Quantos BTU seu ambiente precisa?Quando o assunto é conta de luz, principalmente nos dias de hoje, muitas pessoas se preocupam. O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais contribui para esse consumo de energia, mas se for utilizado de forma equivocada, esses valores podem ser ainda mais altos. É aí que surgem as dúvidas em relação à potência do ar-condicionado e o consumo. Diversos consumidores não buscam essas informações antes de adquirir o produto e acabam errando na escolha.

Dimensionamento correto
O funcionamento adequado de um aparelho de ar condicionado está, entre outros fatores, relacionado ao dimensionamento correto da potência, ou seja, a quantidade de BTU que o ambiente precisa. Porém, algumas pessoas ainda compram um equipamento de menor potência que o indicado pensando que assim estarão economizando dinheiro e energia.

Sim, um aparelho de menor potência consome menos energia do que um de maior potência, mas isso muito é relativo. Vamos explicar: ao analisar os selos de eficiência energética de dois aparelhos de uma determinada marca e com a mesma classificação energética, com as potências de 9000 BTU e 12000 BTU, podemos observar que os dois consomem, 16,9KwH/mês e 22,3KwH/mês, respectivamente. Sendo assim, podemos concluir que o aparelho de 9000 BTU consome menos energia por mês do que o de 12000 BTU

Selo Procel ASelo Procel A

Porém, esse resultado só é possível se o equipamento operar sob as condições adequadas, aquelas indicadas pelo fabricante e também pelo Inmetro. E para saber o número de BTU que um determinado ambiente necessita, é preciso que um cálculo seja feito. Esse cálculo pode ser feito em calculadoras online ou por um profissional especializado.

Encontre as melhores ofertas de ar-condicionado utilizando nosso comparador de preços.

Quais os benefícios do correto dimensionamento?
Quando a escolha da potência do ar-condicionado é correta, ou seja, quando o ar-condicionado corresponde às condições indicadas pelo fabricante e pelo Inmetro, ele terá um funcionamento mais eficiente, o alcance da temperatura desejada será mais rápido, gerando economia de energia. Além disso, ele terá um baixo índice de desgaste, evitando a necessidade de manutenções que comprometerão a vida útil do aparelho.

Leia também: A importância do pé-direito para o dimensionamento térmico

Subdimensionamento
O subdimensionamento significa que a capacidade de refrigeração do ar-condicionado está abaixo da demandada, ou seja, o número de BTU é menor do que o ambiente necessita. Quando isso ocorre, o equipamento irá trabalhar sempre em sua capacidade máxima.

Problemas causados pelo subdimensionamento
O BTU/h é a unidade de medida relacionada ao tempo que o aparelho precisa para alterar a temperatura de um ambiente. Ao ligar um aparelho subdimensionado, ele irá demorar mais tempo para atingir a temperatura solicitada, independente da função programada. Esse tempo a mais faz com que o compressor opere armado (ligado) também por mais tempo, e quanto mais o compressor trabalha, maior será o consumo de energia.

Além disso, pelo esforço maior que o equipamento fará para alterar a temperatura do ambiente, seus componentes internos se desgastam mais rapidamente, exigindo seguidas manutenções.

Dependendo do tamanho do ambiente, esse aparelho subdimensionando, mesmo sendo forçado ao máximo, não conseguirá atingir a temperatura desejada pelo usuário.

Superdimensionamento
O superdimensionamento, portanto, significa o contrário. É quando o equipamento escolhido possui uma capacidade maior do que a demandada, ou seja, quando a quantidade de BTU é maior do que o ambiente realmente precisa.

Quais os problemas causados pelo superdimensionamento
Como explicamos anteriormente, um aparelho de maior potência consome mais energia do que um aparelho de menor potência, quando usados de forma adequada e quando instalados dentro das condições indicadas pelo fabricante e pelo Inmetro. Sendo assim, ao adquirir um ar-condicionado mais potente do que o seu ambiente necessita, você estará desperdiçando o seu dinheiro, desde a compra até o pagamento da conta de luz.

Dica extra
No caso do superdimensionamento, há uma única vantagem: seu ambiente ficará climatizado mais rápido, afinal o aparelho é mais potente. Porém, como foi dito acima, consumirá mais energia.

Leia também: Climatização de dois ambientes com um aparelho split

Redação do Portal WebArCondicionado.