A instalação deve ser feita por um instalador credenciado?

O ar condicionado chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou profissional credenciado do fabricante? A resposta é não. Você pode instalar seu aparelho com quem quiser, seja um profissional autônomo ou autorizado de uma marca. Porém, tenha em mente as implicações que isto pode trazer. Confira nossas dicas:

Com profissional credenciado
Garantia estendida de ar condicionadoTodos os fabricantes fornecem em todos os aparelhos de ar-condicionado a garantia legal, que compreende 90 dias a partir do momento da emissão da nota fiscal. Se a instalação for feita com um agente credenciado, esta garantida é estendida por um período maior que o concedido por lei. O tempo de ampliação de garantia varia conforme cada fabricante. Veja os períodos das principais marcas aqui nesta tabela.

Sem profissional credenciado
Garantia de ar condicionadoNo entanto, se o usuário optou por instalar seu novo AC com um profissional autônomo a garantia não é estendida, permanecendo então somente os três meses garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Alguns profissionais oferecem garantia de serviço prestado, no caso, dê preferência para instaladores que emitam nota fiscal. Esta garantia de instalação engloba o procedimento e peças do processo de instalação (canos, drenagem, fiação, etc.).

Defeitos no aparelho durante e depois dos 90 dias para quem instalou sem autorizado
Se por ventura, equipamento apresentar algum defeito durante os 90 dias da garantia legal, siga os procedimentos:
• Contate novamente o profissional que instalou seu aparelho para que ele verifique o defeito. Se o problema for de instalação ele irá proceder conforme o que foi acertado na hora do serviço sem envolver o fabricante, visto que ele não é credenciado da marca.
• Se for um problema de fabricação do produto, entre em contato com o fabricante. A empresa irá enviar um agente credenciado para avaliar se realmente o defeito é de fabricação. Confirmando o problema de fábrica, a empresa providenciará o conserto.

Se o defeito surgir depois dos 90 dias da compra veja o que acontece:
• Automaticamente você está sem a garantia estendida (aquela que citamos no início do texto) do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, você deve verificar se ainda existe garantia de instalação junto ao profissional que fez o procedimento com nota fiscal.Assistência em ar condicionado

Perguntas e respostas frequentes:
Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?

R: Pode. Mas, Atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, primeiramente você deve procurar uma empresa que dê garantia da instalação com nota fiscal.

A instalação foi feita por uma empresa não credenciada e que não forneceu nota fiscal. Em caso de problemas com o equipamento posso acionar uma assistência técnica autorizada?
R: Sim. Ela deve realizar uma visita onde o aparelho está instalado para analisar se foi um problema de instalação ou defeito de fabricação.
Se apresentar defeitos de fabricação após ser instalado e você não tiver a nota fiscal (garantia) da instalação, você poderá perder a garantia do produto e a assistência técnica poderá cobrar o serviço.

A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?
R: Se a empresa ou instalador não credenciado que instalou garante que o produto não foi danificado no ato da instalação e que é um problema de fabricação do equipamento, a assistência técnica autorizada deverá efetuar uma visita para analisar se o problema foi causado por má instalação ou se é um defeito de fabrica. Caso, a empresa autorizada se negue a efetuar esta visita, procure o PROCON para que esta visita da assistência técnica seja realizada.

Se você tem outras dúvidas ou não entendeu, não hesite, utilize os comentários para conversar com a equipe.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

95 ideias sobre “A instalação deve ser feita por um instalador credenciado?

  1. Fiz a instalação do meu AC com a autorizada há 2 anos e 11 meses atrás, a garantia do fabricante tem 3 anos. O técnico autorizado constatou que era a falta do gás, mas também detectou que os tubos foram colocados de alumínio e não de cobre como deveria ser colocado, então em contato com a autorizada, alegou que a instalação (da autorizada) só tem 90 dias de garantia e que eu deveria pagar para ser feito o reparo. Não entendi, como que a própria autorizada não tem garantia do serviço que eles mesmo fizeram?!

  2. eu comprei ar uma empresa não credenciada ligou,mas já perceberam qe esta defeito fabrica na placa fui supermercado verificar o que fazer disseram perdi garantia por não instalar credenciado,as empresas credenciadas não querem vir fazer laudo do defeito paca porque não receberam o valor instalação o que faço assim um passa outro a nota fiscal produto ainda não tem uma semana poderei devolver ou o que fazer.

