[ x ] Fechar

10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado

  • 22 de dezembro de 2010
  • 280 Comentários

Atualizado em 17/09/2013

Se ligue nestas 10 dicas para  você diminuir o consumo de energia do seu aparelho. Elas ajudam a aproveitar os benefícios do seu aparelho de ar condicionado sem sustos na hora de pagar as contas.

Confira nossas dicas:

1 – Escolha os modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia;

2 – Dê preferência aos modelos que possuam recursos de programação, como o timer;

3 – Instale a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar;

4 – Evite obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isto dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema e consequentemente reduzindo a eficiência do aparelho;

5 – Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação;

6 – Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC, que parecem adequadas à maioria das pessoas, também é uma boa dica;

7 – Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo;

8 – Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;

9 – Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais;

10 – Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

Dica extra: Se o objetivo é usar o ar-condicionado por longos períodos, sugerimos os aparelhos que contenham a tecnologia Inverter, pois este sistema oferece maior eficiência, ajustando o trabalho do compressor conforme a necessidade.

Fazendo um uso correto do seu aparelho de ar-condicionado além de você economizar, também estará aumentando a vida útil dele e garantindo conforto e bem estar para as pessoas que frequentam o local.

Economize de verdade utilizando o nosso comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

No ambiente de trabalho
Lembramos que todas as dicas descritas acima podem ser realizadas no ambiente de trabalho, sempre levando em consideração o conforto térmico coletivo e a aprovação dos colegas. Converse com sua equipe e sugira estas dicas para economia. No entanto, como medida de segurança, é necessário verificar qual é o tipo de equipamento instalado em seu local de trabalho.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

280 Ideias sobre "10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado"

  • eu queria tirar uma duvida tenho um ar condicionado que pelo selo procel gasta 16.6 e ele é de 9 mil btus sendo que ele é um Split normal mais já vi ar condicionado de 9 mil Btus inverte que pelo selo Procel gasta 17.1 como pode se dizem que os invertes são mais economicos e tenho Vários exemplos desse do ar normal gastar menos que os inverte tem explicação pra isso

    • Olá Luiz,

      tem explicação sim. Esse valor que você se refere é o consumo em kw/h do aparelho. E o que determina ele ser mais ou menos econômico é esse “valor” “multiplicado” ao funcionamento do equipamento. O inverter atinge a temperatura desejada mais rápido e se mantém constante, sem desligar o compressor, ele apenas diminui e aumenta a rotação de acordo com a necessidade do ambiente. Já o Split Hi Wall On Off (o tradicional), demora mais para atingir a temperatura desejada e desliga o compressor, voltando a ligar quando a temperatura subir, por isso acaba consumindo mais.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

  • Em uma loja de 60m2, que fica com a porta aberta mas tem cortina de ar, quando colocamos a temperatura a 23-24 graus, o ambiente fica agradável, mas o compressor arma e desarma a cada 3 minutos. Isso é normal? Temos a impressão que a cada vez que o compressor liga, mais energia ele consome.
    Se deixamos em uma temperatura mais baixa, uns 19-20 graus, o compressor fica ligado direto, sem intervalos.

    Em qual das opções economizaríamos mais energia?

    Obrigada

    • Olá Dani

      O liga e desliga do compressor com frequência consome mais energia. Porém, colocar em uma temperatura baixa não é garantia de economia, pois o que determina isso é quanto o aparelho terá que “trabalhar” para conseguir chegar na temperatura desejada. Veja o exemplo: se o seu ambiente está com uma temperatura de 25º, por exemplo, e vc colocar em 20 graus, ele consumirá mais do que se tivesse em 25 graus seu ambiente e você colocasse em 23, por exemplo. A lógica é: quanto maior for a distância temperatura atual x temperatura desejada, mais ele vai consumir energia.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Diana,

      não existe um tempo definido para que o compressor volte a trabalhar, ele volta quando o ambiente volta a sofrer alteração de temperatura causada pelo ambiente externo. Então pode estar correto o funcionamento. Mas se você achar que não está adequado, aconselhamos que chame um técnico para ver seu aparelho.

      Obrigado pelo contato.

  • Oi! Meu ar demora muito a desligar o compressor, ou seja, para atingir a tempestade de 24 graus. Além disso, a energia sobe em torno de R$ 200,00. O que pode causar esse aumento exorbitante?

    • Olá Gilberto,

      assim sem ver o aparelho e o local é difícil dizer o que pode ser, mas o seu aparelho pode estar subdimensionado, aqui explicamos melhor.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Diana,

      quanto menos o aparelho trabalhar, menos energia ele irá consumir. Ou seja, se no ambiente estiver 30ºC, para chegar até 23ºC ele consumirá mais energia do que para chegar até 24ºC. Mas a diferença é pouca.

      Obrigado pelo contato.

      • Olá bom dia, por gentileza gostaria de saber se é normal uso meu condicionador de ar no 24C a condensadora trabalha 10 min refrigelá normal mais a mesma só fica desligada 3 min isso seria normal ?

        • Olá Diana,

          é normal que no momento que o aparelho consegue climatizar o ambiente conforme o desejado, o compressor desligue, então o aparelho apenas mantem a temperatura alcançada. Se a situação for de desligar realmente, pode ser alguma configuração de timer no controle, então o correto seria resetar o aparelho (veja aqui como) ou então contatar um profissional técnico.

          Obrigado pelo contato.

  • Boa noite, uso meu ar sempre a 27°C, e geralmente no começo da noite quando a temperatura está 32°C, uso a 27° pq sou uma pessoa q sente frio com facilidade, gostaria de saber se usando assim estou economizando, ou se sou obrigada a usar a 23°C para economizar?
    Obrigada!

    • Olá Gabriela,

      quanto mais próximo o aparelho estiver da temperatura externa, menos ele consome de energia. Usando em 27ºC você está economizando, sim.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá boa noite!
    Instalei um split de 18000 da marca Gree e notei que ele tá consumindo por hora 2kw, liguei as 13h e desliguei as 16h e o consumo foi de 6kw/h, pois a leitura inicial estava em 87 kw e as 16h foi p 93 kw.
    Gostaria de saber se esse consumo tá correto?pois se usar 8 horas diárias vai consumir 16kw

    • Olá Alexmar,

      depende do aparelho, não temos como lhe dizer que está certo ou errado. Depende de algumas variantes como: o consumo dele informado pelo fabricante, se está dimensionado corretamente, a forma como ele está sendo usado, entre outras. Aconselhamos que converse com um profissional eletricista para fazer testes.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, trabalho em um ambiente de concessionária com 9 ar condicionado ligado, se eu desligado 4, vai consumir mais? Pela questão do espaço muito grande?

    • Olá Livia,

      se o ambiente é muito grande e os 9 aparelhos foram projetados para funcionarem juntos, ligando apenas 5, o consumo desses 5 irá aumentar bastante. E além disso, o funcionamento deles será comprometido, ou seja, pode estragar.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho dois ar condicionados janela 7500 btus cada e gostaria de saber se poderia tipo fazer rodizio a noite ex de noite ligo um só,ou teria algum problema?.

    • Olá Alexandre,

      não entendi sua dúvida. Os dois aparelhos estão no mesmo ambiente? Esse ambiente é grande e precisa de 14000 BTU?

      Aguardo novo contato.

  • Olá, é mais econômico deixar o ar no modo resfriamento a 22°C ou no modo automático a 20°C. Sabendo que é um ar sem função de aquecimento com 9.00Btus

    • Olá Daniel,

      isso depende do aparelho, do clima que está no ambiente e fora. Não temos como dizer com precisão qual dos dois é mais econômico, pois essa informação varia muito. Porém, especialistas dizem que entre 22ºC e 24ºC o aparelho consome menos.

      Obrigado pelo contato.

