* Atualizado em 14/06/2019
Os produtos de ar condicionado possuem uma proteção contra defeitos que chamamos de garantia de fabricação. O período dessa garantia pode ser diferente para cada fabricante e sofrer alterações quando a instalação for realizada por um instalador credenciado ou instalador não credenciado.
Logo abaixo criamos uma tabela com o tempo de garantia dos produtos de ar condicionado split de algumas marcas. Em contato com os fabricantes listados nesse tópico, a maioria das marcas informou que a garantia é estendida quando a instalação é realizada por uma empresa credenciada.
Encontre as principais ofertas de ar-condicionado em nosso comparador de preços
As marcas LG, Brastemp e Consul informaram que a garantia é a mesma para o aparelho instalado por uma empresa credenciada ou não credenciada. Porém, todas alertaram que a instalação com uma empresa não credenciada pode anular a garantia, dependendo do caso.
Lembre-se que existem duas garantias distintas: a de fábrica (produto) e a de instalação. Para saber mais sobre estas garantias veja no post a seguir: A instalação deve ser feita por um instalador credenciado?
Instalação autorizada = Garantia maior
O ar-condicionado é um produto que está em constante evolução e exige uma instalação cuidadosa. Dessa forma indicamos que você efetue a instalação com um técnico autorizado ou com um profissional que tenha boas referências e que dê garantia dos serviços prestados com emissão de nota fiscal. Caso contrario, a garantia poderá ser anulada.
Contrate agora mesmo sua instalação com a AGYX que é parceira do WebArCondicionado, com a AGYX você não perde a garantia do seu produto.
Tabela de Garantias
Fabricante | Instalação NÃO credenciada | Instalação credenciada |
Bosch | 90 dias | 3 anos |
Brastemp | 90 dias | 1 ano |
Consul | 90 dias | 1 ano a 3 anos (garantia estendida) |
Electrolux | 90 dias | 1 a 2 anos (garantia estendida) |
Elgin | 90 dias nos splits e 1 ano nos janeleiros independente da instalação | 3 anos nos split |
Fujitsu | 90 dias | 1 ano |
Gree | 90 dias | 1 ano no aparelho e 5 anos no compressor |
Hitachi | 90 dias | 1 ano |
Komeco | 90 dias | 1 a 3 anos (variando conforme o modelo) |
LG | 1 ano para defeito de fabricação. Se o defeito for de instalação, a garantia é anulada (mediante análise) | 1 ano |
Midea | 90 dias | 1 ano nos splits e 2 anos nos aparelhos inverter. |
Panassonic | 90 dias | 1 ano no aparelho e 5 anos no compressor |
Philco | 1 ano | 2 anos |
Rheem | 90 dias | 1 ano no aparelho e 2 anos no compressor |
Samsung | 90 dias | 1 ano (10 anos no compressor) |
Springer | 90 dias | 1 ano |
York | 90 dias | 3 anos |
O que é venda casada?
Venda casada é “a prática comercial em que o fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço, à aquisição de outro produto ou serviço”, segundo informa o site DireitoNet. O Código de Defesa do Consumidor determina que a venda casada é ilegal no Brasil.
Garantia Legal X Garantia Contratual
O Procon nos informou que o consumidor tem direito à garantia legal de 90 dias, a qual é “imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da emissão da nota fiscal do produto ou do serviço.
Após os três meses de garantia obrigatória, o fabricante é que vai determinar o tempo adicional (veja na tabela acima) e os termos da garantia contratual. Logo, a prática não é considerada venda casada, mas sim uma orientação de serviços de instalação e manutenção dadas ao consumidor, o qual deve ficar atento aos itens contidos na garantia contratual, que geralmente vem anexada ao manual do usuário.
Veja o que diz o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor:
“Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.“
Se você se sentiu lesado, sugerimos que entre em contato com o Procon da sua cidade e abra um registro.
Agora que você sabe como funciona a garantia de ar-condicionado, ficou alguma dúvida? Compartilhe as informações e comente conosco!
Comprei na empresa Central AIR um aparelho de Ar Condicionado Split Off Springer Midea 22000 Btus Frio 220v. Depois um 1 ano e 3 meses ele quebrou, não liga mais. Gostaria de saber se tenho direito a garantia de troca do produto?
Olá Jose, tudo bem?
Caso você tenha realizado sua instalação com algum profissional credenciado você preservou a garantia de fábrica do seu aparelho, sugerimos que contate-os:
https://www.midea.com/br/
Oi boa noite deixei de comprar um ar da LG 9000. Invert hoje na loja da fest fui informado que a garantia de 10 anos so ia valer se eu fizer a estação e todas as manutenções com eles se nao eu perderia a garantia podem fazer isso por lei. É legal eles podem o que diz a lei sobre esse assunto
Olá Flávio, tudo bem?
Nos colocamos a disposição. O WebArCondicionado comercializa direto na sua loja o serviço de instalação, e o nosso principal diferencial é que mantemos a garantia de fábrica do produto. Segue o link:
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Tenho um split elgin q depois de 1 anos e dois meses não está armando. Tem garantia de 3 anos, a empresa deve retirar ou eu levar?
Olá Diogo, tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com a assistência técnica da marca para verificarem:
https://www.elgin.com.br/institucional/assistenciatecnica.php
Comprei um ar condicionado split 9000btus inverter e contratei uma empresa terceirizada pra fazer a instalação, porém o ar condicionado na está gelando o instalador garantiu ter testado e não tinha vazamento porém não adicionou gás aí aparelho, eu gostaria de saber se é obrigação da fabricante vender o aparelho com gás?
Olá Elemar, tudo bem?
Nesse caso, sugerimos que você contate o instalador que realizou sua instalação para sanar essas dúvidas, pois ele saberá lhe informar se o aparelho pode ter chego sem o gás.
Preciso profissional autorizado para instalação do ar-condicionado Gree Split 12.000 BTU,s. Moro em Cáceres, Mato Grosso. Não consegui falara com 0800 055 6188.
Olá João, tudo bem?
Nós estamos comercializando o serviço de instalação direto em nosso site em até 10x SEM JUROS, preservando a garantia de fábrica do aparelho!
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Não estou conseguindo contato pelo 08000556188. Quero acionar a garantia de um ar que não segura o gás devido a micro furos na serpentina.
Olá Alexandre, tudo bem?
Qual a marca do seu aparelho para que possamos lhe ajudar?
Conprei um ar da lg com 20 dias de uso deu poblema o pessoal da garantia recusou por que disse que foi estalado com 2metros e meio de mangueira mais a própria loja que me endicou o rapas pra estalar e já tô sem ar a mais de 40 dias estou pagando direitinho
Olá… Esta tabela ainda está atualizada? Comprei um LG Dual Inverter e vou instalar com um instalador autônomo. De acordo com a tabela tenho garantia de 1 ano sobre eventuais defeitos no aparelho, desde que, eles não sejam causados pela instalação, é isso?
Olá Carlos, tudo bem?
A nossa sugestão é que a instalação sempre seja feita com um profissional capacitado e por uma empresa que assegure a sua garantia.
Segue sugestão de técnicos capacitados:
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Indiretamente se trata de venda casada por que 90 dia é uma garantia determinada por lei, salvo a lg e fhilco que dão 1 ano de garantia dentro de seus termos.
Comprei um ar condicionado e com 2 meses de uso percebi que não estava gelando como no começo é tbem começou a fazer um barulho. Chamei o técnico que instalou, ele disse q estava com pouco gás, que é normal isso acontecer, daí ele fez uma recarga de gás e paguei $80,00. Gostaria de saber se a garantia cobre essa recarga de gás, uma vez que tinha apenas 2 meses de uso?
Olá!
O mais recomendado agora é procurar uma assistência técnica autorizada da marca do seu aparelho.
Após avaliação que o fabricante poderá informar se cabe o suporte via garantia de fábrica ou não.
Abraços.
Comprei um Split inverter da midea
Ele veio com defeito eles não querem trocar o q fazer.comprei pela a magalu
ola estou com um ar que o display dele esta indo do 20 a 90 sem parar ele liga normal apenas o display do ar ta doido
Comprei um ar condicionado daikin,fez agora 6 meses,mas percebi que só ventila,instalei com terceiro,a dúvida é a seguinte,neste caso permaneço com a garantia
Olá, Ary, tudo bem?
Aqui está o contrato de garantia padrão da Daikin: https://www.daikin.com.br/static/uploads/conteudos/downloads/download5d8d0773ae337.pdf
Fui a loja dia 21/3/20. Comprei um ar-condicionado Springer com garantia de 1 ano.pois me ofereceram a garantia estendida de 90 reais.pra cada uma perca do ar.no caso seja 90 pro condensador e mais noventa no aparelho q fica dentro e sai o ar .isso é correto?
Olá, Maria, tudo bem?
As lojas podem oferecer garantias estendidas se quiserem. É elas que arcam com o custo daí. Mas se a garantia do aparelho já é de 1 ano, a garantia extra que você vai comprar por R$ 90 deve ser somada a essa garantia de 1 ano. Normalmente a garantia é sobre todo o aparelho, mas veja bem isso com o vendedor, pois pode ser uma garantia somente cobrindo a parte de fora, que é onde fica o motor.
COMPREI UM APARELHO DE AR CONDICIONADO. A LOJA FEZ A ENTREGA, MAIS A QUE FAZ A INSTALAÇÃO ESTA ME COBRANDO UM VALOR DE 480 PARA INSTALAR O APARELHO EM MINHA CASA. O QUE EU FAÇO. E CERTO EU TER QUE PAGAR PARA TER A INSTALAÇÃO?????
Olá, Andre, tudo bem?
A instalação é paga mesmo, nenhuma loja oferece o serviço de instalação de graça.
Aqui nessa página você pode fazer um pedido de orçamento de instalação gratuitamente.
Gostaria de saber o tempo de garantia que tenho no compressor do modelo SPLIT GREE HW 12K F INVERTE COZY .
Olá, Flavio, tudo bem?
Aqui você entra em contato com as autorizadas da Gree para solucionar essa dúvida: https://www.webarcondicionado.com.br/assistencia-tecnica-autorizada-gree
Por favor peço que ajude.. Comprei um ar condicionado springer no dia 12 de agosto e hoje percebi que o mesmo está pingando água na parte da frente embaixo..E da Spinger . Comprei na Lyra Refrigeração que tbm instalou o ar ..tenho direito de chamar eles novamente ou tenho que procurar uma autorizada pois o tem 2 meses só!
Olá, Anna, tudo bem?
Com 2 meses seu aparelho ainda está na garantia legal, de 90 dias. Porém, o melhor é procurar uma autorizada da marca, você pode encontrar uma aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/assistencia-tecnica-autorizada-springer-carrier
boa noite, tenho um problema com a infraestrutura do ar-condicionado do prédio que moro porem não sei se esta na garantia ainda, sabem o prazo que a norma da de garantia?
Olá, Ivan, tudo bem?
Conforme descrito acima, a garantia por lei é de 90 dias. Porém, dependendo do fabricante e do modo de instalação, pode ser concedido mais tempo. Você precisa verificar com a loja ou o fabricante do seu modelo.
Tem 8 meses que comprei um ar da marca Elgin, com 5 meses começou a criar gelo, com 6 meses a empresa Jaru Ar condicionado fez a manutenção de garantia, mas mesmo assim continua o mesmo problema, eles já tentou resolver o problema 3x mas não resolveu o problema, quais os meus direitos quanto a isto.
Hj dia 23/09/19 falei com eles, disse que vem tentar resolver o problema novamente, o que devo fazer se o problema continuar.?
Olá, Celia, tudo bem?
Se a empresa que fez a manutenção é uma autorizada da Elgin, então talvez seu aparelho ainda esteja na garantia. Já verificou isso?
Aqui estão os contatos da Elgin: https://www.webarcondicionado.com.br/abricante-elgin
Esperamos ter ajudado e estamos à disposição!
Comprei um ar condicionado tem 6 meses e agora apareceu um prolrema a garantia é estendida até 2020 preciso de outro com urgência
Olá, Luana, tudo bem?
Você precisa de outro ar-condicionado com a garantia estendida, isso?
Você pode filtrar pela sua marca de preferência no nossos comparador de preços e escolher o aparelho mais em conta, aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-split
Comprei um Philco e instalei com não autorizado. Porém o ar não funcionou, acionei a garantia pois está dentro dos 3 meses, porém a Philco me falou que são somente 3 meses se a instalação não for com autorizado, procede?
Outra dúvida é que veio a autorizada para verificar o aparelho e constataram que é defeito na placa da unidade interna, eles podem trocar somente uma peça ou deve ser trocado todo aparelho nestes 3 meses?
Olá, Paulo, tudo bem?
Realmente, pela lei, o fabricante só é obrigado a dar 90 dias de garantia. Extensões disso podem ser atreladas ao modo de instalação, sim. Quanto ao que deve ser trocado ou não, isso quem pode te dizer é o próprio técnico autorizado.
Entrei em contato com a Eletrolux ontem e ela me informou que caso eu faça a instalação do ar com terceiros ela só da 3 meses de garantia, na tabela acima diz que é de 1 ano. Corrige essa tabela pois se era de um ano passou a ser 3 meses no caso da Eletrolux.
Obrigado por nos avisar, Andre.
Corrigido, agora está de acordo com a Electrolux.
Comprei um aparelho da marca Elgin, modelo eco inverter de 12000 btus. o aparelho funcionou exatos 13 dias, chamei a assistência eles verificaram e levaram as duas unidades, após averiguações detectaram que a placa de comando havia queimado, foi feito o pedido de uma nova. ocorre que se passaram 30 dias e eles não devolveram o aparelho. Estou pedindo ressarcimento do valor do aparelho e o valor da instalação uma vez que não se trata de um aparelho que você chega e liga na tomada.
Olá, Klebiano.
Não deram um prazo de retorno para você?
Sugiro que entre em contato com a marca fabricante e questione diretamente com eles. Não tenho nenhum vínculo com os fabricantes, mas entendemos sua indignação e sugiro que corra atrás desse prejuízo consultando seus direitos.
Qualquer dúvida no que pudermos ajudar, ficamos à disposição.
Boa tarde comprei duas maquina de ar condicionado da Electrolux um de 9000 e outro de 12000 os dois foram intalados no mesmo dia porém o 12000 começou a apresentar um barulho muito alto e vibrando muito acionei a garantia do fabricante pois o problema apresentou com 30 dias de funcionamento o técnico da autorizada veio e disse que a tubulação do ar estava com a metragem fora do especificado do manual por isso o problema chamei o técnico que instalou e corrigimos o problema conclusão o problema continua ligo para fabricante Electrolux e eles não me dão nenhuma resposta como devo proceder????
Olá comprei um ar da fhilco ele veio sem gás tem um mês que comprei mais estalei agora pois estava de férias oque eu faço já está estalado
comprei um ar lg 12000 btus
a instalaçao nao foi feita pela autorizada, porem o aparelho nem chegou a ligar apresentou um defeito na placa, a autorizada ainda nao veio fazer a visita, mas posso perder a garantia pelo fato do cabo ter menos da distancia minima exigida, apesar de o defeito nao ter nada a ver com isso?
Há mais ou menos três anos o meu noivo comprou um ar condicionado split que ficou o tempo todo guardado na caixa. Exatamente hoje, conseguimos um dinheiro para instalar o ar, só que para nossa surpresa ao terminar a instalação o técnico informou que as unidades estão trocadas e não correspondem uma a outra. Isso é possível?
Olá, Leonice.
Não lembramos de ter recebido aqui um caso como esse, mas não seria tão impossível de acontecer, o que vocês precisam se certificar é que se isso é verdade. Chegaram a verificar na etiqueta de cada unidade para ver se realmente elas não correspondem? O técnico deveria ter verificado isso antes, e não só no término da instalação.
Comprei um ar da marca Gree faz 10 meses e o ar parou de gelar. Fiz a instalação com técnico credenciado que constatou que a serpentina da evaporadora está vazando. A credenciada me disse que será solicitado uma nova serpentina, só que terei de arcar com os custos de recarga de gás e mão de obra do técnico, isso está correto?
Detalhe: ainda estou no primeiro ano de compra do aparelho e ainda estendi a garantia por mais um ano.
Atenciosamente.
Olá, Lucas.
Na verdade existe a garantia de fabricação do aparelho e a garantia do serviço de instalação.
Se a instalação for feita com um agente credenciado, como foi o seu caso, a garantia poderá ser estendida por um período maior que o concedido por lei. Aconselho que você leia o documento da garantia de instalação para ver como proceder. Como o seu problema foi em uma peça, achamos realmente muito difícil que a fabricante cubra a mão de obra, por mais que seria isso a solução mais justa. Se no seu documento não houver nenhuma especificação sobre isso, indicamos que você contate o Procon para ver como agir.
Esperamos ter ajudado de alguma forma. Qualquer outra dúvida ficamos à disposição.
Bom dia!
1 – Comprei um ar-condicionado inverter LG em outubro do ano passado e tem uns 3 meses que ele não vem gelando bem.
2 – Ele foi instalado pela assistência autorizada. Entramos em contato com a LG e eles enviaram a assistência para verificar o ar.
3 – A assistência removeu o ar para analisar na empresa e constatou que a unidade de ar não tem problemas e que houve um possível vazamento na instalação.
4 – Agora querem cobrar pelo serviço de recarga de gás nova instalação, totalizando 320 reais e alegaram que a garantia de instalação é de apenas 3 meses.
Está correta essa cobrança? A garantia de instalação não é obrigatoriamente de 1 ano?
Olá, Luís.
Segundo as informações que temos, a garantia é de 1 ano se a instalação for credenciada. Noventa dias costuma ser o período de instalação não credenciada. Não veio nenhum documento que comprove isso quando você comprou o aparelho? O que pode ter acontecido é a marca ter mudado esse período recentemente, mas sugiro que insista investigando.
Bom dia,
Adquiri um ar condicionado Consul, modelo Bem Estar de 22.000 Btus. Durante os testes de instalação notamos que a evaporadora aciona normalmente e a condensadora não. Verificamos número de série e modelo e os mesmos não possuem correspondência. Seria o motivo do não funcionamento? E como devo proceder? Desde já agradeço a atenção!!!
Olá Gustavo,
se as duas unidades possuem a mesma capacidade (BTU), o mesmo ciclo (quente/frio ou só frio), não é esse o motivo. As duas unidades não precisam ser da mesma marca e modelo, apenas ter as mesmas características.
Obrigado pelo contato.
Comprei um ar condicionado springer midea quente e frio no dia 21/08 e levou 9 dias para chegar, quando chegou no dia 31/08 acionei um montador não autorizado para o serviço. Ele fez a instalação e o ar gelou normalmente mas em seguida o ar ficou quente e o ar condicionado desligou sozinho. Ele fez outro reparo e aconteceu a mesma coisa, gela e depois esquenta. Ele disse que o ar pode star com problema de fábrica, como devo proceder?
qual é a garantia de fábrica que tenho para a tal troca do aparelho?
Olá Victor,
ele terá que dizer qual o defeito de fábrica, emitir o laudo e você deve encaminhar ao fabricante. O fabricante irá analisar se é realmente defeito de fábrica ou se o problema foi na instalação.
Obrigado pelo contato.
Olá amigos! Alguém sabe dizer qual a garantia do compressor dos aparelhos Midea e Carrrier?
Olá Gabriel,
não encontramos essa informação. Aconselhamos que entre em contato diretamente com a Midea, veja aqui como.
Obrigado pelo contato.
A samsung negou a garantia do Compressor do Ar Condicionado Inverte de 18000 btus porque não possuo o número de série, mesmo com a nota Fiscal. O Termo de garantia diz que possui 5 anos de garantia o Compressor e foi comprado em 29/01/2014.
E possível isso?
Ademir
Olá Ademir,
o aparelho está sem número de série? Se for isso a fabricante pode negar mesmo.
Obrigado pelo contato.
Sobre a tubulação: como vejo a garantia do material? de alumínio e de cobre?
no aguardo
Sara
Olá Sara,
sobre a garantia do material usado na montagem do aparelho nós não temos informações, aconselhamos que veja com o fabricante.
Obrigado pelo contato.
Opa Boa noite, tenho um ar condicionado da Consul que está com problema que fica liga e desliga compressor, fica uma 4 segundos ligado e desliga e fica uns 60 segundos e liga e novo fica neste siclo os ventiladores funcionam…
Primeiro gostaria de saber o que pode ser, segundo gostaria de saber sobre meus direitos liguei dia 9 pela manhã para acionar a garantia, a Samsung me garantiu que em 24h a assistência me ligaria para marcar o dia do concerto fato que não aconteceu reclamei pra samsung que me informava que ja estava com a assistência servippecas de Porto Alegre o pedido, eu ligava e eles me falavam que não estava, tornei a ligar pra samsung que me disse que a assistência avia recusado a ordem de serviço por alta demanda e que era pra mim esperar, se recusaram a me dar um prazo, hj dia 12 depois de tanto reclamar e já aver desistido e decidido mandar arrumar e depois acionar na justiça a Samsung, a assistência servippeças me liga e fala que vai agendar para a próxima quinta-feira, imagina 11 dias desde que acionei a garantia para a assistencia vir olhar o defeito e provavelmente depois eu ainda iria esperar mais para trocarem a peça que estiver danificada, quero saber se eu tenho direito de mandar arrumar e depois cobrar judicialmente da samsung, lembrando que em Porto Alegre, está tendo temperaturas acima de 32graus com sensação de 40;e eu tenho um animal de estimação que pode morrer em temperatura acima de 30 “Chinchila”
Olá Fernando,
o ideal seria você consultar um advogado para saber seus direitos. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não temos conhecimento mais aprofundados em leis.
Qualquer dúvida sobre climatização estamos á disposição.
Obrigado pelo contato.
Boa noite fiz a comprar de uma máquina Carrier 12.000 quente frio o instalador disse que veio sem gás o que devo fazer pedir reparo ou a troca por outra maquina grato
Olá Marcos,
o instalador mexeu no aparelho, tentou instalar? É estranho, porque os aparelhos saem de fábrica com gás. Pode ter vazado durante a instalação.
Obrigado pelo contato.
Poderiam atualizar a tabela novamente, uso como referência mas muitas não estão batendo.
Obrigado Jaison, vamos pesquisar e alterar.
pois é….mas eu comprei um ar condicionado philco, que por sinal faz 4 meses e esta com defeito na placa, liguei para a philco e a mesma me informou que se náo foi um tecnico autorizado quem fez o serviço, a garantia é de apenas 90 dias e não 1 ano como informa a tabela.
Olá Marcelo,
este texto é de 2010, pode ser que eles tenham mudado. Vamos verificar e alterar o texto.
Obrigado pelo contato e colaboração.
Bom dia, comprei um ar condicionado midea 9000 btus no dia 15/12/2015 tive que fazer a troca do padrão para 220 e só fiz a instalação no dia 13/05/2016, apresentou defeito não funcionou não sabia que tinha que fazer con autorizada. Vou procurar o procon, quais meus direito se tratando dessa situação, a caixa está aqui em casa do produto.
Olá Ana Paula,
se for defeito de fábrica, você pode tentar acionar a garantia. Mas se o problema ocorreu na instalação, daí é o profissional que instalou é quem vai ter que consertar. Chame ele para verificar o problema do aparelho, pois todo profissional autônomo (não credenciado da marca) deve oferecer garantia da instalação.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
comprei um ar condicionado de 12000btus da philco e instalei com uma empresa credenciada. faltando 1 mês para terminar a garantia de 1 ano o aparelho apresentou defeito, a empresa que instalou trocou a placa que estragada sem custos, porém, se passaram 4 meses do fim da garantia e a placa voltou a estragar. agora a empresa está alegando que o aparelho não está mais na garantia e o serviço tem que ser cobrado. gostaria de saber se tenho algum direito neste caso?
Olá Daniel,
só se eles lhe deram garantia do conserto ou da placa que foi trocada, e isso depende muito da marca. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Sua pagina é maravilhosa, parabéns por nos ajudar com todas essas informações. Gostaria aqui de relatar meu problema, depois de tanto pesquisar decidi comprar um ar condicionado Electrolux eco turbo 12 btu, fiz tudo de praxe como manda o manual, instalei pela autorizada e para minha surpresa no mesmo dia de instado verifiquei que o aparelho chegou com placa queimada, entrei em contato com a loja e o fabricante e os mesmo mandaram eu ir pra garantia, pois bem assim eu fiz e eles trocaram a placa queimada e colocaram outra, desde então esse ar aparentemente estava funcionando perfeitamente, um aparelho que só é ligado a noite pra hora de dormir, com menos de 1 ano o ar literalmente não resfria mais para minha surpresa o gás acabou, depois de inúmeras tentativa com autorizada ninguém apareceu para pegar o aparelho para assistência técnica ou seja terei que entrar com uma ação na justiça conta o fabricante. Ou seja pesquisei, me informei, fiz o que mandaram e no final fiquei no prejuízo. Agora começar a pesquisar outra marca e ver se tenho mais sorte.
Comprei um ar Eletrolux já foi para o autoriza voltou do de 14 dias deu outro defeito em fim ar condicionado da Eletrolux não presta .. vou entra com uma ação judicial contra a Marca e a autorizada . Tb já contratei uma advogada todas as conversas foram gravadas … Ao invés de troca o aparelho fica neste vai e vem da autorizada …
Olá Thiago,
esperamos que dê tudo certo, é dever da fabricante resolver isso.
Agradecemos o seu contato e por compartilhar conosco sua experiência.
Olhem essa, comprei um ar condicionado 12000btus marca Philco, mandei instalar por um terceiro,foi instaldo,pageui tudo ok, logo em seguida apresentou vicio de fabrica, acionei a assistência técnica da Philco, vieram viram o problema do compressor, pediram para fábrica um novo, sóq eu querem que eu retire o ar condicionado(esta no segundo andar),paraque levem e arrumem e depoiseu coloque no lugar..Tem cabimento isso? Uma vez que já arquei comos custos de instalação e o problemaesta é no produto..
Boa noite sou assistente autorizado da Philco vcs prescisam saber diferenciar nossos serviços prestados para a fabrica da nossa mao de obra o técnico nao recusou de consertar mas nao e nossa obrigaçao subi em escada em certas alturas tira maquina leva enbora conserta depois trazer instalar nossa nos ganhamos mizerias das fabricas pelo certo quem instalou deve da a garantia mesmo q a culpa nao seja dele desistalando depois instalando
Boa tarde!
comprei um ar condicionado de janela da springer nas casas bahias no dia 15/10/2015. foi entregue no dia 27/10/2015 e o aparelho veio amassado, solicitei a troca na loja e a mesma foi feita no dia 04/11/2015.
Acontece que instalei o ar (não foi chamado técnico autorizado) funcionou perfeitamente. porém no mês de dezembro não constatei alteração pois estava de férias e quase não parava em casa e depois viajei. retornando da viajem percebi que o aparelho não refrigerava mais, apenas ventilada. liguei pra carrier e o mesmo informou que o parelho estava sem gás e não quis o conserto. fui até a loja com a intensão de troca-lo. porém eles me informaram que era defeito de fabrica e é o fabricante que precisa trocar.. e agora, como procedo??
Olá Indaia,
como você mesmo disse, o aparelho chegou a funcionar perfeitamente, então descartamos a ideia de que seja defeito de fábrica. O que acontece muitas vezes é algum pequeno erro na instalação, daí o aparelho fica com um pequeno vazamento de gás que não é percebido de imediato, ele vai escapando aos poucos até acabar. Aconselhamos que chame um profissional qualificado pra consertar, mas nesse caso, acredito que você não consiga a garantia da fabricante, pois não foi instalado com técnico autorizado da marca e já passou os 3 meses de garantia legal. Mas você pode tentar com que o profissional que fez a instalação reveja o seu aparelho, pois ele deve lhe oferecer garantia de instalação.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde, lamento informar que a instalação de ar condicionado da Philco sendo instalada por pessoal credenciado é de 1 ano e por pessoas não credenciado é de apenas 90 dias, isto eu descobri quando um aparelho teve vazamento em uma das emendas da tubulação interna da condensadora. Entrei em contato com a Philco que direcionou para a Britânia ao qual fui informado desta grande garantia. Ótima página parabéns!! Obrigado.
Obrigado pelo contato Jonas.
Tenho uma unidade Condensadora 30K FR, Cód Produto 38KCCA03 + Evaporadora Built In DX 30K.
Há 5 dias atrás começou a pingar agua pela entrada de AR na sala.
Que tipo de problema é este ? Problema do Sistema De Ar condicionado ? Problema de instalação ? Problema operacional ?
Aguardo urgente uma resposta.
Lucas Nery de Morais
Salvador, 13 de Janeiro de 2016 ás 23:26 hs
Olá Lucas,
pode ser falha no sensor de degelo, filtro sujo demais, alta umidade no ambiente ou dreno obstruído ou inclinado. Se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
boa noite, comprei um ar condicionado split electrolux 12 mill btus,q n gelou nd .o técnico da autorizada -pois acionei a garantia- disse q foi instalação incorreta que refazendo a instalaçao ficaria bom,listando assim os defeitos, mas não os escreveu pra mim na nota. o instalador voltou mudou o local e aumentou a mangueira conforme o indicado pelo outro,- reclamando q seu serviço estava correto antes-, e viu q uma das indicações de erro na verdade é de fabrica , uma mangueiera que vem no produto já . um poe defeito no que o outro fala e só. liguei novamente na autorizada que me enviou uma copia da ordem de serviço apenas informando o cancelamento da garantia. Ainda estou dentro dos 90 dias da compra, n é obrigatório q o conserto seja coberto pela garantia independente de quem instalou? e se fosse só a instalaçao como indicaram,já que ate me passar um outro orçamento (cujo preço é maior que o produto adquirido ) para refazer o fizeram, não teria que estar funcionando? obrigadx
Olá Naiara,
a garantia é contra defeito de fábrica e não cobre instalação feita por profissional não autorizado da marca. E essa informação geralmente consta no manual do usuário. Acredito que para que a garantia cubra o problema, o instalador precise provar que o erro não foi dele. Sempre aconselhamos aos leitores que a instalação seja feita por uma empresa autorizada da marca, assim como a garantia indica, para não haver esse tipo de transtorno. Pela nossa experiência, sabemos que é raro um aparelho vir com defeito de fábrica, pode acontecer, mas não é comum, pois eles são sempre testados antes de saírem da fábrica. Aconselhamos que chame o instalador para fazer qualquer reparo, pois é um dever dele oferecer garantia de instalação.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
Comprei um Samsung inverter 9000 btu frio e pesquisando aqui no portal, vi que se instalar com alguém não credenciado, tenho garantia de apenas 3 meses. Porém, na cidade onde eu moro não tem empresa credenciada da Samsung, apenas em cidades vizinhas que cobram muito mais caro pra fazer o serviço até pela distancia.
Ouvi dizer que a Samsung também exige que seja utilizado 3m de tubulação entre a evaporadora e a condensadora senão você perde a garantia. Isso procede? Geralmente as pessoas instalam parede-parede e não utilizam nem meio metro de tubo…
O que você me sugere para que eu possa instalar o meu ar sem correr o risco de perder meu investimento?
Obrigado
Olá Juliano,
sempre aconselhamos os leitores a pesquisarem se há assistência autorizada próxima, antes de adquirir um aparelho. Mas como você já adquiriu, aconselhamos que entre em contato com a Samsung antes de instalar, converse com eles e veja o que é possível fazer. Aqui neste post você encontra as informações de contato da Autorizada Samsung.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Obrigado pelo retorno!
Pois é, eu deveria ter pesquisado isto antes, mas achei uma promoção e no impulso comprei.
Liguei no 0800124421 que me passou, e fui informado pela atendente da Samsung que a instalação não precisa ser efetuada por uma credencial deles, desde que seja atendidos os requisitos no manual de instalação.
Neste mesmo 0800 a atendente passou um contato de uma cidade vizinha que é autorizada, porém ao ligar, fui informado que eles não são mais assistência técnica à 6 meses, porém a Samsung continua passando o contato deles.
Resumindo, vou instalar com uma empresa aqui da cidade mesmo e exigir que instalem conforme o manual pede.
Obrigado novamente,
Espero não voltar aqui pra ter que reclamar da Samsung! rsrs
Olá Juliano,
pesquise bem o nome da empresa que fores contratar e cuidado com ofertas muito tentadoras, as vezes o instalador que cobra muito barato pode não ser qualificado. Vemos muitos problemas causados por esse tipo de “profissional”. Além de exigir que eles instalem de acordo com o manual, exija também que seja feito o vácuo. Mostre que você entende do assunto, pesquise antes. Aqui no blog temos diversos textos que poderão lhe auxiliar.
Depois nos conte como foi.
Obrigado pelo contato.
Olá! Comprei um ar electrolux e depois dos dez dias apresentou defeito, levei à fabricante e ficou pra lá mais de trinta dias, ontem o ar chegou aqui e apresentou o mesmo defeito! O que devo fazer? Posso exigir reembolso?
Olá Euclides,
sim, se o ar está com defeito de fábrica e a assistência credenciada da marca não conseguiu resolver o problema, é seu direito exigir um novo. Ainda está na garantia.
Obrigado pelo contato.
comprei um ar condicionado springer (carrier) de 9.000 btus na loja Jaule Engenharia em Goiânia no dia 29/05/15. Antes de completar 5 meses meu ar parou de funcionar. Acionei o pessoal que fez a instalação do serviço para que verificasse o problema, e o técnico informou que o motor da unidade externa havia queimado.
Logo em seguida procurei a empresa no intuito de acionar assistência técnica para resolver o problema e para minha surpresa fui informada de que havia perdido a garantia contratual do produto por ter feito instalação com pessoas não credenciadas.
Na loja vendedora me informou que aquele instalador ao qual estaria fazendo o serviço era garantido por ela, sendo assim, achei que se tratava de um credenciado.
Mas quando precisei da assistência técnica da springer foi informada que havia perdido a garantia contratual do serviço quando instalei com terceiros não credenciados. Neste momento, me sentir lesada pela vendedora que não foi clara para explicar a garantia do produto e ainda utilizou de má fé para vender o produto.
O Ar condicionado foi comprado em um determinando estabelecimento comercial e o produto, nf e garantia foi entregue em outro local, sendo assim não foi possível verificar se as informações estavam corretas.
Quem foi retirar o ar condicionado na loja foi o próprio instalador garantido pela vendedora, trouxe até meu apartamento e fez todo o procedimento de instalação, só tive curiosidade de checar a garantia quando precisei acionar a assistência técnica.
Ao verificar que na garantia contratual havia uma clausula abusiva e venda casada, pois não tenho liberdade de escolha na instalação do meu produto. Meu ar condicionado foi instalado por pessoas autorizados e reconhecidos no ramo de instalações de ar condicionados. O consumidor nesta relação não pode sofrer o prejuízo por erros de vícios no produto, o fabricante deve ser responsabilizado pelos defeitos em sua fabricação.
compareci ao PROCON de Goiânia e aguardo solução. Caso contrário, vou acionar o Judiciário porque entendo uma afronta ao direito e garantias ao Código e Defesa do Consumidor. Como pode??? O produto está viciado, defeito oculto de fabricação que não tem nada haver com instalação e o consumidor é penalizado, isso é uma afronta ao consumidor parte hipossuficiente nesta relação.
Olá Carmem,
você fez o procedimento que aconselharíamos, procurou o Procon. Porém, a loja também deve ser responsabilizada por não ter lhe orientado corretamente.
Obrigado pelo contato.
amigo comprei um ar condicionado de 11/10/2o14 so que ar condiocionada esatar com defeito sera que ente ar estar na garantia a marca e spring 10 bt
Olá Mendes,
não, porque a Springer concede apenas um ano de garantia.
Obrigado pelo contato.
olá, comprei um ar samsung inverter digital dois dias atrás. Instalei com técnico não credenciado, porém com referencias e me deu nota de prestação de serviço.
O ar, pelas suas características não pode parar de funcionar, ele deveria simplesmente estabilizar-se. Fui nas casas Bahia onde comprei o produto para requerer a troca do aparelho, porém não aceitaram. Quiseram me encaminhar para falar com técnico da autorizada.Estou dentro do prazo de 3 dias úteis , então eu posso exigir a troca? de quem devo exigi-la?
Olá Lorraine,
é a própria loja nesse caso. Mas algumas marcas tiram a garantia, se não for instalado com autorizada.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde!
Somos o Serviço Autorizado Electrolux em Caxias do Sul – RS.
Faça a instalação do seu Ar Condicionado Electrolux conosco e garanta seus três anos de garantia!
Para mais informações, ligue: (54)3027-3322 / (54)3027-4080.
Atendemos Caxias do Sul e região.
Olá,
cadastre sua empresa na nossa busca por instaladores e assistências técnicas autorizadas, onde temos cerca de 80 mil visitas mensais. O cadastro é gratuito. Clique aqui e veja como é fácil.
Agradecemos o seu contato.
Ola bom dia meu ar condicionado split queimou devido uma sobre carga de energia,chamei uma empresa e o tecnico falou que queimou tudo que so outro split ,mais eu nao tem condicoes porque comprei o ar e a instalação em dez vezes no cartao,entao eu pedi um laudo para a empresa ,falando que era devido um sobre carga de energia,para que eu possa entrar contra a empresaque fornece energia ,mais ate agora elas nao mandaram o laudo.sera que algum poderia mandar o laudo pra mim .por favor algum me ajuda .
Olá,
não temos esse laudo. Aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
ola queria saber se sou obrigado a instalar con quem eu comprei pq aq na cidadeonde eu moro uma loja falou que sou obrigado a instalar com eles ,mais sendo assim a pernanbucanas , magazine , jmafuz nao tem garantia ? porque nao são eles que instalão ?
Olá Luciano,
o ideal é fazer a instalação com um profissional credenciado da marca do seu aparelho, pois assim você terá a garantia estendida.
Obrigado pelo contato.
Cara, essa orientação não procede…
Bom dia, comprei um Split Samsung 9 000 Inverter pela internet nas lojas Colombo, com nota emitida em 18/01/2014. A instalação foi feita por instalador NÃO autorizado. No dia da instalação, foi feito o teste e funcionou normalmente, no entanto após 2 semanas tentamos utilizar o ar, que não resfria. Enfim, chamamos o instalador, ele testou tudo e ao abrir a evaporadora, descobriu que a serpentina está toda torta e suja, com aparência de uma aparelho velho e usado. Inclusive identificou 1 furo, onde está vazando gás. Baseada nos relatos deste blog, de que a garantia é de 90 no caso de NÃO autorizada, entrei em contato com a Samsung para acionar a garantia e ao informar que não havia instado com rede autorizada, não quiseram nem me ouvir, ou seja, não consegui nem uma visita técnica, sendo que ainda estou dentro do prazo de 90 dias. Fui super mal atendida.
Por favor, o que devo fazer???? Os modelos Inverter são bem mais caros que os outros….estou apavorada, vou perder quase 2 mil reais.
Por favor me ajude, obrigada.
Você tem que acionar a assistência técnica autorizada da marca, e mesmo assim
tira xerox de toda a documentação da compra, tira foto da serpentina
e dos defeitos que foram constatados na evaporadora e abra uma ocorrência no
procon da sua cidade.
Como você disse que o aparelho que foi entregue, tem aparência de usado, e o certo é
a solicitação da troca do aparelho.
Olá Claudia,
a garantia legal que está no código do consumidor é de 90 dias. A fabricante só pode cancelar essa garantia se comprovar que quem danificou o aparelho foi o instalador não autorizado. Entre em contato com eles novamente antes de completar os 90 dias e utilize ferramentas como o “Reclame Aqui” para relatar o ocorrido.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Olá, comprei um ar condicionado split da marca philco no mês 07 e só fui instalar agora no mês 11. A instalação foi feita por um não-autorizado porém em menos de 1 mês de funcionamento o ar condicionado deu problema, o compressor não liga o técnico que instalou disse o motor travou e que eu teria que acionar a garantia.Porem a empresa associada a philco da minha cidade disse que não teria garantia por ter passado de 3 meses após a emissão da nota. Realmente eu perdi a garantia do ar? Obrigado
Olá Lucas,
quando a instalação é feita com uma empresa não autorizada da marca, você só tem a garantia legal de 3 meses.
Obrigado pelo contato.
Caro Lucas, seu ar condicionado mesmo sendo instalado por alguém “supostamente não credenciado” não significa a perda da garantia. Essa prática é abusiva e considerada venda casada. Você terá 90 dias a contar da data da aparição do problema, pois trata-se de um vício oculto e você não saberia da existência dele. Procure melhor orientação no procon de sua cidade. abraço!!
ola veja tamanho o absurdo , compramos um ar spli18000 na cassol av eduardo prado porto alegre ,e pedimos a instalaçao do aparelho para uma empresa nao autorizada da philco , o instalador logo percebeu que o produto nao era compativel um com o outro condensadora / evaporadora , condensadora quente e fria , evaporadora fria , fomos ate a loja e nao quiseram trocar o produto sendo que para isto teria que ter um laudo de um tecnico autorizado constatando o defeito de fabrica , E mesmo assim o gerente da loja que ja tinha o conhecimento do fato devido a outros clientes ja terem reclamado ele disse para nos tomarmos nossas providencias. Nos resta irmos a delegacia DECOM para prestarmos queixa .
sou instalador de ar condicionado trabalho com nota fiscal fiz o curso no senai 4 messes de curso ja estou instalando uns 3 meses ate agora tudo certo mais eu quero saber se venda casada e crime e com nota quantos anos o aparelho tem de garantia nao sendo credenciado
Olá Fabiano.
Acima consta a tabela exata de cada fabricante quanto a garantia. Venda casada é crime sim, mas neste caso não se caracteriza como tal.
Obrigado pelo contato.
ola gostaria de tirar uma duvida devido a uma situacao relacionada a este assunto
comprei um ar split 9000btu da marca midea na loja dufrio em porto alegre, em outubro de 2013 e fiz uma instalacao nao credenciada so que estamos em marco de 2014 e hoje o ar apresentou problemas e o meu instalador constatou que o problema é um vazamento no compressor do split sendo que o problema é na fabricacao do aparelho, no dia seguinte ou seja hoje entrei em contato com a loja vendedora do aparelho e eles me mandaram para a assistencia tecnica, falando com o atendente ele me disse que mesmo sendo um problema no compressor ou seja defeito de fabrica eu perco a garantia de 1 ano sendo ela reduzida para 3 meses … gostaria de saber de voces se isso esta certo por que eu nao sei o que fazer e me sinto lesado por causa desta situacao!!
Oi luis estou passando a mesma situação que vc, comprei um condicionador de ar em janeiro de 2014,um mes depois ele estava totalmente sem gas,o tecnico veio aqui que nao era credenciado e fez a regarga do gas ,so que ele ja esta sem gas novamente.O que vc fez mo que devo fazer por favor.e de uma ajuda n
lUIS ESTOU COM O MESMO PROBLEMA QUE V
Olá Luis.
Infelizmente, é exatamente isso. Por isso a importância de instalar o aparelho com uma empresa credenciada da marca. Neste texto acima tem a tabela, de acordo com cada marca, nela você pode observar as regras da marca de seu aparelho.
Obrigado pelo contato.
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER QUE PROCEDIMENTO DEVO FAZER PARA ME TORNAR UM AGENTE INSTALADOR DE CENTRAL DE AR. DEPENDENDO DE MARCA
Olá Rosivaldo.
Para fazer o credenciamento de alguma empresa você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.
Agradecemos o seu contato.
Solicito informar , conforme legislação brasileira , o prazo de garantia da instalação executada em São Paulo-SP , por empresa credenciada Carrier .
No meu caso os equipamentos foram instalados em 2013-setembro e são Carrier 38CCD036515M + 42XQD036515L .
Olá Fernando.
O prazo de garantia da instalação varia conforme a empresa ou instalador. Aconselhamos que entre em contato com a Carrier, nesta postagem constam os dados.
Em nosso blog abordamos o assunto “Ar-condicionado e a polêmica da garantia“, que também é válida a leitura.
Agradecemos seu contato!
Peço-lhes informar se existe legislação a respeito .
Olá Fernando.
Até onde sabemos não existe uma legislação que cubra especificamente a instalação. O que pode ocorrer é que como você instalou com a autorizada da Carrier, seu aparelho ainda pode estar dentro da garantia dada por eles no ato do compra. Como a instalação foi feita com eles, essa garantia segue também para a instalação.
sugerimos que entre em contato com a Carrier através dos links da resposta anterior.
Agradecemos seu contato.
Ref. Garantia do instalador :
Peço-lhes informar se cabe considerar similar à instalação de gás combustível publicada pelo Sinduscon PA :
-Instalação 1 ano.
-Vedação 1 ano .
-Integridade dos materiais : 5 anos.
Da vossa resposta acima posso concluir que o Código do Consumidor não abrange as instalações de ar condicionado ?
favor rever estas garantias, os fabricantes mudaram tudo. Obg
Olá Raquel. Realmente, as garantias mudaram, porém, ainda não atualizamos o post.
Assim que possível colocaremos os dados atuais.
Obrigado pelo seu contato.
Srs,
Somente a nivel de sugestão, acredito ser importante atualizar a tabela de garantia dos aparelhos de ar condicionados, piis a LG alterou o prazo para 12 meses desde 2012.
Obrigada pela informações, José!
Comprei um split 12.000 btu da Brastemp a um ano atras, que esta apresentando defeito no comprensor, como a garantia é de 3 anos chamei a assistencia tecnica, apos visita me pediram um prazo de 15 dias uteis para trocar a peça ,pois teriam que pedir em SP, passado os 15 dias me ligaram dizendo que a peça esta faltando e que a mesma só chegaria em 60 dias ou como opçao poderiam trocar o ar condicionado por um consul porem a garantia seria de apenas 1 ano e eu teria que aguardar o prazo de 30 dias uteis.Vou fazer uma cirurgia no proximo mes e preciso do ar funcionando. Tenho realmente que aguardar esse tempo todo, eles não são obrigados a resolver o problema em um prazo menor?
Olá Ricardo. Não sei lhe informar quanto aos prazos de reposição de peças de cada fabricante. Para isso, recomendo que entre em contato com o Procon de sua cidade. Se o procedimento adotado pela Brastemp estiver correto, resta a você decidir se vai esperar pela nova peça ou pela troca do aparelho da Consul.
Obrigado pelo seu contato.
trabalho em um serviço autorizado electrolux em duque de caxias, os aparelhos splits instalado por nos autorizado a garantia e de (3) anos mas se for por terceiros a garantia e de (1) ano ok.
Olá, boa tarde. Comprei um split Consul Bem Estar 18.000 btus, chamei uma instaladora não credenciada. Pois bem, o problema apareceu. Deu uma espécie de curto no compressor, treme e não arma. Pedi a assistência técnica autorizada para consertar, pois está na garantia. A história foi a mesma. Perdemos a garantia porque não foram eles que instalaram o produto. Agora pergunto: Ficamos reféns da assistência técnica autorizada para instalar? Meu produto está na garantia, quem ficará com o prejuízo? A garantia só serve para autorizadas? O autorizado disse que foi por causa de um erro de instalação. Se for um erro de instalação o não autorizado deverá arcar com a troca do compressor? Obrigado, preciso dessa orientação importante.
