Garantia de Ar Condicionado

Atualizado em 1º/11/2013
Garantia de ar condicionadoOs produtos de ar condicionado possuem uma proteção contra defeitos que chamamos de garantia de fabricação. O período dessa garantia pode ser diferente para cada fabricante e sofrer alterações quando a instalação for realizada por um instalador credenciado ou instalador não credenciado.

Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos produtos de ar condicionado split de algumas marcas. Em contato com os fabricantes listados nesse tópico, a maioria das marcas informou que a garantia é estendida quando a instalação é realizada por uma empresa credenciada.

As marcas LG,  Brastemp e Consul informaram que a garantia é a mesma para o aparelho instalado por uma empresa credenciada ou não credenciada. Porém, todas alertaram que a instalação com uma empresa não credenciada pode anular a garantia, dependendo do caso.

Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação. Para saber mais sobre estas garantias veja no post a seguir: A instalação deve ser feita por um instalador credenciado?

Atenção!
O ar-condicionado é um produto que está em constante evolução e exige uma instalação cuidadosa. Dessa forma indicamos que você efetue a instalação com um técnico autorizado ou com um profissional que tenha boas referências e que dê garantia dos serviços prestados com emissão de nota fiscal. Caso contrario, a garantia poderá ser anulada.

Tabela:

Fabricante Instalação NÃO credenciada Instalação credenciada
Bosch 90 dias 3 anos
Brastemp 1 ano para defeito de fabricação. Se o defeito for de instalação, a garantia é anulada (mediante análise) 1 ano
Consul 1 ano para defeito de fabricação. Se o defeito for de instalação, a garantia é anulada(mediante análise) 1 ano
Electrolux 1 ano 3 anos
Elgin 90 dias nos splits e 1 ano nos janeleiros independente da instalação 3 anos nos split
Fujitsu 90 dias 2 anos no aparelho e 5 anos no compressor
Gree 90 dias 1 ano no aparelho e 5 anos no compressor
Hitachi 90 dias 1 ano
Komeco 90 dias 1 a 3 anos (variando conforme o modelo)
LG 1 ano para defeito de fabricação. Se o defeito for de instalação, a garantia é anulada (mediante análise) 1 ano
Midea 90 dias 1 ano nos splits e 2 anos nos aparelhos inverter.
Panassonic 90 dias 1 ano no aparelho e 5 anos no compressor
Philco 1 ano 2 anos
Rheem 90 dias 1 ano no aparelho e 2 anos no compressor
Samsung 90 dias 2 anos no aparelho e 5 no compressor
Springer 90 dias 1 ano
York 90 dias 3 anos

O que é venda casada?
Venda casada é “a prática comercial em que o fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço, à aquisição de outro produto ou serviço”, segundo informa o site DireitoNet. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.

Garantia Legal X Garantia Contratual
Garantia de ar condicionadO Procon nos informou que o consumidor tem direito à garantia legal de 90 mdias, a qual é “imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço.

Após os três meses de garantia obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual. Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, o qual deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.

Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:

“Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.”

Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

65 ideias sobre “Garantia de Ar Condicionado

  1. ola gostaria de tirar uma duvida devido a uma situacao relacionada a este assunto

    comprei um ar split 9000btu da marca midea na loja dufrio em porto alegre, em outubro de 2013 e fiz uma instalacao nao credenciada so que estamos em marco de 2014 e hoje o ar apresentou problemas e o meu instalador constatou que o problema é um vazamento no compressor do split sendo que o problema é na fabricacao do aparelho, no dia seguinte ou seja hoje entrei em contato com a loja vendedora do aparelho e eles me mandaram para a assistencia tecnica, falando com o atendente ele me disse que mesmo sendo um problema no compressor ou seja defeito de fabrica eu perco a garantia de 1 ano sendo ela reduzida para 3 meses … gostaria de saber de voces se isso esta certo por que eu nao sei o que fazer e me sinto lesado por causa desta situacao!!

    • Oi luis estou passando a mesma situação que vc, comprei um condicionador de ar em janeiro de 2014,um mes depois ele estava totalmente sem gas,o tecnico veio aqui que nao era credenciado e fez a regarga do gas ,so que ele ja esta sem gas novamente.O que vc fez mo que devo fazer por favor.e de uma ajuda n

    • Olá Rosivaldo.

      Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
      Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

  2. Solicito informar , conforme legislação brasileira , o prazo de garantia da instalação executada em São Paulo-SP , por empresa credenciada Carrier .
    No meu caso os equipamentos foram instalados em 2013-setembro e são Carrier 38CCD036515M + 42XQD036515L .

        • Olá Fernando.

          Até onde sabemos não existe uma legislação que cubra especificamente a instalação. O que pode ocorrer é que como você instalou com a autorizada da Carrier, seu aparelho ainda pode estar dentro da garantia dada por eles no ato do compra. Como a instalação foi feita com eles, essa garantia segue também para a instalação.
          sugerimos que entre em contato com a Carrier através dos links da resposta anterior.

          Agradecemos seu contato.

          • Da vossa resposta acima posso concluir que o Código do Consumidor não abrange as instalações de ar condicionado ?

          • Ref. Garantia do instalador :
            Peço-lhes informar se cabe considerar similar à instalação de gás combustível publicada pelo Sinduscon PA :
            -Instalação 1 ano.
            -Vedação 1 ano .
            -Integridade dos materiais : 5 anos.

    • Olá Raquel. Realmente, as garantias mudaram, porém, ainda não atualizamos o post.
      Assim que possível colocaremos os dados atuais.
      Obrigado pelo seu contato.

  3. Srs,

    Somente a nivel de sugestão, acredito ser importante atualizar a tabela de garantia dos aparelhos de ar condicionados, piis a LG alterou o prazo para 12 meses desde 2012.

  4. Comprei um split 12.000 btu da Brastemp a um ano atras, que esta apresentando defeito no comprensor, como a garantia é de 3 anos chamei a assistencia tecnica, apos visita me pediram um prazo de 15 dias uteis para trocar a peça ,pois teriam que pedir em SP, passado os 15 dias me ligaram dizendo que a peça esta faltando e que a mesma só chegaria em 60 dias ou como opçao poderiam trocar o ar condicionado por um consul porem a garantia seria de apenas 1 ano e eu teria que aguardar o prazo de 30 dias uteis.Vou fazer uma cirurgia no proximo mes e preciso do ar funcionando. Tenho realmente que aguardar esse tempo todo, eles não são obrigados a resolver o problema em um prazo menor?

    • Olá Ricardo. Não sei lhe informar quanto aos prazos de reposição de peças de cada fabricante. Para isso, recomendo que entre em contato com o Procon de sua cidade. Se o procedimento adotado pela Brastemp estiver correto, resta a você decidir se vai esperar pela nova peça ou pela troca do aparelho da Consul.
      Obrigado pelo seu contato.

  5. trabalho em um serviço autorizado electrolux em duque de caxias, os aparelhos splits instalado por nos autorizado a garantia e de (3) anos mas se for por terceiros a garantia e de (1) ano ok.

  6. Olá, boa tarde. Comprei um split Consul Bem Estar 18.000 btus, chamei uma instaladora não credenciada. Pois bem, o problema apareceu. Deu uma espécie de curto no compressor, treme e não arma. Pedi a assistência técnica autorizada para consertar, pois está na garantia. A história foi a mesma. Perdemos a garantia porque não foram eles que instalaram o produto. Agora pergunto: Ficamos reféns da assistência técnica autorizada para instalar? Meu produto está na garantia, quem ficará com o prejuízo? A garantia só serve para autorizadas? O autorizado disse que foi por causa de um erro de instalação. Se for um erro de instalação o não autorizado deverá arcar com a troca do compressor? Obrigado, preciso dessa orientação importante.

    • Olá Márcio.
      Inicialmente o consumidor tem direito à garantia legal de 3 meses, a qual é “imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável.
      Entre em contato com a assistência que realizou o serviço. Mais informações neste post.
      Agradecemos o seu contato.

      • oi meu nome é roney, e estou tendo um problema cm meu ar…ele vai completar 2 anos de uso e começou a congelar as coneçoes da unidade externa e a pingar e dar uns istalos istranhos na unidade interna. Agora estou cm receiu de usar é ter um problema maior, queria uma opinião sobre o que poderia fazer….obrigado

        • Olá Roney.
          É necessário que você realize a limpeza do seu aparelho. Caso ele persista, recomendamos que entre em contato com uma assistência técnica autorizada. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
          Agradecemos o seu contato.