  • BOA TARDE TENHO UMA EMPRESA E TRABALHAMOS NO HORARIO COMERCIAL
    GOSTARIA DE SABER SE É MELHOR DEIXAR O AR LIGADO NO PERIODO DO MEIO DIA
    OU DEVO DESLIGAR E LIGAR NOVAMENTE QUANDO CHEGO PARA TRABALHAR
    QUAL É MAIS ECONOMICO
    DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO

  • Tenho um ar condicionado 12 mil BTUs Philco tecnologia inverter, o ambiente que ele está instalado pega sol dia e tarde ….Coloco 16 graus e nunca chega a tal temperatura. No visor dele aparece sempre em media 22/23 graus. O que está acontecendo? Será que foi instalado de forma errada?

    • Olá Franklin,

      a temperatura que consome menos é a que mais se aproximar da temperatura externa, por isso, deixar em 16ºC sempre consumirá mais. O ideal é manter entre 22ºC e 24ºC.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Douglas.

      Para saber a quantidade de BTU necessária para sua sala você deve informar também quantas pessoas e quantos eletroeletrônicos estarão no ambiente. Você pode fazer o cálculo informando esses dados em nossa Calculadora de BTU. Ela aponta a quantidade necessária na hora.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • eu tenho um ar condicionado 12000 btus, queria saber se eu deixar ele em modo ventilação sem ligar o compressor quantos watts ele ia consumir já procurei em vários sites mais nenhum informa só diz os watts dele puxando com o compressor ligado

  • Queria tirar uma duvida, o que é mais econômico, eu deixar o ar condicionado em uma temperatura de 22°C onde numa temperatura ambiente de uns 32° ele não vai desligar a condensadora em momento algum, ou deixar ele a uns 25° onde a condensadora provavelmente liga e desliga frequentemente pra voltar a manter a temperatura. Obrigado

  • Boa tarde

    Acabei de construir cinco casas de 2 dormitórios. Gostaria de saber se posso instalar dois aparelhos de ar condicionado inverter em cada casa sem fazer alguma alteração na rede elétrica? ou será necessário redimensionar a rede elétrica? Gostaria da opinião de você. Obrigado

    • Olá Lili,

      isso depende do consumo do aparelho que é informado pelo Inmetro, não temos como calcular, essa informação pode constar no manual do aparelho.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, possuo uma sala comercial na área de Pilates de 52 m2, apenas 1 notebook, com no máximo 8 pessoas por hora. No verão minha cidade chega a 36 graus e é muito úmido. Na sala 2 paredes são de janela de cima abaixo e sol bate durante a tarde. Pelos cálculos que fiz é necessário ter ar condicionado de 34.000BTUS.
    A sala já possui o local (buraco) na janela para instalar os ar condicionados de janela.
    Gostaria de saber se é melhor eu instalar um piso teto de 36.000 BTUS, ou 2 splits de 18.000 BTUS cada, ou 2 ar condicionados de janela de 18.000 BTUS.
    Obrigada.
    Márcia.

  • Olá, queria saber qual o melhor tipo de ar condicionado para um ambiente aberto (1.50m de porta sempre aberta) em um ambiente de 18m2. O split comum seria mais indicado do que o inverter? Obrigado.

    • Olá, Sérgio.

      Primeiramente, você pode descobrir a potência adequada ao seu ambiente através da nossa Calculadora de BTU. Isso irá ajudá-lo a escolher o ar-condicionado indicado para sua casa ou trabalho, basta preencher os campos solicitados. Quanto ao modelo, o Inverter é mais econômico, mas nem sempre é a melhor opção. Entenda melhor aqui.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Muito bom o site.. Parabéns. . Tenho um ar de 9 mil.. se usar na tenperatura 23 c no modo automatico ou 23 c no modo resfriar. Qual dos dois gasta menos energia.. pois quando estou usando no modo automático vejo que minha condesadora liga e desliga com o tempo.. vejo algumas pessoas falando que assim consome mais.. ai quero uma opiniao de vcs que entende do assunto.. obrigado..

    • Olá, Alex.

      No automático o aparelho deve consumir menos energia, pois esse modo ajusta a temperatura do ambiente conforme a necessidade de retirada de calor.

      Agradecemos pelo seu contato e conte conosco!

  • bom dia, tenho um samsung inverter 9000, uso geralmente temperatura de 22ºC para o quarto, devo deixá-lo no modo automático para economizar energia ou tanto faz deixar?

    • Olá Eduardo,

      sim, no automático consome menos energia, pois esse modo ajusta a temperatura do ambiente conforme a necessidade de retirada de calor.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá. Gostaria de saber se um split ligado pra aquecer um ambiente tem o mesmo gasto de energia de quando é ligado pra refrigerar?

    • Olá Cristiano,

      para aquecer, o compressor precisa trabalhar um pouco mais, por isso o gasto é um pouco maior. Mas geralmente a diferença não é muito grande.

      Obrigado pelo contato.

  • Queria saber se eu ligar meu ar numa noite no 16 graus e na outra noite a 26 graus durante a mesma hora nos dois dias, quanto será a diferença do consumo?

    • Olá Renato,

      em um dia a diferença será pouca e depende da temperatura que está o ambiente (influenciada pela temperatura externa). Por exemplo, se a temperatura do ambiente estiver 28ºC e você selecionar no controle 26ºC, o aparelho vai trabalhar para chegar aos 26ºC, e vai ter que trabalhar um pouco mais para chegar aos 16ºC. Porém, não temos como fazer um cálculo para saber quanto é esse “pouco”.

      Obrigado pelo contato.

  • Tenho um ar Midea Split 12.000 Btu´s e gostaria de saber qual valor eu gastaria para deixá-lo ligado 21 dias por mês, sendo 4h por dia, nas temperaturas 21ºC, 23ºC e 25ºC. Grato!

    • Olá Ricardo,

      você deve fazer o cálculo usando esta calculadora aqui. Para calcular, você precisa inserir o consumo do aparelho em kW/h por mês, que consta no Selo colado no aparelho e o preço da energia na sua cidade, em reais por kW/h, que consta na sua conta de luz.

      Obrigado pelo contato.

      • muito obrigado, mas esta calculadora não respondeu minha pergunta pois ela não calcula o consumo por temperatura, apenas uma ideia geral! por exemplo, se eu usar 4h por dia, 21 dias por mês a 17ºC consumirá muito mais do que 25ºC e é justamente essa diferença que eu quero saber, por este tempo usando 21, 23 e 25ºC. grato!

        • Olá Ricardo,

          é que não tem como calcular o consumo do aparelho pela temperatura que você coloca no controle, pois o que ele vai consumir de energia depende do que ele vai ter que trabalhar para atingir tal temperatura. E isso depende da temperatura que o ambiente está (influenciado pela temperatura que está na rua). Por exemplo, se estiver 30ºC no ambiente e você colocar 21ºC no controle, ele vai trabalhar mais do que se você colocar 25ºC no controle, consequentemente, vai consumir mais energia. Por isso que não temos como calcular o que ele consome pela temperatura. O cálculo que a calculadora de consumo faz, é uma média, baseada no que Inmetro informa.

          Espero ter ajudado.
          Obrigado pelo contato.

  • Pergunta: No meu local de trabalho, saímos para o almoço e desligamos o ar, ao retornar, verifico que demora muito para voltar a temperatura agradável! Não seria mais econômico, deixar o mesmo ligado???

    • Olá Paulo,

      se o tempo que vocês ficam fora da empresa é curto, em torno de 30 minutos, é mais indicado não desligar para evitar os picos de consumo do liga e desliga.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá um ar condicionado inverter 9.000 usando 8 hrs por dia no mês todo o aumento da contato fica em torno de 50 a 60 reias mês esta correta essa informação

    Obg

    • Olá Marcio,

      para calcular você precisa usar essa calculadora aqui. Esse cálculo depende do preço da energia elétrica na sua cidade e do consumo do aparelho (informado pelo Inmetro no Selo Procel). E o resultado é o mínimo que o aparelho vai consumir, se for bem instalado e tiver capacidade adequada para o ambiente.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Iara,

      podem ser vários motivos, como algum problema no compressor, vazamento de gás, falha no sensor de temperatura, capacidade insuficiente. Precisamos de mais informações para poder tentar lhe orientar. Aconselhamos que compartilhe sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado com profissionais técnicos.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá. Entendi perfeitamente a questão do bom dimensionamento, mas preciso de sua ajuda numa decisão:
    Minha sala tem 20m2 e somos três pessoas . Calculei que preciso de 13200 BTUs.
    O equipamento mais próximo é de 12000 BTUs. Depois disso, existe apenas o de 18000 BTUs. Qual comprar?

    • Olá Josué,

      é um pouco mais difícil de encontrar, mas algumas marcas possuem aparelhos de 14000 BTU, 16000 BTU e 17000 BTU. O aconselhado é adquirir um aparelho com capacidade maior do que o mínimo (13200BTU). Se instalar um aparelho de 12000 BTU, ele vai forçar mais para climatizar o ambiente, e assim vai consumir mais energia e pode estragar.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá amigos nesse tempo de crise e com a energia elétrica nas alturas, quero deixar aqui o meu depoimento sobre a simples solução que encontrei para economizar 50% de energia elétrica na minha casa e na minha empresa, a minha conta caiu pela metade já no primeiro mês,
    eu pesquisando na internet sobre como economizar energia elétrica eu encontrei um aparelho que paguei apenas R$109,90 e esse aparelho você liga em qualquer tomada da sua casa ou empresa, tem que deixar ele ligado direto o mês todo e ele faz você economizar energia elética, a economia chega em até 50%, não é nada ilegal é um produto revolucionário aqui no Brasil, vou deixar aqui abaixo o link do produto para vocês darem uma olhada, tem um vídeo também:

  • Boa noite,
    Estou em dúvida em qual ar condicionado comprar, em um modelo inverter ou um que não seja inverter que tem a opção de auto, ou seja, no momento que ele chegue a temperaura de 23° ele apenas ventile. Irei utilizar apenas na temperatura de 23ºc a noite pelo o período de 6h total. Qual o mais econômico?

    • Olá Rafael.

      O ar-condicionado, por si só, seja qual for o modelo, quando chega na temperatura desejada pelo usuário, ele diminui e apenas mantém. Nesse caso a função auto não seria necessário. Sendo assim, o Inverter é mais econômico (e sempre será) se comparado com esse ou qualquer outro tipo.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Tiago.

      A principio, está certo sim. Provavelmente no manual dele ou nas especificações do Inmetro diga que ele consome em torno de 30kWh/mês (que é realizado o cálculo em cima de uma hora por dia durante um mês).

      Obrigado pelo contato.

  • Bruno eletricista
    22 de abril de 2013 ·
    terça-feira, 25 de dezembro de 2012
    Qual a fiação adequada para um ar condicionado ?
    Com a chegada do verão a procura por aparelhos de ar condicionado está cada vez maior.
    Como calcular a fiação e o disjuntor para um ar condicionado de janela ?
    Temos ar condicionados de várias potências, cuja capacidade de refrigeração é expressa em BTU.
    O quê significa BTU ?
    Unidade Térmica Inglesa, e indica a capacidade de um ar condicionado de retirar calor em uma hora de um ambiente.
    Qual a equivalência entre BTU e Watt ?
    1 BTU = 0,2931 w
    Ar condicionado de 7500 btus
    Potência: 2198,25 watts
    Voltagem: 127 volts
    Disjuntor unipolar de 20 ampères
    Corrente: 17,30 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 2,5 mm²
    Potência: 2198,25 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 16 ampères
    Corrente: 9,99 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 1,5 mm²
    Ar condicionado de 9000 btus
    Potência: 2637,9 watts
    Voltagem: 127 volts
    Disjuntor unipolar de 25 ampères
    Corrente: 20,77 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 2,5 mm²
    Potência: 2637,9 watts
    Voltagem: 220 volts
    disjuntor bipolar de 16 ampères
    Corrente: 11,99 ampÈres
    Fiações com até 25 metros de distância: 1,5 mm²
    Ar condicionado de 10000 btus
    Potência: 2931 watts
    Voltagem: 127 volts
    Disjuntor unipolar de 25 ampères
    Corrente: 23,07 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 4 mm²
    Potência: 2931 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 16 ampÈres
    Corrente: 13,32 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 1,5 mm²
    Ar condicionado de 12000 btus
    Potência: 3517,2 watts
    Voltagem: 127 volts
    Disjuntor unipolar de 32 ampères
    Corrente: 27,69 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 4 mm²
    Potência: 3517,2 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 20 ampères
    Corrente: 15,98 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 2,5 mm²
    Ar condicionado de 15000 btus
    Potência: 4396,5 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 25 ampères
    Corrente: 19,98 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 2,5 mm²
    Ar condicionado de 18000 btus
    Potência: 5275,8 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 32 ampères
    Corrente: 23,98 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 4 mm²
    Ar condicionado de 20000 btus
    Potência: 5862 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 32 ampères
    Corrente: 26,64 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 4 mm²
    Ar condicionado de 21000 btus
    Potência: 6155,1 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 32 ampères
    Corrente: 27,97 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 4 mm²
    Ar condicionado de 22000 btus
    Potência: 6448,2 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 32 ampères
    Corrente: 29,31 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 6 mm²
    Ar condicionado de 30000 btus
    Potência: 8793 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 40 ampères
    Corrente: 39,96 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 10 mm²
    Ar condicionado de 60000 btus
    Potência: 17586 watts
    Voltagem: 220 volts
    Disjuntor bipolar de 80 ampères
    Corrente: 79,93 ampères
    Fiações com até 25 metros de distância: 16 mm²
    Fonte:
    NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
    Li esta tabela e esta assinatura de rodapé endossando o escrito, mas ligar Fiações com até 25 metros de distância: 1,5 mm²
    Ar condicionado de 12000 btus
    Potência: 3517,2 watts
    Voltagem: 127 volts
    Disjuntor unipolar de 32 ampères
    Corrente: 27,69 ampères não há risco de causar um incêndio na instalação devido o condutor ser muito fino? Isto é, se é que entendi a tabela em meio a outros questionamentos…

  • omprei um Split philco 9000btus inverter e o liguei na temperatura de 16 graus. Seu visor somente mostra a temperatura ambiente, estou ha quase 1 hora com ele nessas condiçoes, mas a temperatura do visor fica oscilando entre 25,5 e 26 graus. O ambiente tem por volta de 12 m. A temperatura está até agradável, porem no visor ela nao diminui mais do que informei. Isso esta correto? Ou o ar ligado em 16, o ambiente também deveria esta em 16 graus?

    • Olá José.

      Deve ser algum tipo de configuração no seu aparelho/controle, pois o ambiente deveria estar na temperatura que você desejou, no caso 16 graus.

      Sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:

      -Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
      -Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
      -Remover as pilhas do controle remoto.
      -Aguardar de 01 a 02 minutos.
      -Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
      -Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
      -Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
      –Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
      Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde eu queria saber se tem como fixar uma temperatura no ar condicionado springer modelo 42FNCA09S5, pois tenho um funcionario q mantem eles em 17
    rsrsrs
    conversar nao esta esta resolvendo
    desde ja obrigado

  • Estou na dúvida entre comprar um ar inverter de 18000 ou de 22000. Segundo a calculadora, o de 18 já me atenderia. O consumo do de 22 é maior mas como ele é mais forte acredito que faria menos força para gelar e com isso trabalharia menos. Assim, acredito que o gasto energético seria quase igual ao de 18, certo!? O que me aconselha? Comprar o de 18 ou de 22?

    • Olá Carla,

      um de 22000 BTU até pode gelar um pouco mais rápido o ambiente, mas não há tanta diferença no funcionamento. Aqui nesta postagem nós explicamos a importância de um dimensionamento correto, nem menos capacidade e nem muito mais do que o necessário.
      Após fazer sua escolha, acesse nosso comparador de preços, ele ajuda você encontrar os melhores preços da internet no Brasil. Hoje na Black Friday as lojas estão fazendo ofertas verdadeiras. Confira aqui.