Olá Márcio.
Inicialmente o consumidor tem direito à garantia legal de 3 meses, a qual é “imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável.
Entre em contato com a assistência que realizou o serviço. Mais informações neste post.
Agradecemos o seu contato.
oi meu nome é roney, e estou tendo um problema cm meu ar…ele vai completar 2 anos de uso e começou a congelar as coneçoes da unidade externa e a pingar e dar uns istalos istranhos na unidade interna. Agora estou cm receiu de usar é ter um problema maior, queria uma opinião sobre o que poderia fazer….obrigado
Olá Roney.
É necessário que você realize a limpeza do seu aparelho. Caso ele persista, recomendamos que entre em contato com uma assistência técnica autorizada. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
Agradecemos o seu contato.
Acabei de comprar 3 split carrier springer, e estou com este problema, pois o instalador não credenciado e que já instalou o split da minha filha, cobra muito menos do que o credenciado, logo este negocio de garantia de 3 anos quando o instador é credenciado é uma grande sacanagem do fabricante.
Olá João.
Diariamente recebemos comentários de usuários que fizeram a instalação com uma assistência técnica que não havia o credenciamento e mais tarde, ou até logo após a instalação, tiveram problemas com o ar condicionado e perderam a garantia.
É necessário lembrar que comprar um ar condicionado é um equipamento caro e pode danificar, e quando isso acontece você pode contar com a garantia da empresa.
Agradecemos o seu contato.
Olá, eu tenho um ar condicionado quente/frio da springer carrier. Ano passado ele ligava, ficava 5 min ventilando, e quando era pra iniciar o processo de refrigeração, ele parava e no visor aparecia E1.
após tentativas de varios tecnicos, constataram problema na placa principal, que foi trocada por uma nova. Após 10 meses, eu fui tentar ligar o ar, e agora nem a ventilacao liga. e aparece no visor somente E0. Alguma ideia sobre o que poderia ser dessa vez?!
obrigada
Olá Priscila.
Há três possíveis causas para esse problema: inicialmente o obstáculo no ventilador do condensador, a temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC e vazamento do gás de refrigeração.
Tente retirar o obstáculo ou instalar a unidade externa protejendo-a do sol. Caso não funcione, contate uma assistêcia técnica através do Banco Nacional de Instaladores.
Participe do Fórum do Ar Condicionado.
Agradecemos o seu contato.
temho equipamento rheem de 48000btus com um defeito E4 o manual diz que é o censo de congelamento fiz a troca e continou com mesmo defeito
Olá Gleison.
Neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
Participe do Fórum do Ar Condicionado
Agradecemos o seu contato.
o controle quebrou como faço para ligar e diminuir o grau.
Maercelinho, você pode solicitar um novo controle remoto da sua marca através deste link.
Ou então comprar um controle remoto universal. Neste post você confere mais informações.
Participe do Fórum do Ar Condicionado.
Agradecemos o seu contato.
estou com um caso assim é um aparelho elgin piso teto ele funciona uns 15 minutos depois desliga e fica piscando a luz do run 3x pode ser sensor de temperatura ou degelo não tenho nenhum manual de erros da elgin
Olá Francisco.
Clique aqui para procurar um assistente próxima a sua residência.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
comprei um ar condicionado split da marca springer na loja city lar em cuiaba, lá me disseram que teria que comprar tambem o serviço de instalação que eles ofereciam pois mesmo que fizesse com instalador ou empresa credenciada so teria 3meses de garantia ,fui forçada a fazer comprar este serviço, ele ainda me disse que se fosse buscar no deposito da empresa providenciaria para que fosse instalado no outro dia ,eu fui , ja tem 13 dias e ate hoje não foi instalado ,esteve um tecnico que queria me vender mais alguns acessorios que não concordei pois ele mesmo disse não interferiria no funcionamento e na durabilidade do produto, ja fui no procon e a empresa disse que entraria em contato comigo no outro dia ,porem ate agora nada .estou decepcionada com o fabricante que permite que empresa como acity lar os represente com tamanha falta de respeito com nós consumidores e principalmente com a empresa que não se dispoe a resolver o problema e ainda impoe que o serviço seja feito por eles e ainda cobra mais de 30% do valor do ar condicionado somente para instalar
Olá Icleia. Você deve fazer a instalação com um técnico autorizado da marca que você comprou. Caso contrário, você perderá os três meses de garantia. Mas isso não significa que você seja obrigada a contratar os serviços indicados pela lojas.
Recomendamos que leia os três posts abaixo, pois eles trazem informações que podem lhe ajudar.
http://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-garantia-venda-casada
http://www.webarcondicionado.com.br/garantia-de-ar-condicionado
http://www.webarcondicionado.com.br/garantia-instalacao-de-ar-condicionado-instalador-credenciado
Agradecemos pelo seu contato.
trabalho como tecnico e estou com duvidas com um aparelho de ar condicionado lg cassete24.000 ele parte mas funciona uns 20 minutos depois ele desliga e fica piscando o led vermelho 4 vezes nao estou conceguindo solucionar agradesso a ajuda .
Olá Mariano. Muitas podem ser as causas para seu caso. Talvez seja problema no compressor, ou então falta de gás refrigerante. De qualquer forma aconselhamos que poste sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado: http://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum.php
Agradecemos pelo seu contato.
como acionar garantia?onde ligar ou ki site ou mail mandar?
Adriano, para acionar a garantia você precisa entrar em contato com uma assistência técnica autorizada. Clique no link a seguir e encontre uma assistência mais perto da sua casa: http://www.webarcondicionado.com.br/instaladores
Assistência técnica yo4k
Possuo um ar condicionado da marca Rheem , eu mudo de temperatura no controle , vejo a mudança da temperatura no painel do ar , mas a temperatura continua a mesma , independente se estiver a 16 graus ou 26 graus. Imagino que a tempetarura esteja entre 22 a 23 graus . Alguem consegue me dar uma dica do problema
Valcei, você fechou portas e janelas ao ligar o ar-condicionado? Já verificou se há vazamentos na tubulação? Pode ser também problemas no capacitor.
Comprei um ar condicionado da marca Samsung modelo Cristal somente frio 18.000 BTUs. O aparelho (split na parede + condensador) funcionam perfeitamente, no entanto, após algum tempo de operação, mais de 10 minutos em média, não consigo desligá-lo com o controle remoto. Eu só consigo deligar quando ou eu tiro as pilhas do controle ou então através do interruptor do split na parede. Toda vez que isso acontece, aparece no visor do aparelho “E1 42” ou então “50”. O mesmo acontece no visor do controle remoto, ora indicando “50” ou então “42”. Qual seria o defeito, no aparelho ou no conreole remoto ? Devo chamar a assistencia credenciada pelo qual fiz a instalação ?
Hilton, o seu aparelho refrigera normalmente? Tente trocar as pilhas do controle remoto. Se não resolver, acione a assistência técnica autorizada.
quado o termostato nao dar pausa e porque estar com defeito o meu e gree e tem um ano de uso posso chama a firma credenciada.
meu nome é marlon.. a condensadora do meu ar sply está criando gelo do tanque de líquido, até a entrada do compressor ( sucção ) o compressor é novo; a pressão de baixa está marcando 50 psi…quando eu coloco mais gás a pressão não sai de 50 psi.. ele fica funcionando e depois para e fica piscando o led.. o que possa ser esse problema??… obrigado!!
Marlon, pelo que você relatou há um forte indício de vazamento do gás refrigerante, provavelmente devido à problemas durante a instalação.
É preciso fazer a recarga do gás refrigerante, mas antes é necessário identificar onde estão os possíveis vazamentos.
