Atualizado em 20/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Muita gente reclama do vazamento de água pela evaporadora do ar-condicionado (a unidade interna), ou, no caso dos modelos Janela, pela parte da frente. O pinga pinga dentro de casa é um problema que atinge aparelhos antigos e os novos também.

O negócio faz uma bagunça, não é? Então vamos entender a seguir as principais causas desse vazamento e como solucionar!

Causas do pinga pinga em ar-condicionado

  • Erro na instalação
  • Falta de limpeza dos filtros
  • Falta de troca dos filtros
  • Dreno sujo
  • Dreno desnivelado
  • Causas mais raras

Soluções para o vazamento de água

Erro na instalação

Se o seu aparelho foi instalado há pouco tempo e desde os primeiros dias de uso já pinga água, pode ter certeza que a falha está no serviço de instalação. Entre os erros que causam o vazamento, os mais comuns cometidos pelos profissionais são:

  • Utilizar tubulação com diâmetro menor do que o sugerido pela fabricante;
  • Interligar diversos equipamentos na mesma tubulação;
  • Usar mangueiras sem caimento ou estranguladas;
  • Posicionar a evaporadora torta na parede.

Infelizmente, nesses casos, a melhor forma de solucionar o problema é refazer a instalação do aparelho. Até para que nem você e nem o equipamento sofram com outros riscos.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao-verde-v2

Ar-condicionado sujo

Com o passar do tempo, é comum que os filtros do ar-condicionado fiquem sujos devido ao uso. Porém, nem todo mundo toma o cuidado de fazer a manutenção correta nos aparelhos.

Por causa disso, a falta de limpeza é uma das principais causa dos vazamentos, pois a sujeira acumulada no interior do equipamento bloqueia a passagem da água, que por sua vez se acumula e começa a vazar por qualquer frestinha. A dica aqui é bem simples: faça a higienização e troque os filtros do aparelho. Simples assim. Muitas vezes, só é preciso fazer isso para estancar o problema.

Porém, lembre-se que a manutenção e limpeza devem ser feitas periodicamente, não para evitar o pinga-pinga, mas por questões de saúde e até de eficiência do aparelho.

Dreno obstruído ou inclinado

Outro fator que pode desencadear o pinga-pinga é o dreno – aquele cano pequeninho que joga a água acumulada para o lado de fora.

Pode acontecer desse cano do sistema de drenagem entupir, o que também ocorre devido à sujeira e o lodo que se forma no seu interior. A tubulação do dreno também pode estar desnivelada, fazendo com que a água para volte para dentro do ambiente por estar mal direcionada.

A dica é verificar a drenagem, ficando atento à limpeza e à manutenção do ar-condicionado e de suas tubulações.

Casos mais raros

Os três problemas citados acima são os mais comuns que resultam no gotejamento da evaporadora do aparelho, mas também existem outras possibilidades, que não são tão recorrentes, tais como: mudança brusca de temperatura no ambiente; falha no sensor de degelo e alta umidade no ambiente.

Como resolver o vazamento de água

Resumindo as ideias, se o seu aparelho é novo e foi instalado recentemente, a melhor maneira de solucionar é contatar o responsável pela instalação e solicitar o reparo. Mas se o seu ar-condicionado já tem mais de 3 anos de uso e começou a pingar água agora, a causa mais provável é falta de limpeza do aparelho e do sistema de drenagem. Portanto, o indicado é contratar um profissional especializado para verificar e realizar a manutenção.

Ficou alguma dúvida sobre esse problema tão chato? Comenta aqui!