      Obrigado pelo contato.

      • ok. Mas isso se as condições forem normais. O ar será colocado em minha cozinha que possui 30 m2 e um fogão que é muito utilizado e o sol da tarde bate direto na parede, dando para sentir o calor no verão. Moro no RJ. Sendo assim, não seria melhor o ar de 22000? O inverter é mesmo mais economico?

  • Tendo em vista que a calculadora deve gerar resultados considerando o compressor acionado 100% do tempo, e considerando-se uma diferença de 10 graus Celsius entre noite dia, qual seria a variação no $$ gasto usando-se de dia ou de noite?

  • Olá. Tenho duas dúvidas:

    1) A temperatura que eu coloco no meu Ar influencia no consumo ou apenas no tanto que ele terá que trabalhar até atingir esta temperatura?

    2) É mais viável deixar o aparelho em uma temperatura bastante baixa até o ambiente já ficar um pouco frio e depois colocar na temperatura desejada (ex. deixar meia hora em 17° e depois mudar para 23° e dormir) ou deixar constantemente em 23°?

    Obrigado!

    • Olá Ricardo,

      quanto mais o aparelho trabalhar, mais energia ele irá consumir. Ou seja, se deixar ele em 17ºC, ele consome mais energia do que se deixar em 23ºC. A ideia de deixar em 17ºC só até gelar o ambiente é boa.

      Obrigado pelo contato.

      • Obrigado pela resposta. Mais duas coisas:

        1) Fora a temperatura, sei que a intensidade de ar que ele joga influencia muito no consumo. É mais indicado uma temperatura mais baixa com velocidade do ventilador mais alta (ex.: temperatura 18°C e intensidade no mínimo), ou temperatura mais alta com a intensidade do ar no máximo (ex.: 24°C e intensidade no máximo)?. Em outras palavras, o que consome mais, o fato de ele ter que trabalhar mais para alcançar uma temperatura mais baixa ou o fato de ele estar com a quantidade de ar no máximo?.

        2) O pessoal que instalou o ar aqui em casa disse que o consumo não seria tão superior ao de um ventilador de teto se usado com temperaturas em torno dos 22~24°, sendo que meu ar é um Carrier Split Inverter de 12000 BTU. Essa informação procede?.

        Obrigado novamente.
        Att. Ricardo.

        • Olá Ricardo,

          quanto mais o compressor trabalha, mais energia o aparelho consome, quanto mais baixa a temperatura desejada, mais energia é consumida. Sobre a comparação com um ventilador de teto, aconselhamos que compartilhe essa dúvida com outros profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.

          Obrigado pelo contato.

  • tenho um ar cond da hitach de 18000 btu inverte e queria saber se eu deixar ligado direto vai gastar menos energia do que eu ligando e desligandoa cada duas horas pois esta instalado em um salão de cabeleireiro com 22,00 metros quadrados pois quando a temperatura fica entre 22 e 24 graus eu desligo……..

    • Olá Geraldo,

      depende do tempo que ele ficará desligado nesse intervalo. Se for um tempo longo, de duas horas, é mais econômico desligar, pois quanto mais ele trabalha, mais consome energia.

      Obrigado pelo contato.

  • Ola..atenção..se colocar revestimento nas paredes do quarto..e depois pintar na côr que estava..( essa tinta custa 5 vezes menos que a da parede)..e colocar piso frio..sabe quantas vezes o compressor vai ligar durante o período?..entendeu?..muito menos..poia e nem sai o frio….o frio nem se dissipa….só bem devagar..economia suprema..até.

      • Atençâo .num dia de sol encoste a mão no vidro da frente..ele estará bem quente e ai se liga o ár..o ambiente esfria mas..se tivesse uma CARTOLINA por cima do vidro..absorvendo o calor e não deixando-o passar..o ár ia GELAR muito mais.o mesmo no quarto..a dissipação do frio será bem menor pois o revestimento isolaria o ambiente..coloque a mão num revestimento na cozinha num dia de forte calor..ele não esta quente..vale tentar não vale?.

  • Olá! O ar do quarto da minha bebê é quente e frio, e na cidade que moro faz frio, as vezes 0 grau… Minha dúvida é: quando esta 10 graus, por exemplo, devo usar as temperaturas mais altas do frio, ou o 23/24 do quente? Qual economiza mais? Percebo que quando ligo o quente e ele atinge a temperatura desejada, ele desliga e só volta a ligar quando o quarto esfria (inclusive faz um barulho alto!) e já o ar no frio ele fica sempre ligado! Resolvi perguntar pq dizem que tudo que esquenta consome mais… Rsrs
    Obrigada

  • ola, tenho uma lan house, de 70m², tenho 2 ar de 24k btus, estamos deixando somente um ligado. como faço para ter uma economia maior de energia? deixo um somente ligado? ou deixo os 2 na mesta temperatura?, como gasta menos?

    • Olá Claudio,

      se você deixar apenas um ligado, ele ficará sobrecarregado e não irá funcionar de forma adequada, consumindo mais energia e correndo o risco de danificar as peças.

      Obrigado pelo contato.

  • Ola!

    Pergunto: Eh vdd que para se economizar na conta de luz, bem como aumentar a vida útil do compressor eh melhor colocar a temperatura, no caso split, 24 k btu’s, para 23 ou 24 c, procede?

  • boa tarde!
    gostaria de saber se o consumo é muito maior na parte da tarde que durante a noite?
    pq o meu ar e split de 12 mil btu/s e eu durmo com ele no 18 c.. durante toda a noite.. so que não o ligo na parte da tarde.. e estava pensando em usa-lo um pouco de noite e um pouco de tarde … o que vc me aconselha

    • Olá Diego,

      o consumo é o mesmo, o que pode ocorrer é demorar mais para gelar a tarde por conta do sol nas paredes do ambiente.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite, tenho arcondicionado split na minha casa de 12 mil btus da Lg, sempre coloco na temperara de 25 graus, no energy saving, mesmo assim a energia está vindo muito caro devido aos aumentos da energia, minha pergunta é? Se eu colocar na velocidade baixa vou conseguir economizar mais ainda? Pois só uso na velocidade alta! Existe diferença de consumo entre as velocidades ?

    • Olá Gilberto,

      não aconselhamos que seja transportado deitado, a maneira mais indicada de carregar é na vertical, para que o gás não saia do lugar, mesmo procedimento das geladeiras.

      Obrigado pelo contato.

  • Oi tenho um consul ccx21 20.600 btu e o de janela queria saber pq ele so ta funcionando em velocidsde do ar alta na baicha ele nao liga sera que e o botao ou o capacitor me ajuda por favor ?

  • Oi, eu tenho um ar condicionado Consul split 9000 btus, e ligo ele apenas a tarde ou a noite, por um curto período, se estiver fazendo muito calor, e queria saber se o modo em que uso economiza energia, e tem possibilidades da conta de luz da minha casa não vir muito cara. Eu primeiro coloco ele na temperatura de 16 graus para esfriar o ambiente, pois a sala da minha casa é um pouco grande, e depois quando a temperatura fica mais amena, eu coloco em 22 graus, e mantenho. Acha que estou usando corretamente?? Economiza energia dessa maneira?? Espero sua resposta!! Obrigado!!

  • tenho um split bem estar 22.000 btus consul cby22bd, a velocidade baixa de ventilacao dele é muito forte e consequentemente barulhento. Gostaria de saber se isso é um problema cronico do modelo ou se é somente meu aparelho mesmo. A autorizada consul afirma ser assim mesmo. Nao é possivel!

  • Amigos tenho umas 3 duvidas, estudei muito assunto mas isso nunca encontro em lugar nenhum. Me considero um cara inteligente metido a entender de tudo então queria uma ajudinha! :p

    1 – Se eu super dimensionar um aparelho com inverter, posso chegar a um consumo minimo com o aparelho? Exemplo, meu estudio tem cerca de 2 metros quadrados (é bem pequeno) só existe split de 9000 com inverter, a pergunta é, colocando este ar consigo usar ele em constante operação com o minimo de velocidade no compressor com inverter?

