[ x ] Fechar

Saiba o que é dimensionamento, subdimensionamento e superdimensionamento térmico

  • 20 de julho de 2015
  • 12 Comentários

Quantos BTU seu ambiente precisa?Quando o assunto é conta de luz, principalmente nos dias de hoje, muitas pessoas se preocupam. O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais contribui para esse consumo de energia, mas se for utilizado de forma equivocada, esses valores podem ser ainda mais altos. É aí que surgem as dúvidas em relação à potência do ar-condicionado e o consumo. Diversos consumidores não buscam essas informações antes de adquirir o produto e acabam errando na escolha.

Dimensionamento correto
O funcionamento adequado de um aparelho de ar condicionado está, entre outros fatores, relacionado ao dimensionamento correto da potência, ou seja, a quantidade de BTU que o ambiente precisa. Porém, algumas pessoas ainda compram um equipamento de menor potência que o indicado pensando que assim estarão economizando dinheiro e energia.

Sim, um aparelho de menor potência consome menos energia do que um de maior potência, mas isso muito é relativo. Vamos explicar: ao analisar os selos de eficiência energética de dois aparelhos de uma determinada marca e com a mesma classificação energética, com as potências de 9000 BTU e 12000 BTU, podemos observar que os dois consomem, 16,9KwH/mês e 22,3KwH/mês, respectivamente. Sendo assim, podemos concluir que o aparelho de 9000 BTU consome menos energia por mês do que o de 12000 BTU

Selo Procel ASelo Procel A

Porém, esse resultado só é possível se o equipamento operar sob as condições adequadas, aquelas indicadas pelo fabricante e também pelo Inmetro. E para saber o número de BTU que um determinado ambiente necessita, é preciso que um cálculo seja feito. Esse cálculo pode ser feito em calculadoras online ou por um profissional especializado.

Encontre as melhores ofertas de ar-condicionado utilizando nosso comparador de preços.

Quais os benefícios do correto dimensionamento?
Quando a escolha da potência do ar-condicionado é correta, ou seja, quando o ar-condicionado corresponde às condições indicadas pelo fabricante e pelo Inmetro, ele terá um funcionamento mais eficiente, o alcance da temperatura desejada será mais rápido, gerando economia de energia. Além disso, ele terá um baixo índice de desgaste, evitando a necessidade de manutenções que comprometerão a vida útil do aparelho.

Leia também: A importância do pé-direito para o dimensionamento térmico

Subdimensionamento
O subdimensionamento significa que a capacidade de refrigeração do ar-condicionado está abaixo da demandada, ou seja, o número de BTU é menor do que o ambiente necessita. Quando isso ocorre, o equipamento irá trabalhar sempre em sua capacidade máxima.

Problemas causados pelo subdimensionamento
O BTU/h é a unidade de medida relacionada ao tempo que o aparelho precisa para alterar a temperatura de um ambiente. Ao ligar um aparelho subdimensionado, ele irá demorar mais tempo para atingir a temperatura solicitada, independente da função programada. Esse tempo a mais faz com que o compressor opere armado (ligado) também por mais tempo, e quanto mais o compressor trabalha, maior será o consumo de energia.

Além disso, pelo esforço maior que o equipamento fará para alterar a temperatura do ambiente, seus componentes internos se desgastam mais rapidamente, exigindo seguidas manutenções.

Dependendo do tamanho do ambiente, esse aparelho subdimensionando, mesmo sendo forçado ao máximo, não conseguirá atingir a temperatura desejada pelo usuário.

Superdimensionamento
O superdimensionamento, portanto, significa o contrário. É quando o equipamento escolhido possui uma capacidade maior do que a demandada, ou seja, quando a quantidade de BTU é maior do que o ambiente realmente precisa.

