Atualizado em 11/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

A Unipac é a criadora de um filtro para ar-condicionado que combate o principal agente causador das crises de rinite e conjuntivite alérgicas sazonais, o pólen.

A empresa japonesa, com sede em Kawaguchi, começou em fevereiro de 2017 a comercializar filtros para escolas e grandes instalações comerciais do Japão, onde metade da população sofre com alergias.

Leia mais: Filtros do ar-condicionado: está na hora de trocar?

Em 2018, uma escola recém inaugurada em Kawaguchi foi a primeira a testar os filtros. Hoje, filtros contra pólen já podem ser encontrados com certa facilidade pela internet, inclusive, com modelos para carros.

Sobre os filtros

Os principais modelos são os de grande porte, mas modelos de filtros para aparelhos residências e para automóveis  já estão se popularizando. Os maiores custam cerca de 25 mil Ienes (mais ou menos R$698).

Os filtros conseguem absorver até 99% do pólen e 85% dos agentes causadores de alergias menores em uma hora. Isso ocorre por conta das substâncias que são injetadas nas fibras, elas absorvem esses alérgenos.

Filtros anti-pólen no Brasil

Os filtros anti-pólen no Brasil são mais visados no Brasil para os sistemas de climatização dos carros. São popularmente conhecidos como filtros de cabine, e custam a partir dos R$ 20 em média.

https://www.webarcondicionado.com.br/cupons/?utm_campaign=2019&utm_medium=postblog&utm_source=webarcondicionado

O problema do Pólen

O pólen é uma partícula como qualquer outra suspensa no ar. Normalmente associada à poeira, fuligem e outras causas mais visíveis, doenças respiratórias e crises alérgicas como a Rinite são desencadeadas pelo excesso desses diminutos pedaços de material flutuante. Principalmente na primavera, as flores começam a produzir pólen para se reproduzir, e o vento e insetos tratam de espalhá-lo por aí pelo ar.

Por isso a importância de se proteger. E nisso, um bom filtro especializado no assunto pode ajudar. E você, acha que está precisando de um filtro desses na sua casa, no trabalho ou no carro?

Leia mais: Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa