* Atualizado em 03/04/2019
O inverno costuma ser rigoroso na Região Sul, onde as temperaturas podem ficar negativas. Diante do frio intenso, várias pessoas relatam que os aparelhos de ar condicionado split com o ciclo quente não estariam dando conta de aquecer o ambiente, e estariam inclusive congelando.
Lembrando que as principais agências de meteorologia ainda não se pronunciaram sobre as expectativas para o inverno de 2019.
Como acontece o congelamento do Split?
Isso geralmente acontece porque temperaturas muito baixas diminuem a capacidade do ar condicionado de transformar o ar frio em ar quente, e cristais de gelo começam a ser formados (quando há muita umidade). Com isso, o compressor do equipamento desliga e fica funcionando somente a parte de ventilação.
Nós já explicamos neste post como funciona um split. Agora que você já sabe, fica mais fácil compreender o por quê do congelamento. Poucos condicionadores de ar comercializados no Brasil são fabricados para suportar temperaturas muito baixas: geralmente funcionam normalmente até – 4° C.
Quando a temperatura externa fica abaixo disso, o ar quente que deveria ser jogado para fora pelo aparelho está mais frio que o ar exterior, e isso acarreta no congelamento das serpentinas e hélices do ventilador.
Ainda que seja recomendado ligar o ar-condicionado mesmo no inverno para evitar danos ao aparelho, algumas cidades brasileiras, principalmente do Sul do Brasil, não conseguem utilizar o mesmo quando as temperaturas ficam muito rigorosas.
Como solucionar o problema do congelamento?
Na maioria das vezes o usuário deduz que ocorreu algum defeito e acaba desligando o aparelho. Esse procedimento interrompe o funcionamento do sensor degelo, ocasionando um tempo bem maior no processo de descongelamento.
A solução é esperar a temperatura subir um pouco para que o degelo ocorra naturalmente.
Infelizmente não existe nenhuma “saída” para fazer o aparelho voltar a funcionar normalmente. Quando a temperatura na rua for muito baixa, não é aconselhado tentar esquentar a parte externa (com bolsas de água quente, chaleiras e panos) a fim de faze-lo funcionar. Isso pode afetar o ar-condicionado. Os técnicos recomendam esperar o frio intenso cessar.
Outra saída seria trocar o seu ar condicionado por outro capaz de suportar temperaturas de -10 °C, até que comece a congelar a parte condensadora. O modelo Hero Inverter da LG, por exemplo, suporta temperaturas de -10 °C.
Então se você é de regiões mais frias no Brasil, fica ligado no congelamento e em como evitá-lo. Faltou alguma explicação? Deixa pra gente nos comentários!
Comprei um ar condicionado philco 12000 btus quente frio mas não consigo acionar função heat. No controle essa opção pula quando chega sua vez. O parelho esquenta somente na função auto.
Mandei email pro site mas não me responderam. Desconfio que veio o controle remoto trocado, de um modelo que possua apenas função frio.
Olá Adolfo,
há uma chance bem pequena de ser esse o problema. O ideal é contatar a fabricante e solicitar a visita de um técnico credenciado, pois se o problema for no aparelho, você pode acionar a garantia. Veja aqui como falar com a Philco.
Obrigado pelo contato.
Olá! Tenho dois splits em casa, um de 7500 marca Confee e outro de 12000 da Consul, ambos de ciclo quente/frio. O caso é que ligamos os dois nos dias mais frios para aquecer a casa, porém o Consul em dias mais frios (temperaturas abaixo de 10°C) congela a unidade externa se ligado por algumas horas. O Confee pode ficar ligado direto que não acontece o mesmo. Eles estão instalados em locais diferente, cada um com suas particularidades. O Consul não congela quando ligado na refrigeração. Ah, também notei que ele parece não acionar a hélice quando está ligado no aquecimento.
Alguma ideia do que pode estar acontecendo?
Seu aparelho congela pq não foi projetado para trabalhar em temperatura a baixo de 17graus!
Nessa época do ano no frio dependendo da região são dias frios a baixo do normal . Verifique o filtro de ar se está limpo
Olá Fábio.
Veja se esta postagem pode lhe ajudar, por favor.
Obrigado pelo contato.