[ x ] Fechar

Serpentina de cobre: Veja todas as marcas que utilizam

  • 08 de março de 2017
  • 65 Comentários

Muitas são as dúvidas que surgem para o consumidor no momento de comprar um ar-condicionado, entre elas: quais são as marcas e aparelhos que possuem serpentina de cobre e quais os que possuem serpentina de alumínio? Nós vamos ajudar a acabar com essa dúvida. Mas antes queremos falar um pouco sobre a importância da serpentina no ar-condicionado.

Qual a importância da serpentina no ar-condicionado? E qual a melhor, cobre ou alumínio?

É a serpentina, através do fluido refrigerante, que refrigera o ar que irá para o ambiente a ser climatizado.

O cobre é um material mais resistente que o alumínio e tem uma condutibilidade térmica maior, por isso é o mais procurado no mercado e o mais indicado pelos profissionais do ramo.

Moro no litoral, preciso de um ar-condicionado que tenha serpentina de cobre?

Quem mora ou passa grande parte do tempo no litoral, sabe que os cuidados com o ar-condicionado devem ser redobrados. Isso porque as peças se deterioram mais facilmente e a vida útil do equipamento pode ser menor se não houver um cuidado maior do que em regiões onde não há maresia.

Porém, as primeiras peças a serem afetadas pela maresia são a estrutura (caixa da evaporadora) e o ventilador. A serpentina é a última a ser corroída pela maresia. Por isso, para regiões litorâneas, a serpentina de cobre é a mais aconselhada pelo mesmo motivo que ela é mais aconselhada em qualquer região, por ser mais resistente.

Portanto, se o aparelho que você tem na praia possui serpentina de alumínio, saiba que isso não é um problema, pelo menos em um curto espaço de tempo, pois a maresia primeiro irá danificar a estrutura do equipamento.

Leia mais: Cuidados na hora de adquirir um ar-condicionado para a praia

Hoje algumas marcas já estão fabricando as condensadoras com a estrutura de plástico, e essa sim, é a mais indicada para locais onde há maresia. Pois se a estrutura não for danificada, as peças no interior dela também não serão.

Marcas que oferecem ar-condicionado com serpentina de cobre

Para acabar com a dúvida sobre quais marcas oferecem aparelhos de ar condicionado com condensadora de cobre, entramos em contato com as principais fabricantes. Obtivemos então as seguintes respostas:

Midea

A fabricante Midea informou que todas as condensadoras dos seus aparelhos Split Hi Wall das marcas Midea, Springer/Midea e Carrier, indicados para instalações residenciais, são montadas com serpentina de cobre. “Todos os nossos Hi Wall utilizam serpentina de cobre. Como eles são os mais adequados para climatização residencial, talvez sejam as melhores indicações”.  Já para instalações comerciais a fabricante oferece aparelhos da marca Toshiba.

Elgin

A Elgin, nos passou a seguinte informação: “todos os modelos de Split Hi Wall, cassete e piso teto com capacidade até 30000 BTU possuem serpentina de cobre”.

Komeco

De acordo com a Komeco, todos os seus aparelhos de ar condicionado possuem condensadora de cobre, inclusive os modelos Mini Split Ambient, Lotus e Maxime.

Agratto

A empresa Ventisol, que fabrica os aparelhos de ar condicionado da marca Agratto, informou que todos seus equipamentos possuem serpentina de cobre. “Todos os nossos aparelhos split são Classe A, com R410a e com serpentina de cobre”.

Fontaine

A fabricante Fontaine também nos informou que todos os seus aparelhos possuem serpentina de cobre. Lembrando também que a Fontaine é a única que fabrica aparelhos Split de 110v atualmente.

Gree

Todos os aparelhos das Gree fabricados atualmente contam com condensadora com serpentina de cobre.

Fujitsu

Em contato com a Fujitsu, fomos informados o seguinte: “todos equipamentos da Fujitsu trabalham com tubos de cobre de alta eficiência, e nunca utilizamos tubos alumínio em nossos equipamentos.”

LG

Segundo a fabricante LG, “todos os modelos comercializados atualmente possuem a serpentina de cobre”. Porém, ainda é possível encontrar no mercado alguns aparelhos, de ciclo “frio”, mais antigos, com serpentina de alumínio.

Electrolux

De acordo com a fabricante Electrolux, todos os seus aparelhos Inverter e Janela possuem serpentina de cobre. Apenas quatro modelos de aparelhos Split Hi Wall convencional (On/Off) de ciclo frio ainda são fabricados com serpentina de alumínio.

Outras marcas

Não conseguimos contato com as Fabricantes: Samsung, Consul, Philco e York. Mas após uma longa pesquisa em lojas, manuais e até mesmo verificando aparelhos, constatamos que todas as fabricantes de ar-condicionado estão trabalhando bastante para oferecer produtos de qualidade aos seus clientes, desenvolvendo tecnologias cada vez mais avançadas e usando materiais de boa qualidade.

Veja o que descobrimos:

Todos os aparelhos Split de ciclo quente/frio da Samsung possuem serpentina de cobre, já nos equipamentos de ciclo frio, as serpentinas são de alumínio.

As marcas Consul, Philco e York possuem aparelhos tanto com serpentina de cobre quanto de alumínio. Não depende do ciclo, e sim, do modelo.

Se você tem alguma informação diferente, por favor, nos envie através dos comentários logo abaixo do texto. Sua contribuição será muito importante para nós e para outros consumidores.

Nossa dica para quem está escolhendo um ar-condicionado

Independente do material da serpentina ser cobre ou alumínio, o ar-condicionado é um bem durável que não pode ser usado um ano ou dois e jogado fora. Ou seja, quando são bem instalados (por profissionais qualificados), utilizados de forma adequada e revisados periodicamente, costumam ter uma vida útil muito longa.

Quando for instalar seu aparelho, chame um profissional autorizado da marca, isso fará muito mais diferença do que o material da serpentina.

Boa compra!

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

65 Ideias sobre "Serpentina de cobre: Veja todas as marcas que utilizam"

  • Olá!
    Preciso somente da Serpentina de Cobre do Ar Modelo PHFE 80000-4 380V.
    Comprei 8 Ar e uma apareceu Vazamento, ai vimos que a Serpentina é de Alumínio e foi adquirido em 17/10/2018 as 12:14:37 hs
    (47) 3241-2755 c/ Luciano DJ

    • Olá.
      Agradecemos o contato, porém informo que não vendemos peças nem aparelhos de ar condicionado. Somos um comparador de preços e gerador de conteúdo de climatização. Para adquirir peças separadamente você pode tentar por meio das informações deste post que publicamos no blog. Outra opção é tentar diretamente com outros usuários em nosso Fórum do Ar Condicionado.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Agradecemos pelo seu contato.

  • Sugiro não comprar Sansung e Consul, trabalho com diversos aparelhos e foram os que mais me deram problemas, os técnicos concordam que o maior problema é a serpentina de alumínio do Sansung, são quase aparelhos descartáveis, já tive dois aparelhos que me estragaram com cerca de um ano e meio. Também tive dois consul de janela que estragaram, um deles ainda na garantia e o técnico que trocou colocou uma serpentina de cobre no lugar da alumínio, não sei se é verdade mas ele me disse que agora só fazem consul de cobre para janela.

  • Como posso ter certeza que o ar condicionado possui serpentina de cobre na hora de comprar? como escolher independente da marca? tenho um samsung e também deu o mesmo problema já relatado por muitos, vazamento devido a serpentina ser de alumínio, com pouco mais de um ano de uso.

    • Olá, Moisés.

      O ideal é entrar em contato diretamente com a fabricante e mencionar o modelo para ter a certeza de que está comprando o que quer. Fizemos essa postagem para ajudar nessa necessidade dos consumidores, mas como estão sempre surgindo novos modelos o ideal é ter a resposta da própria marca para saber que está no caminho certo.

  • Trabalho com refrigeração comercial e industrial, até a Danfoss não está mais enviando condensadores de cobre, só alumínio. A Whirlpool (Consul e Brastemp) para comprar apenas a serpentina, só vem de alumínio da fábrica.

  • Tenho ar-condicionado da Elgin e estou tendo dores de cabeça, tendo em vista que a serpentina é de alumínio e não de cobre. Informação falsa a da empresa.

  • Não ´e verdade que a MIDEA tem todos os aparelhos com serpentina de cobre. Comprei 4 aparelhos em meados de de 2016 e nenhum é de cobre e já está furada a serpentina.

  • srs compradores de ar o governo federal deveria entervir nessa roubalheira de fabricação fajuta cade código de consumidor perdi dois splits porque são de alumio na condessadora porque voçes fabricante so jogam porcaria aki no brasil manda la pra fora quero ver la eles devolvel lixo

  • Meu split Midea Liva de 18.000BTUs depois de um ano de pouquissimo uso acabou de furar a serpentina. Segundo o tecnico de confianca que tenho, trata-se de material de aluminio e moro proximo da praia. Nunca mais cometo esse erro.

  • Tenho um ar condicionado da marca consu 7500 a serpentina dele é de alumínio ,gostaria de saber se tem como trocar por uma de cobre pois,já fiz manutenção em menos de 4 meses e já não está refrigerando mais como nós primeiros dias que chegou.e onde encontra a serpentina para fazer a troca pois certamente o gás ja vazou .Poderiam me ajudar

    • Olá, Elisangela.

      É possível fazer a troca de serpentina sim. Aconselhamos que você contate um profissional técnico para descobrir a mais adequada para o seu aparelho, pois é preciso analisá-lo certinho. Você pode encontrar o mais próximo a você em nosso Banco Nacional de Instaladores :)

  • Comprei ar condicionado split da Springer de 12000btus, por ser uma marca muito conhecida p/ qualidade. Instalação feita com técnico autorizado, etc. Em menos de 3 meses não resfriava, o gás foi embora. Chamei um outro técnico tb autorizado que colocou gas e verificou se havia vazamento na instalação. Motivo: Serpentinas da condensadora são de aluminio e tava furada. E ele ainda me disse que eh ” um problema recorrente do modelo”.

  • Split Samsung,

    Condicionadores de ar com serpentina de alumínio verdadeiramente são arapucas! Comprei um Samsung 18Btus inverter, o mesmo só durou um ano. Adquiri outro idêntico, o mesmo só durou um ano também, achei estranho, depois vi que o problema seria a serpentina de alumínio.

    Não sei como a Samsung, uma marca tão renomada e conhecida, produz condicionadores desse porte (Serpentina alumínio).

    Não recomendo e não compro mais condicionadores equipados com esse material.

  • Tenho um split 18.000 btus que fez um ano em agosto e a serpentina pde aluminio parecia uma peneira de tanto furo. Agora é jogar fora o aparelho praticamente novo.

    • Boa noite!

      Não precisa trocar o aparelho, algumas oficinas fazem a troca da serpentina de alumínio por uma de cobre, tive um prejuízo grande quando adquiri um 18btus inverter da Samsung, dois aparelhos danificados no prazo de um ano. Samsung para condicionadores de ar – nunca mais!

  • A informação sobre LG está incorreta.

    Comprei um ar do modelo novo (Smart Inverter): LG US-Q092WSG3

    E o mesmo veio com serpentina de alumínio..

    Poderia verificar junto à LG?

    Vou devolver o mesmo e não comprarei novamente deles.

  • Meu aparelho de ar condicionado da SAMSUNG com serpentina de alumínio não durou dois anos funcionando em Santos/SP. NÃO COMPRE APARELHO COM SERPENTINA DE ALUMÍNIO!

    • Concordo, perdi dois aparelhos dezoitomil btus i n v e r t e r da S a m s u n g no prazo médio de 1 ano! vergonha para uma empresa multinacional. Reclamei mas, de nada adiantou!

  • Não concordo com a opinião da matéria. O material da serpentina faz diferença sim. A utilização de uma mão de obra de instalação ineficiente é outra questão. Infelizmente, meu ar condicionado de serpentina de alumínio durou um ano e um mês, ou seja, só esperou acabar o prazo da garantia. Querem uma sugestão de uma consumidora que não cometerá o mesmo erro, não comprem ar com serpentina de alumínio, nem se for por preço irrisório.

    • aconteceu a mesma coisa comigo quando acabou o prazo de garantia o ar parou de funcionar.
      alguém se tem como recorrer junto a empresa? pois levei o ar em 4 profissionais e os 4 condenaram o ar pois disse que daqui a 3 meses ele vai furar de novo por ser de alumínio.

  • Aparelho Consul de janela possui serpentina de alumínio, instalei os meus aparelhos na praia há cerca de 1 ano e um deles já furou a serpentina, agora preciso comprar um aparelho novo e de outra marca porque o conserto não vale a pena.

  • Vale ressaltar que independentemente do tipo de serpentina, prevalece os cuidados com a utilização e manutenção dos aparelhos de ar condicionados adquiridos.

