O que é split inverter?

Atualizado em 25/06/2012

Os aparelhos de ar condicionado split inverter são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e a mantêm constante, com pouca oscilação de energia. O sistema inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado, conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. Obs: ainda não existe, no mercado, modelos janela com tecnologia inverter.

Encontre aqui alguns modelos de ar-condicionado split inverter.

Em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que um split inverter não traga uma economia tão significativa. É que, como a temperatura oscila pouco, a tendência é que o inverter trabalhe sempre na capacidade máxima. Para saber mais sobre isso não deixe de ver o vídeo no final desse post.

- Economia:

A economia de energia dos aparelhos inverter pode chegar a 60%, dependendo da marca e do modelo.

- Ruído:

O nível de ruído do aparelho inverter é menor, se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso ocorre devido ao sistema de operação interno, que habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada, reduzindo potencialmente o ruído.

- Principais vantagens:

* o compressor nunca desliga evitando os picos de energia.

* a velocidade de rotação do compressor é variável, economizando energia.

* a temperatura praticamente não oscila no ambiente.

* economia de energia entre 40% e 60%.

- Custo:

O sistema inverter é uma tecnologia recente e nem todos os fabricantes de ar-condicionado possuem aparelhos inverter. Por essa razão, esses modelos ainda são mais caros que os modelos convencionais (30 a 50%, dependendo do fabricante) . No entanto, optando-se pelos aparelhos inverter, essa diferença de preço pode gerar maior economia na sua conta de luz . (Clique aqui e saiba quanto o seu ar-condicionado gasta por mês).

Acesse nosso comparador de preços e veja as várias marcas e modelos de splits inverter disponíveis no mercado brasileiro. Clique e compare!

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

245 ideias sobre “O que é split inverter?

    • Boa noite, estou pesquisando a alguns dias sobre ar condicionado, deu sorte encontrei essa pagina com excelentes comentários, diante do que li eu estava certo de comprar um inverter de 12000 btus, mas vi que na minha região, que é a nordeste, precisamente aqui em Fortaleza, não faz muito diferença a economia que se tem com um inverter, mas levando em consideração que o preço do convencional está na faixa de R$ 1.100,00 e o inverter R$ 1500,00 a 1800,00. Qual é a melhor opção? mais um duvida, a sala que vou instalar o ar mede 5,46 x 2,73 = 15,01m², qual a capacidade do ar que devo comprar? e mais tenho 12 computadores ligados, sala totalmente fechada e tem uma arvore grande na frente que impede a incidência do sol ou seja passa o dia inteira na sombra. Qual a melhor opção de marca LG, Hitachi ou Samsung, existe uma distancia adequada em relação a instalação da tubulação para melhorar o desempenho do Ar, quanto menor a distancia da unidade externa em relação a unidade interna, tem uma melhora do desempenho do Maquina? por favor me ajude, aguardo resposta.

      • Olá Aldizio,

        para calcular o número de BTUs utilize esta calculadora. E para calcular o consumo do aparelho, utilize esta calculadora, mas primeiro você precisa escolher o modelo. Para os dois cálculos basta preencher as lacunas com os dados solicitados.
        Sobre a marca e a instalação, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros e profissionais técnicos poderão lhe ajudar.

        Agradecemos seu contato.

  1. Amigo, como vi em outras respostas, o inverter não faria tanta diferença no Ceará, onde o calor é constante. Mas tenho um porém, pretendo instalar o ar-condicionado no quarto, esse quarto durante a tarde tem uma parede que aquece muito(muito mesmo), de forma que o quarto fica exageradamente quente. Já a noite, o quarto resfria por não haver mais incidência solar na parede. Não medi a temperatura, mas acho que fica algo entre 35 e 28 graus, na tarde e noite, respectivamente. Nesse caso não compensaria usar o inverter?

    • Olá Paulo.

      Inverter sempre causa quada no consumo, a diferença está na quantidade dessa economia. Se você tem a possibilidade de comprar, sempre é uma boa alternativa. Claro, a economia mais significativa ocorre em regiões onde a temperatura sobre variação constante durante o dia.

      Obrigado pelo contato.

  2. Boa tarde,
    Tenho uma dúvida, qual a diferença entre os 2 modelos de ar condicionados abaixo:
    - Ar Condicionado Split 9000 Btu Frio Smile – Inverter – LG – 220v
    - Ar Condicionado Split 9000 Btu Frio Libero E+ – Inverter – LG – 220v

    Estou perguntando, pois a diferença de preço entre eles é significativa.

    Obrigado

    • Olá Daniel.

      Existem algumas diferenças. O Libero E+ leva vantagens em alguns quesitos: Possui ionizador, que ajuda a eliminar vírus e bactérias do ar, ele consome pouca coisa a menos (16,9 contra 17,1 kWh), usa o fluído refrigerante ecológico (R410) e ocupa menos espaço, é menor de largura (75,6 x 89,5 cm). Quando ao funcionamento, não existe maiores diferenças, apenas estas que citamos.

      Obrigado pelo contato.

  3. Gostaria de saber a minha real situação, pois chamei uma empresa de venda e instalação de ar split, o meu quarto e de 17,32m2 com pé direito de 2,75 fica voltado para sol nascente. ambiente para duas pessoas e um aparelho elétrico, o vendedor disse para comprar um de 18000btus e assim fiz comprei de 18000btus inverter. depois pesquisando consumo pela internet, vi que as calculadoras indicam um ar de 12000btus para o meu ambiente, pois o ar que comprei marca 31,5 de consumo e o de 12000btus 25. Penso em trocar devido ao consumo, ou fico em duvida se vai trabalhar o de 12000 no limite e não vale apena trocar pois não vou ter tanto ganho assim de consumo ? Pode me orientar por favor. Rio de janeiro – Jacarepaguá

    • Olá Paulo.

      Então, seu questionamento é interessante. Você pode observar aqui quanto seria, em média, seu gasto com energia. Como você mesmo disse, observe se a diferença será considerável, pois o aparelho de 12.000 BTUs lhe atenderá bem, mas trabalhará no limite, consumindo um pouco mais e também interferindo em sua vida útil.

      Obrigado pelo consumo.

  4. oi,fui hj ver um ar condicionado para comprar e voltei cheia de duvidas.. o ar condicionado normal de 9.000btus da lg tem as mesmas informaçoes do ar condicionado de 9.000btus da lg porem inverter…os dois tem as mesmas informaçoes…classe A com gasto de 17,2…consumo de 845 w….nao teria que o inverter ser mais economico??? estou confusa por favor me ajude

      • em uma loja da gazin aqui em Campo Novo do Parecis onde moro… o vendedor me disse que o selo é do inmetro,ele tambem ficou com duvidas ja que as informaçoes eram iguais,e o ar condicionado normal o consumo era ainda um pouco menor que o ar condicionado inverter….Muito obrigada pela ajuda e só estou esperando sua resposta para poder comprar.

        • Olá Angélica.

          As informações do Selo Procel passam pelo Inmetro sim. Continuo achando estranho estes números, de qualquer forma, se a diferença de valores for pouca, o Inverter acabará valendo mais a pena.

          Obrigado pelo contato.

  5. Moro em Florianópolis/SC e estou querendo adquirir um aparelho inverter. Pelo que li neste site, os modelos inverter somente compensam se houver variação de temperatura. Como pretendo utilizar o split somente no período noturno, será que compensa a aquisição de um inverter?

  6. Ola boa tarde.
    Prezados poderia me ajudar nessa duvidas, vou comprar um AC para o meu quarto que é de 3,5 x 3,5 mt, e estou em duvida entre um inverter ou convencional, eu teria muita vantagem com o inverter tendo em vista que irei utilizar somente a noite noite.

    • Olá Luciano.

      O inverter sempre economizará mais, resta saber o grau desta economia, se é significativa ou não. Para esta resposta precisamos avaliar uma situação: Há variação constante de temperatura em sua região? Caso sim, é válido. O maior rendimento do inverter acaba sendo na região Sul e Sudeste. Como você é da região centro-oeste poderá avaliar se há essa mudança constante ou não. Sua grande vantagem está em seu trabalho constante nas mudanças de temperatura.

      Obrigado pelo contato.

  7. Estou querendo comprar um ar condicionado e fiquei em dúvida em qual comprar. Moro no sudeste na região norte fluminense. Estava lendo as características e gostaria de saber se existe alguma diferença entre o split inverter e o split quente/frio.

