[ x ] Fechar

Ar condicionado natural – a energia solar usada para resfriar ambientes

  • 04 de maio de 2011
  • 1 Comentário

Um estudo realizado pela Universidade de São Carlos (UFSCar) sobre chaminés solares – método que pode ajudar a resfriar ambientes, como explica o professor Maurício Roriz, que orientou esta pesquisa junto com seus orientandos Fernando Sá Cavalcante e Letícia de Oliveira Neves : “A chaminé funciona como um coletor solar: os raios solares atravessam um vidro e aquecem uma placa metálica preta, situada abaixo dele. Aquecida, a placa emite calor, mas em frequência diferente da que vem do sol e para a qual o vidro é opaco. Assim, o calor entra, mas não consegue sair” explicou Roriz.

A principal diferença dos demais aquecedores solares, é que enquanto naqueles a água passavam, neste passa o ar. Dentro da estrutura, o ar aquecido se torna mais leve e tende a subir, aspirando o ar dos ambientes e substituindo-o pelo ar externo, mais puro e geralmente mais confortável, particularmente nos climas típicos do Brasil.

Segundo Roriz, se trata de um processo de ventilação provocado por diferenças de temperatura e de pressão, sendo muito eficiente para promover o conforto térmico nas horas quentes, mesmo em áreas urbanas densamente ocupadas, onde os obstáculos impedem o aproveitamento da ação direta do vento.

Fonte: Site Revista Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Ar condicionado natural – a energia solar usada para resfriar ambientes"