    2 – A distancia da condensadora em relação ao evaporador faz diferença? Note que minha buscar é por eficiencia termica maxima + eficiencia energetica maxima!

    3 – instalar 2 condensadoras uma sobre a outra faz ambas perderem rendimento?

    Minha ultima duvida, se eu uso um ar de 9000 com inverter e o consumo do compressor (dele completo) chega no max em 670 watts , qual seria o consumo MINIMO deste compressor ? tipo 120 watts? pq ai trabalhando entre 100 e 200 watts eu teria um identico a um climatizador ou um filtro de agua! :p

    Obrigado e desculpe qualquer coisa! 😀

    • Olá Daniel.

      Vamos lá, o fato de ser um aparelho mais potente, você terá a vantagem de climatizar seu ambiente mais rápido e consequentemente o aparelho estabilizar mais rapidamente, economizando energia. Quanto a distância, este texto poderá ajudá-lo. Já quando as condensadoras, depende, o que vale nesse caso é que nenhuma contribua para esquentar a outra ou não deixá-la completamente arejada. Quanto aos Watts, creio que esse valor seja do minimo já, sugiro que confirme esta informação, pois 670 seria muito pouco.

      Obrigado pelo contato, Daniel. Até mais!!!

      • o meu eh janela tipo A , e ele na velocidade baixa e potencia baixa ja eh muito forte queria saber se o consumo eh igual se deixar ele na temperatura maxima
        vlw

        • Olá Lucas,

          na velocidade baixa ele consome menos energia, porém, na velocidade mais alta refrigera mais rápido e o compressor desliga mais rápido.

          Obrigado pelo contato.

          • Olá, aproveitei uma central de ar da marca Delongui de 24mil btus, porém meu quarto é de 21,10m2.

            Gostaria de saber se usando ela numa temperatura de 20•c o consumo dela ficaria muito alto.
            Antigamente era uma central de 12mil que precisava ficar a noite toda ligada. Com esta de 24 mil creio que precisarei em média apenas de 5 horas de funcionamento. A temperatura externa durante a noite é em média de 24 ou 26•c.
            Então a dúvida é: o consumo teria um salto muito grande da central antiga para a “nova”?

          • Olá Antônio,

            um aparelho de 24000 BTUs com certeza consome mais energia que um de 12000 BTUs, mas como você disse que usará por menos tempo, acredito que a diferença será pouca.

            Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, amigo estive lendo as perguntas e as respostas vcs são bem detalhados nas respostas, por isso tive curiosidade em perguntar a vcs, pois eu estou pensando em comprar um ar condicionado estou em duvida entre o de janela ou split, qual seria o melhor? Me falaram que o de janela da menos defeito por ele ser mecanico, já o split eletrónico. meu quarto tem 10 m2 fiz um calculo o de 7.500 btus atende minhas necessidades mais me falaram que se eu colocar um de 12.000 btus gastarei menos pois o mesmo vai atingir a temperatura mais rápido e com isso ira desligar mais rápido poupando energia, vcs poderiam me ajudar por favor, grato

    atenciosamente
    Marco

    • Olá Celso,

      não existe uma diferença significativa em questão de energia elétrica, pois o resultado da calculadora é o número mínimo de BTUs necessários para o ambiente.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia! Feliz ano novo! Agradeço cada dica de vocês. Eu não sabia nada de ar-condicionado e vocês foram superesclarecedores.
    Tenho uma sala em L bastante grande. Uma das pernas tem 17mX3,70 e a outra 9X3,70. Então, com as explicações de vocês, me pareceu que devo colocar duto ou cassete na quina do L. Mas tenho um problema: moro em estrada de terra, o que pode prejudiar muito a eficiência do duto. Pensei correto?
    Paraabéns pelo site. Nota 10!

    • Olá, Graça.

      Agradecemos e os elogios e ficamos muito satisfeitos em poder contribuir. Tenha certeza que toda a nossa equipe ficou feliz em ler sua palavras.

      Bom, você tem razão sim, há interferência nisso, assim como no filtro de qualquer ar-condicionado que venha a usar. Ele deverá ser limpo com maior frequência.

      Fiz o calculo de sua necessidade e considerando duas pessoas e dois aparelhos eletrônicos, chegamos a 56.000 BTU sua necessidade. Pergunto: Por que não colocar um piso teto como estes que fiz a busca para você. Ou melhor ainda, dois aparelhos de 30.000 BTU, como estes, um que cada ponta do ambiente?. Creio que lhe atenderiam muito bem.

      Obrigado pelo contato e continue contando conosco.

  • Comprei um ar condicionado de janela 7500 btu sem controle remoto (ou seja sem controle digital de temperatura), para um quarto de 3 metros por 3 metros (9 m2). Qual a temperatura que o quarto deve ficar? Ou colocando um termômetro no saída de ar que temperatura deve registrar? Grata

    • Olá Katia.

      A temperatura deve ficar conforme seu conforto pessoal. De acordo com estudos, a temperatura média ideal para o corpo humano é de 22 graus.

      Obrigado pelo contato.

  • Estou tentando saber se um split não inverter usando da seguinte forma
    Quando esfria desligo o aparelho e quando esquenta religo o aparelho
    vai consumir mais ou menos energia não esquecendo que o mesmo
    não e inverter e e um eletrolux 9000 btus frio comprado em 2012.

    • Olá Mários.

      Fica difícil fazer esta avaliação, pois o consumo depende extremamente do tempo de uso, da temperatura do atual momento e dos aparelhos em específico. Sugiro que coloque seu questionamento no Fórum, afim de ouvir opiniões de profissional.

      Obrigado pelo contato.

  • olá
    gostaria de saber o seguinte ..
    o split da lg tem um capacitor de 30uf por 1.5 tenho um capacitor 30uf
    como faço para fazer a ponte entre o de 30 e o 1.5?
    grato …

  • Aqui no Maranhão é mto quente. Mas estamos com um ar condicionado mto potente , pois estamos numa loja que já foi de outra empresa de eletrodomésticos. Como gela demais no 24º às vezes colocamos no 25º . É verdade que assim consome mais energia ??

    • Olá Cláudia.

      Não há uma regra específica para isso. Funciona da seguinte forma, quanto menos o aparelho deva trabalhar para atingir a temperatura deseja, menos ele gastará. Por exemplo, se na rua faz 15° e você deseja dentro do ambiente uma temperatura de 25°, são 10 graus que ele deverá trabalhar para dar conta de lhe atender, gastando mais energia do que, por exemplo, se estivesse 23° na rua e ele tivesse que chegar a 25°. Então depende da região, da temperatura externa do momento. No item 6 que utilizamos 22° a 24° foi utilizando uma temperatura base em muitas localidades, mas não impede que a sua seja diferente.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Ley.

      Para respondermos sua pergunta é necessário que você identifique o modelo do seu ar-condicionado Gree de 12000 BTUs.

      Agradecemos o contato e aguardamos seu retorno.

  • Ola gostaria de saber se posso deitar a condensadora sem causar danos. Tenho um ar fujitsu 18milBTUS e preciso otimizar espaço na varanda onde ele ira ficar. Obrigada!

  • Oi, tenho uma dúvida…..

    Minha conta de luz vinha em torno de 100, a 180,00 por mês, após colocar um ar condicionado janeleiro lg 10000 btus gold edition, minha conta subiu para 390,00 a 500,00 por mês.
    Obs: o ar condicionado gela perfeitamente
    Qual poderia ser o problema dele?
    Como faço para realizar alguns testes básicos?

    • Olá Igor,

      sugiro que acesse a nossa calculadora de consumo para ver se o problema é realmente o seu ar condicionado. O cálculo é bem simples, basta colocar os dados e ela calcula pra você. Clique aqui para acessar a calculadora.
      Não é natural este aumento tão alto no valor da energia. Se o problema for realmente o aparelho, aconselho procurar um profissional técnico. Se precisar de indicação acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e filtre pela sua cidade.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite! Preciso comprar um aparelho de ar condicionado para um quarto de 4x4m..ouvi dizer que em relação a economia o Split inverter da consul, é o melhor…Gostaria de saber se é realmente verdade, ou se existe algum mais em conta e consome igual…e afinal, o que é o inverter? Obrigado.

  • Preciso comprar ar condicionado para uma área de 145 metros quadrados, e melhor comprar em caso de economia de energia 02 de 60000 ou vários de 9000 por exemplo?

    • Olá Júnior.

      A dificuldade de responder precisamente sua pergunta, é que o consumo pode variar bastante dentre os modelos. Creio que, na maioria dos casos, co dois de 60 seu consumo seria menor. Para ter certeza, quanto aos modelos que você tem interesse, aconselho escolhe-los aqui e usar a calculadora de consumo, tendo assim um número real.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, boa noite

    Gostaria de comprar um aparelho de ar condicionado portatil. Você acha que é legal??
    Me dê uma dica de qual aparelho devo comprar (marca e quantidade de BTUs) com economia de energia.

    Obrigada,

    Marcia

    • Olá Marcia.

      O ar-condicionado portátil é ideal para pequenos ambientes e leva este nome por ser um modelo pequeno e portátil, que pode ser facilmente levado para diferentes cômodos, trazendo mobilidade aos usuários.

      O ar-condicionado portátil não foi criado para substituir o ar-condicionado split e sim para suprir as necessidades de quem não pode ter um hi-wall.

      Neste post temos alguns modelos e marcas.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá! Fomos vizinhos de vocês na UNITEC! Me tira uma dúvida, temos 2 ar de 30.000 BTUS marca Komeco. Estou em dúvida se é melhor desligar ou manter ligado durante o horário do meio dia. O período seria de 1 hora apenas. O que seria mais econômico? Deixar eles ligados mantendo o ambiente refrigerado, ou desligar e ligar ao retornar?

  • Olá, Bom dia!
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de colocar um ar condicionado de janela em meu quarto, pois, como na minha residência a tensão é de 110v, não posso recorrer ao modelo split, já que estes são em 220v. Enfim… Em vários sites com simuladores de cálculos de btus, a média ficou em torno de 7,200 btus. Ouvi dizer que se eu colocar um aparelho com mais btus (por exemplo, 10.000 btus) ao invés de um de 7.500 btus, ele irá “armar” menos e consequentemente, gastará menos energia, pois o modelo de 7.500 trabalhará mais aumentando assim o consumo. Gostaria de saber se isso é verdade ou um mito. Desde já agradeço pela atenção!

    • Olá Leandro.

      É verdade, em termos. Sim, ele armará menos e consequentemente gastará menos neste ponto. Porém, por ter maior potência, ele consumirá mais energia, exigirá mais força de sua rede. Ao final de tudo, ele gastará pouco mais que o de 7500 BTUs. Você pode ver o consumo real através deste link.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, Boa Tarde.

    Tenho um Ar condicionado da Consul 7500 classe A. Nele tem a opção de velocidade do ar “baixa” e “alta”. Gostaria de saber se eu utilizar o ar condicionado no minimo e a velocidade do ar baixa eu economizo energia?

    ATT, Aline.

    • Olá Aline.

      Com certeza. Não sei te precisar o tamanho dessa economia, pois depende de outros fatores, mas com certeza gerará economia.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, eu tenho um ar condicionado que tem somente o ciclo frio. Moro em Porto Alegre e no inverno faz bastante frio, próximo de 0º. Se nesses dias de muito frio eu ligar meu ar condicionado na temperatura de 25º por exemplo, ele irá esquentar o ambiente?

    • Olá Jhosef.

      Sua pergunta é bem pertinente. Como seu aparelho é apenas frio, ele libera só ar gelado ou seja, ele só faz um efeito consistente de alcançar os 25 graus, no caso, quando a temperatura externa é mais alta que a desejada por você.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber se em um quarto de 10 m2 instalar um ar inverter de 12000 btus, ele vai consumir mais do que um de 9000 btus, sendo a utilizada a mesma temperatura?
    Obrigada

  • Em todo ar-condicionado vc pode regular a velocidade da saída do ar ou escolher a função automática onde o fluxo de ar varia de acordo com a temperatura escolhida. Existem também alguns aparelhos LG em que o fluxo de ar é inconstante, sendo essa função conhecida como modo “Brisa”. Gostaria de saber se configurando o fluxo de ar para o modo minimo (menor vento – independente da temperatura escolhia) é possível economizar energia?

  • Tenho um samsung de 12 mil inverter, gostaria de saber como programa o controle para desligar-se sozinho, pois como ligo o ar por volta de 22 hs, 04 da manha o quarto esta frio ate as 06, hora q levanto, e ainda economizaria energia.
    Liguei o on timer, e coloquei o numero de horas q eu queria ligado, mas nao funcionou.

  • Gostaria de saber qual ar condicionado eu uso no meu estabelecimento de 6m de largura e 18 de comprimento.

    e também quanto mais ou menos de energia ele consome deixando ligado das 08:00 as 20:00 horas.

  • Por favor, gostaria de saber se um splinter de 12000 btus refrigera bem um ambiente(consultórios odontológicos separados por uma divisória de gesso com abertura no teto) de 43 m2. Se não, qual vocês me sugerem?

    • Olá Cláudia.

      12 mil BTUs seria muito pouco. Sugerimos que você mesmo faça o cálculo clicando aqui e colocando os outros intens que interferem no resultado, como número de pessoas e eletrônicos.

      Agradecemos o contato.

  • Baixar a temperatura no mínimo do ar split ao ligar refrigera mais rápido? Se regular em 23/24 graus produz o mesmo resultado para uma temperatura ambiente agradável?

    • Olá Gilmar.

      Nossa dica é em relação ao consumo, para dias “normais”, visto que entre 22 e 24 graus é uma temperatura mais próxima do agradável para a maioria das pessoas, paralelo com a temperatura externa.

  • Bom dia.
    Gostaria de saber se é possível trocar o compressor de um aparelho de 9000btu por um de 12000btu sem trocar o ventilador?
    Desde já agradeço.

  • Bom dia!comprei um ar condicionado comfortline de 12000 BTUs e instalei ontem.
    A temperatura está regulada em 21 graus.
    Mas quando fui desligar o ar acabei apertando as teclas MODE e FAN SPEED por acidente.Depois que isso aconteceu parece que a rotação do motor diminuiu.Tem como corrigir?Pergunto porque o manual está em ingles.
    Desde já agradeço!

    • Olá Zeca.

      Sugerimos que tente resetar o controle, através da tecla “reset”. Caso não possua, observe se existe um botão bem pequeno atrás das pilhas. Se também não existir, basta tirar as pilhas e recolocá-las. Com o aparelho, tire-o e recoloque-o da tomada.

      Obrigado por seu contato.

  • Boa noite administração.
    tenho um inverter 9000 quente e frio. Carrier.
    gostaria de saber a diferença entre a função cool e auto.
    O tecnico disse para deixar no auto e reclamei q ñ estava refrigerando bem, ele disse q mandou colocar no coll ( mentiroso ) onde percebi q o ambiente refrigerou bem mesmo. Ja procurei mais informação sobre a diferentre e ñ encontrei nada q eu entendesse melhor, auto muda de forma com ambiente e cool refrigera mais? se o cool refrigera mais ele gasta mais e diminui a vida util do aparelho ?
    agradeço a resposta.

    • Oi Luciana. A função auto faz com que o aparelho vá ajustando a temperatura conforme a demanda do uso e do clima (interno e externo). Já a função Cool foi desenvolvida para o resfriamento. Se queres gelar o ambiente, use a função Cool. Durante a madrugada a Função Auto é uma boa alternativa.
      Aqui neste post você confere todas as funcionalidades do AC split.
      Obrigado.

