nada que impeça o usuário de colocar equipamentos mais fracos em cômodos grandes, mais quentes ou com maior circulação de pessoas. Porém, é necessário observar as variáveis apresentadas neste texto para compreender sobre os picos de consumo de energia causados pelo sistema mais fraco. Também deve-se ter ciência dos possíveis danos que poderão surgir em função da maior demanda de trabalho do aparelho. Geralmente o subdimensionamento ocorre após grandes liquidações de aparelhos, onde os consumidores compram modelos mais baratos sem avaliar a potência.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

62 Ideias sobre "Aparelhos com potências abaixo do indicado e as consequências do subdimensionamento"

  • Se a unidade evaporadora é de 12.000 btus e a condensadora é de 9.000 btus, o ar pode ser instalado ou não? vai dar problemas?
    é porque a loja que comprei meu ar condicionado springer split 220volts, não quer fazer a troca, alegaram que passou do prazo de 7 dias, porem chegou pra mim uma semana antes da semana do natal, então custei arrumar um instalador para colocar pra mim. Só que quando ele chegou na condensadora, viu que a potencia estava errada. O evaporador estava dentro de uma caixa lacrada, ao qual estava descrito 9.000btus fora da caixa, mas por dentro era 12.000btus!!!!!! aff maior dor de cabeça

    • Olá Ciria,

      o certo seria ter conferido da entrega, mas tente diretamente com a fabricante, pois se o aparelho estava lacrado, saiu da fábrica errado. Não é possível instalar assim, ele não irá funcionar.

      Obrigado pelo contato.

  • Duvida Cruel: minha Sala tem aproximadamente 45 m2.
    As opções são:
    Split INVERTER 22.000 por R$3.200 ou
    Split COMUM 30.000 por R$ 3.600.
    Uso o ar condicionado basicamente durante o verao, por cerca de 100 horas/mes, durante os demais meses por cerca de 30 horas/mes.
    O que me recomenda?

    • Olá Roges,

      acredito que nenhum dos dois é aconselhado para um ambiente de 45m². Faça aqui o cálculo para ver a quantidade de BTU que essa sala precisa. As consequências do subdimensionamento (instalar um aparelho abaixo do indicado) você pode ver acima.
      Aparelho inverter é mais econômico, mas se ele não estiver de acordo com o ambiente vai consumir muito mais energia e não vai climatizar de forma correta.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Ola boa tarde amigo to com duvida cruel kkk comprei um ar ar condicionado komeco 24000 btus para gelar um ambiente de 35 mentros quadrado mais nao é o que eu esperava ele gela mais nao deixa uma geladeira o ambiente vc acha pouco btus para a metragem? deis de ja grato pela atençao..

  • Bom dia,
    gostaria de saber como avaliar quantitativamente o gasto excessivo ocasionado pela utilização de um ar condicionado subdimensionado.

    • Olá Luca,

      depende do consumo do aparelho indicado pelo Inmetro, de como ele está sendo usado, em qual temperatura, da temperatura externa, entre outras variantes. Se você precisa de uma fórmula, encaminhe um e-mail para contato@webarcondicionado.com.br para podermos lhe ajudar melhor.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde!
    Gostaria de saber um ambiente cujo cálculo de demanda foi de 01 split de 36.000bTu´s, poderia ser climatizado com dois splits de 18.000 BTu´s cada.
    Obrigada

    • Olá, Lilian.

      É possível climatizar o seu ambiente com os dois aparelhos, mas a desvantagem é que você irá gastar mais em instalação.

      Agradecemos pelo seu contato.

  • Olá, tenho uma dúvida, que não conseguir sanar.
    Necessito colocar ar condicionado em duas salas (principal e de espera) de um consultório médico, cada uma com 23 m². Não sei se compro um condensador para cada sala ou compro um multi split. Pelo cálculo do site necessito de 14.400 BTUs. Devo arredondar para 18 mil ou uso de 12 mil? No caso do multi, uso um de 24 mil ou mais?
    A sala principal tem incidência de sol, todavia na de espera não tem janelas.
    Agradeço antecipadamente a resposta.
    Marcia.

