[ x ] Fechar

Ar-condicionado x Maresia: como diminuir os danos

  • 05 de janeiro de 2011
  • 16 Comentários

Orla de praiaAtualizado em 23/01/2012

Pensando nesse começo de ano, férias, verão, praia e maresia, não podemos esquecer nosso parceiro, o ar-condicionado. Mas, durante o verão, será que esta combinação pode dar certo: ar-condicionado e maresia?

Sabemos dos danos que a maresia pode causar à muitos objetos e aparelhos. A exposição prolongada pode danificar até mesmo estruturas de casas. Então vem a preocupação, nesta época de veraneio, em que as empresas aumentam o número de vendas e instalações de equipamentos de ar condicionado no litoral, pois existe o risco da maresia danificar o aparelho de ar condicionado.

No entanto, o problema pode ser amenizado com uma medida simples: a utilização de tubos de cobre, que torna o equipamento mais resistente a problemas originados pela maresia. A utilização destes tubos para condicionador de ar é uma alternativa para a substituição do alumínio, pois é mais resistente em ambientes salinos.

Entenda as vantagens dos tubos de cobre sobre a maresia:

Ele é mais resistente a corrosão por sua composição química. Como é protegido por uma camada de óxido, torna-se mais estável, além disso, o alumínio é um material mais barato e mais leve. Mas um ponto muito importante a ser pensado é com o cuidado na instalação do aparelho.

Na troca do tubo de alumínio pelo de cobre, é recomendada a limpeza de peças como flangeador, curvador, rebatador e molas. O alumínio deixa poeira residual que pode causar danos ao cobre. Outra dica é ter ferramentas especificas para cada tubo, assim evita a má limpeza dos instrumentos.

Outras vantagens do tubo cobre é ele trabalhar em temperaturas e pressões mais elevadas, possui também uma microestrutura refinada e homogênea, sem deformações.

Esta é uma idéia para você proteger os aparelhos quando não estiverem sendo utilizados (lembrando sempre, que nunca deve ser obstruída a saída de ar do aparelho, por isso, não utilize este tipo de proteção com o aparelho ligado)

Aproveite o verão e suas férias sem preocupações! Veja também nossas outras postagens sobre dicas de economia, proteção para ar-condicionado, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Ideias sobre "Ar-condicionado x Maresia: como diminuir os danos"

  • bom dia,gostaria de saber se a possibilidade de instalar uma serpentina de alumínio,para evitar a maresia, se tiver por gentileza me passa aonde eu encontro.
    11-991637339

  • comprei dois splits um midea de 9000 e outro springer de alumínio danificou logo na área .de praia.
    Meu comentário e saber qual o melhor pois nas lojas que consertam me disseram que o ideal é cobre.

  • Meu consul janela dei uma geral arrumei ele so que em velocidade do ar baicha ele liga compressor mas nao liga o ventilador so escuto o barulho do compressor e em alta funciona perfeitamente o que pode ser

  • Tubos de alumínio no lugar de tubos de cobre para resistir aos danos causado pela maresia é uma falácia, caso contrário os aparelhos de ar condicionado de janela fabricados pela Consul não seriam tão descartáveis, pois o condensador com tubos de alumínio são perfurados em média de 8 meses de uso, é uma vergonha colocar à venda no mercado produto de tão baixa qualidade, o consumidor fica a mercê dessas indústrias, tendo que sempre estar recorrendo a nossa morosa justiça para se defender.

  • Eu trabalho a 60mts da praia e qual o split de 60.000 btus ideal para ser instalado na empresa, contra a corrosão da maresia, e qual seria a sua grantia e reposição de peças.

  • Ola,
    eu possuo uma sala com dois aquarios de agua salgada e um ar condicionado do tipo split. Nos ultimos tempos eu tenho chamado a assistencia tecnica mensalmente e os tecnicos me disseram que os problemas que venho tendo sao devido a maresia.
    Queria pedir um ajuda para como melhorar meu sistema de refrigeraçao para essas salas!

    Muito Obrigada