    • Olá Cristiane,

      se o defeito é de fábrica, você tem 90 dias a partir da data da compra para reclamar com o fabricante. Entre em contato diretamente com a marca e não com a loja que comprastes o produto.

      Obrigado pelo contato.

  3. A empresa Arcril de Criciúma se negou a realizar a visita para verificar um problema de trepidação do condensador que ocasiona um ruído dentro do ambiente por que a instalação não foi efetuada por eles. Comprei o aparelho no dia 23/10/2014 e instalei no dia 29/10 e o problema já foi verificado no momento que foi ligado. A proprietária foi grosseira e mandou eu procurar o PROCON ou outra forma de buscar meus direitos pois não ria prestar assistência. Como devo proceder?

    • Olá Sani,

      pelo que entendi, você comprou o aparelho na Acril e realizou a instalação com outra empresa. Certo? Se o problema não é defeito no aparelho e sim na instalação, você deve procurar a assistência técnica que instalou, pois só eles podem lhe dar esta garantia. A empresa que vendeu o produto realmente não tem obrigação de prestar assistência sobre a instalação que não foi feita por ela.

      Obrigado pelo contato.

  4. Comprei um ar condicionado e a única empresa credenciada na minha cidade para instalar vem me enrolando, marca e não vem, remarca e não vem. O que eu faço? Se nessa situação instalar com profissional não credenciado (visto a má-fé do credenciado) também perco a garantia?

  5. Sou instalador autônomo de ar split e sou microempreendedor e trabalho com todas as marcas de ar condicionado como posso me credenciar para dar mais suporte aos meus clientes?

    • Olá Paulo,
      pPara fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
      Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

  6. O que seria a garantia estendida?
    A Samsung dá 24 meses de garantia para o Ar Inverter 12.000. Esta seria estendida caso não instale com a autorizada?
    Grata,

    • Olá Alyne,

      essa garantia estendida é apenas para aparelhos instalados com profissionais credenciados. Caso não seja, fica apenas a garantia legal de 3 meses.

      Obrigado pelo contato.

      • Obrigada pelo esclarecimento.
        Só para informar, pesquisei por autorizadas aqui em Campo Grande MS e o mais próximo encontra-se na cidade de Dourados, que fica a mais de 200 km daqui.
        Liguei no atendimento Samsung e a atendente me informou que não perco a garantia do produto (de fábrica sendo 2 anos para a parte interna e 5 anos para a parte externa) por instalar com técnico de minha confiança , desde que siga corretamente o manual e use as especificações como por exemplo a tubulação de cobre de 3 metros.
        Há mesmo necessidade de 3 metros quando a parte externa ficará na mesma direção da interna?

        Obrigada!

        • Olá Alyne,

          não consta essa informação no manual da Samsung. Então sugiro que sigas corretamente as instruções que lhe foram passadas pela atendente, para que não percas a garantia do produto.

          Obrigado pelo contato.

  7. Sou técnico em Refrigeração e Ar Condicionado com registro no CREA-SC porém trabalho como autônomo. A empresa se obriga a me dar a garantia estendida?
    att

    • Olá Rafael,

      a garantia estendida é concedida pelo fabricante se o usuário optou por instalar seu novo AC com um profissional credenciado da marca. Como você é autônomo a garantia não é estendida, permanecendo então somente os três meses garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

      Obrigado pelo contato.

  8. comprei um split inverter consul em 29/03/2014 . em 15/04/2014 foi constatado defeito não esquentava a autorizada trocou uma peça.ficou esquentando porem fazendo muito barulho. então foi pedido a autorizada nova visita foram duas em 27/05/2014 e 06/06/2014 eles alegam que é caracteristico do produto. a loja colombo diz que troca mas todas as despesas tal como desistalação ; transporte; e instalação são por minha conta. o que voces acham?

    • Olá Silvestre.

      Bom, o aparelho fazer um barulho muito alto nunca é normal, né? Essa constatação de afirmar se é alto ou não que deve ser observada. Sendo assim, creio que a Consul que deveria resolver. Quanto a loja, eles estão corretos, podem trocar, mas só realizam a troca. Desinstalação, transporte e instalação depois fica por conta do cliente mesmo.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Cezar.

      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
      Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

  9. Comprei um ar Springer de 30.000 Btu’s, ela foi instalada a 10 meses atrás por um instalador não autorizado, a maquina funcionou perfeitamente durante esse tempo, eu a utilizava poucas vezes, recentemente ela deu problema, a unidade externa (condensadora) fica funcionando direto, mesmo quando desliga a unidade interna (evaporadora) ! Enquanto a disjuntor esta ligado o condensador fica ligado direto e o ventilador do mesmo nao funciona. Chamei o tecnico que instalou, ele olhou e pediu para que chamasse a garantia do equipamento pois era defeito na maquina e como ainda esta na garantia ela deveria cobrir. Acredito que se fosse defeito de instalação ela nao funcionaria todo esse tempo, ela esta como gás normal, a unidade externa funciona normal tambem, apenas a unidade externa funciona sem parar e com o ventilador parado, mesmo desligando a unidade interna ela fica ligada.
    Oq seria ? Alguem pode me ajudar ?

      • Meu grande muito obrigado pela resposta e parabens pelo site !
        Nesse meu caso se o problema for na parte elétrica da maquina o instalador não tem culpa alguma nao é ? Ele não me deu nota fiscal, mas é um técnico conhecido pela minha familia e sempre faz nossos serviços, ele deu garantia de 3 meses, e o ar funcionou 10 meses sem problema algum, ai do nada acontece isso, ele deu uma olhada e disse q tinha algo errado na parte eletrica da maquina mas não poderia mexer em certas áreas da maquina para não perder a garantia. O senhor acha q é defeito da maquina mesmo ?
        Obrigado pela resposta anterior !

        • Nando, infelizmente não posso lhe afirmar isso com certeza, pois não pude verificar pessoalmente seu aparelho.
          Como descargo de consciência, sugiro que tente resetar a máquina:
          -Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
          -Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
          -Remover as pilhas do controle remoto.
          -Aguardar de 01 a 02 minutos.
          -Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
          -Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
          -Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
          –Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
          Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
          Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.

          Obrigado por seu contato.

          • Ja foi feito tudo isso, o tecnico so nao fez resetar o controle, eu farei.
            tenho impressao que seja defeito da maquina mesmo, a garantia do equipamente deve cobrir o dano, em minha concepção !
            Obrigado, e um grande abraço !

  10. Comprei um ar condicionado Samsung INVERTER 12.000 BTUs em novembro e foi instalado em janeiro. A instalação foi de acordo com as instruções e o ar funcionou por no máximo 2 semanas. Agora a condensadora fica ligada por no máximo 5 minutos gelando, depois desliga, entra na ventilação e assim segue, sem gelar! Já testei com várias temperaturas, e tenho a sensação que nunca baixa de 25 graus. O gás está ok. Entrei em contato com o vendedor (webcontinental de porto alegre) que me disse que não tem mais responsabilidade alguma. Já foi verificado o sensor, e parece que o problema não está aí tbém…Já estou pensando em ir para o procon para ter a troca do aparelho.
    Conforme o CDC, Art 18 – “Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ….”

    Agradeço comentários sobre como proceder com este problema!!

    • Oi Rejane. Você deve entrar em contato com o profissional que instalou a sua máquina. Ele é credenciado da Samsung?
      Chame ele novamente e explique a situação. Aqui você encontra mais informações sobre garantia de AC.
      Obrigado.

  11. comprei um comfee 9 mil…e fiz a instalacao com uma pessoa particular(nao autorizada). depois de 5 dias de uso o ar nao esfriava, so ventilava… contactei imediatamente a assistencia tecnica, onde ja tive aborrecimentos. moro em Teresina-p aqui so tem 3 autorizadas da comfee.liguei pra 1 empresa disse que era longe e tava me passando o numero da outra empresa mais proxima da minha casa. na 2 empresa estavam sem transporte segundo eles ,liguei para o sac onde me deram o numero da 3º empresa, por fim nao atendia…. liguei mais uma vez para o sac 4003-6707. onde relatei todo o transtorno e que ficaram de entrar em contato ate 5 dias depois.semana passada foram as 3 empresas. 3 tecnicos . o 1º tecnico diaginosticou que era falta de gas, colocou gas e nada. disse depois que nao estava segurando , como se tivesse vazamento interno e teria que levar o mesmo para a tercerizada, mais que nao teria custo para mim mais nunca apareceu. o 2º tecnico disse que o mesmo era so mal instalacao e que o ar estava ok, sem problemas , me cobrou 200 reais para ajeitar, e por ultimo o 3º tecnico , ja disse que o ar estava queimado e so outro….que custaria 700 para ele comprar outro peca que fica fora da casa compressor e montar pra mim.. e agora nao sei o que fazer ou sei,estou entrando no juizado de pequenas causas. quero ser reparada pelo dano. posso esta enganada, mais acredito que se fosse mal instalacao o ar nao funcionaria por uma semana, como funcionou.

      • Oi Anny. Acredito que o problema seja no aparelho mesmo, pois seguidamente recebemos comentários negativos dos aparelhos comfee.
        Recomendo que vá ao Procon e abra um registro.
        Obrigado.

  12. Comprei um ar condicionado split samsung, e não sei como faço em relação a instalação, pois nao vem escrito em lugar nenhum o que devo fazer. Como faço para contatar algupem que seja credenciado da empresa para instalar meu ar? E qual é a média de valor que eles cobram para instalaçao?

  13. Beleza, comprei um Slipt Midea 9000 Btus Q/F no dia 22/01/14, instalei com um autônomo, conforme ele está tudo ok na instalação mas o equipamento não está gelando e não liga o ventilador, informou que o defeito é de fábrica, ainda não completou os sete dias da compra. Estou preocupado. O que devo fazer?

    • Oi Angelo. Não sei lhe informar se eh problema no produto ou na instalação.
      Recomendo que chame novamente o técnico que fez a sua instalação e relate o caso.
      Obrigado.

    • Olá Silvio.

      Depende do caso, pois provavelmente o problema tenha ocorrido na instalação (ou com o tempo). Existe diferença se a instalação foi realizada com uma autorizada ou não. Em ambos os casos você deve procurar quem instalou.

      Obrigado pelo seu contato.

    • Gostaria de saber, se garantia extendida de 3 anos, além da do fabricante, da direito, ou cobre, a troca de gás e instalação em outro endereço de um ar condicionado split? abraço

      • Veja só: Eu desinstalei um Split de um local, e quero instala-lo em outro endereço. Só que além da instalação, vai ser preciso recolocar o gás. O que eu quero saber, é se posso fazer tudo isso, usando a garantia estendida, sem ter que pagar nada. abrtaço

    • Olá Lucas.

      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
      Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

  14. boa tarde gostaria de saber como e doque e preciso pra se cadastrar em uma empresa pra faser instalalçao de split sem perder a garantia, e fiz o curso numa empresa chamada serae ja faz 3 anos trabalho instalando ar mas perdo muito serviço por trabalhar como altonomo o que faço pra me credenciar e poder trabalhar sem per serviço obrigado agradeço desde já

    • boa tarde mais uma informaçao por favor quanto tempo de garantia eu o cliente têm direito após a instalaçao , garantia de instalaçao , obrigado

    • Olá Josivaldo.
      Você deve se credenciar junto às marcar para ser um agente autorizado.
      Aqui neste link você encontra as informações necessárias para ser um credenciado dos fabricantes.
      Escolha as marcas de sua preferência e clique nos posts para acessar o passo a passo.
      O procedimento deve ser feito diretamente com a empresas.
      Obrigado pelo contato.

  15. Bom dia, trabalho instalando ar-condicionado fasso todos os procêdimentos corretos mais não sou credenciado, caso ocorra um problema com o aparelho alguns meses depois da instalação mesmo tando tudo no padrão de qual quer altoriza, para que o cliente não perca a garantia e necessario que seja feita uma nota de serviço? pois tenho CNPJ tudo como manda o figurino, sei que mesmo não sendo feito por uma loja credênciada o cliente tem direito de uma visita, mais mesmo assim eles contestam, o que devo fazer se isso persistir?
    desde ja agradeço!

    • Olá Edmar. Se o cliente realizar a instalação com um agente não autorizado da marca em questão, ele perde a garantia da instalação, mas continua com a garantia do equipamento, que vem de fábrica. Ou seja, são duas garantias independentes.
      No seu caso, a emissão da nota de serviço é uma forma de registrar que o serviço foi prestado. Além disso, a nota de serviço dá a garantia do seu trabalho, caso ocorra alguma problema. Ela é uma forma de segurança para você e para seus clientes.
      Obrigado pelo contato.

  16. se o produto apresentar defeito após a instalação e precisar de nova instalação será cobrado a nova instalação, mesmo por rapel, se o comprador já havia pago a instalação.

  17. Ola, trabalho na autorizada, em joao pessoa, tenho aprendido muito, fico feliz porque tenho tirado dodos os defeitos do arcd. inverte.

  18. Puxa, fiquei frustrado em ver que minha pergunta foi removida… tinha aquela grande dúvida… Não sei se vc é instalador credenciado de alguma marca, não sei se violei alguma regra do seu site, mas não foi minha intenção. De qualquer forma agradeço a oportunidade e continuarei na internet em busca da resposta de minha duvida… Aquilo sobre Venda C_ _ _ _ _, é uma grande verdade aqui no nosso país, não deveria ser assim. No meu ponto de vista, ao realizar uma instalação com um tecnico não credenciado e caso fosse necessario solicitar a garantia, os fabricantes deveriam solicitar aos seus credenciados uma vistoria completa da instalação tanto da parte mecanica bem como o da parte eletrica… Não sou instalador de Splits, mas trabalho e tenho varios cursos na area eletrica. Na verdade ao observar a instalação vi que não tem muito mistério. Eu tenho alguma noção pois trabalho em uma companhia telefonica que tem varios sistemas de climatização no predio. Não sou tão leigo como talvez pense. Mas enfim, minha dúvida não era de como instalar ou qual era a solução para o problema, mas sim se teria direito a garantia! Inclusive ja sei que o problema está em uma placa eletronica localizada dentro do condensador… Deixo aqui meu elogio para sua iniciativa, pois foi o unico lugar que a principio encontrei falando algo a respeito… Tenha uma boa tarde!

    • Olá Rafael. Tudo bem?
      Não estou lembrado de apagar algum comentário teu, nem de receber comentários quem infrinjam as leis do site. Talvez tenha dado algum erro na hora do envio. Mas enfim, falando sobre o tema que você levantou: Hoje em dias nós trabalhamos tentando difundir a informação para o usuário leigo e para o profissional técnico, a fim de evitar dúvidas. No caso da garantia, é necessário ter em mente que o aparelho tem duas garantias: a de instalação e a de fábrica. Se você realizar a instalação com um agente não autorizado, perderá a garantia de instalação automaticamente. Se por ventura o aparelho apresentar algum problema, você deverá chamar o técnico que lhe atendeu cobrando garantia do serviço dele. Se o problema for no aparelho, um agente autorizado será enviado para sua casa para fazer uma vistoria no aparelho.
      Se tiveres mais dúvidas, entre em contato novamente. Obrigado pelo comentário.
      att,

  19. Prezado, boa tarde! Tenho uma dúvida: Comprei ha 3 meses um split Samsung inverter 12000 btu’s e pedi um amigo que trabalha com refrigeração para instalar (Elé é experiente, trabalha até mesmo com self’s, chiller condensação a agua e ar, splits e etc), acontece que recentemente ao ligar o aparelho, liga a unidade evaporadora mas não chama o compressor… Para ser mais especifico, as vezes liga o ventilador do condensador, fica um tempo ligado (varia de menos de 1 min a 1,5 m) e desliga, mas não entra o compressor… As vezes (mais raramente) o compressor liga… fica um bom tempo ligado e depois desarma… Já foi visto que não é falta de gás. Ja foi revisto todas as ligações eletricas. Enfim, eu posso chamar a assistencia tecnica mesmo nao tendo realizado o trabalho com eles? Será que eu ainda tenho a garantia? E por ultimo, isso de “ter de instalar somente com autorizada” não caracteriza uma “venda casada”? Isso não é crime?