Comprei um ar condicionado split eletrolux 7500 quente e frio, mandei instalar com um técnico não credenciado mas de confiança e com experiencia, funcionou bem por um mes +/- ai começou a desarmar o dijuntor quando entra o compressor ( o compressor parece estar travado), chamei a assistencia pois estava na garantia e me falaram que o defeito era calci hidraulico e eu perdi a garantia por ter instalado com esse proficional, e tenho que pagar a substituição do compressor, o que vem a ser esse defeito, e pode ter sido por defeito de instalação.
Umberto, pelo problema que você citou, há uma chance muito grande de ter ocorrido um erro na instalação. Esse erro seria a falta do cálculo de superaquecimento e o subsequente balanciamento da carga de fluído refrigerante no sistema.
Sem esse procedimento corre-se o risco do fluído refrigerante não evaporar completamente na unidade interna do split e retornar ao compressor na forma líqueda, que causará o calço hidráulico e danificará o compressor.
O procedimento de superaquecimento é simples, assim com o vácuo, mas a grande maioria não o realiza.
Até +
Umberto, você se refere ao calço hidráulico?
Se sim, conversamos com alguns técnicos que nos disseram que esse problema ocorre quando entra água ou óleo no interior do motor, ocasionando no travamento do mesmo.
MEU NOME É “JOAO OLIVEIRA”
COMPREI E MANDEI O TECNICO INSTALAR UM AR CONDICIONADO SPLIT CONSUL BEM ESTAR 12000 BTUS, POREM ESTA APRESENTANDO DEFEITO, ( NAO RESFRIA, POREM CONGELA AS CONECÇOES DA UNIDADE EXTERNA, FUNCIONA O RESTO, DESUMIDIFICAÇAO E VENTILAÇAO).
SOLICITO INFORMAÇOES DO QUE PODERIA SER, ANTES DE ACIONAR A ASSISTENCIA TECNICA. ME RESPONDA QUEM JA TEVE ESTE TIPO DE PROBLEMA E SE PODERIA SER SOLUCIONADO. O CONTROLE PARECE QUE NAO É OBEDECIDO QUANTO A POSIÇAO DE RESFRIAMENTO.
SINCERAMENTE, JA ESTOU DECEPCIONADO COM A COMPRA, POIS SE EU QUIZESSE UM VETILADOR TERIA ADQUIRIDO UM NUM VALOR DE MENOS DE 10 % LIGUEI PARA O 0800 DA CONSUL NAO SABEM DIZER NADA, DISSERAM PRA LIGAR PRA SEMANA , DEVIDO AO FERIADO O PESSOAL NAO TEM CONHECIMENTO TECNICO PARA AUXILIAR, E EU FICO SEM TER O QUE COMPREI, DURANTE O NATAL.
AGRADECERIA SE ALGUEM PODECE ENVIAR ALGUMA SOLUÇAO AQUI, OBRIGADA,
JOAO OLIVEIRA….
João, segundo o seu relato, há indícios de vazamento do gás refrigerante, ocorrido provavelmente por causa de erros na instalação.
Entre em contato com a empresa que instalou o seu aparelho e informe o ocorrido. Seu aparelho ainda deve estar na garantia.
executamos vendas de maquinas todos os modelos e marcas,instalação manutençao corretiva e preventiva eletrica em geral.
fone.(11)5812-3434 9144-7772.
elisangela
As instalações e Manutenções de Ar Condicionados devem ser feitas por Empresas Credenciadas ou Especializadas e devem ter Técnicos responsáveis, sejam eles Engenheiros ou Técnicos propriamente ditos. Entregar seu aparelho a qualquer um, pode no futuro lhe dar sérios problemas. Existem muitos profissionais ” PEGA NA RUA ” que só visam receber o dinheiro do serviço e depois SUMEM.
Por favor peço q alguém me responda…comprei um split em 2007 com garantia de 3 anos, em 2010 uma peça do ar quebrou então solicitei uma empresa credenciada q fez uma manutenção e achou a peça quebrada, acontece q a peça demorou 5 meses p chegar eu posso colocar essa empresa credenciada na justiça???não foi esse empresa credenciada que instalou meu split!!!ou apenas o fornecedor??o pior de tudo que a empresa onde comprei o split fechou!!!
Trabalho no mercado a mais três anos como instalador nao credenciado nem por isso perdi a fé que um dia serei, o problema e que ja comecam errado da instalacao, trabalhei como instalador de uma empresa autorizada mas o descaso com os clientes e muito por isso saí e resolvi montar minha propria empresa trabalho com as ferramentas que sao necessarias para uma instalaçao correta, para mim nao existe dizer que uma marca e melhor que outra e sim um instalador honesto o que a maioria das pessoas nao veem quando vao adquirir um produto nao consultam se sao compativeis com o ambiente que necessitam e por esse motivo que eu trabalho a muito tempo no mercado nao e so simplesmente instalar e saber se o produto comprado satisfaz a necessidade do cliente
SOMOS UMA EMPRESA INSTALADORA CREDENCIADA PELA WEB CONTINENTAL. PERGUNTO PORQUE QUANDO INSTALO UM EQUIPAMENTO ELETROCLUX NÃO FORNECIDO PELA WEB, DIZEM QUE PERCO A GARANTIA. oBRIADO JORGE TERRA
Boa noite estou muito decepicionado ,comprei um ar condicionado da marca KOMECO na telha norte de Praia grande,em 2008 e efetuei a instalaçao com uma credenciada efetuei todas as pre manuntençoes e para minha surpresa fazem quinze dias a maquina que fica pra fora do apartamento CAIU simplesmente CAIU,chamei a assistencia tecnica credenciada e para minha surpresa novamente fiquei sabendo que perdi o aparelho nao pela queda mas sim pela maresia alegaram que porque moro perto da praia e nao irao trocar porque disseram que passou 2 anos e 4 meses por isso vcs que moram na praia nao comprem esse marca KOMECO,
dúvidas sobre as marcas eu posso ou não posso colocar as marcas nos meus cartões de visita e se eu colocar trará problemas pra mim ou não? grato
Renard, se você for um técnico credenciado da marca não terá problema algum.
A credito que existam muitos profissionais, instaladores bom no mercado, com conhecimento e prestando bom serviços, valorizando essas pessoas ja que todos fabricante de Splits não poderam credencia-los. O que diz o codigo do consumidor? quanto a garantia de fabrica e a garntia do instalador?.
Ex. garantia do fabricante é 1 ano. O instalador dar garantia de 90 dias, a maquina foi instalada há 6 meses apresetou defeito. O instalador foi acionado constator defeito mecanico no compressor.
Dai Gostaria de Saber o que diz o codigo do consunidor quanto a garntia de fabrica!
sou mec. de refrigeração e ar condicionado central.trabalho no ramo uns 22 anos . se eu comprar um a/c 12.000 btu de janela e um outro de 12.000 btu split da mesma marca, instala-los em minha casa. perco a garantia de fábrica de qual dos dois? o que a defesa do consumidor tem a dizer ?
Olá Osmar.
Recomendamos que entre em contato com uma assistência técnica autorizada para fazer a instalação para não perder a garantia inicial dos três meses.
Leia nosso post para ficar atento à mais alguns detalhes.
Além disso, neste link você encontra informações para se tornar um autorizado.
Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante.
Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores. O cadastro é gratuito.
Participe do Fórum do Ar Condicionado.
Agradecemos o seu contato.
Quanto tempo de garantia pode se contar para fuga de gás refrigerante !!!
Uma aparelho com data de um ano chega a sofrer fuga por dilatação de porcas perante a troca de temperatura ou seja dilatação das porcas !!!
O cliente deve pagar esta fuga ou cabe a empresa !!
Olá Luciano.
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
Estalei meu ar com um estalador não credenciado,na mesma hora apresentou problema no compressor, LIGO pra quem agora para reclamar
Olá Tony,
se for defeito de fábrica, verifique com a loja onde você comprou se ainda tens direito à garantia do fabricante. Caso contrário, converse com o instalador para que ele veja o que pode ser feito.
Obrigado pelo contato.