    • Olá Joanna,

      sim, o inverter funciona como um inversor de frequência que controla a velocidade de compressão do ar condicionado. Quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor e vice-versa. Ele faz isso sozinho. Este texto pode lhe ajudar a entender melhor as diferenças.

      Obrigado pelo contato.

  8. em se tratando de confiabilidade, existe um “ranking” entre as marcas de aparelho? Estou fazendo orçamento para instalação, porém aparecem umas marcas desconhecidas e que não inspiram confiança.

    • Olá Luis,

      não temos um “ranking” de melhores ou piores marcas, mas é sempre bom pesquisar antes de escolher e verificar qual possui assistência técnica perto da sua residência.
      Você também pode acessar o Fórum do Ar Condicionado e compartilhar essa dúvida, para que outros usuários possam lhe ajudar, falando sobre suas experiências com cada marca.

      Obrigado pelo contato.

  9. Olá, boa noite.
    Estou fazendo uma consulta para adquirir um ar condicionado, porém estou em duvida quanto a marca e o modelo, vocês poderiam opinar sobre uma loja ou site que encontramos valores menores??? E quanto a questão do inverter ele não tem de 7500 btus?? Queria colocar no meu quarto e o espaço é bem pequeno sendo que até um de 7000 btus daria conta tranquilamente, compensa pagar em um inverter de 9000 btu pela economia? Moro em Goiânia e a tempertatura durantes uns 8 meses é de 30C a 40 C . Aguardo resposta

    • Olá Willer,

      você pode fazer uma pesquisa de preços e escolher a loja que prefere comprar através do nosso comparador de preços. Clique aqui para acessar.
      Para sua região compensa mais comprar um aparelho normal, não precisa ser inverter, pois a temperatura não oscila muito.

      Obrigado pelo contato.

  10. Olá! Estou fazendo uma pequisa para adquirir um ar condicionado, mas estou com uma dúvida.
    Pesquisando o ar split de 9000 Btus quente/frio da LG libero E + inverter
    no anuncio diz ultrasilencioso , apenas 19db devido a tec Skew Fam, no entanto na ficha técnica está nível de ruído interno 39/33/25/19. Não entendi nada. Por favor me ajudem?

    • Olá Adriana.

      Consultamos os arquivos da LG e diz: Nível de Ruido Unidade Interna (alta/média/baixa/mínima) [dB(A)] 39/33/25/19 – Nível de Ruido Unidade Externa (máxima) [dB(A)] 47. Ele até chega aos mínimos 19dB, mas não é constando, há variação. Essa variação depende do modo como o aparelho está trabalhando, da temperatura desejada e da temperatura externa. Quando mais o aparelho tiver que trabalhar para atingir a temperatura desejada, maior será o ruído. Aqui possuímos uma matéria bem interessante sobre o assunto.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Mickyciele.

      Aqui temos as listas de consumos atualizadas do Selo Procel, realmente sem os inverter. Mas, por consumir pouco, são todos equivalentes ao selo A.

      Obrigado pelo contato.

  11. Oi , eu moro em Cuiabá e o clima aqui chega a uns 40 graus, gostaria de saber qual ar e o melhor , que economiza luz, pretendo ligar ele apenas no período da noite , qual seria ideal, vocês dizem que o inverter e econômico, mas estou vendo que em clima como minha cidade será insatisfatório, quero um econômico. Estou olhando a marca Lg e Eletrolux ou Samsung

    • Olá Mickyciele.

      O modelo inverter sempre será mais econômico, a diferença está no grau de economia. Em sua cidade, talvez seja baixíssima a diferença que um convencional gastaria, mas com certeza, mesmo que pouco, o inverter consumirá menos. Aí, depende do valor que você vai pagar por ele, se realmente compensará.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Luiz.

      Observamos alguns usuário comentarem que P1 significa que a bandeja inferior esta com água e precisa ser esvaziada. Espero que ajude!

      Obrigado pelo contato.

  12. Boa tarde. Pretendo comprar um Split inverter de 9.000 BTU para colocar no AP em Capão da Canoa, cidade litorânea do RS. Me informaram que os aparelhos inverter têm caixa externa de ferro, enquanto que os não inverter a têm de fibra de plástico e que o Inverter tem placas eletrônicas que oxidam facilmente em ambientes com maresia. Disseram que o tipo inverter não é aconselhado para cidades de praia. Esta informação procede? Por favor, aguardo resposta.
    Obrigada pela atenção.

    • Olá Arlette.

      Não temos conhecimento desta informação. Os aparelhos inverter que consultamos aqui são de fibra de plástico também. Ao onde sabemos são todos iguais. Quanto as placas eletrônicas, nunca ouvimos falar de tal informação. Temos um texto aqui sobre corrosão.

      Obrigado pelo contato.

  13. Em recente pesquisa no site da electrolux pude comprovar que um ar inverter 9000 btus consome 17,1 KW/mes na etiqueta do inmetro ,porém busquei um ar com a mesma capacidade em btus e a etiqueta do inmetro afirma que o consumo deste é de 17,1 kwh/mês igual ao inverter .Onde está a economia ?

    agradeço

    JUNIOR FERREIRA SERGIO

    • Olá Júnior.

      Então, não deveriam ser idênticos estes números. Nesse caso, só vendo com a própria Electrolux o porque desta informação.

      Obrigado pelo contato.

  14. Moro no norte, gostaria de saber se usando o aparelho com o inverter apenas no período da anoite quando a temperatura esta mais baixa, vou ter um resultado de economia satisfatório?

    • Olá, Uelque.
      O sistema inverter é aconselhado para localidades onde há alto índice de variação de temperatura. A partir disso, você pode identificar se sua região se enquadra neste contexto. Caso haja grande variação de temperatura entre o período que você utilizará, então o inverter é aconselhado. Caso contrário, sua economia será irrisória.
      Agradecemos seu contato.

  15. ola! eu tenho um trailler de 4mx2m e vou usa-lo como um mini escritório móvel e vou comprar um ar para instalar nele pretendo comprar um ar com essa tecnologia inverter e tou querendo por um de 12 mil btus eu sei q é muito a potencia para o tamanho do trailler, mas estou levando em consideração o seguinte: ele é muito quente pois quando o sol bate na lata esquenta bastante é um calor insuportavel, mas ele é todo forrado por dentro! será que ele economizara mais do que seu por um de 9 mil btus? obrigado!

    • Olá, Celso.
      O sistema inverter é aconselhado para locais onde há alto índice de variação de temperatura (como em cidades do Sul e Sudeste, por exemplo). Em ambientes onde o calor é constante, como no seu exemplo, a economia gerada pelo sistema inverter acaba sendo irrisória. Quanto à capacidade, acreditamos que 9000 BTUs atenderia sua necessidade, já levando em conta o alto índice de calor.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá Paulo.

      A principio não, desde que você faça uma limpeza interna da tubulação. Aconselho que contate uma profissional para fazer essa avaliação no local.

      Obrigado pelo contato.

  16. Olá Tenho uma dúvida gingante tenho um aparelho libero inverter v da lg e desde que foi instalado por empresa indicada no local onde comprei autorizada da lg o aparelho funciona parando tipo atinge a temperatura desejada e depois a máquina de fora para de trabalhar, depois quando o ar dentro do ambiente começa a esquentar ela novamente liga trabalhando para gelar novamente. A peça de sinal do controle remoto da máquina já foi trocada uma vez dizendo a assistência que foi por oxidação e agora o ar não está funcionando legal, pois tem vezes que desliga e chegamos a ficar com calor dentro do ambiente mesmo com o ar desligado. É normal este tipo de funcionamento? O pior o aparelho não está mais na garantia e a empresa diz que não tem nada a ver e só agora estamos percebendo que este pode ser um defeito de fábrica, pois nunca possuímos ar condicionado e quando a pessoas instalou deixou funcionando mais não analisou nada sobre isso, para nós era normal. Me ajudem por favor.

    • Olá Fabrizio.

      Pois é, amigo. Isso é um problema, quando nos damos conta que o problema pode ser de fábrica e passou a garantia. Algumas marcas atendem normalmente o cliente, como forma de respeito. Mas, infelizmente, se venceu a garantia fica difícil conseguir o atendimento gratuito. Bom, os tipos de defeitos podem ser vários e fica difícil fazer uma análise a distancia. O aconselhado seria consultar um profissional técnico mesmo e arcando com os custos, infelizmente não sobram muitas alternativas após vencer a garantia.

      Agradecemos seu contato e desejamos boa sorte!

      • Obrigado por seu retorno. Já chamei 3 e ninguém descobre. Quando aciona o controle para aumentar ou diminuir a temperatura parece que só está ativo a função liga e desliga e o compressor fica ligando e desligando com a evaporadora ligada apenas ventilando. Quando liga o aparelho ele gela e depois entra em standy bay só ventilando e demora muito a refrigerar novamente muitas vezes temos que mexer no controle novamente para que volte a refrigerar. Por favor nos dê uma luz.

        • Realmente é muito estranho, Fabrizio. A alternativa seria continuar tentando com outros profissionais, no seu caso só eles poderiam auxiliar. Uma alternativa referente a opiniões, você pode tentar colocando seu relato em nosso Fórum. Vários profissionais participam dele e tem muita gente com intuito de contribuir. Tente conseguir alguma informação com os usuários.

          Boa sorte!

        • Fabrizio, o Código do Consumidor prevê expressamente no artigo 26, § 3º, que “tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito”. Desta forma, se estivermos diante de um vício oculto, é possível, sim, o consumidor reclamar e, mais do que isso, exigir que o fornecedor sane o vício sem qualquer custo.

          E a lei é clara. Tratando-se de um vício de fabricação, mesmo que se manifeste muito tempo após a tradição e afastadas, portanto as hipóteses de desgaste natural e mau uso, estas, sim, eximentes de responsabilidade, é dever do fornecedor solucionar o problema apresentado.

  17. Moro em Porto Alegre e meu maior problema é o verão, pois nossa temperatura alcança 40 graus. Como moro em um sobrado, coberto com telhas de amianto, a sensação térmica pode alcançar, imagino eu uns 60, a noite. Dormir é impossível.
    O modelo INVERTER é adequado para o meu caso?
    Para instalar um MULTISPLIT, qual a melhor capacidade em BTU´s para as seguintes áreas:
    UMA DE = 8,50m2 pé direito médio de 3,00m, distante da base refrigeradora de 7 metros,
    UMA DE = 9,00 m2 pé direito médio de 3,00m, próximo a base refrigeradora.
    Agradeço e aguardo dicas.
    Abraços

    • Olá Antônio.

      Com certeza, no seu caso um inverter cairia muito bem, até por que em algumas épocas Porto Alegre sobre grandes variações de temperatura durante o dia e aí que o inverter estrará para economizar. Quando aos seus ambientes, sugerimos que um multisplit bi/bi-split de 18.000 BTUs (9.000 em cada ambiente) seria o adequado e com sobras, já prevendo o forte verão da Capital gaúcha.

      Obrigado pelo contato.

  18. He leído tus artículos dos veces queriendo hallar algo diferente y la realidad es que de esta manera pasa.
    Cada que leo tus artículos encuentro algo nuevo.

    Te juro que llevo no menos de 3 horas leyendo cada entre las cosas que has escrito y me semejan geniales.
    Espero que no creas que intento acosarte jeje. Esta
    vez en serio, quiero decirte que es una grata
    experiencia poder encontrarme con gente que tiene grandes habilidades con las letras.
    Espero que prosigas de este modo y que si se da el momento, podamos conocernos.
    Saludos!

  19. No dia 30/03/14 foi instalado meu Midea Inverter Vita 9.000 BTUs Frio. A instalação me pareceu correta… Acompanhei todos os procedimentos do técnico, inclusive no procedimento do vácuo. Ele testou e me pareceu OK. Hoje, 01/04/14, eu deixei testando da metade do dia em diante… Percebi que está passando mais tempo desarmado que gelando, fazendo com que a variação de temperatura seja absurdamente grande.

    Isso pode ser do aparelho???

    • Olá Fábio,

      infelizmente não temos como responder a esta dúvida. Sugiro que você entre em contato novamente com o profissional que fez a instalação para que ele verifique isso para você.
      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado pelo contato.

  20. olá
    Moro no RS e aqui o inverno costuma ser bem rigoroso, e alguns splits chegam a congelar o condensador externo. qual seria o melhor modelo para que isso não aconteça? e também com um consumo de energia baixo?
    obrigado

    • Olá Daniel,

      quanto ao congelamento, não há o que fazer, pois não existe um aparelho que não congele. Indico um AC quente/frio, que possua o selo procel e de preferência os selos A e B, que são os mais econômicos.
      Você pode obter mais informações sobre esse assunto, neste texto que publicamos.

      Obrigado pelo contato.

      • não precisa ser no sul do brasil, basta a temperatura esta 16 grau, e o aparelho regulado com 22 grau, então congela, ou é falta de gás. use seu aparelho em 27

  21. Amigos, me deem uma luz. Moro em Salvador/BA, calor o ano inteiro como bem sabem, calculei na ferramenta e deu um ar com 15.000 Btus, mas no caso jogo pra 18 nao é isso? Outra coisa, sendo minha cidade como é, calor o ano inteiro e pretendo usar o ar so para dormir, cerca de 8h a 10h por dia, no maximo, vale a pena a tecnologia
    Inverter? Agradeço a ajuda!

    • Olá Leogump.

      Os aparelhos de 12000BTUs trabalham com um pouco mais, podendo chegar ate os 15000 que você necessita. Creio que um de 12000 lhe atenderá. Quanto ao sistema inverter, por conta de sua região sofrer pouca oscilação de temperatura, a economia com o uso do sistema inverter seria irrisória.

      Obrigado pelo contato.

  22. Possuo um Ar Split normal e estou pensando em substituir por Split Inverter. A dúvida é se a tubulação que já possuo vai precisa ser trocada ou se será aproveitada na instalação do Inverter.

  23. Caro amigo. gostei da instruções da LG, Carrier / midea porem não do instrutor Frimac,
    porque ele não domina a função e acho que ele deveria fazer outra coisa menos instalar split.

    Obs: Primeiro erro, colocar dois tubos de cobre no mesmo isolamento
    Segundo medir o tamanho do flange c/ palito de fosforo, soprar dentro do tubo e pra terminar soltar o gás e dizer que estar fazendo fácuo.

  24. Bom dia…
    estou com dúvida, li em sites que melhores marcas são electrolux, consul, LG entre outras das mais conhecidas, porém há inúmeras informações como splits filtro HEPA que achei interessante mas não essencial, no entanto, eu trabalho no escritório das 8 as 18, e provavelmente ligarei o ar para dormir ou então eventualmente a noite não paro muito em casa devido a faculdade e durante as férias em outros afazeres, então resumindo meu uso seria basicamente umas 8 horas por dia, isto no frio durante o verão, após isto dificilmente ligaria ele, resumindo novamente, usaria 8 horas durante o verão por dia, de domingo a domingo, tem algum que eu poderia comprar sem peso na consciência, uma marca boa??

    obrigado

    • Olá Andrei.

      Hoje em dia a maioria das marcas se equivalem. Electrolux, LG, Consul, Fujitsu e Samsung são boas marcas. Sugiro que avalie no site de cada uma quanto a assistência técnica, se existe na sua cidade ou próximo de sua residência. O que consumidores relatam na internet sobre as marcas e seu atendimento. quanto a tecnologia, os aparelhos inverter sempre são as melhores opções.

      Agradecemos seu contato.

  25. Olá? Venho pesquisando na internet marcas, consumo, instalação, reclamações, etc. Sinceramente estou inseguro com tantas informações, propagandas e reclamações de todas as marcas. Então peço ajuda profissional. Moro no rio de janeiro onde há muita variação climática. Quero comprar ar condicionado split inverter – qual a marca que em primeiro lugar é a mais econômica, e segundo lugar, apresentou menos problemas relatados no fórum quanto a instalação, assistência técnica e funcionamento? Agradeço, desde já, a atenção e informações de vocês. Minha intenção não é fazer propaganda ou incentivo a compra, mas saber qual produto comprar. Obrigado

    • Oi Alon. Segundo os relatos de nossos usuários, as marcas mais recomendadas de inverter são LG, Hitachi e Fujitsu.
      Quanto à questão do consumo de energia, sugiro que veja na página de cada produto, pois lá tem este dado. Confira nesta lista.
      Obrigado.

  26. Gostaria de saber, se o Inverter é realmente mais vantagioso para um escritório, onde o período de trabalho é de 8 as 18 horas.
    Você tem algum site que calcula a economia financeira de um AC inverter comparado com um AC convencional?
    Agradeço desde já.

    • Olá Yara.

      Não existe uma calculadora específica, pois o consumo do modelo inverter é muito relativo. Vamos lá: Ele consome menos que um modelo convencional, mas esse número varia muito, dependendo de vários fatores que podem tornar a economia significativa ou irrisória. Ele tem um consumo menor em locais onde há mais variação climática, como regiões Sul e Sudeste, por exemplo. Se você usará em uma localidade que não há grande variação de temperatura, como o Nordeste, por exemplo, mas ele terá uma diferença minima no consumo.

      Agradecemos seu contato.

  27. Comprei o ar split consul inverter de 12000 BTUs que indica 22,7 KW por mês, usando o aparelho 1 hora por dia, então, 22,7 / 30 dias é = 0,75 KWh, isto implica em que 0,75 X 8hs diária é = 6 KW, no primeiro dia de uso meu medidor marcou 10 KW por 8 horas. Qual a causa da diferença desses 4KW a mais por 8 horas de uso em um único dia?
    É mais de 50% do indicado na etiqueta.
    Tem explicação? 22,7 X 0,52087(tarifa RJ) = 11.82 X 8 = 94,56 mês
    10/8h= 1.25KW X 30 = 37.5 X 8hs = 300 X 0,52087(tarifa RJ) = 156,26 mês diferença de 61,70 reais por mês???? Onde está a economia?

    • Olá Marcos.

      Usando os números que você forneceu, realmente chegamos a R$ 94.59 p/mês. Mas Marcos, os próprios números fornecidos pelo selo procel, no caso os 22,7 que você citou são uma média, considerando um clima normal, aparelho limpo, filtros limpos, em um ambiente que seja com dimensões adequadas para a potência, etc… Com o calor que tem feito neste verão, esses números com certeza aumentarão e o consumo será maior que 22,7 KW/mês. Creio que a diferença pode estar nisso, não sei te precisar se realmente é de 4kw em 8 horas, mas aumentará com certeza.

      Espero ter contribuído. Agradecemos seu contato.

      • Ao instalar o split 12000 consul inverter, tive o cuidado de não retirar o anterior que é de janela, então fiz o seguinte, usei o de janela até 21:45 permanecendo a ambiente em mais ou menos 18º em seguida anotei a numeração do medidor de energia então as 22:00 em ponto liguei pela primeira vez o split na mesma temperatura, 18º, desligando as 6:00 hs da manhã e imediatamente fiz a leitura do medidor que acusou 10 kwh a mais que o normal, cheguei a conclusão que o split me trará 60% a mais de despesa ao invés de 40% de economia. Isto pode ser um defeito do aparelho?

        • Olá Marcos.

          Todas as alternativas “normais” vão contra o resultado que chegou. No verão, o ar ligado a noite consome menos, o aparelho de janela consome um pouco mais que o split hi-wall normal, que o inverter então, mais ainda. Seu ambiente já estava pré-climatizado, pelo aparelho que estava funcionando antes, portanto era para o split gastar menos. Em resumo, é realmente muito estranho. Nunca recebemos reclamações ou avistamos um defeito nesta área, pode ser, mas nunca passou por nós essa situação. Sugerimos que contate um profissional que possa visitá-lo e observar no local o que pode ser e até mesmo a instalação do split.

          Boa sorte. Obrigado pelo contato.

          • Obrigado, foi útil essa troca de informações, vou solicitar um profissional para analisar a instalação.

  28. ofertaram um split Elgin 12000 Btus Quente Frio 220v modelo SRQI 1200 2 Classe C Rotativo
    por 10x 120,00 boleto, gostaria de saber se o custo beneficio compensa por não ser inverter ou é ?

    O que preciso entre material, gas etc para instalar ?

    Obrigado

    • Oi Walker. Não podemos dizer se o aparelho é indicado ou não pois não sabemos para qual tipo de ambiente o aparelho vai ser direcionado.
      Primeiro de tudo você deve ler este texto. Ele irá lhe responder muitas dúvidas.
      Quanto à questão do material, não podemos lhe indicar a listagem pois este procedimento deve ser feito com um profissional técnico.
      Obrigado.

  29. Boa tarde, comprei um split Electrolux 12000 Btus inverter modelo BI12F/BE12F na loja on line da Electrolux e para minha surpresa descobri que o compressor instalado na unidade externa é o modelo QXA-A091zC190 que no site do fabricante ( http://cnvestar.en.made-in-china.com/product/ovYEngMAOtcj/China-Compressor-D-Series-QXA-A091zC190-.html ) informa que este compressor tem a capacidade máxima de 9480 btus (Cooling Caopacity:
    9480BTU/Hr). Pergunto aos senhores: Isto está correto ou eu estou sendo lesado por este fabricante?

  30. Bom dia, moro com amigos em um apê, agora no verão chega ficar 42º a tarde, muito calor estamos querendo um ar, que servirá para refrigerar 2 quartos cerca de 25m² no máximo, qual aparelho você pode me indicar? Estou de olho nos da marca Electrolux e SPRINGER CARRIER
    a minha dúvida é o aparelho se precisa ser inverter e se o de 12k BTU não vai dar conta mesmo.
    Obrigado

    • Olá Eduardo.

      O aconselhado é que seja um aparelho para cada quarto. O de 12000BTUs não dará conta da necessidade de vocês. Você pode fazer o cálculo através deste link e saber quanto exatamente precisará.

      Agradecemos seu contato.

  31. Olá,
    Moro na Praia Grade/SP, e aqui as temperaturas oscilam com frequencia no mesmo dia, podendo ter diferenças de até 8° entre o período da manhã e o final da tarde.
    Quero colocar um split inverter na sala que é conjugada com a cozinha (tipo cozinha americana).
    A área total é de aproximadamente 30m², com geladeira, fogão e 1 televisão, 3 adultos e 1 criança no local. A calculadora do site me indicou 21000 Btus, minha pergunta é: Vale a pena instalar um ar nesse local, tendo em vista se tratar de uma sala/cozinha? E qual será o meu consumo mensal se o ar ficar ligado por cerca de 10 horas diárias?

    Adorei o site!!! Parabéns!!!

  32. Boa noite. Estou pesquisando aparelhos de ar condicionado portáteis e gostaria de saber: os portáteis gastam mais energia que os Splits? Oque significa dizer que um aparelho gasta 1,3Kwh/h , e 17,2 Kwh/m? Os splits são melhores que os portáteis? Desde já, muito obrigado.

    • Oi Marcelo. Os splits são melhores do que os portáteis. Muitos de nossos leitores reclamam de problemas na refrigeração dos portáteis além de serem bastante barulhentos. De qualquer forma, recomendo que leia este texto que fala sobre como escolher o ar condicionado ideal.
      Obrigado pelo contato.

  33. Olá, Tenho uma academia 90m em uma sala e quero colocar ar condicionado, mas tenho dúvidas, qual seria o ar indicado… o mais economico?

  34. Bom dia!comprei um ar split 12000 btus da marca york.mas, só depois que chegou que eu fui ver que a classificação procel dele era “C’.O que devo fazer? a classe C realmente consome muito mas que aclasse A?

  35. Boa noite estou querendo adquirir um ar condicionado de 12000BTU. Moro em Ji-Paraná – Rondonia (região norte) onde o calor é constante 32 a 35,36 graus. A função inverter pode ajudar na economia. Qual seria o melhor aparelho para o meu caso em um quarto de 18m².

    • Oi Carlos. Se o calor é constante o inverter não vai ser tão interessante assim. Escolha um modelos com tecnologia tradicional.
      Recomendo que leia este post que fala sobre como escolher o ar condicionado ideal.
      Obrigado.

  36. Olá,
    Moro na Praia Grade/SP, e aqui as temperaturas oscilam com frequencia no mesmo dia, podendo ter diferenças de até 8° entre o período da manhã e o final da tarde.
    Quero colocar um split inverter na sala que é conjugada com a cozinha (tipo cozinha a americana).
    A área total é de aproximadamente 30m², com geladeira, fogão e 1 televisão, 3 adultos e 1 criança no local. A calculadora do site me indicou 21000 Btus, minha pergunta é: Vale a pena instalar um ar nesse local, tendo em vista se tratar de uma sala/cozinha? E qual será o meu consumo mensal se o ar ficar ligado por cerca de 10 horas diárias?

    Adorei o site!!! Parabéns!!!

    • Olá Ester.

      Se há variação de temperatura e o ar fica ligado 10 horas diárias, com certeza a tecnologia Inverter trará grandes benefícios.

      Você pode calcular o consumo mensal em reais nesta calculadora.

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

      Agradecemos seu contato.

        • Olá Willian.

          É o mesmo caso do leitor acima, como a região de vocês oscila menos de temperatura, acaba sendo irrisória a economia de um aparelho inverter. Creio que um split hi-wall atenderia sua necessidade. Claro, sempre fazendo dimensionamento correto do ambiente para identificar qual a capacidade necessária. Você pode usar a calculadora para identificar.

          Obrigado pelo seu contato.

  37. Boa Tarde

    Gostaria de tirar algumas duvidas. Nós moramos em Florianópolis onde existe uma variação durante o dia para a noite, as vezes chegando variações de 5° (isso raramente acontece, mas já aconteceu).

    Nós queremos fazer a instalação para uso doméstico de 3 Ar Condicionados.

    - 1 Ar para um quarto de 12 m².
    - 1 Ar para um quarto de 8 m².
    - 1 Ar para sala que deve possuir 20 m² ao total.

    Todos precisam ser Quente / Frio e de preferencia ter o Selo A de consumo.

    A nossa duvida é sobre qual modelo usar (SPLIT, SPLIT INVERTER ou SPLIT WINDOW ) e quantos BTUS seriam necessário para gelar ou esquentar sem gastar muita energia com o uso da Condensadora.

    Muito Obrigado

    Thiago Dalcin

    • Olá Thiago.

      Primeiramente, para saber a necessidade de cada ambiente que você nos passou depende de outros fatores. Sugerimos que faça o cálculo de cada peça usando nossa calculadora através desse link.

      Como em sua cidade há variações consideráveis de temperatura, aconselhamos o split inverter que é mais econômico que o convencional (o grau de economia está na quantidade de horas que será usado), porém, possui um valor mais elevado que o split mais usado, o hi-wall. Aqui tem informações sobre o split window, para conhecimento.

      Agradecemos seu contato.

  38. Os split convencionais estão ficando tão baratos que me deixa o consumidor impressionado. Os do sistema inverter estão sendo muito falados, mas a verdade é que existe muita dúvida com relação ao seu custo/benefício.

    Os comerciais falam sempre da economia de energia, e o consumidor fica sem saber o que escolher.

    O inverter funciona em função do tempo (temperatura externa) ou em função do ambiente que ele refrigera? Os convencionais funcionam em função da temperatura do ambiente interno. Ligam e desligam conforme a temperatura do ambiente INTERNO. Não entendo como o inverter vai funcionar em funçao da variação de temperatura externa.

    Abraço.

    • Olá Fernando.

      Quando não temos aparelhos climatizadores ligados, a temperatura externa e a interna estão interligadas. Se está calor na parte externa, provavelmente esteja calor no interior do ambiente, por isso o inverter tem essa diferença. Ele não fica no liga/desliga do compressor (etapa que gasta mais energia), ele segue constante, trabalhando com intensidades diferentes conforme a variação da temperatura como um todo, por isso traz economia.

      Qualquer dúvida conte conosco. Agradecemos seu contato.

      • Ok, mas, pela lógica, o compressor
        do ar condicionado deve trabalhar em função da temperatura do ambiente que está sendo refrigerado, e não da temperatura externa. Assim não faz sentido que o inverter diminua sua rotação apenas se a temperatura externa baixar. É estranho esse inverter!! Os consumidores estão convencidos q o inverter ao atingir a temperatura programada vai diminuir sua rotação, independente da temperatura externa, mas pelo jeito não é isso q ocorre. Então, acho q é melhor ficar longe desse tal de INVERTER.

        • Olá Fernando.

          O ar-condicionado trabalha em função do ambiente que está sendo refrigerado, ok. O dissemos é que a temperatura externa, interfere na interna. Por exemplo, se pela manhã o tempo está ruim, frio, etc. E a tarde a temperatura mudou, está um sol forte, ele atuará de outra maneira. Se a temperatura externa não interferisse na interna então seria possível você programar o ar para ficar em 21 graus, no momento que o ambiente chegou nessa temperatura, seria apenas desligar o ar e aproveitar o ambiente climatizado, mas não é assim que funciona, exatamente por ele manter a temperatura interna conforme a externa é inserida no ambiente.

          Obrigado pelo contato.

  39. Ola
    estou com muitas duvidas, comprei um ar split 12.00 btus para meu salao de beleza, o unico problema e que ele esta desligando, o que pode estar acontecendo
    ele desliga e liga de novo apos alguns minutos

    • Oi Nalva. Talvez ele esteja com algum problema na parte elétrica.
      De qualquer forma, recomendo que chame novamente o técnico que fez a instalação do seu aparelho.
      Obrigado pelo contato.

  40. Tenho uma dúvida:
    Tenho dois modelos: modelo X, com inverter e modelo Y, sem inverter.
    Ambos os modelos tem selo PROCEL A. O modelo X consome 1.6kWh e o modelo o modelo Y consome 1.5kWh.
    O modelo X ainda é vantajoso mesmo tendo o inverter?

    • Oi Rômulo. Tudo vai depender do tempo de uso que o equipamento terá. A sua cidade também deverá ter variação térmica para que o inverter valha a pena. Caso você não se enquadre nestas condições, pode ficar a vontade para comprar um aparelho normal.
      Obrigado pelo contato.

      • Sou de Passo Fundo – RS. Hoje de manhã cedo, 18°. De meio dia deu 30°. Agora, 13:50, está 28°. Ontem foi um dia como hoje e na tardinha chega aos 26 e uns 20° pela noite, depois que concreto resfria um pouco.
        Há dias que a noite temos 30° fácil fácil Esse ar condicionado é para residência, então a maior parte do uso será das 19h até as 08h.

  41. Olá, moro em SC. Tenho a intensão de por um split no quarto (15m²). Creio que um de 9.000 btus resolva, correto? Qual fabricante você recomendaria? Vale a pena por um inverter com gás R410A? Desde já, agradeço.

    • Oi Cleiton. O inverter só é interessante quando há variação de temperatura na região e se o aparelho for ser utilizado por longos períodos durante o dia. Caso contrário, você pode optar por um modelo tradicional.
      Quanto ás marcas, nosso leitores geralmente citam Fujitsu, Hitachi, Gree, Carrier, Samsung e LG.
      Obrigado pelo contato.

  42. Ótima matéria, bem esclarecedora, só a parte de nunca desarmar que esta errado, sou técnico em refrigeração e instalo vários inverters em minha cidade, inclusive o meu é inverter e ele desarma quando a temperatura baixa mais de dois graus do selecionado no ambiente interno, abração.

  43. Olá
    Moro em Belém (calor o ano todo) e pretendo comprar um split para instalar em uma loja (7 metros quadrados) localizada em um mini shopping (apenas térreo).

    Nosso horário será das 10:00 às 20:00h, ou seja, 10 horas com o split funcionado.

    Você recomendaria adquirir um split inverter (gás ecológico) ou um convencional? O que me proporcionaria mais economia de energia?

    Atenciosamente,
    Ana Flávia Mateus

  44. Boa tarde, Com a sua ajuda eu decidi comprar o ar inverte para o Salão de Beleza da minha namorada, mas agora surgiu uma duvida. Existe alguma diferença para uso comercial do split HI-WALL para um de piso/teto, pois estou pesquisando preço e um cara me falou que o piso/teto seria melhor.
    at

  45. Olá, muito bom os seus comentários. A minha namorada quer colocar um split no Salão de Beleza dela. Com lá usa muitos equipamentos quentes, como secador de cabelo e pranchas a temperatura deverá variar muito. Pelo o que eu entendi o Inverter seria a melhor opção para o Salão dela né? O uso será das 9h às 19h.

    • Olá Lucimar. Se o aparelho for ser utilizado por longos períodos então escolha inverter. Caso contrário, compre um tradicional.
      Obrigado pelo seu contato.

    • Olá Frederico.

      Para sabermos um número preciso é necessário saber a quantidade de pessoas que frequentam o quarto e o número de aparelhos eletrônicos.

      Mas em nossa calculadora você mesmo pode o cálculo.

      Agradecemos seu contato!

  46. Reformulando a duvida anterior!
    perguntei se era mais indicado um 12 mil inverter ou 18mil normal!
    Pois essa sala(40m2) será usado o ar na parte do dia umas 6 horas diárias e a noite esporadicamente.
    att,

    • Olá Thiago.

      Primeiramente aconselhamos que você faça aqui o cálculo exato de BTus que necessita, observando o número de pessoas que costuma estar presente no ambiente e a quantidade de eletrodomésticos.
      Quanto a tecnologia inverter, ela é aconselhada por você usar o ar-condicionado por mais de 6h/dia, mas ao mesmo tempo é mais indicado para regiões de variações térmicas como sul e sudeste, por exemplo.Aqui você fica sabendo mais sobre aparelhos inverter.

      Agradecemos seu contato!

  47. vou comprar um ar inverter para a sala, estou em duvida entre o 12mil e 18mil.
    Qual devo comprar ? é ficará ligado parte da manha e da tarde e noite , a área é 30m2.
    Será usado no inverno no quente e no verão..apartir de novembro até março.
    Aqui as estações são bem definidas, não seria um ar pra gelar e sim pra ficar um ambiente agradável.
    E ai?
    Obrigado desde já

  48. Boa noite.

    Moro no Rio de Janeiro e irei colocar um ar-condicionado de 18.000 btus na minha sala que tem 15m², mas ligarei esporadicamente. Ainda assim vale a pena um aparelho inverter? No quarto onde também só ligo à noite, é recomendado esse modelo?

    Obrigado.

    • Olá Diego. No seu caso o inverter não é interessante, visto que você ligará o aparelho num período reduzido.
      Ele só valerá a pena quando usado por várias horas.
      Obrigado pelo seu contato.

  49. Boa tarde: A tecnologia inverter requer tubulação com bitola diferente? no caso afirmativo onde posso entrar uma tabela de tubulação para essa tecnologia? Obrigado.

  50. Morro na serra gaúcha, e devido as temperaturas baixas, meu split não funciona à baixo de 4 graus, o split inverter também possui este problema ?

    • Olá Flavio.
      O split inverter é recomendado para locais que tenham diferenças bruscas de temperaturas, pois ele oscila conforme o clima. Também ele se torna mais econômico para o seu bolso se o aparelho ficar muito tempo ligado.
      Porém, nestas épocas acontece esse fenômeno mesmo. O ar congela. Temos até um post que fala sobre isso.
      Liguei para um técnico e perguntei sobre o que poderia ser feito nesses casos. Mas infelizmente, quando o frio é intenso e tão baixo não se pode fazer nada em relação a isso. Os modelos inverter não tiveram nenhum tipo de reclamação quanto a esse problema pois seu sistema inteligente pode funcionar melhor em picos de temperaturas bruscas.

  51. Boa noite ! Eu posso usar ese novo modelo inverter no meu quarto, sendo que eu durmo das 22 horas ate as 8 horas da manha, posso deixar ele ligado esas horas todas, minha casa é muito quente. Depois desligo o dia todo o inverter vai ficar ligado? gasta energia durante todo o dia ?

    • Olá João.
      A diferença do inverter para aparelhos normais é que ele oscila conforme o clima muda. Ele acompanha todos os picos de temperatura. Por esse motivo ele não é recomendado nas áreas que fazem mais calor durante todo o ano.
      Quanto ao desgaste de energia, esse aparelho também é recomendado para ficar bastante tempo ligado. Pois seu consumo acaba sendo mais econômico quando muito tempo funcionando em relação aos demais aparelhos.

  52. Senhores o ar splt inverte da Samsung vem dando problema porque ele vem sem dispositivo elétrico de fabrica para só as empresas autorizadas fazer instalação do mesmo esse dispositivo encontra se em baixo do dispositivo dissipador de calor o dissipador é aquelas placas de alumínio que fica na placa da condensadora externa A/SMICOM – EPROM esse dispositivo só tem o fabricante ou a autorizada acabou a concorrência Esso os caras

    • Olá…
      Morro do norte do RS, e estava pensando em adquirir um split consul, 12000 btus, inverter e reverso. Gostaria de saber de esse modelo da consul é mesmo economico? Pois não consta nas caracteristicas do produto o consumo de energia.

      • Olá Cris. Existem diversos modelos de 12 mil BTUs da Consul e cada um com um nível de consumo diferente. Neste link do comparador, clique sobre o modelo desejado e veja os níveis de consumo dele. Para os modelos que não possuem selo Procel, veja seus dados nas tabelas do Inmetro.
        Obrigado pelo contato.

  53. Bom dia!
    Tenho uma duvida:exite ar condicionado Inverter selo C? Ele deixa de ser econômico devido a essa classificação energética?

    • Olá Sthephanie. Sim, existem modelos inverter com todas as classificações energéticas. Porém, na grande maioria são aparelhos com selo A.
      A etiquetagem energética é quem diz se o aparelho é econômico ou não.
      Este modelo é um exemplo de Inverter com selo C.
      Obrigado pelo seu contato.

  54. Olá!

    Moro em Cuiabá- MT e aqui o calor pega pesado.No verão faz muito calor de dia, quanto de noite, mas em níveis de temperatura diferentes.A noite, ainda que no verão, a temperatura cai, mas ainda assim é alta.
    Eu pretendo utilizar o ar durante o dia e também a noite.
    Durante o dia será, provavelmente, algumas horas da manhã, durante a semana, voltando a utilizar após as 7 horas da noite
    Nos finais de semana, o tempo de uso será aumentado, ficando ligado continuamente por muito mais tempo.

    Seria recomendado pra mim um inverter?

    Outra pergunta:meu quarto tem 12 metros², pegando sol durante boa parte do dia.Utilizam o quarto 3 pessoas, sendo que uma é criança.Possui ainda um computador, uma lampada incandescente e um aparelho de som.Qual a capacidade ideal em btus?

    desde já agradeço,

    Alexandre

    • Olá Alexandre.
      Se a variação de temperatura é bastante significativa é recomedado o uso da tecnologia, mas levando em conta seu comentário talvez para você não seria necessário.

      Realizando o Cálculo de BTU, acredito que um aparelho de 12.000 BTU’s refrigerará o ambiente.

      Agradecemos o seu contato.

      • olá, amigos.
        parabéns pelo site. ótimas dicas.
        moro em mossoró/rn, aqui faz uns 38 graus durante o dia e nao variando muito durante a noite. o meu quarto mede 3 x 3. qual ar-condicionado indicado para esse caso?

  55. Olá!!
    Moro em Parnamirim/RN e vou comprar um split de 12 000 btus pra colocar em um ambiente que leva sol a tarde toda, e ele será utilizado basicamente a tarde, o inverter seria uma boa escolha??

    • Olá Jonathan.
      O Inverter é indicado para lugares com mais oscilação de temperatura, então no seu caso ele não seria o mais indicado.
      Realiza o cálculo de BTU para ver a potência necessária para sua casa, pois ele ajudará a encontrar o aparelho ideal.
      Agradecemos o seu contato.

  56. Bom Dia!

    Moro na PB e tenho um Samsung Virus Doctor de 9000 BTU’s no meu quarto. Comprei um Electrolux Eco Turbo também de 9000 BTU’s para o quarto do meu bebê. Gostaria de saber qual dos dois é mais econômico para usar durante o dia, nos dias mais quentes, e se o Eco Turbo realmente vale a pena.

    Att.

  57. bom dia ,eu comprei um splin de 12,000 para um salão de 30 mt,eu moro no m/s e aqui é bem quente durante o dia e meu ar não consegue gelar o ambiente e com isso ele gasta muita energia, eu pedi a opinião de alguns amigos e eles me disserão para comprar um inverter de 18000 btus , mas no video voçê fala que não é o apropriado para o meu caso já que eu uso ele durante o dia e a temperatura aqui é muito alta ,qual ar eu devo comprar me de uma dica de aparelho e marca por favor. obrigado. temperatura aqui na minha cidade é de 38 a 40 durante o dia .

    • Olá Douglas.
      O Inverter é indicado para locais onde existe maior variação de temperatura. Regiões como o Norte e Nordeste não é a opção mais econômica.
      Antes de escolher seu aparelho realize o cálculo de BTU, que irá indicar a potência necessária para gelar o ambiente. Você deve levar em conta a área do local em metros quadrados e o número de pessoas e de aparelhos eletrônicos presentes. Provavelmente para o salão será necessária uma carga maior do que 18.000 BTU’s, senão o aparelho irá trabalhar mais, gastará mais energia e não irá refrigerar o local.

      Agradecemos o seu contato.

  58. BOA noite, moro em vitoria ES, meu quarto pega o sol todo da tarde no qual é muito quente, só utilizarei á noite durante a semana e aos finais de semana pretendo utiliza por mais tempo, meu quarto precisa de um ar de 12.000btus. Qual é o melhor no meu caso split convencional ou split inverter para ecomonizar energia?