    • Olá Rafael. Segundo as tuas informações, acredito que seja uma falha na placa eletrônica. Mas não posso afirmar com certeza, é apenas uma desconfiança feita à distância. Você não é obrigado a instalar com um agente autorizado. Isto se caracteriza “venda casada”. Existem duas garantias em cima do seu aparelho: a de instalação (que você já perdeu, pois instalou com seu amigo) e a garantia de fábrica. Esta lhe assegura sobre possíveis falhas vindas do aparelho da fábrica. Aqui você confere mais infos sobre a venda casada.
      Acredito que o melhor procedimento agora é contatar a Samsung. Informe o caso. Possivelmente eles irão enviar um agente autorizado deles para avaliar o aparelho. Se este agente disser que foi problema na instalação, você terá de arcar com os custos. Se ele constatar que eh de fábrica, a garantia irá lhe assegurar com o conserto.
      obrigado pelo seu contato.

  20. Adquiri recentemente um aparelho de ar condicionado da marca Fujitsu e só então fiquei sabendo que a instalação deve ser feita por empresa credenciada, o que me deixou frustrado. O que ocorre é que tenho como profissional um técnico experiente e de minha confiança para fazer a instalação, porém ele não credenciado pela Fujitsu. O termo de garantia é claro ao destacar que se eu fizer a instalação com profissional não credenciado eu perco a garantia. Minha pergunta: Se eu fizer a instalação com o técnico de minha confiança vou perder a garantia?

    • Olá Marino.
      Sim, de fato você perderá a garantia da fabricante.
      No entanto, ao realizar a instalação, o técnico lhe fornece uma garantia pelo serviço prestado.
      Então converse com seu profissional antes de realizar o procedimento.
      Agradecemos o seu contato.

    • Olá Leston.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.

      Neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
      Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

  21. bom dia, estou querendo comprar um ar condicionado samsung 12000 btus inverter, porem na minha cidade a assistencia tecnica autorizada fica a quase 200km daqui, nao sendo possivel que eles instalem o aparelho pra min. na minha cidade possui tecnicos que o instale, porem a minha duvida é a seguinte: Se caso eu compre esse aparelho e ele vir a dar problema quais sao as medidas a serem tomadas? e em segundo lugar vcs acham que mesmo nao tendo a assistencia tencnica aqui eu o devo compra-lo?
    obrigado

      • Boa noite,
        Estou com um problema que parece ser semelhante ao do Hendrewf. Meu ar condicionado split de 12000 BTU, borrifa água junto com o ar ao longo de todo o comprimento da evaporadora. Coversando com técnicos em ar condicionado, inclusive de autorizada, foram aventadas as seguintes hipóteses:
        1. Instalação com tubo de alumínio (acho absurda).
        2. Defeito de fabricação, o que faz com que a água condensada não caia dentro da bandeja do dreno (acho a hipótese mais provável).
        De qualquer forma, ambos os técnicos condenaram a evaporadora.
        Observo que o equipamento ainda está dentro da garantia e não foi instalado por autorizada/credenciada, e o funcionamento no que diz respeito às temperaturas é normal (gela bem)
        Alguém pode me ajudar?

        • Olá Alberto.
          Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
          Agradecemos o seu contato.

        • o mais coreto é um profissional olhar sua maquina….se fosse em Teresina(PI) rsrs vc estava bem pois normalmente não cobro orçamento abriria sua maquina e lhe mostraria uma solução kkk rsrs mas em todo caso pode ser que seu profissional no ato da instalação tenha cometido alguma falha ….eu em uma determinada oportunidade(ainda era juvenil) rsrs deixei um fio passando colado na condensadora a agua escoria pelo fio e pingava na turbina…coisa de louco …mas é bom que troque os canos de alumínio por cobre… pois aqui em Teresina(Pi) como aqui as temperaturas são em torno de 42 graus kkk …ja vi caso de ver ele rachado, ele é mais delicado para trabalhar e dá muito retorno

        • Alberto p. sobre seu ar ,existe dois tipos de pingar ,1 º se a água sai junto com o ar ,é sinal de que soltou parte da serpentina ,parte de traz que tem uma canaleta para conduzir a água,pode ser de fabrica mal encaixado e pode ser na hora da instal. 2º se a água fica pingando por toda a extensão em baixo do evap. é sinal de alguns programas de controle ,tipo 18 gruas com ventilação baixa,

  22. Pessoal Tentem me ajudar por favor. Meu ar condicionado está jogando agua junto com o ar, foi verificado o gás, foi feita a limpeza tudo certo. Porem dois meses depois da instalação deu este problema não aguento mais e fora drena muita pouca agua. Pela experiência de vocês o que pode ser?

