Como escolher o ar condicionado ideal

Como escolher um ar condicionadoNesta postagem iremos ajudar a escolher um ar-condicionado ideal. Seguindo as dicas abaixo é possível evitar algumas dores de cabeça e otimizar a compra de um condicionador de ar.

1 – Calcule a potência

Após definir qual cômodo que o ar-condicionado será instalado, é necessário fazer o cálculo da potência do equipamento. Para isso utilize a Calculadora de BTUs. Nunca se baseie pelo “achômetro”, pois um aparelho com carga térmica abaixo do recomendado consome mais energia e tem uma operação sobrecarregada.

2 – Defina ciclo do aparelho

É possível adquirir um ar-condicionado com função dupla: aquecer e resfriar. Os aparelhos com ciclo reverso custam um pouco mais caro, mas em compensação você terá um equipamento aquecedor. Vale lembrar que nem todos os condicionadores de ar têm esta opção. Por isso, é bom definir qual será a função exercida para comprar o ar-condicionado correto.

3 – Escolha o tipo de ar-condicionado mais adequado

Após verificar a potência e ciclo do aparelho, vamos indicar resumidamente os tipos de aparelhos disponíveis. Se preferir, você pode ver a descrição completa de cada um.

Ar condicionado janela

Janela ou Janeleiro: É indicado para locais que tenha restrições com a fachada predial, por ser um equipamento compacto. Este modelo tem manutenção mais barata e facilidade para encontrar peças. Seu ponto positivo é o valor acessível, mas há quem não goste por serem um pouco mais barulhentos do que o resto.

split hi wall

Split Hi Wall: Eles são o hit do momento. Com preços cada vez mais acessíveis os splits hi wall caíram no gosto popular pela sua eficiência. Além disso, são mais silenciosos, discretos e bonitos que os demais modelos. Por terem duas unidades (interna e externa), podem ser instalados em diferentes lugares.

multisplit

Multisplit: É o mesmo que o anterior, porém possui mais de uma evaporadora (unidade interna). É indicado onde haja pouco espaço para instalar mais de uma a condensadora. O usuário pode escolher bisplit, trisplit ou quadrisplit.

split window

Split Window: É uma junção do split com o janela. Ele não é muito comum, pois são poucas as fabricantes que o produzem. Ele é indicado para quem tem restrições com a unidade externa, onde só são permitidos os janeleiros, por exemplo. Portanto, ele é indicado se o cômodo a ser resfriado for no centro da residência.

piso-teto

Split Piso-teto: Bem como seu nome diz, ele pode ser instalado no piso ou no teto. Geralmente ele é aplicado em instalações comerciais pela sua carga térmica. Mas pode ser utilizado em residências com grande fluxo de pessoas e que tenham pé direito alto. É um aparelho mais caro, porém mais robusto.

ar-condicionado cassete

Cassete: As recomendações deste aparelho são semelhantes ao piso-teto, isto é, ambientes de médio e grande porte, comerciais ou residenciais. O aparelho cassete fica “escondido” no teto, porém necessita de um rebaixamento de gesso no teto para ser instalado.

Portátil

Portátil: Ideal para pequenos ambientes ou para usuários que queiram mobilidade. Este modelo tem um valor reduzido e baixas opções de potência. Ponto positivo: pode ser levado para qualquer cômodo. Pontos negativos: é barulhento e apresentam potências restritas.

*Aparelhos com tecnologia Inverter
Se você mora em regiões em que há uma variação de temperatura, escolha aparelhos com a tecnologia inverter. Eles são um pouco mais caros, mas consomem menos energia elétrica e têm maior vida útil diminuindo, também, a manutenção. Alguns usuários dizem que fazem menos barulho do que os outros. Saiba mais sobre esta tecnologia aqui.