    • Olá Franciele. No seu caso, acredito que um split inverter seja interessante.
      De qualquer forma, recomendo que faça uma simulação de consumo de energia. Primeiro veja a classificação energética de um split normal e depois de um inverter nas tabelas do Inmetro.
      Coloque os dados na calculadora de consumo e veja quanto o aparelho consome por mês.

      Obrigado pelo contato.
      Att,

  59. Olá o meu ar split inverter quando ligamos ele funciona mais o time fica piscando duas vezes ai não funciona mais o que pode ser, não tem nenhum manual para indentificar esse fenomeno amigos

  60. Olá, gostaria de saber se o ar condionado inverter e a mesma coisa de eco turbo??

    Tem um modelo da eletrolux que é eco turbo que gostei muito, mas não sei se a função de eco turbo é a mesma do Inverter.

    Obrigada

    • Olá Vanessa.
      A função ECO não funciona do mesmo modo que o Inverter. A Eco economiza energia adequando-se a variação de temperatura do corpo durante o sono.

      Agradecemos o seu contato.

    • Olá Silvio. Em termos, pois os portáteis tem potência restrita até 13 mil BTUs, enquanto janela você pode conseguir modelos com 30 mil BTUs.
      Leia este post, pois ele irá lhe ajudar a escolher o aparelho ideal.
      Obrigado pelo contato.

  61. Olá, moro em Vitoria-Es, região sudeste, estava querendo comprar split inverter pela economia de energia, mas pelo que li e vi no video não é a melhor opção, pois irei usar o ar somente a noite e poucas vezes durante o dia (dias mais quentes). gostaria de instalar um aparelho compacto para atender 03 qtos com somente uma maquina, com relação a custo x beneficio quais modelos posso optar?? mesmo somente a noite ainda não seria melhor os inverter??? dos inverter qual os modelos mais economicos, pois tem fabricante anunciando 60% de economia de energia, é isto mesmo.
    obrigado atenção.

    • Olá Silvio. Vamos por partes.
      - Se nao fores usar por longos períodos seu aparelho, então você nao precisa de um aparelho inverter.
      - escolha um modelo tradicional, porém com selo procel A, que garante maior economia de energia.
      - climatizar 3 quartos com um aparelho? isto nao é nada interessante para quem procura economia de energia. Você pode fazer sim, entretanto terá de pegar um aparelho com alta carga térmica e ainda assim corre o risco de sobrecarregá-lo.
      - Segundo nossos leitores, as marcas mais indicadas são: LG, Fujitsu, Hitachi, Gree e samsung.
      - Recomendo que veja este post, pois ele irá lhe ajudar a escolher o aparelho ideal.

      Obrigado pelo contato.

  62. meu filho sofre de alergia pulmonar, deixando-o com falta de ar (asma).
    o médico recomendou que não usasse ventilador e sim ar condicionado.
    qual o tipo de ar condicionado ideal?
    conversamos com um represtentante de ar condicionado e o mesmo falou que a brastemp tem um ideal chamado ative que renova o ar do ambiente.
    é isso mesmo ou tem outra sugestão?

  63. Boa Noite, Moro no rio de janeiro e gostaria de tirar uma dúvida. Vou colocar dois split’s em meu aparatamento. Sendo um na sala apenas para amenizar a temperatura (Usado durante a semana entre 19:00 & 22:00 e fim de semana durante boa parte do dia) e um no quarto para uso noturno.
    Gostaria de saber se no meu caso teria uma vantagem significativa com o uso da tecnologia inverter.

    • Olá Raphael. No seu caso recomendo um inverter na sala, pois será mais utilizado. E no seu quarto você pode instalar um split normal.
      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

      • Sou de Porto Alegre no caso acima, quando utilizamos o split normal a temperatura não ira oscilar, pois o AC normal só liga quando a temperatura muda em relação ao programado, e com isso pode causar problemas de saúde devido a oscilação. O Inverter não é mais aconselhável nesses casos, por manter a temperatura estável?
        Aqui podemos iniciar a noite com 40º e terminar com 20º no verão e no inverno começar com 20º e chegar a 5º na madrugada.

        Obrigado e aguardo parecer.

        • Olá Amadeu.

          Quando falamos de oscilação de temperatura, é do ambiente externo. Podemos afirmar que Porto Alegre é uma das cidades onde o inverter mais faz efeito, pois oscila demais a temperatura na Capital gaúcha.

          Obrigado pelo contato.

  64. por favor gostaria de uma informação se o melhor é o convencional ou o inverter, pretendo instalar em ambiente comercial (clinica) salas de recepção e consultorios onde ocorrem abertura de portas constantemente provocando variação na temperatura. cidade de palmas tocantins (temp media de 38º). outra duvida : o que é mais economico e eficiente : usar ar mais potente com ventilador no fraco ou usar ar menos potente e ventilação no mais forte?.

  65. olá! gostaria de saber se existe alguma diferença na instalação do inverter em relação aos outros? instalei um em casa, ele esta ligando, mas o compressor não ativa… obrigado.

    • Bom dia !

      Moro aqui na cidade de Petrolina/pe, aqui é muito quente a temperatura média é de 30 graus o ano todo, qual devo comprar o com tecnologia inverte ou o mais recente da eletrolux eco turbo.
      Obrigado.

      • Olá Edézio.

        No seu caso, não é recomendado um Split com a tecnologia Inverter, ele só é necessário em lugares que há oscilação de temperatura.
        Leia este post e saiba mais como escolher o ar condicionado ideal para a sua casa.

        Agradecemos o seu contato.

  66. Ola muito bom a portal.

    Tem ar condicionado da marca york de 12000 a placa controladora esta com defeito e nao encontro aqui na cidade que moro sera que voce podem me ajudar para concerta meu equipamento meu ar esta com treis anos de uso.Moro em Palmas TO aqui o calor e muito.

  67. Comprei um split normal de 9000btus e ví que o consumo dele em (Kw/h) e comparando com o inverter é igual , ou seja .o normal tem no manual o consumo de 17,3(Kw/h) e o inverter o mesmo consumo 17,3(Kw/h) .Sendo comparado com a mesma marca do produto , então é verdade que o consumo são os mesmos ao mês? . No seu video vc está informado que o inverter é beneficio em algumas regiões . Então tenho outra duvida na qual aki no nordeste o benecio dele só é considerado para quem usa por muitas horas para que ele possa chegar a temperatura ideal e diminuir a rotação ? Eu desistir de comprar o inverter até porque moro em Ipaumirim uma cidade do ceará que a temperatura do dia aki é muito quente durante o dia todo e também o meu uso será de poucas horas dependendo da temperatura que o ambiente estiver mais quente no quarto , .Abraão Arruda

    • Olá Arruda.
      O Inverter é indicado para locais com maior oscilação de energia e onde você precisa deixar o ar condicionado ligado por mais tempo.
      No seu caso não é necessário um aparelho com a tecnologia.

      Agradecemos o seu contato.

  68. Ola, primeiramente parabenizar pelo site. gostei do video.
    Vamos la. estou construindo e ja deixei espera para os split, queria uma opiniao sobre quantidade de btus necessarios para os ambientes e se preciso de inverter. moro no sul e o verao eh de raxar.
    tenho 1 quarto de 16m2, 2 quartos de 9m2 cada e uma sala/copa de 32m2.

    obrigado e boa senana.

    • Olá Alan.
      Para descobrir a quantidade de BTU’s, você deve levar em conta além da área, o número de pessoas e de aparelhos eletrônicos no ambiente.
      Clique aqui para fazer o cálculo de BTU.
      Quanto o Inverter, ele é recomendado para quem vai usá-lo bastante tempo e em locais que sofrem maior oscilação de energia.

      Acesse aqui para fazer a cotação de produtos com a tecnologia Inverter. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.

      Agradecemos seu contato.

  69. Bom dia !!!

    Eu tenho um quarto de 3×4 9000 btus (meu) e dois de 3×3 7000 btus (filhos). O quarto dos meus filhos só a noite vou ligar o ar e o meu vou ligar a tarde e noite. Moro em Recife-PE e o calor está muito alto. Pergunto se é melhor eu colocar um ar split convencional ou Inverter.
    Grato

    • Olá Luiz.
      Nesse caso não é necessário o uso de um aparelho com a tecnologia Inverter, pode ser convencional. O Inverter será utilizado quando você deixar ele ligado por mais tempo.

