Seu ar condicionado está congelado? Nós explicamos as causas e soluções

*Atualizado em 02/05/2018

O frio vem chegando aos poucos, o inverno está batendo na porta, e o seu ar-condicionado pode sofrer com essas alterações de temperatura.

Existem vários motivos pelos quais o seu aparelho pode perder a potência ou até mesmo deixar de funcionar. Um deles é o congelamento, que na maioria das vezes é causado por algo que impeça o fluxo de ar. Mas existem outras tantas causas para que o congelamento ocorra, desde sujeira até problemas no motor.

Confira principais motivos que podem levar ao congelamento do seu aparelho

Baixa temperatura externa

Como vimos no texto “Frio intenso na Região Sul pode congelar aparelhos de ar condicionado”, publicado anteriormente no blog, a temperatura externa também pode causar o congelamento das linhas de gás refrigerante. Aparelhos de ar condicionado não são projetados para trabalhar em temperaturas abaixo de 15 graus, as baixas temperaturas podem congelar o condensador.

Sujeira nas peças

A principal causa do congelamento dos aparelhos de ar condicionado são os filtros sujos, por isso é recomendado que eles sejam limpos ou trocados frequentemente. Se isso não for feito, o aparelho não funcionará adequadamente, causando o congelamento. O mesmo poderá acontecer se a serpentina de resfriamento estiver suja.

Banner Split

Configuração do termostato

Se o ar-condicionado funcionar constantemente na configuração mais baixa, isso pode impedir a unidade de resfriar de forma adequada, consumindo mais energia e o ar frio de alta pressão fará com que a condensação normal congele.

Carga de fluido refrigerante

Se a carga de fluido refrigerante estiver muito alta ou muito baixa, a unidade terá que trabalhar mais para fazer o ar circular, podendo causar o congelamento do aparelho. E se continuar funcionando sem o gás, ele poderá parar de funcionar totalmente.

Motor da ventilação

Se o motor da ventilação estiver com problemas, não funcionando corretamente, também causará congelamento da unidade, pois o ar refrigerado não circulará.

Aparelho mais potente do que o necessário

Evaporadora.Se o seu aparelho de ar condicionado possui mais BTUs do que o adequado para o cômodo que ele está instalado, poderá ocorrer o congelamento. Os aparelhos de grandes dimensões costumam deixar muita umidade no ar e ligar e desligar com muita frequência. Essa é uma causa menos comum de congelamento, mas antes de comprar o seu ar condicionado, o mais correto é verificar qual a quantidade de BTUs ideal para sua residência.

Congelamento de ar-condicionado de veículos

A entrada de ar e umidade no sistema de ar-condicionado automotivo, pode fazer com que ele congele, fazendo com que o fluxo de refrigerante pare totalmente e o tubo de expansão pode ser bloqueado pelo gelo. Para que isso não ocorra, o ideal é bombear o sistema e consertar os vazamentos.

Meu aparelho congelou, e agora? Algumas soluções:

Em alguns casos, você mesmo pode solucionar o problema, sem que seja necessário gastar dinheiro ou contatar um profissional.

Aparelhos de janela também podem sofrer com o problema. Caso a unidade congele, você deve desligar o aparelho para evitar curtos circuitos. Se preferir, coloque um recipiente abaixo da unidade para não molhar o ambiente. Após o descongelamento, seque a unidade com um pano e a deixe desligada por algumas horas, até secar totalmente. Observe se a unidade está totalmente seca antes de liga-lo novamente.

Se os filtros estiverem sujos, você mesmo pode resolver, limpando-os conforme indicamos nesta postagem.

É aconselhado que os aparelhos não sejam usados constantemente nas configurações mais baixas.

Em demais problemas, como no motor da ventilação ou no fluido refrigerante, é recomendado que um profissional técnico seja acionado.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

As causas normalmente são simples de identificar, mas todos os casos requer uma atenção do usuário para aumentar o tempo de vida útil do aparelho.

Redação do Portal WebArCondicionado.