4 – Verifique a Voltagem

Não esqueça de observar a voltagem de sua residência. Lembre-se que todos os modelos split hi-wall são 220v. Se a sua casa for bifásica, chame um eletricista para providenciar os pontos de espera no domicílio. Se for monofásica, entre em contato com a sua concessionária de energia solicitando a alteração da rede, em seguida chame o eletricista e, por fim, o técnico para fazer a instalação.

5 – Observe o selo Procel

Veja a etiqueta que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética. A classificação é dividida em A, B, C, D e E. Se você está preocupado com a conta no final do mês, dê prioridade para os selos A e B. Aqui você acessa as tabelas com condicionadores de ar e seus respectivos selos.

6 – Fazer a compra pela internet

Depois de definir qual o tipo de aparelho, é hora de fazer orçamento para a compra. Você pode utilizar nosso portal ou acessar o site das lojas de sua preferência. Em nosso site é possível comparar os melhores preços na internet.

7 – Chame um instalador

Contrate um profissional qualificado. Caso não tenha nenhuma indicação, nosso portal conta com o Banco Nacional de Instaladores, onde é possível encontrar mais de 2.500 profissionais do setor. A pesquisa dos contatos é gratuita e filtrada por região/cidade.

8 – Realize a manutenção

Leia o manual do usuário e tire todas as dúvidas sobre o seu novo equipamento. A cada trinta dias, não esqueça de limpar os filtros de nylon e realizar a higienização da serpentina a cada três meses. Fazendo isso, você evita a transmissão de fungos e bactérias que ficam alojados no ar condicionado.

9 – Aproveite seu aparelho e fique por dentro do que acontece

Pronto, agora é aproveitar o novo ar condicionado. Se você quiser ou precisar, pode fazer este processo com o acompanhamento de um profissional, basta localizá-lo no Banco de Instaladores. Mantenha-se informado sobre o setor de climatização e tira sua dúvidas acessando nosso blog.

*Se ainda restarem dúvidas sobre a escolha de um ar-condicionado você pode utilizar os comentários abaixo ou entrar em contato por e-mail.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

35 ideias sobre “Como escolher o ar condicionado ideal

    • Oi Jairo. Para esta metragem não existem modelos portáteis que irão gelar o ambiente. Os portáteis só estão disponíveis em até 13 mil BTUS.
      Portanto, o aparelho não iria gelar o cômodo.
      Obrigado pelo contato.

    • olá Milena.

      Seria interessante sabermos quantos aparelhos eletrônicos contem o ambiente. Você mesmo pode fazer o cálculo aqui. Um exemplo, se possuir apenas uma TV no ambiente, o ideal seriam 12000BTUs.

      Agradecemos seu contato.

  1. Estou pensando em trocar os aparelhos de ar condicionado de meu gatil.
    Atualmente tenho alguns aparelhos samsung inverter, coprei a alguns meses, porém não estou satisfeita. Eles já começaram a dar problemas.
    Preciso de aparelhos que aguentem funcionar 24horas, sem pausa, que purifiquem o ar e gelem bem.
    Costumo deixar resfriando durante o dia, e a noite apenas em ventilar, já que o clima fica bem mais fresco.
    Não me importo com o gasto de energia, apenas preciso de aparelhos que não estraguem pois não podemos ficar sem ar condicionado no gatil, um dia sem ar condicionado pode colocar em risco a vida dos gatos que são de pelagem longa e não aguentam o calor.
    Agradeço se me indicarem um aparelho que melhor se aplique ao meu caso.
    Obrigada!

  2. preciso comprar um ar condicionado, para utilizar em três ambientes sala 100mt, quarto 32mt, quarto 12mt, sendo que todos estes ambientes bate sol pela manhã e tarde.
    qual seria o indicado.

    • Oi Renata. Acredito que três splits hi-wall, com potências diferentes, atendam a suas necessidades. Porém, no quarto você também pode optar por um portátil ou de janela. Tudo vai depender das condições físicas da sua residência.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá Lizete. Use a calculadora de BTU para saber a potência necessária. Você deve considerar o número de pessoas e de equipamento eletrônicos no ambiente. Não temos indicações de marcas de portáteis para fazer.
      Obrigado pelo seu contato.