Quais os problemas causados pelo superdimensionamento
Como explicamos anteriormente, um aparelho de maior potência consome mais energia do que um aparelho de menor potência, quando usados de forma adequada e quando instalados dentro das condições indicadas pelo fabricante e pelo Inmetro. Sendo assim, ao adquirir um ar-condicionado mais potente do que o seu ambiente necessita, você estará desperdiçando o seu dinheiro, desde a compra até o pagamento da conta de luz.

Dica extra
No caso do superdimensionamento, há uma única vantagem: seu ambiente ficará climatizado mais rápido, afinal o aparelho é mais potente. Porém, como foi dito acima, consumirá mais energia.

Leia também: Climatização de dois ambientes com um aparelho split

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Ideias sobre "Saiba o que é dimensionamento, subdimensionamento e superdimensionamento térmico"

  • Comprei um equipamento de 12.000 btu para um ambiente que teoricamente deveria ser de 7.000, devo trocar ou a eficiência energética do equipamento que teria compensa? Já que ele orar irá funcionar menos tempo para resfriar o ambiente.

    • Olá Elvis,

      um aparelho de 12000 BTU consome mais energia do que um de 7000 BTU, mas não muito, então sim, a eficiência energética pode compensar.

      Obrigado pelo contato.

  • Nos cálculos deste artigo foram considerados os aparelhos de 9000 e 12000 BTUs.

    É verdade que o aparelho de 12000 consome mais que o de 9000, mas também esfria uma sala maior. Perceba que, no cálculo do Inmetro, é considerado uma hora de funcionamento (armado) por dia, independente da instalação e localização do equipamento.

    Por outro lado, perceba que, também na etiqueta do Inmetro, existe um outro dado chamado “Eficiência Energética”. Neste caso, é evidente que o equipamento de 12000 BTUs é mais eficiente (consome menos energia por trabalho executado) que o de 9000 (3,31 vs. 3,26).

    Conclusão: entre estes dois modelos citados como exemplo no artigo, o equipamento de 1200 BTUs consome MENOS energia que o de 9000 BTUs para esfriar a mesma quantidade de ar a uma mesma temperatura, isto é, possui maior eficiência energética.

  • Comprei nesta Black Friday um split Midea Inverter Quente/Frio de 9.000 BTUs para instalar numa suíte pequena do meu apartamento, mas que possui duas áreas adicionais que se comunicam através de portas: o closet e o banheiro da suíte.

    As medidas são:

    Área principal da suíte (com a cama e uma TV): 6,3 m²
    Área do closet que se comunica com esse quarto: 1,2 m²
    Área do banheiro que se comunica com esse closet: 2,6 m²

    Os três ambientes comunicantes da suíte somam 10,1 m². Além disso, ela recebe o sol da tarde, possui um eletroeletrônico (uma TV) e é ocupada por duas pessoas.

    A calculadora do site recomenda 7.200 BTUs para essas condições de ambiente, e o site da WebAr informa que um aparelho de 9.000 BTUs pode atender a faixa de 8.500 a 10.500 BTUs.

    Portanto, até onde entendi, o split que comprei está um pouco superdimensionado.

    Preciso me preocupar com esse superdimensionamento (dos 7.200 recomendados pela calculadora para os 8.500 mínimos do split de 9.000), ou a diferença não é tão expressiva assim? Deverei ter problemas de consumo excessivo?

    Agradeço antecipadamente a atenção!

    Alexandre

    • Olá Alexandre,

      você não precisa se preocupar, o de 9000 BTU consome um pouco mais de energia do que um aparelho de 7500 BTU, por exemplo, mas não é nada muito significativo. Além disso, o de 9000 BTU vai climatizar mais rápido o seu ambiente, e se futuramente você colocar mais um aparelho eletrônico, não irá precisar trocar de ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Prezados,
    Voces teriam o manual técnico nao o do Proprietário do SPLIT 12000 BTU’s da MIDEA modelo MSE 12CR – LINHA SPLIT HI-WALL ELITE?

    No aguardo

    luciano

  • Pingback: Vai comprar um Ar Split? Conheça 10 maneiras para economizar! | Simples Decoracao | Simples Decoração