    • Olá Othon.

      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
      Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

    • Olá Fabiano. Primeiramente você deve fazer um curso técnico que permita que você instale aparelhos de ar condicionado. Neste link, sempre que possível, nossa equipe posta oportunidades de cursos profissionalizantes em diversas regiões do país.
      Caso você já tenha um curso técnico, você deve escolher quais marcas irá atender. Neste link você encontra uma lista com diferentes marcas e o passo a passo para ser um agente autorizado. Agradecemos pelo seu contato.

  23. Boa tarde

    Comprei um split LG Inverter Hero, no início na instalação aqui na minha cidade, colocaram pouco ângulo no dreno e voltava água na evaporadora, consertado o dreno resolvido, porém ao cortarem a tubulação e soldarem não realizaram o vácuo novamente e pelo que vi deveria ser feito, pois percebi que o ar não gela mais como antes. Pergunta: Deverei responsabilizar os técnicos solicitando a troca do gás pois agora se misturou ao oxigenio dos canos ou apenas recolher o gás e realizar o vácuo.
    Abraços.

    • Gilberto, pelo seu relato, se o aparelho não refrigera mais, tudo indica que seja preciso fazer nova carga de gás.
      Antes disso, o vácuo deve ser feito para limpar a tubulação e retirar o resto do gás antigo.
      Se o aparelho ainda estiver no prazo da garantia dada pela empresa de instalação, consulte o técnico que fez a instalação.

  24. Boa tarde!!
    Adquiri um ar condicionado split da Samsung, porém fiz uma instalação particular, quando o instalador terminou o procedimento de instalação foi testar as funções, foi quando que percebeu que aumenta a velocidade de resfriamento ocorre um barulho anormal no aparelho externo, cito que recebi o produto a 5 dias e já instalei. Aguardo sugestões, obrigado.

    • Valdinei, o barulho pode ser um indicativo de que o fluxo do gás refrigerante foi alterado, ou seja, pode haver vazamento.
      O fabricante recomenda, no manual do usuário, que o proprietário entre em contato com uma assistência técnica autorizada quando o barulho for anormal.

  25. ja instalo ar condicionado a mais de 12 anos,gostaria de me credenciar na rede springer pois instalo ar para varias emprersas aqui na cidades sendo elas ;forum,prefeitura,camara,promotoria,uab,hospital,igrejas e centenas de clientes na cidade. estou solicitando isto para dar aos clientes uma segurança a mais em relação a garantia, sem mais agradeço e aguardo resposta.

  26. Olá pessoal, sou técnico em sistemas de ar condicionado há mais de 20 anos, trabalho com várias marca . tenho instalado equipamentos Samsung e não tenho tido nenhum problema.
    Ar condicionado não é qualquer eletrodoméstico que pode ser instalado por qualquer um, depende de ferramental certo e conhecimento, pois isso alguns equipamentos não funcionam bem ou apresentam quebra. Uma instalação bem feita não custa barato, mas vc raramente vai ter problema com este equipamento, o barato sai caro.
    Caso precisem de instalação podem entrar em contato : F-11-8574-7924

    Obs: Consigo equipamento Samsung com ótimos preços (consulte-nos)

  27. Muitos fabricantes, na embalagem exigem que seja feita a instalação por credenciada ou autorizada, para poder ter garantia que eles chamam de total ou estendida. Na verdade, isso é considerado , venda-casada, que é proibido em lei pelo CDC. Se for feita a instalação por um profissional ou empresa que ofereça os mesmos padrões que uma autorizada, não tem problema algum fazer a instalação, desde que, ofereça algum certificado oficial da empresa – Nota fiscal, recibo. Se o fabricante faz a opção de dar a garantia além do mínimo em lei, que são 90 dias, esta tem que cumprir, independentemente se foi autorizada ou não. Em caso de vício de fabricação(defeito), a dica é chamar o instalador, para saber se é um problema da instalação ou do aparelho, se for do aparelho, chame a autorizada, e eles farão o diagnóstico, e efetuarão o serviço em garantia, sendo ressarcidos pelo fabricante.

