Vídeo: como detectar vazamento de gás no ar-condicionado split

O vazamento do gás refrigerante do ar-condicionado pode comprometer o funcionamento do aparelho, como a capacidade de resfrigerar, sem contar que ele pode parar de funcionar com o tempo, se o problema não for resolvido, pois o gás refrigerante é um item muito relevante no sistema de ar condicionado. Veja aqui como funciona um ar-condicionado.

Sintomas

Existem alguns “sintomas” que podem ajudar você a identificar se seu aparelho está com vazamento de gás, um deles é a perda de eficiência gradativa, quando o aparelho vai deixando de resfrigerar aos poucos. Obs: Quando o problema é elétrico, essa perda é imediata.

No entanto, a maneira mais indicada para se detectar um vazamento de gás é através de um detector eletrônico de vazamento ou de um regulador de gás (manômetro). Se o manômetro detectar pressão abaixo da compatível, é um indício muito forte de vazamento.

Dica: Muitos manuais trazem informações sobre o teste de vazamento, procedimento de vácuo e ajuste da carga do gás refrigerante. Consulte o manual do seu aparelho.

Motivos que podem ter causado o vazamento

O vazamento de gás do seu ar-condicionado pode ter sido causado por problemas durante a instalação, bem como a quantidade inadequada de gás, danificações na tubulação, e também devido ao envelhecimento do sistema, entre outros. Se você acha que seu ar-condicionado está com vazamento de gás, chame uma assistência técnica autorizada para avaliar a situação, e lembre-se: se houver vazamentos, fazer somente a recarga do gás não será suficiente para manter o equipamento funcionando normalmente.

Esquema de teste de vazamento
Manômetro
Exemplo de detector eletrônico de vazamento

Vídeo: veja como detectar um vazamento de gás.

Leia também: Quanto tempo dura o gás do meu ar-condicionado?

Fontes: Edubras, Ebah e Manual do usuário York

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

12 ideias sobre “Vídeo: como detectar vazamento de gás no ar-condicionado split

  1. Alguém pode me esclarecer uma questão? Estou querendo retirar meu meu arcondicionado Split e queria saber se para desfazer as conexões preciso de algum cuidado especial quanto ao gás. Em resumo queria saber se é simplesmente retirar as conexões entre evaporador e condensador, ou preciso desligar alguma valvula de gás, ou se desfazer as conexões o gás irá vazar, sei lá… Meu ar é um Consul 12000 BTU frio e não quero chamar profissional só para retirar.

    • Bom dia Leandro
      Não faça isso vc mesmo se não tiver conhecimento técnico.
      Chame pessoal capacitado para fazer isso, pois antes de desconectar as unidades é preciso recolher o gás para a condensadora ( parte externa ) e isso exige ferramentas e conhecimento.
      Att. Leandro / Estrela RS.

    • Olá Jonas,

      existem vários motivos que podem fazer seu ar condicionado congelar, na maioria das vezes é causado por algo que impeça o fluxo de ar. Mas existem outras tantas causas para que o congelamento ocorra, desde sujeira até problemas no motor. Clique aqui e leita o texto completo onde explicamos as causas.

      Obrigado pelo contato.

  2. olá sou wille e to com algumas duvidas!

    1-queria saber como ligar um contator de
    um ar-condicionado da carrier de 36 000
    bts. obs:ele é do tipo bujão e o contator é
    dos antigo de 3 ts e 10 amperes.

    2-queria saber o que fazer pra o mesmo
    para de fazer bloco de gelo já coloquei gás
    r 22 e ele só ta pegando 51 libra de gás,
    já tentei colocar 65 libra mais não to conseguindo .
    será que tem algum vazamento????e como fazer
    pra achar esse vazamento??????

    3- e esse é que tem outro quase do mesmo ele
    também é de 36 000 bts e o modelo dele é do
    tipo quadrado e ele ta ligado em um djunto de 20 amp
    mais quando liga ele o djunto dezarma . será que trem alguma
    coisa em curto no condesador do ar condicionado???? to
    precisando mesmo dessas enformacão vai me ajudar muito
    e pode ter sertesa que vou agradecer….

    • Oi Wille. Bom, respondendo às tuas perguntas:
      1 – não sei lhe informar como efetuar esta ligação. No entanto, acredito que 10 amperes seja um valor baixo para um equipamento de 36 mil BTU. Indico que peça ajuda perguntando no Fórum do Ar Condicionado, pois os outros membros poderão lhe ajudar.

      2 – É possível que exista um vazamento e também aconselho que peça ajuda de outro profissional do setor.

      3 – Acredito que ele esteja desarmando pois a amperagem é baixa para o tipo de equipamento. Leia mais sobre o uso de disjuntores de AC neste post.

      Obrigado pelo contato.

  3. Boa Noite. Na matéria você diz:” lembre-se: se houver vazamentos, fazer somente a recarga do gás não será suficiente para manter o equipamento funcionando normalmente.” Então o que deve ser feito além da recarga do gás, pois há um mês atras fiz a recarga de gás do meu ar-condicionado e já está com o mesmo problema novamente. Agradeço desde já pela atenção.

    • Olá Sandra.

      É necessário detectar o problema e a intensidade do vazamento. Algumas vezes podem ser flanges mal apertados ou pequenas fissuras na tubulação. O ideal é sempre contatar uma profissional técnico. Se precisar, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais de todas as regiões.

      Agradecemos seu contato.

  4. Este vazamento de gas na tubulação pode ser tóxico, uma vez que passa por dentro de um dormitório? Dá pra saber pelo cheiro? É que sempre que ligamos o ar na sala eu sinto um cheiro estranho no dormitório por onde passa a tubulação. Obrigada

    • Olá Vera.
      Você realiza a limpeza dos aparelhos? Pois é isto que pode estar causando o cheiro.
      Se o seu aparelho estiver apresentando uma perda gradativa de refrigeração aí sim pode estar acontecendo um vazamento. Se isto acontecer, você deverá chamar um instalador profissional.
      Agradecemos o seu contato.