Manômetro para vácuo

O vácuo é um processo importantíssimo da instalação do ar-condicionado. Existem instaladores que preferem pular essa etapa, mas o consumidor deve exigir que ela seja feita. O vácuo retira a umidade e evita o transporte de detritos pela tubulação de gás do aparelho, e é um procedimento previsto na vida útil do ar-condicionado.

O que é necessário para fazer o vácuo?

Para fazer o vácuo no sistema do ar-condicionado é preciso um vacuômetro, uma bomba de vácuo e um manômetro, também conhecido como manifold. Este último tem três saídas para tubos, um de alta pressão, outro de baixa pressão e um terceiro de serviço, que fica no meio. Nas laterais do manifold também existem duas válvulas, uma para cada saída de pressão (alta e baixa).

Identificando e encaixando os componentes

No equipamento existe uma saída de baixa e outra de alta pressão – respectivamente, a saída de bitola grande e a de bitola pequena. As válvulas dessas saídas devem ser fechadas antes do procedimento. O tubo de alta pressão deve ser conectado à saída de alta pressão no aparelho, e a da baixa pressão na saída de baixa pressão.

O tubo de serviço deve ser conectado ao vacuômetro, que vai fazer a medição em microns (unidade de medida igual a milionésimo de metro). O vacuômetro, por sua vez, tem outra saída que deve ser conectada à bomba de vácuo.

Esquema de vácuo no ar-condicionado

Como fazer e medir o vácuo

A bomba, então, deve ser ligada e as válvulas nas laterais do manômetro devem ser abertas. Nesse momento vai estar ocorrendo a chamada desidratação do sistema interno do gás do ar-condicionado, que é o processo que vai criar o vácuo. Quando se atinge mais ou menos 250 microns, é aconselhado parar o processo e fechar as válvulas. Se a quantidade de microns não cair, o sistema do gás está estancado, basta religar a bomba e reabrir as válvulas até que o vacuômetro esteja mostrando mais ou menos 500 microns.

Se, durante essa parada, a quantidade de microns começar a cair, é porque há um vazamento no sistema de gás do ar-condicionado. Para ter certeza, é preciso fazer um teste de estanqueidade. Depois de completo o processo de vácuo, deve-se abrir as válvulas das saídas de alta e baixa pressão do equipamento.

Importante

O mais indicado é que se chame um técnico instalador qualificado para deixar o equipamento operante. E especialmente o vácuo deve ser feito com muito cuidado, por isso, se você não tem experiência na área, não é aconselhado que tente fazer por conta.

Redação do Portal WebArCondicionado.