[ x ] Fechar

Biomassa pode ser fonte de energia renovável no aquecimento de ambientes

  • 25 de junho de 2015
  • Nenhum Comentário

Biomassa pode ser fonte de energia renovável no aquecimento de ambientesBiomassa é todo recurso renovável que tem sua origem na decomposição de matéria orgânica, seja de origem vegetal ou animal, como o esterco, a madeira e restos de alimentos. Um bom exemplo são os resíduos da cana-de-açúcar, que em uma usina pode ser usado na produção de biomassa/energia.

Ou seja, biomassa é uma maneira indireta de aproveitar a luz solar, que utiliza a fotossíntese para transformar a radiação solar em energia química. E o seu principal objetivo é a produção de energia.

O Brasil possui condições (naturais e geográficas) que favorecem a produção de biomassa, pois recebe ao longo do ano, intensa radiação solar que é fonte fundamental, além de possuir grande quantidade de terra propícia para agricultura e condições climáticas também favoráveis.

Veja abaixo um roteiro de conversão da biomassa em energia:

Roteiro de conversão da biomassa em energia - Fonte: lippel.com.br

Quais as vantagens da biomassa como fonte de energia?
– Esse processo favorece a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global;
– É uma opção energética renovável que não produz grandes quantidades de poluentes;
– Por ser renovável e permitir o reaproveitamento de resíduos, é um processo de baixo custo;
– Pode substituir o consumo de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, que não são renováveis.

Lareira com recuperador de calorComo a biomassa pode ser usada no aquecimento de ambientes
Existem duas formas de se utilizar a biomassa para aquecer ambientes: em lareira com recuperador de calor e no sistema de pallets (estrado de madeira usado para viabilizar o transporte de caixas).

Em lareira com recuperador de calor é permitido uma queima controlada da madeira. Desta forma é possível economizar matéria-prima e obter uma irradiação de calor maior que a queima aberta. E o sistema de pellets também funciona como um recuperador de calor, utilizando uma fonte de energia renovável (a biomassa) que é o próprio granulado da madeira. Os pallets são produzidos com sobras das Sistema a palletindústrias da madeira.

Tanto a lareira com recuperador de calor quanto o sistema de pallets podem ser usados para aquecimento por meio de tubagens que transportam o ar aquecido para todos os ambientes, onde está instalado ou em outros cômodos. Sendo que para ser usado em outros cômodos será necessário um motor que ajude a puxar o ar quente para o local a ser aquecido.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *