Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

clube do condicionador hitachi

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
    em primeiro lugar seja bem vindo ! vc deve tomar conhecimento qual seria a alimentação ou fornecimento da companhia de energia no local d a instalação.. se é em 110 volts monofásico/220 volt´s bi fásico e 220 volt´s trifásico no caso fase(110 volt´s) mais neutro ,bifásico 220 volt´s fase + fase e o trifásico 220 volt´s ,já alguns fornecedores ou concessionárias não entregam 110 volts´mas 220 volt´s monofásico ou seja fase(220 volt´s) + neutro o bi fásico é em 440 volt´s (fase + fase) e o trifásico 380 volt´s.nessa segunda situação não existe o 110 volt´s (só em casos especiais) ..claro que existem exceções e condições especiais de fornecimento de outras voltagens em industrias por exemplo, que acredito que não seja seu caso, eu não "aterro" a máquina com o neutro ,mas com aterramento separado e específico pra isso.

    sobre a interligação elétrica de comando entre as unidades como não conheço o equipamento importado não posso te adiantar nada,talvez esse equipamento seja quente e fria em alguns condiconadores com essa função alguns fabricantes pedem 5 condutores pra interligação sendo 4 de comando propriamente dito e um pra aterramento ..o equipamento nacional a interligação é feita com 4 fios sendo 3 de comando e um pra aterramento.não sei se te ajudei abraço boa sorte

    mas olhando com mais atenção o diagrama elétrico da interligação de comando entre as unidades da maquina importada me parece ser só 3 fios sendo dois da conexão black and white e terra green and yellow a outra entrada é a de alimentação pra s máquinas de 18k,25k sendo que as 9k e 12 a alimentação é feita pela unidade interna. abraço qualquer coisa dá um alô
    Olá, Jairo!

    Obrigado pelas boas vindas!

    Então: a rede onde vou ligar o aparelho é 127/220V, ou seja: vou ligar o aparelho entre duas fases "vivas" (para obter 220V).

    O aparelho importado usa 5 fios ligando as duas unidades: o terra (verde/amarelo), os fios da rede (preto e branco) e outros dois de comunicação (marrom e vermelho). No aparelho nacional, são 4 fios: terra (verde/amarelo), rede (preto e azul) e comunicação (branco e vermelho) - mas o azul (da rede) e o branco (de comunicação) são ligados juntos dentro da evaporadora. Como, no manual do aparelho nacional, aparece "1F" (1 fase), fiquei imaginando se esse aparelho não foi feito para ser instalado nos locais onde a rede é 220V entre fase e neutro (aí o neutro fica no fio azul), sendo necessário alguma modificação (a ser feita pelos técnicos na hora da instalação) quando ele for instalado em redes de 220V fase+fase. Sei que a Hitachi é cuidadosa com essas coisas: na linha Utopia Evolution (que é a única da Hitachi que eu conheço - por enquanto), tem diferença de conexão se você liga as unidades em rede monofásica ou bifásica (mesmo ambas sendo 220V).

    Você sabe se os técnicos precisam mudar alguma coisa nesse cara para instalá-lo em redes bifásicas?

    Muito obrigado pela atenção! E um grande abraço.

    Comment


    • Postado originalmente por RodLophus Ver Post
      Olá, Jairo!

      Obrigado pelas boas vindas!

      Então: a rede onde vou ligar o aparelho é 127/220V, ou seja: vou ligar o aparelho entre duas fases "vivas" (para obter 220V).

      O aparelho importado usa 5 fios ligando as duas unidades: o terra (verde/amarelo), os fios da rede (preto e branco) e outros dois de comunicação (marrom e vermelho). No aparelho nacional, são 4 fios: terra (verde/amarelo), rede (preto e azul) e comunicação (branco e vermelho) - mas o azul (da rede) e o branco (de comunicação) são ligados juntos dentro da evaporadora. Como, no manual do aparelho nacional, aparece "1F" (1 fase), fiquei imaginando se esse aparelho não foi feito para ser instalado nos locais onde a rede é 220V entre fase e neutro (aí o neutro fica no fio azul), sendo necessário alguma modificação (a ser feita pelos técnicos na hora da instalação) quando ele for instalado em redes de 220V fase+fase. Sei que a Hitachi é cuidadosa com essas coisas: na linha Utopia Evolution (que é a única da Hitachi que eu conheço - por enquanto), tem diferença de conexão se você liga as unidades em rede monofásica ou bifásica (mesmo ambas sendo 220V).

      Você sabe se os técnicos precisam mudar alguma coisa nesse cara para instalá-lo em redes bifásicas?

      Muito obrigado pela atenção! E um grande abraço.
      no caso linha e neutro pra alimentação na verdade é pra aquele segundo caso em que o 220 é monofásico ou seja neutro + fase =220. se no seu caso o 220 é bifásico fase + fase, sem problemas use uma fase no lugar do neutro sem medo,já instalei algumas. .já instalei bastante hitachi,os equipamentos maiores como as pisos tetos, splitão dutado,evoution que é o mini vrv´s da marca que achei "top",as linhas rap´s fixas e inverter´s , etc ,a alimentação 220 de segurança é feita no campo pelo tecnico ,no caso da mini split´s de parede não . atenção !repetindo não aterre com o neutro.aterre com um aterramento pré existente do prédio ou residencia ,senão faça um.que te dê no minimo entre 5 ohm´s a 10 ohm´s.abraço boa sorte vai dando o review ,ele é super importante pra gente jairo

      Comment


      • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
        no caso linha e neutro pra alimentação na verdade é pra aquele segundo caso em que o 220 é monofásico ou seja neutro + fase =220. se no seu caso o 220 é bifásico fase + fase, sem problemas use uma fase no lugar do neutro sem medo,já instalei algumas. .já instalei bastante hitachi,os equipamentos maiores como as pisos tetos, splitão dutado,evoution que é o mini vrv´s da marca que achei "top",as linhas rap´s fixas e inverter´s , etc ,a alimentação 220 de segurança é feita no campo pelo tecnico ,no caso da mini split´s de parede não . atenção !repetindo não aterre com o neutro.aterre com um aterramento pré existente do prédio ou residencia ,senão faça um.que te dê no minimo entre 5 ohm´s a 10 ohm´s.abraço boa sorte vai dando o review ,ele é super importante pra gente jairo
        Olá, Jairo!

        Obrigado pelos esclarecimentos! Fico mais tranquilo sabendo que alguém já instalou esse aparelho em rede bifásica sem problemas.

        Já encomendei o aparelho. Assim que ele estiver instalado eu posto um review - com certeza.

        Grande abraço!

        Comment


        • Postado originalmente por mapintar Ver Post
          Já instalou? Como tem sido o funcionamento? Algum senão? Estou para adquirir um de 12.000 quente e frio, e se tudo der certo um de 18.000 só frio.

          Dê um retorno aí pra galera.
          Olá boa tarde, sera instalado amanhã, porém já tenho um hitachi 12.000 inverter instalado em casa quente/frio a um pouco mais de 1 ano, porém vai sem medo super silencioso e econômico, meu 12.000 consegue gelar 2 ambientes tranquilo (não são cômodos grandes)

          Vocês podem me dizer mais o menos o valor que se cobra numa instalação? algo fácil só precisara de escada de 4 degraus... abço!

          Comment


          • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
            conheço e instalo hitachi a muitos anos ...e tenho acesso aos fabricantes e ao departamento de aplicação e campo da marca ...acesso que coloco agora para os colegas ,usuários ,instaladores ,staff tecnico do forum...sempre no propósito de informação,e dar parâmetros comparativos entre marcas e modelos pra que a escolha final seja a mais embasada e adequada ..um grande abraço jairo
            Boa tarde, Jairo!

            Por favor me permita aproveitar mais um pouco dos seus conhecimentos: tenho dois Hitachi Utopia Evolution instalados aqui (de 4 e 5 HP, com evaporadora de teto) para os quais preciso ativar o "auto-restart" (hoje, quando falta energia, eles desligam e ficam desligados). Um técnico da Hitachi (Sr. Osvaldo Yoshida) me disse que era possível fazer isso através do controle remoto com fio PC-AR. Instalei esse controle em ambas as unidades, mas não encontrei onde ativar o auto-restart.

            Alias, o controle vem com um manual bastante completo, que descreve a função de cada um dos parâmetros de configuração, mas não achei nada referente ao auto-restart no manual, e estou com dificuldades para falar com o suporte da Hitachi. Você tem alguma dica?

            Obrigado! E um grande abraço!

            Comment


            • Postado originalmente por RodLophus Ver Post
              Boa tarde, Jairo!

              Por favor me permita aproveitar mais um pouco dos seus conhecimentos: tenho dois Hitachi Utopia Evolution instalados aqui (de 4 e 5 HP, com evaporadora de teto) para os quais preciso ativar o "auto-restart" (hoje, quando falta energia, eles desligam e ficam desligados). Um técnico da Hitachi (Sr. Osvaldo Yoshida) me disse que era possível fazer isso através do controle remoto com fio PC-AR. Instalei esse controle em ambas as unidades, mas não encontrei onde ativar o auto-restart.

              Alias, o controle vem com um manual bastante completo, que descreve a função de cada um dos parâmetros de configuração, mas não achei nada referente ao auto-restart no manual, e estou com dificuldades para falar com o suporte da Hitachi. Você tem alguma dica?

              Obrigado! E um grande abraço!

              desligue os disjuntores de alimentação espere uns 5 min religue ..se não der certo ligue 012 3906 2181 fale com o edilson silva ..dá u retorno .
              Last edited by jairo bertoni; 30/09/14, 13:04.

              Comment


              • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                desligue os disjuntores de alimentação espere uns 5 min religue ..se não der certo ligue 012 3906 2181 fale com o edilson silva ..dá u retorno .
                Valeu, Jairo!

                Acabei encontrando um manual mais detalhado na rede (http://www.kaelte-bast.de/dateien_ne...Indoorunit.pdf). Resumindo: quando d1 = 1, a maquina liga automaticamente sempre que eh energizada. Quando d3 = 1, ela volta no estado em que estava antes de cair a força (auto restart "normal"). No manual que veio com o meu controle, o d1 aparece como "Not available" e o d3 como "Power Supply ON/OFF 2".

                Como essas máquinas estão instaladas em um datacenter (e precisam ficar sempre ligadas), deixei ambas com d1 = 1 e d3 = 0. Parece estar funcionando 100% agora!!

                Muito obrigado!!!

                Grande abraço,

                Rodolfo

                Comment


                • Postado originalmente por RodLophus Ver Post
                  Valeu, Jairo!

                  Acabei encontrando um manual mais detalhado na rede (http://www.kaelte-bast.de/dateien_ne...Indoorunit.pdf). Resumindo: quando d1 = 1, a maquina liga automaticamente sempre que eh energizada. Quando d3 = 1, ela volta no estado em que estava antes de cair a força (auto restart "normal"). No manual que veio com o meu controle, o d1 aparece como "Not available" e o d3 como "Power Supply ON/OFF 2".

                  Como essas máquinas estão instaladas em um datacenter (e precisam ficar sempre ligadas), deixei ambas com d1 = 1 e d3 = 0. Parece estar funcionando 100% agora!!

                  Muito obrigado!!!

                  Grande abraço,

                  Rodolfo
                  obrigado pelo retorno ..tem como vc tirar fotos pra gente ? esse evolution é fabricação nacional ..fábrica de manaus .e tem um kit pra automação e interligação ethernet e comunicação e transmissão de dados de performance e operação.vc optou então pelo controle de fio parabéns abraço

                  Comment


                  • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                    obrigado pelo retorno ..tem como vc tirar fotos pra gente ? esse evolution é fabricação nacional ..fábrica de manaus .e tem um kit pra automação e interligação ethernet e comunicação e transmissão de dados de performance e operação.vc optou então pelo controle de fio parabéns abraço
                    Opa! Seguem as fotos:

                    Unidades condensadoras de 4HP (32.000BTU/h) e 5HP (42.000BTU/h):
                    IMG002.jpg

                    Detalhe de uma das condensadoras. Todo o painel lateral da máquina abre para fazer as ligações elétricas. Por alí também se tem acesso à placa de controle, que tem um display LED de 2 dígitos. Nela se pode ver os códigos de erro, ajustar alguns parâmetros de configuração e ver várias informações sobre o "status" da máquina (como duty cycle do PWM do compressor, saber que válvulas estão abertas e quais estão fechadas, etc)
                    IMG001.jpg

                    Detalhe das conexões atrás das máquinas. Os filtros não são necessários (o técnico da Hitachi, inclusive, pediu para o instalador removê-los depois). De cada máquina partem dois cabos: um para a alimentação e outro de comunicação com a evaporadora (rede Hitachi H-Link)
                    IMG004.jpg

                    Evaporadora da máquina maior. Pra dizer a verdade, é bem sem graça. A carenagem é quase toda metálica, com exceção das portas dos filtros
                    IMG003.jpg

                    Controle remoto com fio PC-AR (desculpem a foto tremida)
                    IMG005.jpg

                    Se for para fazer um mini-review, eu diria que são máquinas excelentes. As duas estão em uma sala de computadores com cerca de 40m2 e potência instalada de uns 7.500W (não ficam pessoas nessa sala). O desnível entre as condensadoras e as evaporadoras é de 19 metros, e elas conseguem deixar a sala a 21 graus sem muito esforço (dificilmente eu vejo os ventiladores das condensadoras girando na velocidade máxima), mesmo com o calor que faz em Campinas/SP. Também são bem silenciosas (especialmente as condensadoras).

                    Sobre o kit de automação: era nossa intenção usar algo assim nessas máquinas, para poder monitorar o sistema à distância (já que não fica ninguém na sala), mas o preço do tal adaptador CSNET-Web (para gerenciar o conjunto pela rede) é absurdo. Da última vez que vi, custava mais de 2.000 libras na Europa. Aqui no BR acho que sai por uns R$ 10.000,00. Só vale a pena para ambientes muito grandes (se não me engano, esse adaptador controla até 160 máquinas). Tem também adaptadores de H-Link para Modbus e BMS.

                    Aliás, os inverters domésticos da Hitachi também têm interface H-Link (precisa instalar um módulo PSC-6RAD na evaporadora. Acho que não tem no Brasil, mas não é muito caro). Talvez seja uma opção interessante para hotéis, ou para quem curtir projetos de casas inteligentes. Se não me engano, o adaptador de H-Link para modbus (HC-A32MB) não era tão caro.

                    Sobre o preço: recentemente cotei um sistema de 32.000BTU/h (semelhante ao menor que aparece na foto, mas com evaporadora high-wall) por cerca de R$ 14.000,00 na SumerAir (na Al. Glete, em SP). Acho que a versão piso-teto é mais barata, já que é completamente nacional (a evaporadora high-wall é importada). Mesmo assim, ainda são mais baratos do que os splits de precisão que se usam em datacenters.

                    Um abraço!

                    Rodolfo

                    Comment


                    • Postado originalmente por RodLophus Ver Post
                      Opa! Seguem as fotos:

                      Unidades condensadoras de 4HP (32.000BTU/h) e 5HP (42.000BTU/h):
                      [ATTACH=CONFIG]153[/ATTACH]

                      Detalhe de uma das condensadoras. Todo o painel lateral da máquina abre para fazer as ligações elétricas. Por alí também se tem acesso à placa de controle, que tem um display LED de 2 dígitos. Nela se pode ver os códigos de erro, ajustar alguns parâmetros de configuração e ver várias informações sobre o "status" da máquina (como duty cycle do PWM do compressor, saber que válvulas estão abertas e quais estão fechadas, etc)
                      [ATTACH=CONFIG]152[/ATTACH]

                      Detalhe das conexões atrás das máquinas. Os filtros não são necessários (o técnico da Hitachi, inclusive, pediu para o instalador removê-los depois). De cada máquina partem dois cabos: um para a alimentação e outro de comunicação com a evaporadora (rede Hitachi H-Link)
                      [ATTACH=CONFIG]155[/ATTACH]

                      Evaporadora da máquina maior. Pra dizer a verdade, é bem sem graça. A carenagem é quase toda metálica, com exceção das portas dos filtros
                      [ATTACH=CONFIG]154[/ATTACH]

                      Controle remoto com fio PC-AR (desculpem a foto tremida)
                      [ATTACH=CONFIG]156[/ATTACH]

                      Se for para fazer um mini-review, eu diria que são máquinas excelentes. As duas estão em uma sala de computadores com cerca de 40m2 e potência instalada de uns 7.500W (não ficam pessoas nessa sala). O desnível entre as condensadoras e as evaporadoras é de 19 metros, e elas conseguem deixar a sala a 21 graus sem muito esforço (dificilmente eu vejo os ventiladores das condensadoras girando na velocidade máxima), mesmo com o calor que faz em Campinas/SP. Também são bem silenciosas (especialmente as condensadoras).

                      Sobre o kit de automação: era nossa intenção usar algo assim nessas máquinas, para poder monitorar o sistema à distância (já que não fica ninguém na sala), mas o preço do tal adaptador CSNET-Web (para gerenciar o conjunto pela rede) é absurdo. Da última vez que vi, custava mais de 2.000 libras na Europa. Aqui no BR acho que sai por uns R$ 10.000,00. Só vale a pena para ambientes muito grandes (se não me engano, esse adaptador controla até 160 máquinas). Tem também adaptadores de H-Link para Modbus e BMS.

                      Aliás, os inverters domésticos da Hitachi também têm interface H-Link (precisa instalar um módulo PSC-6RAD na evaporadora. Acho que não tem no Brasil, mas não é muito caro). Talvez seja uma opção interessante para hotéis, ou para quem curtir projetos de casas inteligentes. Se não me engano, o adaptador de H-Link para modbus (HC-A32MB) não era tão caro.

                      Sobre o preço: recentemente cotei um sistema de 32.000BTU/h (semelhante ao menor que aparece na foto, mas com evaporadora high-wall) por cerca de R$ 14.000,00 na SumerAir (na Al. Glete, em SP). Acho que a versão piso-teto é mais barata, já que é completamente nacional (a evaporadora high-wall é importada). Mesmo assim, ainda são mais baratos do que os splits de precisão que se usam em datacenters.

                      Um abraço!

                      Rodolfo
                      primeiramente obrigado..mesmo!!!! seria ótimo se todos os colegas fizessem assim. essas máquinas e os interfaces todos já são comercializados e fabricados no brasil...o preço baixou bastante ..vou instalar 4 dessas sendo que as unidades internas vão ser duas cassetes de 5.0 hp e duas de 4,0 hp sendo duas condensadoras de 5,0 hp e duas com 4.0 hp e um hi wall de 18k .obrigado por disponibilizar e dar o review. o forum te agradece.

