[ x ] Fechar

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

  • 12 de janeiro de 2016
  • 40 Comentários

Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionadoVocê acha que o ar-condicionado é o maior vilão da sua conta de luz? Pois saiba que um aparelho bem instalado, bem dimensionado e utilizado de forma adequada consome menos energia do que o seu chuveiro elétrico, por exemplo.

E pensando nas diversas dúvidas dos consumidores sobre o consumo de energia do ar-condicionado, o portal Webarcondicionado resolveu desvendar os principais mitos e verdades sobre esse assunto.

Economize de verdade utilizando o nosso comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

1- A instalação não interfere no consumo de energia.
Mito. A instalação feita de maneira correta, indicada pelo fabricante favorece o funcionamento do aparelho. Uma instalação feita de forma diferente da aconselhada pelo fabricante interfere no funcionamento do mesmo, fazendo com que ele opere de forma inadequada, consumindo mais energia.

A instalação não interfere no consumo de energia?

2- Existe um tipo de equipamento adequado para cada tipo de ambiente.
É verdade. Existem aparelhos adequados para cada tamanho de ambiente, intensidade e fluxo de pessoas. Para ambientes de médio e grande porte, por exemplo, especialistas indicam o piso teto.

Existe um tipo de equipamento adequado para cada tipo de ambiente?

3- A temperatura não interfere no consumo de energia.
Mito. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima (no arrefecimento) e máxima (no aquecimento) consome mais energia. Manter o ambiente numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, evita gastos de energia desnecessários e é mais adequado ao corpo humano.

A temperatura não interfere no consumo de energia?

4- Condensadora em área fechada não influencia no consumo do aparelho.
Mito. A unidade externa precisa ficar em um local onde haja circulação de ar, para evitar o retorno do ar insuflado.

Condensadora em área fechada não influencia no consumo do aparelho?

5- O ar-condicionado inverter é mais econômico.
Verdade. Os aparelhos inverter funcionam como um inversor de frequência, pois controlam a velocidade da compressão do equipamento. O compressor nunca é desligado, evitando picos de voltagem e oscilações de temperatura.

O ar-condicionado inverter é mais econômico?

6- Quanto mais potente o aparelho, mais ele consome energia.
Verdade. Um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas tome cuidado, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta muito o consumo de energia dele. Por isso o dimensionamento correto é muito importante.

Quanto mais potente o aparelho, mais ele consome energia?

7- Para consumir menos energia o ideal é desligar se for sair do ambiente por pouco tempo e voltar a ligar quando retornar.
Mito. Ligar e desligar com muita frequência, acarreta num maior consumo de energia. Se for se ausentar do ambiente por pouco tempo, até 20 minutos ou meia hora, deixe ligado para evitar os picos de consumo da liga e desliga.

Para consumir menos energia o ideal é desligar se for sair do ambiente por pouco tempo e voltar a ligar quando retornar?

8- Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia.
Verdade. Além de consumir mais energia, esse descuido pode comprometer o funcionamento do aparelho. O ideal é deixar todas as portas e janelas bem fechadas.

Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia?

9- Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia.
Verdade. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçam o aparelho a trabalhar mais e consequentemente, ele consome mais energia.

Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia?

10- Aparelhos com selo Procel A sãos mais econômicos.
Verdade. O Selo Procel identifica os equipamentos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética medida pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética) e quanto maior o CEE, mais eficiente e econômico será o aparelho. A classificação é divida em A, B, C, D e E.

Aparelhos com selo Procel A sãos mais econômicos?

O ar-condicionado na verdade, não precisa ser o pior vilão das contas de luz, basta utilizá-lo de forma adequada, manter os filtros limpos e realizar manutenções preventivas.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

40 Ideias sobre "Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado"

  • Olá eu pago em média 135 reais de luz tem mais omenos 20 dias que coloquei o ar condicionado e sempre na temperatura 16 graus quanto mais omenos eu devo passa a pagar de energia obrigado

    • Olá Vanuza,

      apenas com essas informações não temos como ter uma noção do aumento da sua energia, pois depende do equipamento, do uso, da forma que ele está instalado, entre outros fatores que podem influenciar. Veja aqui algumas dicas de como economizar energia usando ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá!
    A velocidade da ventilação do ar influencia no consumo de energia?
    Detalhando: O Ar está na temperatura de 22 graus porém, há 4 tipos de velocidades, o automático, o forte, médio e o fraco. Se colocar o ar na velocidade forte em comparação com o fraco, irá influenciar no consumo?
    Desde já, agradeço!

    • Olá Carlos,

      a velocidade não influencia, o que influencia é o trabalho do compressor, ou seja a temperatura que o aparelho funciona.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá
    Instalei um ar da gree 12000 q/f em ksa, tem uns 15 dias e nem usei tanto, minha energia quase dobrou, e tenho acompanhado meu relógio de energia e to percebendo q esta gastando muito, alguém pode me ajudar?

    • Olá Susana,

      depende de como está sua rede elétrica, mas geralmente não há problema em usar dois aparelhos portáteis.

      Obrigado pelo contato.

  • Usar o ar condicionado no ar quente gasta a mais que no frio? Eu usar das19:00 até às 07:00 no ar quente, gasta a mais que no ar frio?

  • A porta do meu escritório e de vidro e tem aberturas em todos os lados sendo que em dois lados a abertura chega a ser da grossura de um dedo…. Tenho que evitar essa fuga de ar ou é irrelevante?

  • Olá, gostaria de entender o porque de um ar condicionado inverter com consumo de 16,6 kw/m em uma noite de 6 horas de uso setado em 24 graus o relógio marcou consumo de 2 pulando para 3 kw ligado as 21:30 e desligado as 3:30 da madrugada , e no dia seguinte o mesmo setado em 24 graus porem de uso diurno das 14:30 as 17:30 gastou 2 kw , seria a temperatura da noite mais amena entre 26 e do dia a 30 graus ? força mais a condensadora para manter a temperatura a 24 graus ? obrigado

    • Olá Nilson,

      isso mesmo, a noite o ar-condicionado trabalha menos para manter a temperatura em razão da temperatura externa estar mais baixa do que de dia.

      Obrigado pelo contato.

  • Estou analisando alguns modelos de ar condicionados para colocar em meu quarto, a potencia calculada para o ambiente foi de 7000 Btu, porém ao ver os preços, verifiquei, que um modelo com potência maior, por exemplo 12000 Btu é mais viável, pensando que é mais potente e o custo é menor.
    Minha duvida é que, se eu optar por um modelo mais potente que a potencia calculada eu estarei tendo um gasto maior de energia?
    Se sim, por que?
    Claro que ele consome mais energia, mas por ser mais potente irá trabalhar menos para resfriar um ambiente calculado para 7000 Btu, certo?

  • Boa tarde! Tenho um ar portátil da Cadence, o Nevada AIR300 10.500BTU’s de 110V. No manual diz que ele é classificação A, mas o consumo de energia informa 1,3 KWH e 1.300 W potência. Esse consumo não é um pouco alto para ser classificação A?

    • Olá Rodrigo,

      não temos informação de como essa fabricante avalia isso, mas os aparelhos de ar condicionado portáteis não possuem Selo de Classificação Procel Inmetro. Eles consomem mais energia do que os condicionadores de ar tradicionais, porém não é informado o consumo pelo Inmetro.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, gostaria de saber se é mito ou verdade que se eu ligar o ar condicionado e o chuveiro eletrico ao mesmo tempo, o gasto de energia sera maior do que usar o chuveiro eletrico primeiro e depois o ar condicionado.

  • Boa noite, contratei a instalação de um ar condicionado split 9000 btu selo A marca LG, o consumo médio da residência era 120 KW, com o uso por alguns dias apenas o consumo da conta passou para 322 KW. Uso de aproximadamente 7 horas por noite. durante uns 20 dias do mês. Me assustei com a diferença do consumo. Há alguma possibilidade do instalador ter realizado uma instalação errada e ter impactado drasticamente no consumo de energia da minha residência.