      Agradecemos o seu conato.

  70. Bom dia e parabéns pelo site!

    Como não quero gastar muito espaço para instalação da unidade condensadora em minha residência no Rio de Janeiro, penso em adquirir um bi-split de 18000 Btus (uma unidade evaporadora para cada quarto). As duas unidades evaporadoras serão ligadas somente nos dias mais quentes (principalmente à noite) e não ficarão ligadas simultaneamente todo o tempo (cerca de 30% as 2 juntas). Gostaria de saber se, no meu caso, um bi-split de 18000 Btus (sem ser inverter) consume mais energia que 2 splits de 9000 Btus e se vale a pena adquirir um bi-split com a tecnologia inverter. Qual é a melhor opção dentre as possíveis?

    Obrigado.

    • Olá Ricardo.

      Recomendamos que você adquira dois splits de 9.000 btu’s. Eles são muito mais econômicos que o Bi-Split, independente se você deixar apenas uma unidade evaporadora ligada, ele não irá funcionar na potência de 9.00 btu’s, pois o compressor funciona por porcentagem quando é os dois, sendo distribuido.

      Acesse aqui para fazer a cotação. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.

      Agradecemos seu contato.

  71. Boa noite,

    Assisti ao vídeo disponibilizado acima e para mim, na minha situação, não ficou claro se haverá vantagem em adquirir um aparelho com a tecnologia inverter, já que moro no nordeste do país. Vou expor a situação para ser ajudado. Pensei que fosse vantagem em adquirir um aparelho inverter pela questão da economia, dita acima, pelo que entendi, que para o nordeste que tem temperaturas altas praticamente o ano todo não há vantagens. Porém no meu caso quero instalar dois aparelhos de 7.000 Btus, no meu quarto (9,85m2) e no quarto do meu filho (8,80m2), para uso na grande maior parte no período da noite, onde inicialmente (22h) a temperatura é por volta de 27°C e ao amanhecer (05h) 23 ou 24°C. Para este caso seria vantajoso ter um inverter ou não, já que não vou utilizar durante o dia, ou pelo menos usarei pouco? O que o Professor Paulo falou é algo realmente comprovado? Aqui, não sei se por falta de maior informação, algumas pessoas que conversei, vendedores e instaladores, para eles é certo a grande economia com este aparelho, também não sei se para eles é algo comprovado. Enfim, ficarei aguardando resposta. Muito Grato.

    • Olá Sávio.
      De fato, para você que mora no Nordeste não é necessário adquirir um aparelho com a tecnologia Inverter, somente se de dia o ambiente recebe calor e sol e se você irá manter o ar condicionado ligado por muito tempo.

      Acesse aqui para fazer a cotação. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.

      Agradecemos seu contato

  72. Olá!

    Moro na serra gaucha e pretendo adquirir 4 aparelhos split, um para sala e outros 3 para os quartos. Meu problema aqui é o inverno visto que no verão dificilmente sinto calor, pois meu apartamento não recebe muito sol. Qual modelo seria indicado?

    Obrigado!

  73. boa tarde tenho uma duvida eu moro no Estado de Goias e aqui é bem quente e estou querendo comprar um ar condicionado split de 9.000 btus para colocar no meu quarto
    + eu tenho duvida em qual comprar se eu compro o da linha split wall ou da linha split wall inverter
    eu quero economizar na energia e ouvi alguns colegas eles falarão para mim q split wall é economico e outro fala split wall inverter e o melhor e o + economico

  74. bom dia,gostaria de saber,como é feito esse cálculo para chegar essa diferenca de até 60%?
    E se realmente chega essa diferença? fico no aguardo e muito agradecido pelo contato.

    • Olá Moacir. Não temos a fórmula deste cálculo. Nos baseamos em informações divulgadas pelo fabricante, com base nas tabelas do selo Procel.
      Vale lembrar que nem todos os aparelhos inverter atingem este percentual. Isto depende da marca e do tipo.
      E a tecnologia inverter só é válida onde haja uma variação de temperatura. Se você mora em uma região onde faça calor o ano todo, talvez nao seja interessante.
      Obrigado pelo seu contato.

  75. EXCELENTE VIDEO SOBRE INVERTER.

    Moro em Fortaleza-CE, estava me programando para aquisição de ar inverter, como já foi falado no video que nao é viavel aqui na regiao nordeste, logo, gostaria de saber que tipo de ar split vç me recomendaria, diate mão informo que minha necessidade é de 9000 Btus.

    grato!

    • Olá Anchieta. Obrigado pelo seu contato. Ele é muito importante para nós.
      No seu caso recomendamos um split convencional. Neste link fizemos uma pesquisa prévia com os seguintes filtros: 9 mil BTU – modelo split normal – função frio.
      Deixamos ao seu critério a escolha da marca.
      Altere os filtros para refazer a sua pesquisa com outros resultados.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Att,

    • Sr.Anchieta,bom dia.
      Moro no Ceará também, teho uma pousada em Águas Belas. Estou querendo colocar ar condicionado e tenho a mesma dúvia que o senhor, coloco o inverter ou não ? O senhor comprou o convencional mesm ou não ?
      Aguardo seu comentário,obrigado

      • Olá Ulysses. Se você for utilizar o aparelho ligado por longos períodos e se sua região tiver variação térmica, sim utilize um inverter.
        Caso contrário, compre um aparelho convencional.
        Obrigado pelo contato

  76. Ola gostaria de saber quanto a pressão do gas do aparelho ineverter para o convencional o que muda alem do gas ?a pressão é diferente e como medi-la?tem um manometro especifico se não me engano! abraço

  77. o compressor inverter,pode ser usado como um compressor convercional, com um capacitor para dar partida no mesmo? espero resposta obrigado.

  78. Olá
    Gostaria de saber se o inverter vai fazer diferença no meu caso, vou instalar um ar cond. de 12.000btus em meu quarto moro em Campinas-SP e pretendo utilizar somente a noite em dias de calor por umas 2 horas mais para esfriar o quarto antes do primeiro sono pois minha casa não é muito quente, ou seja o inverter vai ficar funcionando o dia todo? ou somente quando eu utilizar? pelo que estou entendendo quando falam que o compressor não desliga no meu caso acredito que seria desperdicio pois durante o dia ninguém fica em casa. Muito obrigado pela atenção.

    • Olá Luis Henrique. No seu caso o inverter não seria tão interessante, visto que o seu aparelho só vai funcionar de noite. Você pode adquirir um aparelho sem esta tecnologia. O inverter é recomendado para ocasiões onde o ar condicionado fique muito tempo ligado.
      Recomendamos que leia este posta que fala como escolher um ar condicionado ideal.

      Obrigado pelo seu contato.

    • Amigo Luis Henrique, não sei se foi bem assim q vc quis dizer, mas o teu aparelho não ficará ligado o dia todo. vc cita q será um desperdício, pois durante o dia ninguém fica em casa. Meu amigo, vc ligará o seu aparelho a hora q quiser, a diferença está q qdo ligado o COMPRESSOR não ficará ligando e desligando sozinho, como acontece nos ar condicionado de janela e nas geladeiras, aumentando o consumo de energia. O COMPRESSOR no sistema inverter ficará ligado também somente qdo vc ligar o seu aparelho, de forma q qdo houver necessidade de refrigerar o ambiente ele passa a trabalhar na capacidade máxima, refrigerando o ambiente ele continua a funcionar , mas na capacidade mínina. Não querendo usar mais o ar condicionado é só desligá-lo que não haverá consumo de energia nenhuma. Um forte abraço, espero que tenha sido útil a informação.

      • Olá, moro em Rio das Ostras e gostaria de saber se o modelo split inverter seria recomendado. Pretendo utilizar a noite e as vezes no dia. Estou com duvidas pois não estou entendendo qual seria o melhor modelo.

        • Olá Márcia.

          A maior economia do aparelho inverter se dá quando o local varia muito de temperatura. Se for o caso de Rio das Ostras, com certeza será válido.

          Obrigado pelo contato.

          • Boa tarde, se usar o ar somente durante a noite onde a temperatura tende a se manter constante, será que terei vantagem em adquirir o inverter? Ou este tipo de ar seria mais recomendado para um uso constante?

          • Olá Cartola.

            Ele é mais econômico em qualquer situação, mas sua economia passa a ser relevante onde há maior variação de temperatura (como regiões sul e sudeste) e uso constante.

            As tabelas do Selo Procel indicam o consumo exato de cada aparelho.

            Agradecemos seu contato.