Acabou o gás

Muitos internautas entraram em contato com o Portal WebArcondicionado perguntando quanto tempo dura o gás do ar-condicionado, principalmente, do tipo split. Procurando sempre esclarecer as dúvidas de nossos usuários, este post pode ajudar você a desvendar alguns mitos acerca desse assunto.

Quanto tempo dura o gás do meu ar-condicionado?

O gás/fluido refrigerante é um item extremamente importante no funcionamento do ar-condicionado, pois é ele que tem a função de transformar o ar quente em ar frio, ele é o “combustível” do ar-condicionado. Os fluidos mais comuns são o R-22 e o R410-A.

Em condições normais de funcionamento do condicionador de ar, esses fluidos sofrem apenas transformações físicas, de líquido para gás, e de gás para líquido, não havendo perdas na sua quantidade. Em outras palavras, o gás do ar-condicionado não acaba, simplesmente.

Se for constatada a falta de gás no seu aparelho, a mesma pode ter sido causada por uma falha durante a instalação, bem como o aparelho ter vindo com quantidade inadequada de gás da fábrica, danos na tubulação ou também devido ao envelhecimento do sistema.

Como detectar um vazamento de gás?

Na maioria dos casos o aparelho perde a eficiência e passa a refrigerar cada vez menos. E quando o vazamento já ocorre a um bom tempo, o aparelho pode não ligar, ou desligar em seguida que for ligado. Mas para saber se o problema do ar-condicionado é mesmo falta de gás, devido a um vazamento, um profissional de climatização precisa realizar os testes.

Assista aqui um vídeo de como detectar vazamentos de fluído refrigerante.

O que fazer se for constatado o vazamento de gás refrigerante?

Fique atento, apenas realizar a recarga do gás refrigerante não será suficiente se houver algum vazamento. Após o vazamento ter sido constatado pelo profissional, ele deve realizar os testes para encontrar a origem e fazer os devidos reparos. Só após os reparos ele deverá fazer a recarga de gás

Quem pode consertar meu ar-condicionado e repor o gás?

Apenas um profissional da área de climatização pode fazer isso. Se o seu aparelho ainda estiver na garantia e foi instalado por um técnico autorizado da marca, acione a central da Assistência Técnica do fabricante.

Aqui você encontra os contatos das Assistências Técnicas Autorizadas de todas as marcas.

Por outro lado, se quem fez a instalação do seu aparelho foi um profissional autônomo, você deverá acionar o próprio profissional que instalou ou então procurar por outros profissionais.

Entenda tudo sobre garantia de ar-condicionado e porque o seu aparelho deve ser instalado por um profissional autorizado da marca.

Redação do Portal WebArCondicionado.