Saiba como prolongar a vida útil do seu ar-condicionado Recebemos diariamente mensagens de leitores questionando sobre a vida útil dos aparelhos de ar-condicionado. Mas o que podemos dizer é que não existe um tempo determinado para que eles deixem de funcionar. Um ar-condicionado pode durar muitos anos ou poucos meses e isso vai depender da qualidade do produto associada aos cuidados que ele recebe.

Para lhe ajudar, reunimos algumas postagens que fizemos com orientações, que se seguidas corretamente, irão prolongar a vida útil do seu ar-condicionado.

A escolha do produtoA escolha do produto
O primeiro cuidado é certificar-se de que o aparelho escolhido é adequado para o seu ambiente. Se a potência é suficiente para o tamanho do cômodo (dimensionamento) em que ele vai ficar. Neste post ajudamos você a escolher o ar-condicionado ideal.

O manual do usuário
Ler todo o manual do usuário é uma prática que poucas pessoas fazem, mas é muito importante, pois cada aparelho tem um funcionamento específico. Além disso, você já fica por dentro do que é orientado pela marca escolhida.

A instalação
A instalação é talvez o passo mais importante para que o aparelho tenha uma duração prolongada. É importante que a instalação seja feita por um profissional qualificado, preferencialmente credenciado à marca, pois eles já conhecem os produtos e sabem de suas especificidades. E com isso você não perde a garantia da fabricante, caso futuramente o aparelho venha precisar de manutenção.

Proteção da unidade externaProteção da unidade externa
A unidade externa dos aparelhos de ar condicionado é projetada para suportar todos os climas, porém, com o tempo ela pode ir se danificando. A corrosão, causada pela maresia em áreas litorâneas ou pela alta poluição nos grandes centros urbanos, pode ser amenizada com alguns cuidados. Veja aqui o post que fizemos sobre como prevenir a corrosão do seu ar-condicionado.

Usar de forma adequada
Ao ligar o ar-condicionado, muitas pessoas esquecem de fechar as portas e janelas do ambiente e isso prejudica o aparelho. Pois desta forma, ele fará um esforço muito maior para climatizar as demais peças, diminuindo sua vida útil. Com as portas e janelas bem fechadas, além de proteger o aparelho, você evita gastos desnecessários com energia elétrica.

Limpeza dos filtros
A limpeza do aparelho, feita de forma adequada também pode prolongar sua vida útil. Filtros sujos reduzem o desempenho do ar-condicionado, veja aqui como realizar a limpeza dos filtros que deve ser feita uma vez por mês.

Limpeza dos filtrosLimpeza preventiva
Você deve ficar atento também à limpeza interna do aparelho. Mas essa deve ser feita por um profissional, pois exige técnica.  Alguns especialistas aconselham que ela deve ser feita a cada três meses, outros dizem que a cada seis meses já é suficiente. Esse procedimento, além de prolongar a vida útil do aparelho, evita a proliferação de bactérias e vírus.

Manutenção
Uma vez por ano é aconselhado que os aparelhos de ar-condicionado passem por uma manutenção preventiva. São testes para ver se o aparelho está operando adequadamente. Nesses testes, o profissional verifica possíveis falhas, peças soltas, ou algo que possa vir a dar algum problema para o equipamento. Encontre profissionais próximos de você, pesquisando em nosso Banco Nacional de Instaladores.

Redação do Portal WebArCondicionado.