[ x ] Fechar

Você sabe quais são as fontes de energia existentes no mundo?

  • 26 de agosto de 2015
  • Nenhum Comentário

Você sabe quais são as fontes de energia existentes no mundo?A energia é um recurso indispensável em diversas atividades humanas. Ela é responsável por iluminar, mover máquina e veículos, as indústrias necessitam de energia para criar produtos competitivos e os países precisam da energia para movimentar suas economias. Além disso a energia nos proporciona conforto e mobilidade pessoal.

As fontes primárias de energia são divididas em dois grupos: energias renováveis e energias não renováveis (ou esgotáveis).
Energias Renováveis são as que se renovam de acordo com o ciclo da natureza, elas não acabam. São o Sol, os ventos, as matérias orgânicas, o calor da Terra, os rios, as correntes de água doce e os oceanos.

Energias não renováveis ou esgotáveis são as que, apesar de também serem geradas pela natureza, com o tempo elas acabam, pois demoram muitos anos para se formarem. E como utilizamos muito, a natureza não tem tempo de repor. São exemplos de fontes não renováveis, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

Já as fontes secundárias de energia são aquelas que precisam ser transformadas, ou seja, são originadas das fontes primárias. São elas: a gasolina, o diesel e a energia elétrica. Essas produzem mais poluentes que degradam a camada de ozônio.

Conheça as fontes de energia disponíveis no planeta

Energia hidráulica ou hidrelétrica
energia hidrelétricaEssa é a fonte de energia mais utilizada no Brasil por conta do grande potencial hidrelétrico que o país tem, com diversas bacias hidrográficas.

Ela é gerada pelo movimento de turbinas, impulsionadas pela água de rios. Trata-se de uma fonte de energia renovável, porém, sua construção causa impactos ambientais. As usinas mudam o curso dos rios com a formação de represas, que cobrem grandes áreas de florestas, o que acaba alterando o ambiente natural e colocando a fauna e a flora em risco. Além disso, há a emissão de gases por conta da decomposição de animais e vegetais que ficam no fundo das represas.

Energia Solar
energia solarA energia solar foi a primeira da Terra, porém ainda é pouco utilizada, pois sua instalação é mais cara.

Na climatização é uma fonte muito promotora, pois é limpa, renovável e não gera grandes impactos ambientais. Ela é produzida através de placas solares e células fotovoltaicas, que captam a radiação solar e transformam em calor ou eletricidade.

Energia Eólica
energia eólicaEssa é uma fonte de energia limpa e renovável, porém ainda pouco utilizada. A energia eólica é gerada através do movimento dos ventos. Ela é produzida por aero geradores conectados a turbinas que giram de acordo com a proveniência do vento, que não basta ser forte, ele precisa ser constante e superior a 3,6 m/s.

O Brasil também possui grande potencial para a produzir energia eólica, pois há diversas regiões favorecidas pelo vento, favorecendo a instalação de parques eólicos. Hoje temos 167 parques eólicos em todo o Brasil, porém, muitos estão desligados por falta de linhas de transmissão. Os principais encontram-se em Alto Sertão na Bahia, em Osório no Rio Grande do Sul e na Praia Formosa no Ceará.

Energia de Biomassa
energia de biomassaA biomassa é toda a matéria orgânica de origem animal ou vegetal que pode ser usada para a produção de energia. Exemplos de biomassa são a madeira, a cana-de-açucar, o esterco e restos de alimentos. Quando essas matérias entram em decomposição, elas geram gases que podem ser processados em usinas especiais.

No Brasil a energia de biomassa mais utilizada como combustível, pois é a cana-de-açucar que gera o álcool.

Energia Geotérmica
energia geotérmicaEssa energia é proveniente do calor que está no centro da Terra. Ela possui muitas aplicações, pode ser usada no aquecimento de casas, piscinas, estufas de agricultura e centrais geotérmicas.

Para obter esse tipo de energia é preciso perfurar o solo em locais onde haja grande quantidade de vapor e água quente, que são drenados até a superfície terrestre através de tubulações. Depois que é drenado, o vapor é transportado para uma central elétrica geotérmica, onde fica a turbina. Ou seja, a energia elétrica nesse caso é gerada pelo movimento das lâminas da turbina.

Esse tipo de energia não intensifica o efeito estufa, pois a emissão de poluentes é praticamente zero.

Energia Nuclear
energia nuclearEsse tipo de energia é obtido através da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido que aquece a água. É uma energia considerada limpa, pois não contribui com a poluição, desde que o lixo radioativo seja descartado em locais seguros.

São diversos os países que possuem usinas nucleares, o Brasil possui três, sendo que uma está inativa. A energia nuclear é fundamental em países onde não há outro recurso natural para obter energia. Elas garantem maior independência para países que importam petróleo e gás. Além disso, a energia nuclear é usada também na fabricação de bombas nucleares.

Energia Fóssil
Energia fossilEsse tipo de energia é proveniente do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. O gás natural, o carvão e o petróleo são fontes de energia fóssil. É uma energia que gera muita poluição, sua queima produz uma grande quantidade de gás carbônico que é liberado na atmosfera.

Mais da metade da energia usada no mundo é fóssil. Segundo a Agência Internacional de Energia, cerca de 87% do combustível consumido em todo o mundo é oriundo da energia fóssil. Além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, o petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *