[ x ] Fechar

Vácuo aumenta a vida útil do ar-condicionado

  • 01 de dezembro de 2011
  • 106 Comentários

Muitos instaladores de ar-condicionado alegam que trabalham com instalação de splits há anos e que nunca fizeram o procedimento de vácuo, e se questionam sobre a obrigatoriedade desse procedimento.
Esse é um assunto polêmico entre os instaladores de ar-condicionado e gera discussões acaloradas nas redes sociais. Mas, por que o vácuo é tão importante?

O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado do tipo split. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho.

O vácuo também reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore, pois a umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, que acabará por danificar o compressor, ou formará blocos de gelo na evaporadora.

Também é recomendado fazer o procedimento de vácuo toda vez que for feita recarga de gás refrigerante. Nesse caso, o vácuo vai eliminar todo o resto de gás antigo.

O vácuo é obrigatório?

Não existe uma lei que diga que o procedimento de vácuo é obrigatório. No entanto, esse procedimento é essencial, indispensável para o bom funcionamento do ar-condicionado, tanto é que a maioria dos manuais (do usuário e de instalação) traz orientações sobre como deve ser feito esse procedimento.

“Sou instalador, não fiz o vácuo mas a máquina funcionou normalmente”.

O setor está cheio de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade prejudicando, principalmente, o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor. Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, em pouco tempo ele começará a apresentar problemas.

Dica: Se você quer ser um bom instalador, faça o procedimento de vácuo.

BOMBA DE VÁCUO B42

Você tem algo a acrescentar sobre esse assunto? Deixe sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

106 Ideias sobre "Vácuo aumenta a vida útil do ar-condicionado"

  • Não pude acompanhar a instalação do ar split em minha residencia. Como saber se o instalador fez ou o vácuo? Há algum indício da falta deste procedimento ou somente o tempo irá dizer ao ter sua vida útil diminuída? Obrigado!

  • Não fiz vácuo e libere o gás , tem jeito de recuperar o ar-condicionado, voltar a fazer vácuo ? Recolher o gás ? Mais se recolho vai ficar só Gas o também vai ter ar e umedade?

  • Oi, meu ar-condicionado estava congelando se eu não deixava no Turbo e chamei a assistência autorizada.
    O cara que veio disse que tinha pouca carga devido a vazamentos na válvula. Estava frouxo e vazou.
    Ele colocou gás e estabeleceu a pressão em 110 psi. Após 15 minutos em funcionamento o ar -ara de gelar e aparece então o erro H3: Proteção contra sobrecarga no compressor. Olhei o manual e esse dizia pressão máxima 100psi.
    Chamei o técnico novamente e agora esse me disse que preciso trocar o compressor.
    O ar funcionou por 2 anos, mudei a unidade externa de lugar e a assistência deixou a válvula frouxa. O gás vazou mas ainda estava funcionando.
    O cara vem agora e pões gas demais e agora estou sem ar-condicionado.
    Pergunta: O compressor pode ter estragado por causa do excesso de pressão?
    Quando a assistência trocar o compressor, devo exigir que seja feito o procedimento de vácuo? pode ter ficado óleo na tubulação por causa do excesso de gás?

  • contratei um técnico para instalar um ar condicionado novo em minha casa, acompanhei toda instalação e o tec. não fez o vácuo, 10 dias depois começou dar problemas, toda vez que desliga no automático faz uma barulho muito estranho, é como se o gás estive-se fervendo e quando volta funcionar a unidade interna fica vibrando. e esses últimos dias não tá gelando como antes, o aparelho é um Consul 12 BTU, já chamei o tec. para vr pois a instação tá na garantia, gostaria de uma orientação de um técnico e saber se esse problema foi realmente a falta do vácuo.

  • Boa noite eu estou iniciando nesta função agora? eu gostaria de saber se toda vez se for fazer um vaco no ar condicionado tem que tira o refrigerante do compressor do ar condicionado?

    ou pode ser feito o vaco com o refrigerante dentro do compressor do ar condicionado?