  7. Acabei de comprar 3 split carrier springer, e estou com este problema, pois o instalador não credenciado e que já instalou o split da minha filha, cobra muito menos do que o credenciado, logo este negocio de garantia de 3 anos quando o instador é credenciado é uma grande sacanagem do fabricante.

    • Olá João.
      Diariamente recebemos comentários de usuários que fizeram a instalação com uma assistência técnica que não havia o credenciamento e mais tarde, ou até logo após a instalação, tiveram problemas com o ar condicionado e perderam a garantia.

      É necessário lembrar que comprar um ar condicionado é um equipamento caro e pode danificar, e quando isso acontece você pode contar com a garantia da empresa.

      Agradecemos o seu contato.

  8. Olá, eu tenho um ar condicionado quente/frio da springer carrier. Ano passado ele ligava, ficava 5 min ventilando, e quando era pra iniciar o processo de refrigeração, ele parava e no visor aparecia E1.
    após tentativas de varios tecnicos, constataram problema na placa principal, que foi trocada por uma nova. Após 10 meses, eu fui tentar ligar o ar, e agora nem a ventilacao liga. e aparece no visor somente E0. Alguma ideia sobre o que poderia ser dessa vez?!
    obrigada

    • Olá Priscila.

      Há três possíveis causas para esse problema: inicialmente o obstáculo no ventilador do condensador, a temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC e vazamento do gás de refrigeração.

      Tente retirar o obstáculo ou instalar a unidade externa protejendo-a do sol. Caso não funcione, contate uma assistêcia técnica através do Banco Nacional de Instaladores.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.
      Agradecemos o seu contato.

  9. temho equipamento rheem de 48000btus com um defeito E4 o manual diz que é o censo de congelamento fiz a troca e continou com mesmo defeito

  10. estou com um caso assim é um aparelho elgin piso teto ele funciona uns 15 minutos depois desliga e fica piscando a luz do run 3x pode ser sensor de temperatura ou degelo não tenho nenhum manual de erros da elgin

  11. comprei um ar condicionado split da marca springer na loja city lar em cuiaba, lá me disseram que teria que comprar tambem o serviço de instalação que eles ofereciam pois mesmo que fizesse com instalador ou empresa credenciada so teria 3meses de garantia ,fui forçada a fazer comprar este serviço, ele ainda me disse que se fosse buscar no deposito da empresa providenciaria para que fosse instalado no outro dia ,eu fui , ja tem 13 dias e ate hoje não foi instalado ,esteve um tecnico que queria me vender mais alguns acessorios que não concordei pois ele mesmo disse não interferiria no funcionamento e na durabilidade do produto, ja fui no procon e a empresa disse que entraria em contato comigo no outro dia ,porem ate agora nada .estou decepcionada com o fabricante que permite que empresa como acity lar os represente com tamanha falta de respeito com nós consumidores e principalmente com a empresa que não se dispoe a resolver o problema e ainda impoe que o serviço seja feito por eles e ainda cobra mais de 30% do valor do ar condicionado somente para instalar

  12. trabalho como tecnico e estou com duvidas com um aparelho de ar condicionado lg cassete24.000 ele parte mas funciona uns 20 minutos depois ele desliga e fica piscando o led vermelho 4 vezes nao estou conceguindo solucionar agradesso a ajuda .

  13. Possuo um ar condicionado da marca Rheem , eu mudo de temperatura no controle , vejo a mudança da temperatura no painel do ar , mas a temperatura continua a mesma , independente se estiver a 16 graus ou 26 graus. Imagino que a tempetarura esteja entre 22 a 23 graus . Alguem consegue me dar uma dica do problema

  14. Comprei um ar condicionado da marca Samsung modelo Cristal somente frio 18.000 BTUs. O aparelho (split na parede + condensador) funcionam perfeitamente, no entanto, após algum tempo de operação, mais de 10 minutos em média, não consigo desligá-lo com o controle remoto. Eu só consigo deligar quando ou eu tiro as pilhas do controle ou então através do interruptor do split na parede. Toda vez que isso acontece, aparece no visor do aparelho “E1 42″ ou então “50″. O mesmo acontece no visor do controle remoto, ora indicando “50″ ou então “42″. Qual seria o defeito, no aparelho ou no conreole remoto ? Devo chamar a assistencia credenciada pelo qual fiz a instalação ?