    • Olá Marcia,

      para o uso de um Multi split, acredito que seja mais correto um profissional técnico avaliar o local, pois são duas salas do mesmo tamanho, mas as duas possuem características diferentes, como a incidência de sol em apenas uma, e na sala de espera geralmente ter mais pessoas.
      Quanto a capacidade do aparelho, aconselhamos nunca instalar com potência (BTU) abaixo do indicado, pelos motivos explicados acima. Mas se for um pouco acima do indicado, não há problemas, além do gasto a mais na compra e no consumo de energia (pois quanto mais BTU, mais o aparelho consome).
      Se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde !

    Em uma sala com uma janela grande, três pessoas, sem eletrônicos e 23,6 m2, pelos meus cálculos seriam 15000 btus. Pensando na economia de energia, o que seria melhor, um de 18000 btus ou de 12000 btus Inverter ?

  • Tenho um quarto de 9 metros quadrados onde o ideal seria um ar de 7000btus. Como moro em uma região muito quente, o calor ultrapassa facil os 40 graus. Então pergunto, em regiões muito quentes, mesmo em um quarto pequeno, um ar de 9000btus gastaria menos devido a ter mais potência para operar?

  • E o contrário: ter um ar de 12.000 btu onde seria necessário um de 9.000btu? Compensaria nesse caso, pois o aparelho trabalharia bem menos que o outro e portanto teria uma economia, em tese, de energia?

  • Ola web ar condicionado comprei um ar portatil de 10.000 btu da marca springer e a minha cinta de luz deu salto muito grande de 178.00 por mes pullou pra 400.00 sera q esses ar conducionados consomem mascenergia q um esplit?

  • Cara Web Ar condicionado,
    por favor, poderia tirar-me uma dúvida?
    Meu quarto tem 14 m3. Estava pensando em comprar um ar de janela springer 220V de 12.000 BTu ou 18.000 BTu. Em relação a consumo de energia e economia, se eu ligar o de 12.000 no máximo e o de 18.000 no mínimo, obeterei gastos no fim do mês mais ou menos iguais? São modelos mecânicos.
    obrigado

  • comprei um ar condicionado de 11000 btus, porem o comodo tem entre 17 e 21 m², ele é meio irregular tem uma parte que tem um triangulo e outra um retângulo e um quadrado irregular por isso não consigo a areá exata, tem duas pessoas e 3 eletrônicos, eu vi na calculadora que o ideal para 21m² é o de 15000, terei muito problema com essa diferença, existe alguma forma solucionar, tipo colocar uma cortina ou algo do gênero, sendo que não sera possível trocar o aparelho devido a condição monetaria

    Philco 11000F

    • Olá, Jefferson.
      Problemas não tem, mas como diz o texto acima, seu aparelho trabalhará no limite, consumindo mais energia e prejudicando a vida útil do aparelho, pois possíveis danos poderão surgir em função da maior demanda de trabalho do ar-condicionado.
      Agradecemos o contato.

        • Olá, Jefferson.

          Infelizmente não, pois o aparelho trabalhará para dar conta do ambiente todo e o ar passará por possíveis frestas deixadas pela cortina. É necessário uma parede, um bloqueio completo, barrando a circulação e a cortina não terá este efeito.

          Obrigado pelo contato.

  • Bom Dia

    Tenho uma dúvida. Tenho uma sala com 12M² o que seria mais econômico na minha conta de luz … Instalar um Split 9000 convencional ou um Split 12000 Inverter ?