    At:

    Antônio Fabio

    • Olá Antonio,

      “O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado do tipo split. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho”. Não é necessário mexer no gás nem no compressor para fazer o vácuo.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Fernando,

      é preciso ver se esse é o motivo pelo qual seu aparelho não está gelando corretamente. Pois pode ser algum problema no compressor, vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. Se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Essa dica foi muito importante pra mim! Comprei um split (usando as dicas de vocês quanto o tamanho e consumo) e fiquei desconfiado em contratar alguém que tenha como ferramentas um alicate, um arame e um prego! Não sabia dessa do vácuo… agora fechei com uma empresa que emite NF, dá 1 ano de garantia e usa bomba de vácuo. Empresa essa inclusive registrada aqui no Banco Nacional de Instaladores do site! Muito obrigado pelas informações!

    • Olá Glênio,

      agradecemos o seu contato e esperamos sempre poder ajudar. Vamos aguardar nova mensagem sua, nos contando como foi a instalação.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • prefiro perder 40 minutos ou 60 minutos e fazer um serviço de ponta,é essencial o vácuo no sistema de refrigeração,esses q não faz e se diz profissional,kkkk complicado

  • Sou um profissional na area e sempre que faço instalação e manuteção, sempre faço o procedimento do vacuo…Qualidade e garantia do serviço bem execultado e cliente saatisfeito…

  • Cara tá fazendo a instalação do meu ar Splint inverte só quê falou q não e obrigado fazer o vácuo porquê a máquina já vem eu disse mesmo assim quero q faço o vácuo

  • meus parabéns, ate´que em fim encontrei um verdadeiro profissional, que conhece e sabe a importância da utilização das ferramentas necessárias para um excelente trabalho.

  • Bom Dia a todos!
    tenho uma duvida sobre o procedimento,
    contratei um instalador para instalar um ar novo e um usado, o novo ele não fez o vácuo e não deu carga de gás só colocou para funcionar e funcionou bacana, o usado ele tentou fazer a mesma coisa porem não gelou, ai ele também não fez o vácuo apenas colocou o gás e ficou funcionando também, mas pelo que vi este procedimento e errado que problema isso pode ocasionar aos meus aparelhos?

    • Olá Valdir,

      nos dois aparelhos seria importante o procedimento do vácuo, mas principalmente no aparelho usado, pois o vácuo reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore. A umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, que acabará por danificar o compressor, ou formará blocos de gelo na evaporadora.
      Certo que os aparelho vão funcionar corretamente, mas a vida útil será reduzida.

      Obrigado pelo contato.

  • Na realidade o vácuo não é um procedimento de limpeza da tubulação , o que limpa tubulaçao, é nitrogenioi,o vacuo retira moleculas de agua da Linha Frigorígena dos aparelhos de ar condicionado, split, freezer, etc,pois se houver humidade no sistema abastecido com R22, ira formar um acido ( agua + oleo + R22 = acido) dentro do compressor, diminuindo sua vida util, no caso de sistemas com r134, as moleculas de agua, irao entupir a linha capilar (por isso os “caga gas” usam alcool metilico) e formar acidos,e junto com tudo isso ainda havera aumento da temperatura na linha de alta.

    • Olá Wherbeth,

      não existe um prazo, é como os outros eletrodomésticos. Depende do quanto o aparelho é usado, os cuidados para usar de forma adequada, se são feitas manutenções preventivas, se é limpo corretamente.

      Obrigado pelo contato.

  • Concordo plenamente com o procedimento de vácuo. ..pkê além de higienizar td sistama…dá mais segurança na vida mais longa do aparelho. ..sem dúvidaindispensável…o procedimento de vácuo!

  • CONCORDO EM GRAU NUMERO E GENERO. O CLIENTE É QUE PAGA O NOSSO SALARIO. PORTANTO, O TRABALHO TEM DE SER BEM FEITO. PENSEM NISSO!!! ABRACO PRA TODOS

  • se a valvula do split vem fechada e a fabrica manda o freon dentro do equipamento
    como consigo fazer vacuo se a valvula está fechada e não tem passagem para a tubulação, sem que eu perca o freon

  • Boa Tarde

    Instalei o Split 12000 , fiz o vácuo, porem apos desligar a bomba, abri a válvula maior do gás e só depois a menor do liquido.
    Pelo que me informaram a sequencia de abertura após o vácuo seria o oposto.
    algum problema com o procedimento que fiz?

  • Poderia , por gentileza, me responder uma coisa?

    Neste dia( 28/08/14) mandei instalar meu split 12 000 BTUS, e não fizeram procedimento de vacuo, daí questionei mas eles disseram que dão garantia.Daí disse que garantia não era a questão.
    Agora já liberaram o ar no sistema, mas eu dissde pra desligar o aparelho até que eu contrate outra empresa pra fazer o vácuo.
    Pergunto:
    Agora que já liberaram o gas no sitema, é possivel fazer o vácuo?
    Até que eu resolva isso, meu aparelho ficara desligado.
    desde já agradeço.

    • Olá Alexandre.

      Nesse caso, sugiro que você consulte realmente um novo profissional. O vácuo deve ser realizado, as melhores empresas do mercado realizam este procedimento. Quando ao gás liberado na tubulação, apenas esta nova empresa poderá avaliar, pois deve ser considerado que você não tenha perdido gás.

      Obrigado pelo contato.

    • Apesar de você não ter perdido o gaz você terá que retirá-lo fazer o processo de vácuo e recarregar com um novo gaz,pois o seu foi liberado no sistema sem ter sido feito o vácuo,então seu gaz está contaminado por impurezas que existiam no sistema.

  • Fazer o vauo para recarregar o gas como esta escrito acima não é correto, pois se fizer isto vai liberar o gás q é prejudicial a camada de ozonio, o correto é fechar a valvula pequena de envio ligar o ar e com o manometro vc ira observar até qndo ele zerar ai é so fechar a outra valvula maior de sução e desligar o gás, após isto é so fazer o vacuo e dep libera o gás e em seguida adiciona mais…

    • PELO AMOR DE DEUS TODOS VCS QUEREM DAR UMA DE ESPERTOS, SABE TUDO , MAS NO FIM VCS NÃO SABEM NADA…VOU EXEMPLIFICAR:
      PRIMEIRO NO CASO DO EQUIPAMENTO INSTALADO SEM TER SIDO DADO O VACUO E LIBERADO O GÁS .PARA VC ALEXANDRE E PARA PRINCIPALMENTE VC ADMINISTRADOR SABE TUDO.QUANDO ISTO ACONTECE NÃO SE REAPROVEITA O MESMO GAS LIBERADO NA TUBULAÇÃO SEM VACUO ,POIS O GAS LIBERADO JÁ SE MISTUROU AO OXIGENIO DE DENTRO DA TUBULAÇÃO E SEUS RESIDUOS QUE ALI CONSTAVAM,DEVE SE INSTALAR O APARELHO RECOLHEDOR DE GAS ATRAVES DO MANIFOLD NA VALVULA DE PROCESSO DA CONDENSADORA,DEVENDO ARMAZENAR O GAS CONTAMINADO EM UM CILINDRO PROPRIO PARA RECOLHER O GAS QUE ESTA SENDO UTILIZADO.APOS ESTE PROCESSO FECHA-SE AS VALVULAS DA CONDENSADORA E RETIRA-SE A RECOLHEDORA MANTENDO O MANIFOLD CONECTADO,POS CONECTA-SE A BOMBA DE VACUO E INICIA-SE O PROCEDIMENTO DE EXPURGAR O RESIDUOS COMO UMIDADE E OXIGENIO DE DENTRO DA TUBULAÇÃO,APÓS ACOMPANHAR-MOS PELO RELOGIO DO MANIFOLD QUE O PONTEIRO INDICA SITUAÇÃO DE VACUO DEVEMOS NA SEQUENCIA INJETAR UMA NOVA CARGA DE GAS NO SISTEMA.LEMBRANDO QUE O VACUO IDEAL É AQUELE QUE ACOMPANHA 30 MINUTOS DE DURAÇÃO OU NO MAXIMO 40 MINUTOS.
      DITO ISTO.
      FICO A DISPOSIÇÃO PARA NOVAS DUVIDAS ATRAVES DO MEU E-MAIL:
      cristianomello20101@hotmail.com

      Ats;

      RAFAEL

    • caros amigos: se fizer a retirada do gás com uma recolhedora, não tem problema. se for o gás r22, ele contém cfc e agride a camada de ozônio! e esta em processo de extinção pelo tratado de montreal. se for o 410a , ele é menos agressivo…

  • Quando o sistema pára de eliminar o ar que vem da tubulação pela bomba de vácuo, significa que está finalizada a operação? Mesmo com pouco tempo de vácuo?

  • Trabalho instalado e o vácuo no sistema é obrigatório, e tem mais, a elétrica se não estiver de acordo com o padrão, eu faço correção elétrica.

  • Como não tenho condição de fazer a instalação por ser leigo no assunto, contratei uma autorizada da LG de Porto Alegre para instalar meu ar condicionado Split LG novo, pagando caro R$ 500,00. Existe somente duas autorizada e optei pela melhor indicada pelo ReclameAqui.
    Acompanhei a instalação e contatei após a assinatura do ordem de serviço que não fizeram o procedimento do vácuo.
    Embora cogitei que estre procedimento estava no manual do fabricante, muito mal elaborado por sinal, o instalador confirmou que o procedimento não era feito quando o equipamento era novo.
    Agora estou arrependido, já que não sei a quem recorrer, se eu entro em contato com a autorizada, se reclamo ao fabricante, se faço uma reclamação pública…
    Enfim, o que fazer agora que o ar está instalado e funcionando.
    Obrigado por qualquer esclarecimento.

    • Oi Joel,

      entre em contato com a empresa que fez a instalação para você e peça que seja feito o procedimento. Caso eles não façam, você pode tentar por outros meios, sim. Porém, não existe uma lei que diga que o procedimento de vácuo é obrigatório. Sendo assim, infelizmente eles podem se negar a fazer. Aí vai do bom senso da empresa.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Joel, minha reclamação é mesma que a sua ,perguntei sobre a bomba de vácuo ele falou que não era necessário, pois o produto era novo. O CREDENCIADO LG, chama-se CLIMAX de Juazeiro BA

  • Gostei muito do artigo, pois no meu lugar muitos não fazem o procedimento. Eu estou começando na área de instalação e faço o vácuo sempre que instalo ou limpo os aparelhos evaporadores. Sou questionado por isso, mas sei que estou agindo corretamente. Mesmo porque muitos acham que numa limpeza basta apenas colocar o produto na serpentina e deixar drenar, não creio que só isso resolve. E você o que acha? Só tenho uma dúvida durante todo o processo, minha bomba é um pouco antiga, só que ela funciona corretamente. As vezes ela pára com o vácuo daí eu tenho que abrir o registro da alta e fechar para ela voltar a entrar em vácuo. É normal isso? Ou será que minha bomba está precisando de uma revisão?

    • Olá Marcelo.

      O procedimento que você realiza de vácuo é o adequado em todos os casos. Quanto ao seu equipamento, acreditamos que seja necessário uma revisão, pois não é comum que ele pare de funcionar durante o processo.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Obrigado pelo contato.

  • Como faço “vácuo” quando na instalação não foi feita?
    Só abrir a válvula de serviço e deixar o gás ir embora e fazer o vácuo?
    Não corre o risco do óleo do compressor sair junto com o gás ou o vácuo?
    Alguém pode me ajudar, o instalador não fez vácuo e queria acertar isso, mas não chama-lo (nunca mais).
    Comprei a bomba e queria eu mesmo fazer isso.

