Atualizado em 20/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Saiba como prolongar a vida útil do seu ar-condicionado Ninguém gosta de ficar gastando com eletrodoméstico novos o tempo todo, não é? Então hoje vamos te dar dicas para prolongar a vida útil dos aparelhos de ar condicionado. Como fazê-los durar mais?

Não existe um tempo determinado para que os condicionadores deixem de funcionar. Um ar-condicionado pode durar muitos anos ou poucos meses e isso vai depender da qualidade do produto associada aos cuidados que ele recebe.

Para te ajudar, reunimos algumas dicas e orientações. Se seguidas corretamente, elas com certeza irão prolongar a vida útil do seu ar-condicionado – clique nos links marcados em azul para saber ainda mais sobre cada um desses assuntos.

Como fazer o ar-condicionado durar mais?

A escolha do produto1 – Escolha o melhor produto

  • O primeiro cuidado é certificar-se de que o aparelho escolhido é do modelo adequado para o seu ambiente;
  • A potência precisa ser suficiente para o tamanho do cômodo;
  • Porém, o ar-condicionado também não pode ser potente demais, é preciso fazer o dimensionamento correto;
  • Neste post ajudamos você a escolher o ar-condicionado ideal.

2 – Leia o manual do usuário

Ler todo o manual do usuário é uma prática que poucas pessoas adotam, mas é muito importante, pois cada aparelho tem um funcionamento específico. Além disso, assim você já fica por dentro do que é orientado pela marca escolhida em relação a sua situação de uso.

3 – Contrate uma boa instalação

A instalação é talvez o passo mais importante para que o aparelho tenha uma duração prolongada.

  • instalação deve feita por um profissional qualificado, preferencialmente credenciado à marca, pois eles já conhecem os produtos e sabem de suas especificidades;
  • Quando a instalação é feita assim, não se perde a garantia da fabricante, caso futuramente o aparelho venha precisar de manutenção;
  • Instalações feitas com profissionalismo e conhecimento evitam vazamentos de água e gás, excesso de consumo de energia e acidentes mais graves, como incêndios.

Proteção da unidade externa4 – Proteja a unidade externa

A unidade externa dos aparelhos de ar condicionado é projetada para suportar todos os climas. Porém, com o tempo ela pode se desgastar e apresentar defeitos. A corrosão, causada pela maresia em áreas litorâneas ou pela alta poluição nos grandes centros urbanos, pode ser amenizada com alguns cuidados.

Veja aqui o post que fizemos sobre como prevenir a corrosão do seu ar-condicionado.

5 – Usar o aparelho de forma adequada

Ao ligar o ar-condicionado, muitas pessoas esquecem de fechar as portas e janelas do ambiente e isso prejudica o aparelho. Dessa forma o equipamento vai fazer um esforço muito maior para climatizar as demais peças, diminuindo sua vida útil.

Com as portas e janelas bem fechadas, além de proteger o aparelho, você evita gastos desnecessários com energia elétrica.

6 – Limpe os filtros

A limpeza do aparelho, feita de forma adequada, também pode prolongar sua vida útil. Filtros sujos reduzem o desempenho do ar-condicionado, além de provocar vazamentos.

Veja aqui como realizar a limpeza dos filtros que deve ser feita uma vez por mês em períodos de uso direto, e a cada dois meses nos períodos em que o aparelho não estiver sendo utilizado.

Limpeza dos filtros7 – Limpeza preventiva

Você deve ficar atento também à limpeza interna do aparelho. Mas essa deve ser feita por um profissional, pois exige técnica.

Alguns especialistas aconselham que ela deve ser feita a cada três meses, outros dizem que a cada seis meses já é suficiente. Esse procedimento, além de prolongar a vida útil do aparelho, evita a proliferação de bactérias e vírus.

8 – Manutenção

Uma vez por ano é aconselhado que os aparelhos de ar-condicionado passem por uma manutenção preventiva. São testes para ver se o aparelho está operando adequadamente. Nesses testes, o profissional verifica possíveis falhas, peças soltas, ou algo que possa vir a dar algum problema para o equipamento.

Clique no banner abaixo para encontrar profissionais capacitados para resolver isso:

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao-verde-v2

Viu só como é possível prolongar a vida útil do ar-condicionado? Coloque essas dicas em prática para o bom funcionamento do aparelho.