[ x ] Fechar

Ar-condicionado x Maresia: como diminuir os danos

  • 05 de janeiro de 2011
  • 14 Comentários

Orla de praiaAtualizado em 23/01/2012

Pensando nesse começo de ano, férias, verão, praia e maresia, não podemos esquecer nosso parceiro, o ar-condicionado. Mas, durante o verão, será que esta combinação pode dar certo: ar-condicionado e maresia?

Sabemos dos danos que a maresia pode causar à muitos objetos e aparelhos. A exposição prolongada pode danificar até mesmo estruturas de casas. Então vem a preocupação, nesta época de veraneio, em que as empresas aumentam o número de vendas e instalações de equipamentos de ar condicionado no litoral, pois existe o risco da maresia danificar o aparelho de ar condicionado.

No entanto, de acordo com informações da Asbrav (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), o problema pode ser amenizado com uma medida simples: a utilização de tubos de alumínio, que torna o equipamento mais resistente a problemas originados pela maresia. A utilização destes tubos para condicionador de ar é uma alternativa para a substituição do cobre, pois é mais resistente em ambientes salinos.

Entenda as vantagens dos tubos de alumínio sobre a maresia:

Ele é mais resistente a corrosão por sua composição química. Como é protegido por uma camada de óxido, torna-se mais estável, além disso, o alumínio é um material mais barato e mais leve. Mas um ponto muito importante a ser pensado é com o cuidado na instalação do aparelho.

Na troca do tubo de cobre pelo de alumínio, é recomendada a limpeza de peças como flangeador, curvador, rebatador e molas. O cobre deixa poeira residual que pode causar danos ao alumínio. Outra dica é ter ferramentas especificas para cada tubo, assim evita a má limpeza dos instrumentos.

Outras vantagens do tubo alumínio é ser flexível, o que facilita o manuseio na instalação, e possuir menor efeito “mola”, ou seja, quando o material é dobrado, retorna a sua posição original mais rapidamente que o cobre. Além do alumínio trabalhar em temperaturas e pressões mais elevadas, possui também uma microestrutura refinada e homogênea, sem deformações.

Esta é uma idéia para você proteger os aparelhos quando não estiverem sendo utilizados (lembrando sempre, que nunca deve ser obstruída a saída de ar do aparelho, por isso, não utilize este tipo de proteção com o aparelho ligado)

Aproveite o verão e suas férias sem preocupações! Veja também nossas outras postagens sobre dicas de economia, proteção para ar-condicionado, entre outras.

Fonte: ASBRAV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

14 Ideias sobre "Ar-condicionado x Maresia: como diminuir os danos"