    Obrigado.

    • Olá Carlos.

      Então, o processo não é tão simples. Como o seu aparelho já está instalado, seria necessário primeiro recolher o gás, pois se você simplesmente abrir o gás irá embora, com isso, você estará poluindo o meio ambiente e será necessário reabastecer o gás, o que lhe renderia mais custos. Sendo assim, o correto é o seguinte: contatar um profissional técnico que tenha a recolhedora de gás, recolhe o gás, realiza o vácuo no sistema, aplica o gás recolhido e conclui o trabalho. você terá que chamar um profissional.

      Obrigado pelo contato.

  • Este procedimento, deve ser melhor divulgado pelos fabricante e revendedores,aos consumidores.
    A fim de evitar o acesso de maus instaladores.
    Tenho conhecimento de empresas de instalação credenciadas pelos fabricantes que não utilizam o procedimento de vácuo.
    Isso será, para que o produto venha gerar manutenção ?

  • gostei da colocação que foi feito sobre o instalador que não usa a bomba de vácuo e importante que o cliente saiba disto eu particularmente fis o curso de instalador recentemente e o que mais o professor recomendo foi este tipo de cuidado. eu aprendi que tudo que tiver que fazer vale a pena fazer benfeito.

  • Olá boa tarde! Comprei um split 12000BTU, chamei o técnico para fazer sua instalação, mas achei estranho o modo dele realizar o vácuo! ele simplesmente abriu uma válvula do caninho mais fino quando o gás começou a sair ele a fechou! e disse que é assim o modo de tira o oxigênio do compressor, essa maneira está correta ou devo pedir para ele vir e tirar o oxigênio com o vacuometro?

  • Ontem, 17 de dezembro, instalaram para mim 2 Ar (9k e 12K), não fizeram a bomba de vácuo, e eu só fiz o uso para teste após a instalação. O que eu devo fazer? Chamar a empresa que fez a instalação e solicitar agora o vácuo… ou… chamar outra empresa e pagar esse serviço?

    • Oi Brenno. Sugiro que chame novamente a empresa que fez o procedimento e peça gentilmente para que façam o vácuo. Infelizmente agora é um pouco tarde e a empresa pode se negar a fazer este procedimento. Alguns profissionais nunca o fazem. Ou as vezes perguntam se o cliente quer ou não. Se eles se negarem você pode chamar outra empresa ou então ficar com o equipamento desta forma. Mas tenha em mente que a vida útil pode ser reduzida. Você pode pesquisar profissionais por meio do Banco Nacional de Instaladores.
      Obrigado.

  • Quero primeiramente parabeniza-los pelo site , nota-se que vocês são Profissionais com p maiúsculo , gostaria claro se pudesse me passar uma lista completa dos maquinário necessários pra fazer uma instalação profissional (prezo muito pela satisfação do cliente ,quero montar um negocio de instalações splits) e aonde posso fazer um curso de instalação ,muito obrigado desde já!

    • Olá Gabriel.

      Sempre que ficamos sabendo de algum curso postamos em nossa área de “cursos e eventos“. Você pode ficar atento por lá ou entrar em contato com a ASBRAV, que promove muitos cursos.

      Continue acompanhando nosso site. Agradecemos se contato.

  • Hoje fui chamado para resolver um problema em um aparelho 9000 Bthus Consul, que quando novo refrigerava bem agora não baixa de 24 graus o que faço. Suspeita de não ter sido feito o vácuo na instalação.

  • TA CERTO PROFISSIONAIS QUALIFICADO NEM DESCUTE ESSE ASUNTO FAS VACUO
    E PRONTO. MAS EXISTEM MAIS GAMBIARRISTA DO QUE TECNICOS COM CONHECIMENTOS TECNICOS .
    ESSE POBLEMA E QUE NOSSO MEIO COMERCIAL DEIXA PESSOAS EXECUTAR SERVIÇOS
    SEM QUALIFICAÇAO NAO TEM FISCALIZAÇAO POR ISSO QUE ESSA BAGUNÇA SAO
    POUCOS QUE SE ENTERESSAM SE ATUALIZAR VALEU ATE MAIS.