                      Comment


                      • Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                        primeiramente obrigado..mesmo!!!! seria ótimo se todos os colegas fizessem assim. essas máquinas e os interfaces todos já são comercializados e fabricados no brasil...o preço baixou bastante ..vou instalar 4 dessas sendo que as unidades internas vão ser duas cassetes de 5.0 hp e duas de 4,0 hp sendo duas condensadoras de 5,0 hp e duas com 4.0 hp e um hi wall de 18k .obrigado por disponibilizar e dar o review. o forum te agradece.
                        Eu é que agradeço! É muito bom poder contar com profissionais com a sua experiência em um forum informal como este. Fiquei feliz em saber que as interfaces já são feitas no Brasil. Assim que meu Hitachi de casa estiver instalado vou procurar saber mais sobre isso

                        Um grande abraço,

                        Rodolfo

                        Comment


                        • Pessoal preciso de uma ajuda se alguém ja passou por este problema, meu hitachi inverter quente e frio 12.000 do inicio da semana passada para cá, esta em dias muitos quentes não gelando o suficiente, a impressão que dá é que as vezes ele desarma ficando apenas resfriando, chamei um técnico amigo que veio até aqui e olhamos amperagem que esta ok, não existem vazamentos, a pressão esta correta certa de 110 psi... não tem vazamentos nas roscas da serpentina, filtros estão limpos e o aparelho não pisca a luz em nenhum momento pra indicar algo incorreto, ou seja esta tudo perfeito so que quando esta muito calor ele acaba não tendo a eficácia de meses atrás, ja fiz o reset desligado quadro de energia e no controle também, e mesmo assim ta muito quente a eficácia dele diminiu, estou pensando em trocar os gás dele novamente será que adianta? Obrigado a todos.

                          Comment


                          • Postado originalmente por Diego Lola Ver Post
                            Pessoal preciso de uma ajuda se alguém ja passou por este problema, meu hitachi inverter quente e frio 12.000 do inicio da semana passada para cá, esta em dias muitos quentes não gelando o suficiente, a impressão que dá é que as vezes ele desarma ficando apenas resfriando, chamei um técnico amigo que veio até aqui e olhamos amperagem que esta ok, não existem vazamentos, a pressão esta correta certa de 110 psi... não tem vazamentos nas roscas da serpentina, filtros estão limpos e o aparelho não pisca a luz em nenhum momento pra indicar algo incorreto, ou seja esta tudo perfeito so que quando esta muito calor ele acaba não tendo a eficácia de meses atrás, ja fiz o reset desligado quadro de energia e no controle também, e mesmo assim ta muito quente a eficácia dele diminiu, estou pensando em trocar os gás dele novamente será que adianta? Obrigado a todos.
                            qual é a área desse seu ambiente ? os filtros estão limpos ? ele tá a quanto tempo sem uma higienização pesada?

                            Comment


                            • Jairo o quarto é pequeno 2,50 x 5,00 o engraçado é que antes gelava demais mesmo, os filtros estão limpos, pelo menos os da evaporadora (limpei a uns 4 meses atrás e semana passada também, mais eu mesmo fiz lavando tirando a sujeira embora não estavam muito sujos) da condensadora eu ja verifiquei atrás na parte aberta e não esta muito sujo, conversei com algumas outras pessoas e uns me disseram pra tentar aumentar a linha que tem 2 metros, outros me disseram pra trocar o gás (esvaziar e colocar um novo) e um terceiro me disse que existe dentro da condensadora uma valvula que faz a liberação do gás e que as vezes emperra (isso a grosso modo, pois não lembro nome da peça) que ele poderia abrir e vê se ela esta emperrada. Mais é ruim ficar mexendo sem ter certeza dai fico sem ação. Obrigado pela força

                              Comment


                              • Amigos, comprei um Hitachi DC Inverter 12000 Btu na promoção da poloar... estive reparando e vi que quando o ambiente atinge a temperatura, o ventilador da unidade externa desliga-se. É normal isso? Sempre ouvi falar que ele girava mais lento, mas que não desligava...

                                Também percebi gotas(parecido com aquele suor de latinha de refrigerante muito gelado ao sair da geladeira, sabe? rsrs) naquelas valvulas douradas onde ligam-se os tubos de cobre(em funcionamento), é normal?

                                Obrigado!

                                Comment

                                Working...
                                X