Atualizado em 20/03/2020 por Gabriela Giacomini
Redação do WebArCondicionado

Chegou a hora de esclarecer qual o fio para ar-condicionado ideal na instalação do aparelho. E como você pode imaginar, a bitola varia de acordo com a potência do ar a ser instalado.

Isso inclusive influencia no desempenho do aparelho, como explicamos abaixo:

bitola-fio-ar-condicionado

Descubra a seguir qual a bitola de fio para ar-condicionado ideal para cada potência – Imagem: Reprodução

Cabos de bitola inferior ao aconselhável poderão ser danificados ao longo do tempo de uso do ar-condicionado. Assim como os próprios equipamentos correm o risco de não funcionar corretamente.

Mas você sabe dizer qual a função da bitola especificamente no funcionamento do aparelho?

Veja a seguir, antes de saber os números adequados para cada corrente elétrica (amperagem) – definida pela potência do ar-condicionado:

Bitola: Qual a função?

A bitola corresponde ao diâmetro do fio elétrico. Ela pode ser mais fina ou mais grossa, dependendo da corrente elétrica que irá conduzir. Portanto, quanto maior o diâmetro da bitola, maior é a capacidade de passagem de correntes de eletricidade.

Podemos perceber isso ao olharmos o fio de um chuveiro elétrico, por exemplo, em comparação com o fio da iluminação. Por conduzir uma carga de eletricidade mais alta, seu fio é mais grosso do que o fio da luz.

Resumindo, é como o diâmetro de um cano, que é determinado pela quantidade de água que passa em seu interior. Da mesma forma, a bitola de um condutor elétrico depende da quantidade de elétrons que por ele circula (corrente elétrica).

Bitola de Fio X Disjuntor X Corrente Elétrica

Por causa disso, para saber qual a bitola adequada para a potência do ar-condicionado, deve-se considerar o disjuntor do aparelho a ser instalado.

Lembre-se que o valor do disjuntor expresso em ampères deve ser sempre compatível com a bitola do fio. Isso porque ambos dependem da corrente elétrica que circula na instalação

Toda vez que a corrente circula pelo fio condutor, ele se aquece devido ao atrito dos elétrons em seu interior. No entanto, há um limite máximo de aquecimento suportado pelo fio ou cabo. Se ultrapassado, faz com que ele comece a se deteriorar.

Nessas condições, os materiais isolantes se derretem, podendo provocar choques e causar até mesmo incêndios.

Portanto, para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, respeite os padrões de corrente elétrica do disjuntor.  Você faz isso utilizando a bitola adequada para cada potência de ar-condicionado.

Tabela de Bitola de Fio para o Ar-Condicionado

Abaixo seguem as potências de ar-condicionado com a bitola recomendada para cada caso. As unidades estão expressas em milímetros quadrados. (ATENÇÃO: Vale para aparelhos 220V):

tabela-bitola-fiacao-ar-condicionado

Confira qual a bitola indicada para o seu ar-condicionado – Imagem: WebArCondicionado

LEIA TAMBÉM:

Agora que você conhece qual a bitola de fio ideal para a instalação do ar-condicionado, acesse o Fórum do Ar Condicionado para conversar com outros profissionais do setor e compartilhar experiências.