  3. Quero um ar condicionado quente e frio para um quarto pequeno p duas crianças só p noite,e o quarto pega sol o dia todo.Voce pode me dar umas dicas.Moro no norte do Parana.

    • Olá Alessandra. No caso você deve escolher um aparelho com ciclo reverso (quente/frio). Segundo as informações de nossos leitores as marcas mais indicadas são Gree, Carrier, Hitachi, Fujitsu, LG e Samsung. Mas antes disso, você deve acessar a Calculadora BTU pra saber a potência desejada. Em seguida, vá até o nosso comparador de preços e realize a busca, marcando os filtros necessários. Clique no produto desejado e selecione a loja de sua escolha. Obrigado pelo contato.
      Att

      • olá amigo, gostaria de saber se ao instalar uma maquina numa distnacia de 19 metros entre evaporadora e condenssadora vai funcionar bem ou vou ter problema? já que a distancia maxima é 10 metros

        grato
        nasareno

  4. Noro no Interior do ceará, tou querendo comprar 1 Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo – 12.000 Btus, Frio, esse é uma boa pedida p meu quarto de 3,5 x 5m = 17 m², ou é melhor comprar outro modelo???

    • Olá Flávio. Me parece que é um bom aparelho para o seu caso. Aqui neste link você compara os preços deste modelo na internet. Além desta, outras marcas também são recomendadas pelos nossos usuários: Gree, Hitachi, Fujitsu, Carrier, LG e Samsung.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

  5. Oi, provavelmente esteja colocando a dúvida no lugar errado mas não achei outro lugar! Quero saber se eu colocar um split com uma potencia para refrigerar uma peça de um tamanho maior em uma peça de tamanho menor eu vou ter um ganho. No caso, eu gostaria que o ambiente chegasse a menos do que 16°, em pelo menos 12°, existe como?

    Obrigado

    • Olá Viviane.
      Nesse caso ele vai refrigerar o ambiente mais rápido.
      Entretanto, é necessário lembrar que quanto mais potência, maior será o consumo de energia. Então é necessário ficar atenta para não se surpreender com a conta de luz.

      Agradecemos o seu contato.

      • meu quarto tem 5m por 2,75m qual o recomendado com baixo consumo? gostaria de um split.

        tem algum q ligue e deslige só?

        minha conta vem em torno de 80 reais quanto eu vou estar gastando com o ar usando apenas no momento de dormir

        • Olá Alex.
          Para saber qual a potência necessária, você tem que levar em conta a área do local em m² e o número de pessoas e aparelhos presentes no local.
          No seu caso provavelmente necessite de um aparelho de no mínimo 9.000 BTU’s.
          Clique aqui e realize o cálculo de BTU.

          Procure um aparelho com o Selo Procel A, pois são os aparelhos mais econômicos.

          Agradecemos o seu contato.

  6. com relação ao consumo de energia, colocar um ar condicionado com capacidade maior a que é preciso para gelar determinado ambiente, economiza energia elétrica ou gasta mais energia elétrica ?

    • Olá Mario. O aparelho consome mais energia quando está na capacidade máxima. Ou seja, quanto mais frio você quiser um ambiente, mais força ele faz pra refrigerar, aumentando o consumo de energia. O indicado é manter a temp entre 21 e 23 graus. Aqui neste post você confere outras para economizar energia.
      Obrigado pelo contato.

  7. OLA GOSTARIA DE SABER ONDE VEJO A QUANTIDADE DE MEMORIA RAM DOS ARCONDICIONADOS SPLIT WINDWO POIS PERGUNTEI PARA UM AMIGO TECNICO E ELE DISSE QUE NAO RODA WINDOWS 8