  • Boa noite, comprei um ar condicionado Split Samsung Smart Inverter de 12.000 BTU’s, o instalador não me deu claras explicações sobre o produto que comprei, então queria uma ajuda de vcs pfvr. Queria saber a melhor forma de como economizar energia, a minha casa é velha e bem quente, ligo o ar praticamente um dia sim e um dia não, pois minha cidade é muito quente tbm, mais só ligo ele a noite, por volta das 18/20 hrs e desligo somente de manhã porém, ele tem a função Smart Saver no controle, q segundo o manual deixa a temperatura agradável para dormir entre os 24º e 30 º C, e nessa função reparei q parece q o compressor tipo que liga e desliga ou reduz a velocidade, não sei direito, fazendo isso em intervalos quando a temperatura do quarto sobe. Ele tbm tem a função de Auto (automático) que regula a temperatura, analisando o clima interno e externo, mas a benção do instalador disse que devo deixar ele na função Cool, onde o compressor trabalha direto pra manter o ambiente na temperatura desejada pelo usuário, tipo 16, 17 e 18º c, iai qual é a melhor função que posso usar pra poder economizar mais energia ??

    OBG pela resposta, no aguardo.

    • Olá Eric.

      Referente a economia de energia, você tem razão, a Smart Saver e a Auto, economizam mais. O raciocínio é sempre o mesmo, quanto menos o compressor trabalha, menos gasta.

      Agradecemos seu contato.

      • Nao entendi, aqui vc disse que quanto menos o compressor ligar, menos energia gasta. Mas la no começo vc respondeu pra marlene assim:

        Olá Marilene,
        deixar ligado direto consome menos energia do que ficar desligando e ligando.
        Obrigado pelo contato.

        ????

  • Boa tarde, estou em dúvida entre um ar condicionado 9000 btus e um de 12000 btus, segundo a calculadora de vocês meu consumo seria de 7800 btus, (Quarto de 11m² com 2 a 3 pessoas, sem aparelhos eletrônicos). Gostaria de saber se procede a informação que um ar de 12000 btus resfriaria mais rápido e desligaria logo, do que um de 9000, e portanto eu economizaria energia. Consumo do 9000 = 17,3 kw/h 12000 = 24,4 kw/h. Grato. Jeferson.

    • Olá Jefferson.

      Seu raciocínio está correto. Mas, o aparelho de potência maior gasta mais, porém, gela mais rápido. Se ambos ficassem ligados no mesmo tempo, seis horas, por exemplo, o de potência mais alta gastaria mais. Eles se igualariam no seguinte caso: O de maior potência, climatiza seu ambiente mais rápido. Se ficasse ligado por menos tempo que o de menor potência, aí sim poderia ser semelhante no consumo de energia.

      Obrigado pelo contato.

  • oi , o meu quarto é de 7m de comprimento por 4 de largura eu queria saber se o ar de 10.000 BTU aguenta ou tem que ser o de 12.000 BTU.
    me de uma dica por favor.

  • Olá, boa noite.
    Por gentileza, estou com uma terrível dúvidas, lá vai: Moro em apto no 12º andar, tenho 02 condicionadores de ar cônsul inverter de 9.000 BTUS, as condensadoras deles ficam na varanda da suíte no chão(uma em cima da outra), ocupando espaço, por ser a área de apenas 2,15m². O teto desta varanda é coberto de madeira, que podem ser retiradas(caso eu faça isto terei acima do que é hoje(2,10cm), um vácuo a mais de aproximadamente 0,35cm acima da minha cabeça).Posso colocar de que forma essas duas condensadoras para ganhar espaço, posso deitá-las, colocando-as de frentes(ventilador) para baixo aonde tem livre circulação?,pois ainda teria espaço atrás e dos lados delas ou somente poderia deixá-las em pé com uma parte dela de + ou – 0,20cm interna dentro deste vácuo, tendo, no entanto, além de espaços aos lados, de frente para livre circulação mais de 1m? Muito obrigada pela atenção. Aguardo ansiosa a Vossa resposta. Mª Ana 81-99778831

    • Oi Ana Maria. Estávamos tentando imaginar como é o ambiente em que as unidades estão. Não entendi a parte do vácuo na varanda. De qualquer forma, as unidades devem ficar em locais arejados onde possam liberar o ar quente paras fora. Acredito que no seu caso uma conversa por telefone seria melhor. Entre em contato com a gente (51) 3276 6484.
      Obrigado pelo seu contato.

    • Olá.

      Não possuímos dados exatos quanto ao seu gasto, mas o consumo em uma temperatura de 26 graus será razoável, visto que há maior taxa de consumo quando o aparelho está sendo usado nos extremos de quente ou frio.

      Nesta postagem consta os dados de acordo com as tabelas do Selo Procel.

      Agradecemos seu contato.

  • Colocando a temperatura da split na potência máxima, e, logo após quando o ambiente estiver bem frio desligar. Fazendo isso sempre que necessário ao longo do dia, terei uma economia maior de energia?

    • Olá Lucas. Tudo vai depender do quão quente é o seu ambiente e de quantas vezes você terá de ligar novamente. Se ele for muito quente, provavelmente a sua ideia irá consumir mais energia, pois você teria que ficar ligando e desligando o aparelho diversas vezes ao longo do dia.
      Agora, se a temperatura estiver amena, pode fazer isso sim.
      O ideal é manter o aparelho numa temperatura agradável ao longo do dia. Desligando por alguns momentos para fazer a renovação do ar.
      Recomendo que acesse a calculadora de consumo para saber quanto o seu aparelho gasta por mês.
      Obrigado pelo contato.

  • na verdade eu tenho uma duvida como faço pra regular a palheta do condensador que ao fazer a limpeza enrosquei o pano e desrregulei ela agora ela nao esta distribuindo como normal

    • Olá Francisco. Sim, quanto mais amena a temperatura, menos o aparelho consome. O ideal é manter entre os 23 graus.
      Obrigado pelo seu contato.

  • Boa tarde!

    Comprei um ar Condicionado Split 9000 BTUs Brastemp Frio, mais ou menos a 1 ano atrás e nunca utilizei, ele se encontra novo na caixa. Por isso quero verificar a qualidade do mesmo pois ouvi comentários que está dando muitos problemas e até deixou de ser fabricado e vendido.
    O que devo fazer, vender ou instalar?
    O produto é bom?

    Obrigado, aguardo retorno.

    • Olá Victor. Dificilmente escutamos reclamações sobre a marca Brastemp, por isso, deixamos a escolha a seu critério.
      Se quiseres vender, no Fórum do Ar Condicionado existe uma seção voltada para venda e troca. Veja aqui.
      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

  • Gostaria de calcular o valor da energia.
    Gostaria de saber também um ar condicionado de 12000 btus em um temperatura de 26 graus gasta menos energia que um de 7500 btus em 18 graus em um quarto medindo 9m2. o é o inverso. quem é mais econômico?

    • Olá Kelly.
      Clique aqui para fazer o calculo de quanto seu aparelho consome. Antes, verifique quais dados você precisa para realizá-lo.
      Quanto a segunda questão, recomendamos que primeiro faça o cálculo de BTU. Os aparelhos mais econômicos de forma geral são os que possuem o Selo Procel A. Leve em consideração que um aparelho de maior potência consome mais energia, porém realiza a função de forma mais rápida. Agora, se utilizar um aparelho com potência insuficiente para refrigerar o local, ele também consumirá energia. Então é preciso saber se este aparelho é o ideal.

      Agradecemos o seu contato.

  • Deixar a temperatura em 18 graus gasta o mesmo de deixar em 25 graus. e nos meus calculos termicos deu o ambiente de 10 800 EX: 6 metros de comprimento e 3 metros de largura, assim deu 18 metros quadrado. queria saber, esses meus calculos está certo e se tiver se o de 9000 da conta. tambem se a tubulação externa fica um periodo do dia exposto ao sol se isso pode causar um pouco de deficiencia no esfriamento do ambiente. e como posso ter certeza que o aparelho de evaporadora e a condesadora é de 9000btu. posso meu aparelho chegou pela transportadora com a embalagem um pouco danificada.