  15. meu nome é marlon.. a condensadora do meu ar sply está criando gelo do tanque de líquido, até a entrada do compressor ( sucção ) o compressor é novo; a pressão de baixa está marcando 50 psi…quando eu coloco mais gás a pressão não sai de 50 psi.. ele fica funcionando e depois para e fica piscando o led.. o que possa ser esse problema??… obrigado!!

    • Marlon, pelo que você relatou há um forte indício de vazamento do gás refrigerante, provavelmente devido à problemas durante a instalação.
      É preciso fazer a recarga do gás refrigerante, mas antes é necessário identificar onde estão os possíveis vazamentos.

  16. Comprei um ar condicionado split eletrolux 7500 quente e frio, mandei instalar com um técnico não credenciado mas de confiança e com experiencia, funcionou bem por um mes +/- ai começou a desarmar o dijuntor quando entra o compressor ( o compressor parece estar travado), chamei a assistencia pois estava na garantia e me falaram que o defeito era calci hidraulico e eu perdi a garantia por ter instalado com esse proficional, e tenho que pagar a substituição do compressor, o que vem a ser esse defeito, e pode ter sido por defeito de instalação.

    • Umberto, você se refere ao calço hidráulico?
      Se sim, conversamos com alguns técnicos que nos disseram que esse problema ocorre quando entra água ou óleo no interior do motor, ocasionando no travamento do mesmo.

    • Umberto, pelo problema que você citou, há uma chance muito grande de ter ocorrido um erro na instalação. Esse erro seria a falta do cálculo de superaquecimento e o subsequente balanciamento da carga de fluído refrigerante no sistema.
      Sem esse procedimento corre-se o risco do fluído refrigerante não evaporar completamente na unidade interna do split e retornar ao compressor na forma líqueda, que causará o calço hidráulico e danificará o compressor.
      O procedimento de superaquecimento é simples, assim com o vácuo, mas a grande maioria não o realiza.
      Até +

  17. MEU NOME É “JOAO OLIVEIRA”
    COMPREI E MANDEI O TECNICO INSTALAR UM AR CONDICIONADO SPLIT CONSUL BEM ESTAR 12000 BTUS, POREM ESTA APRESENTANDO DEFEITO, ( NAO RESFRIA, POREM CONGELA AS CONECÇOES DA UNIDADE EXTERNA, FUNCIONA O RESTO, DESUMIDIFICAÇAO E VENTILAÇAO).
    SOLICITO INFORMAÇOES DO QUE PODERIA SER, ANTES DE ACIONAR A ASSISTENCIA TECNICA. ME RESPONDA QUEM JA TEVE ESTE TIPO DE PROBLEMA E SE PODERIA SER SOLUCIONADO. O CONTROLE PARECE QUE NAO É OBEDECIDO QUANTO A POSIÇAO DE RESFRIAMENTO.
    SINCERAMENTE, JA ESTOU DECEPCIONADO COM A COMPRA, POIS SE EU QUIZESSE UM VETILADOR TERIA ADQUIRIDO UM NUM VALOR DE MENOS DE 10 % LIGUEI PARA O 0800 DA CONSUL NAO SABEM DIZER NADA, DISSERAM PRA LIGAR PRA SEMANA , DEVIDO AO FERIADO O PESSOAL NAO TEM CONHECIMENTO TECNICO PARA AUXILIAR, E EU FICO SEM TER O QUE COMPREI, DURANTE O NATAL.
    AGRADECERIA SE ALGUEM PODECE ENVIAR ALGUMA SOLUÇAO AQUI, OBRIGADA,

    JOAO OLIVEIRA….

    • João, segundo o seu relato, há indícios de vazamento do gás refrigerante, ocorrido provavelmente por causa de erros na instalação.
      Entre em contato com a empresa que instalou o seu aparelho e informe o ocorrido. Seu aparelho ainda deve estar na garantia.

  18. As instalações e Manutenções de Ar Condicionados devem ser feitas por Empresas Credenciadas ou Especializadas e devem ter Técnicos responsáveis, sejam eles Engenheiros ou Técnicos propriamente ditos. Entregar seu aparelho a qualquer um, pode no futuro lhe dar sérios problemas. Existem muitos profissionais ” PEGA NA RUA ” que só visam receber o dinheiro do serviço e depois SUMEM.

  19. Por favor peço q alguém me responda…comprei um split em 2007 com garantia de 3 anos, em 2010 uma peça do ar quebrou então solicitei uma empresa credenciada q fez uma manutenção e achou a peça quebrada, acontece q a peça demorou 5 meses p chegar eu posso colocar essa empresa credenciada na justiça???não foi esse empresa credenciada que instalou meu split!!!ou apenas o fornecedor??o pior de tudo que a empresa onde comprei o split fechou!!!

  20. Trabalho no mercado a mais três anos como instalador nao credenciado nem por isso perdi a fé que um dia serei, o problema e que ja comecam errado da instalacao, trabalhei como instalador de uma empresa autorizada mas o descaso com os clientes e muito por isso saí e resolvi montar minha propria empresa trabalho com as ferramentas que sao necessarias para uma instalaçao correta, para mim nao existe dizer que uma marca e melhor que outra e sim um instalador honesto o que a maioria das pessoas nao veem quando vao adquirir um produto nao consultam se sao compativeis com o ambiente que necessitam e por esse motivo que eu trabalho a muito tempo no mercado nao e so simplesmente instalar e saber se o produto comprado satisfaz a necessidade do cliente

  21. SOMOS UMA EMPRESA INSTALADORA CREDENCIADA PELA WEB CONTINENTAL. PERGUNTO PORQUE QUANDO INSTALO UM EQUIPAMENTO ELETROCLUX NÃO FORNECIDO PELA WEB, DIZEM QUE PERCO A GARANTIA. oBRIADO JORGE TERRA

  22. Boa noite estou muito decepicionado ,comprei um ar condicionado da marca KOMECO na telha norte de Praia grande,em 2008 e efetuei a instalaçao com uma credenciada efetuei todas as pre manuntençoes e para minha surpresa fazem quinze dias a maquina que fica pra fora do apartamento CAIU simplesmente CAIU,chamei a assistencia tecnica credenciada e para minha surpresa novamente fiquei sabendo que perdi o aparelho nao pela queda mas sim pela maresia alegaram que porque moro perto da praia e nao irao trocar porque disseram que passou 2 anos e 4 meses por isso vcs que moram na praia nao comprem esse marca KOMECO,

  23. A credito que existam muitos profissionais, instaladores bom no mercado, com conhecimento e prestando bom serviços, valorizando essas pessoas ja que todos fabricante de Splits não poderam credencia-los. O que diz o codigo do consumidor? quanto a garantia de fabrica e a garntia do instalador?.
    Ex. garantia do fabricante é 1 ano. O instalador dar garantia de 90 dias, a maquina foi instalada há 6 meses apresetou defeito. O instalador foi acionado constator defeito mecanico no compressor.
    Dai Gostaria de Saber o que diz o codigo do consunidor quanto a garntia de fabrica!

  24. sou mec. de refrigeração e ar condicionado central.trabalho no ramo uns 22 anos . se eu comprar um a/c 12.000 btu de janela e um outro de 12.000 btu split da mesma marca, instala-los em minha casa. perco a garantia de fábrica de qual dos dois? o que a defesa do consumidor tem a dizer ?

    • Olá Osmar.
      Recomendamos que entre em contato com uma assistência técnica autorizada para fazer a instalação para não perder a garantia inicial dos três meses.
      Leia nosso post para ficar atento à mais alguns detalhes.

      Além disso, neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
      Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.

      Agradecemos o seu contato.

      • Quanto tempo de garantia pode se contar para fuga de gás refrigerante !!!
        Uma aparelho com data de um ano chega a sofrer fuga por dilatação de porcas perante a troca de temperatura ou seja dilatação das porcas !!!
        O cliente deve pagar esta fuga ou cabe a empresa !!