    Grato

  • Gostaria de sanar uma dúvida em que as arquitetas querem bater de frente comigo! Tenho uma sala de 17m2 em que bate sol a tarde. Preciso de um de 9BTUs, 12 BTUS ou 18 BTUS??
    Considerando 02 pessoas e 01 aparelho eletrônico. Pelo meus cálculos dimensionei 18.000 pois se trabalhar baixo do minimo apenas climatiza e não gela…além de outras questões!

    Em aguardo…

    Grata!

    • Olá Elaine.

      Através deste link você pode calcular qual aparelho atende suas necessidades. Entretanto, locais que ficam expostos ao Sol por várias horas durante o dia, tendem a ser mais quentes.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Obrigado pelo contato.

  • Comprei um Split Electrolux techno Inverter de 12 000 BTUs, para uma sala de 18 M²
    só que tenho percebido que ele nunca alcança a temperatura desejada.

    ex: coloco ele para baixar a temperatura em 16° graus, após 2h de funcionamento o termostato do controle remoto baixa no máximo para 23° graus.

    é normal? lembrando que como é uma sala existem aparelhos em funcionamento como TV de 46 polegadas, HomeTheater e outros portáteis.

  • Tenho a seguinte dúvida: em um ambiente comercial, onde o ar fica ligado cerca de 8 horas por dia. Em um ambiente com carga mínima de 12.000btus, seria mais econômico um split inverter de 12.000btus ou de 18.000btus?
    Fico imaginando se o de 18.000btus ficaria trabalhando em mais baixa rotação e com isso seria mais econômico.

  • meu quarto tem 3mx4m,que btus devo comprar meu ar?quero tb saber sobre assistência técnica na minha cidade,florianopolis,centro.onde comprar meu Hitachi?

  • Por favor, tirem-me uma dúvida – o que é mais interessante, adquirir um aparelho inverter de 8.500 btus ou um comum splint de 7.000 btus? Meu quarto tem 12,8 m2, 2 pessoas, bate sol a tarde toda e 1 aparelho de televisão com decodificador. Agradeço a resposta.

  • O MEU QUARTO É 2,80 por 3,20
    um ar de 9 mil btus seria o apropiado
    so que eu tou querendo colocar um de 12 mil btus
    pois me falaram q ia economizar mais energia pois ia gelar mais rapido
    e trabalhar menos. Isso procede? ou é btus demais pra minha metragem?
    no quarto sao 2 pessoas e 2 aparelho eletronico.

    • Olá Rafael. Sim, você pode superdimensionar e o aparelho vai gelar mais rápido. Mas isto é relativo ao tempo que irá utilizar o equipamento, pois quanto maior a potência mais Kw/h são consumidos. Para saber realmente quanto que estes aparelhos iriam gastar no seu ambiente recomendo que use a calculadora de consumo.
      Obrigado pelo contato.

      • Amigo, você poderia fazer um artigo sobre os efeitos do superdimensionamento?
        Normalmente o leigo acha que não tem problema. Alguns acham que vão economizar energia porque vai ficar menos tempo ligado. Outros acham que vão gastar mais porque a energia utilizada é maior
        E então? qual a verdade?

  • Isso mostra que gastar um pouco menos (uns R$400) na hora de comprar um aparelho menor não compensa pq pode trazer gastos superiores durante os primeiros anos por causa de possiveis manutenções. Sem dizer na falta de conforto.. boa matéria. Abraço!

      • ola meu quarto tem 12 mts, nao tem cobertura sol o dia todo sobre a laje,e numa paredi lateral durante a noite fica insup..efeito estufa ,qual o apar..ideal e quanto tempo leva p/ chegar numa temp,agradavel/obrigado

        • Olá Reinaldo,

          você pode fazer o cálculo de quantos BTUs são necessários para resfriar o seu quarto usando esta calculadora aqui.
          Se você instalar um aparelho adequado, ele vai atingir a temperatura desejada rapidamente, desde que não tenha saídas de ar, como portas ou janelas abertas.

          Obrigado pelo contato.