    Grato, Leandro elias

    • Olá Leandro. Tudo bem? Respondendo aos teus questionamentos, veja os pontos abaixo:
      – O aparelho trabalha mais para manter a temperatura nos 18 graus do que em 25 graus. em torno de 23 é considerado o padrão de conforto térmico. Por isso, recomenda-se esta dica. A partir daí, cabe ao usuário as condições ideias.
      – Segundo nossa calculadora de BTU, para esta metragem o resultado é um aparelho de 11.400 BTU. Portanto você precisaria comprar um de 12 mil BTU.
      – Além disso, você deve levar em consideração quanto equipamentos eletrônicos e pessoas estarão neste ambiente.
      – Se quiser, pode instalar um de 10 mil BTU, entretanto ele gastará um pouco mais de energia.
      Aqui neste post você encontra dicas de como escolher o ar ideal.
      – A tubulação não é o principal agravante, ma sim o local onde será instalada a condensadora. Recomenda-se evitar exposição direta ao sol.
      – Para se certificar de potência do aparelho, observe no adesivo lateral que está na evaporadora e condensadora.
      – Se ainda restarem dúvidas quanto à isso, chame um profissional do setor, acessando o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade.

      Obrigado pelo seu contato.

  • Bom dia,
    Comprei um Ar split samsung 9000 quente/frio, mas acho que ele esta consumindo bastante, pq ele arma e desarma TODA hora… !Uso a funcão Save energia… e tb ja usei no AUTO, e da a mesma coisa.. consumo de 7 kwts por noite… isso gastava o meu de janela antigo… tem alguma coisa errada?

    Obrigada

    • Olá Caroline.

      A potência do aparelho é suficiente para o ambiente? Você deve levar em conta o número de eletrônicos e pessoas no ambiente, além da área do local em m². Faça aqui o cálculo de BTU. Talvez seja a deficiência em manter o ambiente refrigerado que está aumentando o consumo, mas existe uma série de fatores que podem ser responsáveis pelo mesmo: verifique se não há obstruções na parte externa do aparelho e se os filtros estão limpos.

      Verifique se a função Timer ou Sleep está ativada. Você pode ler mais sobre as funções do controle neste post.

      Caso o problema persistir, entre em contato com uma assistência autorizada. Se precisar de indicação, acesse o Banco Nacional de Instaladores.
      Agradecemos o seu contato.

  • Boa noite
    Vou comprar um ar condicionado split de 9000 btus frio, estou com algumas duvidas em escolher a marca e o modelo. Levando em consideração a economia de energia e a qualidade do aparelho,
    qual marca vocês recomendariam? (samsung, consul, electrolux, brastemp, lg, midea, elgin, gree, Komeco, york…)

  • Transportei um ar condicionado Brastemp de 22000BTU DEITADO.
    Este aparelho foi desinstalado e transportado deitado. Algum problema para nova instalação??
    Compromete o compressor????

    • Olá Alexandre.
      O indicado é transportar sempre de pé a condensadora. No seu caso, recomendamos que espere pelo menos duas horas para instalar o aparelho.
      Se restar alguma dúvida acesse o Fórum do Ar Condicionado, outros membros poderão lhe ajudar.

      Agradecemos o seu contato.

  • Gostaria de tirar uma dúvida. Assim que ligo meu ar-condicionado, coloco na temperatura mínima e na ventilação máxima. Pensando em economizar energia elétrica, quando sinto que a temperatura do quarto está agradável, aumento a temperatura do split para 21 graus e dimunuo a ventilação. Este procedimento reduz o consumo de energia?

    • Olá Anderson. Sim, você está fazendo isso certo. Este procedimento reduz o consumo de energia, pois em uma temperatura “amena”, de 21 a 24 graus, o compressor do aparelho não precisa trabalhar em carga máxima.
      Agradecemos o seu contato.
      Continue acessando nosso blog. :)

    • Olá. É verdade, amigo. A instalação elétrica também é muito importante para o correto funcionamento do sistema.
      Obrigado pelo sue contato.

  • Olá , gostaria de saber qual forma que mais economizo energia, tenho um ambiente com seis ar0condicionado de 30 mil btus cada e desejo economizar energia qual melhor opção quando se tem uma quantidade menor de pessoas desligar a metade ou deixar o termostato em 24 graus por exemplo.

    • Olá Isac. No seu caso, a melhor forma de economizar energia é desligando o maior número de aparelhos. Faça um teste, e mantenha poucos aparelhos ligados. Acredito que isso irá lhe ajudar.
      Agradecemos o seu contato.

    • Olá Amauri. O percentual é relativo à uma série de fatores, tais como, tempo de utilização do aparelho, qual o selo de economia que ele possui, número de pessoas e de eletrônicos no ambiente. De qualquer forma, você deve analisar qual o selo Procel dos aparelhos. Neste link você acessa todas as listagens.
      Em seguida, você pode fazer o cálculo de consumo de energia neste link.
      Agrademos o seu contato.

  • vou comprar um ar pra meu quarto, pelo o tamanho do quarto devo comprar um de 9000 BTUS possivelmente só vou usar a noite, vc acha que devo comprar um split conveciona ou um inverter?

    • Olá Nasareno. Agradecemos o contato. Se você utilizar o ar condicionado somente à noite aconselhamos que adquira um modelo split convencional.
      Você já fez a sua cotação de aparelhos? Clique aqui e faça seu orçamento.
      Após a escolha do aparelho, você pode encontrar instaladores em todas as regiões do país através de nosso bando de dados. Clique aqui e confira agentes técnicos.

    • Sim, Nasareno. Você terá que fazer outra carga de gás e outro vácuo também. Mas, antes de remover o aparelho utilize uma máquina recolhedora para não deixar o gás escapar ao ar livre.

    • Você se refere ao modelo janela em relação a um split, é isto?
      Se for dois aparelhos com mesma capacidade (BTUs) e mesmo Selo Procel, é provável que o split seja mais econômico.

    • Jone, não existe um tempo padrão. O aparelho necessita de um tempo até atingir a temperatura desejada, acredito que meia hora, com portas e janelas totalmente fechadas seja suficiente.

  • É inadequada até que ponto a colocação de uma unidade externa do split a um metro de distância de condensador de 35.000 BTUs instalado em prisma de ventilação de relativa circulação de ar? Que risco corre o condensador de minha máquina funcionando em meio a uma bolha de calor com exposição ao sol da tarde

  • Boa noite

    Estou com uma dúvida… Tenho uma Unidade externa (condensadora) da marca York 9000 BTUs (Ciclo Frio (Nova na caixa, Nunca Usada).Porém, nao tennho a unidade Interna… Meu Primo tem uma unidade interna (Evaporadora) da Marca Consul 9000 BTUs (Ciclo quente/frio).A unidade externa dele estragou e nao vale a pena concertar… Se eu comprar essa unidade interna dele, ela irá funcionar com a minha unidade externa da York?
    Obrigado Pela atenção, aguardo retorno e desde já agradeço a sua atenção.

    Otimo final de semana.

      • ola boa tarde !! queria saber comprei uma cortina de ar 1.50 m p/uma porta de vidro que da a mesma mediada … na verdade e uma loja pequena com um espaço de largura 3 m e de comprimento 5 m .. o ar um samsung smart inverter 12 btus …instalei não faz um mês queria saber se de fato a cortina de ar vai ajuda a economizar no consumo ….mesmo assim ainda fecho uma porta de vidro e deixo uma só aberta ….apesar de esta muito quente tem horas que deixo no 18 ou 17 grau …então será que e verdade ou menetira que vai economizar ???

          • gostaria de saber se ligando o ar condicionado splint em 22 graus gasta menos energia do que deixar ligado em 18 como sempre faço.

          • Olá Marines.

            O que dirá isso é a temperatura externa. Quanto menor for a diferença entre a temperatura externa e a desejada no aparelho, menor será o consumo, pois o equipamento deverá trabalhar menos para atingir a temperatura desejada.

            Obrigado pelo contato.