    • Olá, Anacleto.

      A instalação feita de maneira correta favorece o funcionamento do aparelho, mas uma instalação feita de forma diferente da aconselhada pelo fabricante interfere no funcionamento do mesmo, fazendo com que ele opere de forma inadequada, consumindo mais energia. Para saber quanto o seu aparelho está consumindo especificamente, aconselhamos que você utilize nossa calculadora de consumo.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Ola. Costumo deixar o ar na tempertura 26, porem ele desarma frequentemente. Nesta temperatura estarei economizando? Ou pelo fato do ar desarmar mais vezes estarei gstndo mais? Essa tempertura e errda ou certa?

    • Olá Fernando,

      não existe temperatura certa ou errada, existe aquela que é mais indicada para a saúde dos ocupantes do ambiente e que não força tanto o aparelho, e assim ele consome menos energia. A temperatura indicada é entre 22ºC e 24ºC. Veja aqui algumas dicas para economizar energia elétrica.

      Obrigado pelo contato.

  • O Item 7 diz que ligar e desligar o aparelho com mais freqüência ocasionará num maior consumo de energia.
    Deixando o aparelho na temperatura ideal (22-24 graus) isso fará com que o compressor ligue e desligue diversas vezes para manter a temperatura na zona de conforto, e isso vai gerar vários picos de energia.

    Portanto, seria melhor eu deixa-lo numa temperatura entre 16 e 18 graus, fazendo assim que o compressor trabalhe mais ininterruptamente, porem gerando menos picos de energia. Correto?

    • Olá, Darlan.

      Na verdade, não! O item 7 está correto, quanto mais o aparelho é ligado e desligado, mais energia gasta, pois o compressor acaba tento, toda a vez que é ligado o aparelho, que trabalhar novamente até chegar na temperatura desejada. Quando você opta por uma temperatura entre 22 e 24 graus, como citou, o aparelho consumirá menos, pois a diferença que deverá tirar (temperatura do ambiente X temperatura deseja) será menor e por isso gastará menos. Por exemplo, digamos que a temperatura no seu ambiente está 26 graus e você opta no aparelho por 18 graus, como falou, ele fará um grande trabalho até tirar essa grande diferença de 8 graus (26º-18º). Sendo assim, se fosse solicitado a ele ficar entre 22 e 24 graus, como indicado para consumir menos, seria exatamente por essa diferença ser menor e, consequentemente, o aparelho trabalharia menos. Espero ter sido claro. qualquer dúvida conte conosco.

      Obrigado pelo contato.

  • Então a temperatura influência no consumo do ar! Caso seja deixado um ar na temp de 16º e outro em 24º o que está em 16º trabalhará mais, consequentemente gastando mais energia.

  • Não concordo com o item 3, inclusive creio que o comentario dele vá de encontro com o item 7.
    Podem explicar por que voces disseram isso no item 03?

    • Olá Victor,

      é que quanto mais o compressor trabalha, mais energia o aparelho consome. E nas temperaturas máximas o compressor trabalha mais.

      Obrigado pelo contato.

        • Olá Ruth,

          no automático consome menos energia, pois esse modo ajusta a temperatura do ambiente conforme a necessidade de retirada de calor. Em 16ºC o aparelho trabalha mais, e além disso, não é saudável essa temperatura para o corpo humano.

          Obrigado pelo contato.

  • Comentários pertinentes sobre o assunto “Consumo”, pois ultimamente a mídia tem falado muito sobre este assunto de consumo elétrico e o aparelho de ar condicionado, se mal utilizado e mal dimensionado realmente é um grande Vilão, mas se o trabalho for feito por profissional habilitado, promove grande conforto humano o que convenhamos “Não tem preço”. Gasta-se mais no final do mês na conta de energia elétrica, é evidente que sim, mas em tudo na vida o conforto tem seu preço e nos dias de hoje com calor que anda fazendo por aí, ar condicionado é imprescindível.