  • Ola bom dia.
    Como eu vou tirar o ar da tubulação (vácuo), se o aparelho já vem com o gas refrigerante?
    Por favor, tirem a minha dúvida, se é só do cano que liga as duas partes, ou se é do sistema inteiro?
    Obrigado pela atenção.

    • Senhor Silvio, bom dia. Instalo ar condicionado não faz mto tempo, na
      verdade desde 2011, mas estudo continuamente este assunto e procuro
      instalar o equipamento observando minuciosamente todos os ítens.
      Acredito que posso responder a sua pergunta.
      Quando um aparelho é novo, ele traz o gaz refrigerante intacto dentro do
      compressor, sem nenhum oxigênio e nenhuma outra contaminação, desta
      forma, no momento da instalação o vácuo tem que ser feito nos tubos entre
      o compressor e a evaporadora.
      Quando um equipamento perde todo o seu gaz, o vácuo tem que ser feito em todo o
      sistema, inclusive no compressor, e como se faz?
      muito simples, abre-se as duas válvulas, a de alta e a de baixa, realiza o vácuo e ai
      sim, poderá inserir o gaz refrigerante, Um abraço. Daniel.

  • Sou um profissional qualificado na área de instalações de ar condicionados e tenho a plena convicção da extrema importância do vácuo no sistema,se você quer ter uma boa prestação de serviços tem que dar vácuo no sistema concerteza!

  • mais um complemento ao executar o vacuo utilize a quebra de vacuo,a quebra de vacuo é feita da seguinte forma,após a instalaçao do split com o condensador ainda lacrado aos registros eses vacuo sérá feito somente tubulaçao e evaporadora injete um um pouco do freon a ser utilizado para a execuçao do vacuoesse pouco de freon ao ser arrastado ele ajudará na limpeza do circuito e facilitará a conclusao de um bm vacuo o que dará longa vida ao equipamento nao tenham dúvida.

  • Silvio,vc só vai fazer vácuo nos dutos q vão para a unidade evaporadora. O gás refrigerante está preso na unidade condensadora e depois de feito o vácuo, pela válvula de serviço, q se encontra no duto de sucção (mais grosso), vc solta o gás pela válvula do duto de expansão ( mais fino) e pelo duto de sucção!

    • Bom dia, quero que vc tire uma duvidar, um aparelho novo vem de fabrica com gas refrigerante no seu interior, dando o vacuo, um pouco deste gas não irar sair? porque o vacuo serve para colocar para fora as impureza que esta dentro do sistema. estou referindo o ar condicionado Split.
      Pretendo fazer o curso de refrigeração e me interecei por esta area. Muito obrigado, feliz ano!!

      • Olá Abner.

        Seu raciocínio está correto, mas o profissional técnico quando for realizar esta atividade deve conter meios/equipamentos que consigam realizar essa atividade sem que o gás saia.

        Sugerimos que poste sua dúvida em nosso Fórum, afim que profissionais possam contribuir.

        Agradecemos seu contato.

      • Amigo Abner, esta dúvida é frequente a respeito do gaz refrigerante
        dento do compressor, na verdade quando um aparelho é novo ele vem
        sem qualquer contaminação, se faz o vácuo para retirar a umidade e qual-
        quer outra contaminação nos tubos entre o compressor e a evaporadora.
        Quando é aberto a válvula de alta pressão (tubo de 1/4 fino) ele não sai
        somente uma parte do gaz refrigerante, ele sai todo completamente para
        o circuito inteiro, e faz o ciclo do compressor até a evaporadora. É desta
        forma que a serpentina se refrigera. Espero ter contribuído Um abraço.
        Daniel – SC.