  28. Boa noite a todos da web, parabens pelo site e ofertas…
    gostaria de saber qual marca e modelo de ar split , 9000btu, ciclo quente/frio, selo A, vocês me indicariam? que fosse menos problematico, afinal muitos são barulhentos e vivem indo e vindo para assistencia…

  29. A VENDA CASADA E CRIME QUANDO EU COMPRO UM APARELHO EU DECIDO COM QUEM QUERO INSTALAR E SE DER PROBLEMA NO APARELHO POR DEFEITO MECANICO A AUTORIZADA E OBRIGADA A TROCAR, SE INSTALAÇÃO ESTIVER DENTRO DO PADRÃO ISSO E LEI.

  30. Olá.
    Gostei do site, muito útil!
    Mas, ainda tenho uma duvida sobre a instalação. Se eu comprar um aparelho Samsung, eu tenho, necessariamente que procurar um instalador credenciado à empresa, caso contrairo perco a garantia do aparelho? ( como na loja diz ter 36 meses, mas, em alguns casos tem uma nota dizendo que deve ser instalado por autorizada) Em resumo, posso comprar este aparelho e contratar um serviço que seja autorizada de outra marca, por exemplo para comprovar a capacidade, sem que perca a garantia do produto? ( pois achei um autorizado da marca Midea que cobra 400 reais, enquanto o da Samsung me cobrou 650.) Aguardo uma resposta! Obrigado.

  31. ganhei um splint não lembro a marca pois estou no trabalho o instalador é um profissional só que eu contratei particular, foi instalado mais ou menos em meados de janeiro/11 ele deixou a válvula por onde drena a água mais eu não consegui um bom pedreirro para fazer o serviço , no momento estou aparando a agua em um balde . Porém observei que o condensador de vez
    em quando está também vazando água é pouca mais ou menos um copo duplo de água . o que fazer?

    • senhora linduina braga ,estou atuando no mercado de refrigeração e ar condicionado á 17 anos e guarapari ES e sujiro que contrate um bombeiro idraulico ou um pedreiro e faça um dreno para a condençadora e evaporadora ,so assim o problema de pingação de agua será resouvido.

  32. Comprei um Split em uma revenda autorizada que me indicou uma empresa de instalação parceira, após 8 meses meu Split esta jogando agua para dentro do meu apartamento, aparentemente é a água do dreno que esta voltando para dentro do aparelho. A minha pergunta é qual a garantia legal de uma instalação de split ? A loja deve me auxiliar e solicitar ao instalador que revise minha instalação de maneira gratuita ?

    Aguardo contato.

    Muito Obrigado

    • Bruno, tenho uma empresa de refrigeração onde nosso foco principal são as instalações, manutenções e consertos em Splits de todas as marcas e capacidade de 7.000 a 60.000 btus.
      Se o seu aparelho que já está bem instalado ha 08 meses e nunca apresentou problemas e agora está derramando água para o ambiente, é sinal de que vc não fez a manutenção preventiva geral dos 06 meses, cuja manutenção teria retirado as impurezas e sujeiras acumuladas na calha e na mangueira do dreno que já apresenta entupimento. Porisso que se faz necessário não apenas instalar e usar o equipamento, tem que ser dado revisões e manutenções semestrais para evitar esses imprevistos e prolongar a vida útil do seu equipamento. Abraço e boa sorte!!

      • Tbm tem empresa de Refrigeração e compartilho a opinião de Joaquim Filho…Infelizmente o cliente em na maior parte dos casos pensa que é só instalar a maquina e pronto…..deve lembrar de limpar os filtros semanalmente(neste caso o dono do aparelho deve fazer é simples)….e a manutenção de seis em seis meses feita por um profissional.

    • sou instalador de ar condicionado á 3 anos e não tive nenhum
      problema tenho boas referencias de instalação com algumas empresas na minha cidade e região ,trabalho com nota fiscal ,procuro credenciamento a algum tempo ainda não consegui pois as empresas maiores e autorizadas concorrentes não ajudam com informações ou cursos , peço ajuda pois quero ser credenciado mesmo tendo bos referencias. obrigado.