Atualizado em 20/03/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Ar-condicionado pingando água dentro de casa? Dentro do escritório? Que bagunça! Pode estragar móveis, tapetes, formar poças de água, as pessoas podem escorregar, pode formar mofo. É um desastre!

Mas não entre em pânico. Hoje vamos te ajudar a lidar com essa situação chata.

ar-condicionado-vazando-agua

Leia aqui como resolver esse problema – imagem: WeArCondicionado.

O vazamento de água é algo que pode acontecer qualquer modelo de ar-condicionado. Janela, split, piso teto, multi split, cassete, portátil etc. O mais comum é nos splits, na unidade interna, a evaporadora.

Nessa postagem vamos te mostrar quais são as principais causas do famoso “pinga pinga” e como faz para arrumar esse problema.

Causas do Ar-Condicionado Pingando

Para solucionar o problema, o mais fácil é saber o que está causando ele. Listamos abaixo os principais motivos do ar-condicionado vazando água.

  • Erro na instalação
  • Falta de limpeza dos filtros
  • Falta de troca dos filtros
  • Dreno sujo
  • Dreno desnivelado
  • Causas mais raras

A seguir vamos falar sobre cada um desses problemas e como resolvê-los.

Soluções para o Vazamento de Água

Abaixo você encontra tópicos sobre cada uma das causas listadas acima. Você pode ler apenas o que fala do seu vazamento. Ou então pode ler cada um para identificar qual deles descreve melhor o seu problema.

Erro na Instalação do Ar-Condicionado

Se o seu ar-condicionado está vazando água e ele foi instalado há pouco tempo, o mais provável é erro na instalação. veja alguns erros muito comuns:

  • Utilizar tubulação com diâmetro menor do que o indicado pela fabricante
  • Interligar diversos equipamentos na mesma tubulação
  • Usar mangueiras sem caimento ou estranguladas
  • Posicionar a evaporadora torta na parede

Nesses casos não tem jeito, a solução é refazer a instalação do ar-condicionado.

Ar-condicionado sujo

Outra causa comum de vazamento é a falta de limpeza dos filtros do ar-condicionado. Os filtros acumulam muita sujeira em pouco tempo. O ideal limpá-los ao menos uma vez por mês.

A sujeira no filtro bloqueia a passagem da água. Aí a água acumula e começa a vazar por qualquer frestinha.

Importante: o ar-condicionado pingando água não é o único motivo para limpar seu aparelho. A limpeza é importante por questões de saúde e até de eficiência do aparelho também.

Dreno Entupido ou Inclinado

Outro fator que pode causar o pinga-pinga é o dreno – aquele cano pequeninho que joga a água acumulada pro lado de fora.

dreno-entupido-ar-condicionado-vazando-água

O dreno de um ar-condicionado entupido com lodo.

Se o dreno entupir, com sujeira ou lodo, água não tem para onde escoar. E se o dreno estiver desnivelado, a água que entra nele volta para dentro do aparelho.

E nesse caso o que você tem? Um ar-condicionado pingando água.

A dica é sempre prestar atenção na manutenção do ar-condicionado. A limpeza deve ser periódica. Se o dreno entupir, é preciso retirar o caninho e desobstrui-lo.

Se estiver inclinado, ele deve ser posicionado de modo que a gravidade ajude a água a descer por ele.

Outros Casos mais Raros de Pinga Pinga

Os três problemas citados acima são os mais comuns que resultam no gotejamento da evaporadora do ar-condicionado. Mas também existem outras possibilidades, que não são tão recorrentes, tais como:

  • Mudança brusca de temperatura no ambiente
  • Falha no sensor de degelo
  • Alta umidade no ambiente

Como resolver o Ar-Condicionado Vazando?

Resumindo as ideias dessa postagem, é o seguinte: se o ar-condicionado vazando água é novo e foi instalado recentemente, o melhor é contatar o responsável pela instalação e solicitar o reparo.

Mas se o ar-condicionado já tem mais de 3 anos de uso e começou a pingar água só agora, a causa mais provável é falta de limpeza do aparelho e do sistema de drenagem. Nesse caso o indicado é contratar um profissional especializado para verificar e realizar a manutenção.

Faça as limpezas periódicas e evite dor de cabeça com o ar-condicionado pingando água dentro de casa. Mas lembre-se de que nem sempre o melhor é pagar o preço da arrumação.

Aqui nós te ensinamos a escolher se vale mais a pena um ar-condicionado novo ou arrumar um antigo.