  • Comprei um Split 9000Btus da marca Samsung e na época não me liguei no fato de serpentinas serem de cobre e aluminio, simplesmente optei pela marca que até então tem atendido muito bem minhas expectativas em Som, Tv e Celular. Um ano exato após a compra o aparelho parou e como de todos os usuários que já reclamaram o problema foi vazamento na serpentina de aluminio. Fiz reclamação, gritei esperneei e claro que a Samsung defecou e andou pra mim. Hj estou com um Split q serve de enfeite no quarto porque não comprarei outra serpentina de aluminio para alimentar o comercio que deve ter se aquecido muito com essa bandidagem de confeccionar serpentinas de aluminios que não valem nada. Tenho uma imagem extremamente negativa com a Samsung por esse episódio e aconselho a qualquer um que esteja na dúvida entre esses dois tipos de material em serpentina. Nunca comprem de aluminio, seja de que marca for.

      • Moro perto da orla aqui em Vitória, a 4 anos comprei 3 splits Samsung, 2 já foram pro saco( um de 9mil e agora o da sala de 18mil). Nesse meio tempo minha lava e seca e tv da Samsung tb quebraram. A lava e seca nem assistência técnica aqui tinha… Samsung nunca mais!!

    • Boa tarde .moro na praia grande então nem preciso falar mais nada . Meu Samsung como os demais furou com um pouco mais tempo 2.5 a 3 anos de uso comprei uma serpentina de cobre via mercado livre entre carga de gás a troca gastei 600.00 reais . Se durar mais 2 ou 3 anos tô no lucro mas Samsung nunca mais

  • Comprei há 3 anos 4 aparelhos hi wall da Carrier, já troquei a serpentina de 1 deles, coloquei gás em outro (provavelmente terei de trocar a serpentina porque o gas esta vazando) e estou trocando a condensadora de outro ( por que o gás também vazou) , ou seja as serpentinas são de aluminio e não prestam.

    • infelizmente o meu springer, ao contrario do que foi respondido pela empresa tambem tem serpentina de aluminio (que esta vazando), nao encontro reposicao. Produto de péssima qualidade!!!

      • Que merda hein?
        Acabei de entrar em contato com eles (SPRINGER) e eles me informaram, que todos os aparelhos SPRINGER/MIDEA tem serpentina de cobre.
        Eu vou comprar um ar deles, mas claro, com essa informação que eu recebi diretamente do site deles, já printei a conversa, e caso ocorra qualquer problema, entro na jusitça!

      • Olá !! comprei vai fazer 3 anos em Janeiro um split da marca springr9000btu . O aparelho foi muito pouco usado , o gás vazou e o técnico condenou o aparelho , falando que era furo na condensadora ou seja, afirmou que a mesma era de alumínio , diferentemente do que o fabricante afirma.
        Estou comprando um da marca LG split inverter, gostaria de saber se alguém tem alguma sujestão do aparelho , detalhe só é frio não tem quente.

    • Finalmente descobri que o problema é crônico durou 2 anos agora todo mês é uma coisa nova. Já foi gás, gás de novo, levou pra assistência e fez limpeza, trocou tubulação e agora parou de gelar de novo. Funciona uns dias e para de gelar. Desisti da Springer.

  • Bom dia, Não é verdade que dependa da instalação ou um profissional eficiente para instalar o seu equipamento quando se trata de condensador de alumínio pelo menos aqui na nossa região ele não dura um e meio pois tenho está experiencia estou falando de Belém(PA) e regiões. claro que todo equipamento deve sim ter um reparo e sua manutenção pelo um profissional qualificado.

  • Boa tarde. Eu estava pensando comprar um ar split, porém lendo os comentários, fiquem com muito mais dúvida e agora penso em adquirir um ar de janela, 12 000 btus, 110v (moro em prédio e passar para 220v é caríssimo). Existe algum que tenha um selo procel A, apesar de que o que não falta é propaganda enganosa. Desde já agradeço e li que voces não vendem produtos, pelo que entendi.

  • Preciso das seguintes serpentina de cobre do condensadora:
    ASV09PSBUNXAZ Samsung
    AS09UBTXXAZ Samsung
    ASV09PSBUNXAZ Samsung
    TSUC092TNWS LG

    VALOR , PRAZO DE ENTREGA PARA O CEP 28950.000

    • Olá, Bruno.
      Agradecemos o contato, porém informo que não vendemos peças nem aparelhos de ar condicionado. Somos um comparador de preços e gerador de conteúdo de climatização.
      Para adquirir peças e componentes separadamente você pode tentar por meio das informações deste post que publicamos no blog.

      Obrigado pelo seu contato

  • Boa noite!
    Sou instalador e pelo que sempre soube todos os modelos da Samsung as serpentinas da condensadora são de alumínio. Mais conversando com um vendendor hoje pela manha da Web arcondicionado ele me garantiu que o modelo Hi Wall Max Plus 9000 btus Frio AR9HCSUBWQXAZ, (que é só frio) é de cobre. Nesses comentários do ML do link a seguir, o vendedor garante com suas respostas aos compradores que a serpentina é de cobre. Vcs colocaram a informação acima que é alumínio esse modelo, por ser só frio, preciso comprar 02 aparelhos e agora fiquei na duvida. Grato se puderem me ajudar.

    • Olá Marcos,

      a informação que encontramos é de que as serpentinas dos equipamentos Frio são de alumínio. Mas aconselhamos que entre em contato diretamente com a Samsung para obter uma informação mais precisa, já que o vendedor afirmou que é cobre. Vamos tentar contato com eles novamente.

      Obrigado pelo contato.

  • Não é verdade que todos os Mideas são de cobre. Estou com um problema sério em um aparelho da marca Midea Practica de 30k, pois a serpentina da condensadora é de alumínio e, constantemente, apresenta vazamento. Agora estou a procura de uma serpentina de cobre e não encontro no mercado. Me informaram que a Midea há alguns anos atrás era importada da China e, por isso, vinha com serpentina de cobre, mas hoe é fabricado pela Carrier no Brasil e vem com serpentina de alumínio. Lastimável!

  • Bom dia. Gostaria de expor algumas situações que passei nestes meus 15 anos no segmento de refrigeração automotiva, residencial e comercial. Moro em uma região litorânea com uma incidência muito forte de salitro. Realmente o alumínio (devemos observar que são várias as ligas usadas hoje) possui uma característica (pilha voltáica) que é a aceleração do processo de corrosão em função dos diferentes metais e o meio onde eles estão (ar úmido) no qual o sal potencializa o processo. Ou seja, a corrosão é maior no alumínio sim. Para este processo ser diminuído, precisamos estar atentos aos fatores que ocasionam o mesmo: tubos de alumínio conectados em válvulas de latão completamente isoladas do ar atmosférico. Em minha residência, instalei na época 4 aparelhos com tubulações de alumínio, onde os mesmos estão funcionando á quase 6 anos. Todas as tubulações foram isoladas com IZOX (PLASTICO TERMO RETRÁTIL) que expulsa o ar evitando tal fenômeno. Não tenho problemas de vazamento de refrigerante. Não sou defensor do Alumínio, mas sei que o mesmo apresenta vantagens sobre o cobre em “ALGUNS” aspectos que não podemos questionar (PESO, FLEXIBILIDADE, MANUSEIO, ETC), mas que as ATUAIS LIGAS DE ALUMÍNIO não conseguiram se fixar no mercado, em função da falta de qualificação dos profissionais que aplicaram o produto de forma arbitrária e sem técnica no início. Realmente o produto perdeu mercado rapidamente, pois só serviu para controlar o preço do cobre, que antes era vendido á cada mês com aumento.Devemos nos lembrar que os veículos, possuem tubulações e condensadores de alumínio á DÉCADAS e que o mesmo não registra tais características em função do seu funcionamento. De qualquer forma, hoje, comercialmente falando, opto por cobre (MAIS FÁCIL DE OPERAR EM FUNÇÃO DA BAIXA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PROFISSIONAIS DO MERCADO) e por ser um produto que tem sua imagem “QUEIMADA” no mercado, até no cliente final. E para terminar, em relação á condutibilidade térmica do cobre em relação ao alumínio, devemos lembrar que “ALETADOS” de alumínio (Condensador, evaporador, radiador, etc) são do tipo “BRASADO” que possuem mair área de troca térmica que os “ALETADOS” tubulares em cobre, facilitando a sua construção em vários formatos, melhorando assim os projetos. TALVEZ, NO FUTURO DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA O ALUMÍNIO, POIS O MESMO É MAIS FACILMENTE RECICLADO QUE O COBRE, QUE PODERÁ TER SUAS FONTES DE EXPLORAÇÃO ESGOTADAS. É UM PRODUTO ECOLOGICAMENTE MAIS CORRETO. Forte abraço á todos.

  • Boa tarde, dizer que serpentina de alumínio é tão resistente quanto a do cobre é propaganda enganosa desses fabricantes desonestos de aparelho condicionadores de ar. Tenho mais de 25 anos de serviços prestados na área de refrigeração e afirmo com toda minha minha experiência, serpentina de alumínio não funciona a vida útil delas é muito pequena. Na maioria das vezes elas apresentam vazamentos antes mesmo de apresentarem pontos de ferrugem na estrutura, como foi dito aí na matéria de vocês. A única explicação lógica pra estes fabricantes persistirem em trabalhar com serpentina de alumínio em vez do cobre deve ser almentar a margem de lucro, isso é bem típico dos fabricantes brasileiros. Acredito que nenhum profissional que se preze e preze sua clientela nunca vai indicar para um cliente comprar um aparelho condicionador de ar com serpentina de alumínio. Agradeço a oportunidade.

    • Olá Luiz,

      nenhum fabricante nos disse que a serpentina de alumínio é tão resistente quanto a de cobre, tanto é que todos nos informaram que só estão fabricando atualmente aparelhos com serpentina de cobre.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

    • serpentina de alumínio é uma porcaria, meu ar ja foi para o conserto em dois anos quatro vezes. Ela fura com muita facilidade vazando todo o gás. Já foi feito quatro solda.

  • Nossa empresa, localizada no Rio de Janeiro, fundada em 1993, se deparou com alguns problemas comuns, como por exemplo, unidades condensadoras com serpentinas confeccionadas em alumínio.
    Certa vez, realizamos atendimento a um cliente “empresa fabricante de tintas”, e estava em evidência, as instalações com tubos em alumínio. Sendo ele sabedor disso, nos questionou quanto as instalações que iríamos realizar em seu estabelecimento, sendo sua primeira pergunta “vocês irão realizar as instalações usando tubos em alumínio, se forem, podem dar meia volta”. Sendo ele com formação químico, nos explicou os motivos. “Cobre e alumínio nunca farão parte do mesmo espaço, pois tanto o metal, quanto o cobre eliminam partículas que corroem o alumínio”.
    Quando da compra dos equipamentos, ele procurou saber se as serpentinas eram fabricadas com alumínio, e na ocasião, as unidades LG teriam sido confeccionadas em alumínio.
    Ao longo destes anos, nos deparamos com vários equipamentos com serpentinas em alumínio, dentre as inspecionadas por nós, apresentavam corrosão e eliminação da carga de gás refrigerante.
    Recentemente, um cliente construiu um prédio de quatro andares, e a construtora contratou instalador, onde aplicou tubos em alumínio nas instalações. Seis meses após a conclusão da obra, este cliente nos contratou, visto que o instalador não se apresentou para reparar os danos. Ao inspecionarmos as instalações, constatamos que, setenta por cento dos equipamentos encontravam-se sem a carga de gás refrigerante e as tubulações de baixa, “oxidadas e furadas, como se fossem peneiras”
    Palavras do químico “cobre e alumínio não falam a mesma língua”.
    Nossa empresa, em tempo algum realizou instalações com alumínio.
    Forte abraço.
    Paulo Giglio – Diretor Comercial

  • A LG falta com a verdade oq a maioria dos splits inverter vem com serpentina de alumínio já soldei mais de 5 condensadoras que foram compradas em 12 meses e para o “azar ” do cliente venceu a garantia.
    Condensadora de alumínio não presta;

  • Trabalho em uma usina e finais de semana faço bicos… e nesse final De semana me deparei com uma condensadora LG totalmente cheia de vazamentos casadas por exerço de limpa ar..
    A tubulação e alumínio… e não aceitei o serviço pois até pra reparo no alumínio e complicado. Obrigado

  • Independente de como seja instalado a serpentina de alumínio é uma merda, durabilidade muito pequena, principalmente porque trabalha com uma pressão muito alta e estar sujeita a maiores intempérie, como fuligem, poeira e marisia.

  • boa tarde! hoje mesmo solicitei ao meu cliente a devolver 09 HW samsung todos ciclo frio entre 9k e 30k, todos com a serpentina da unidade externa de aluminio, que tem durado no maximo 02 anos em nossa regiao (guarapari-ES).
    Nao indico e evito de instalar pois é problema certo.

  • discordamos que os materiais cobre e alumínio são igualmente duráveis, o cobre é durável, já o alumínio oxida e a corrosão é mais rápida, tornando a vida útil da serpentina em média de 30% em relação ao cobre.

    • Olá Jose,

      acho que concordamos, não? Pois como falamos acima, “o cobre é um material mais resistente que o alumínio e tem uma condutibilidade térmica maior, por isso é o mais procurado no mercado e o mais indicado pelos profissionais do ramo”.

      Obrigado pelo contato.