* Atualizado em 21/03/2019

O ar condicionado chegou e vem a dúvida: sou obrigado a instalar com uma empresa ou profissional credenciado do fabricante? A resposta é não. Você pode instalar seu aparelho com quem quiser, seja um profissional autônomo ou autorizado de uma marca.

Porém, tenha em mente as possibilidade que isso pode trazer. Confira nossas dicas:

Instalação com profissional credenciado

Garantia estendida de ar condicionadoTodos os fabricantes fornecem em todos os aparelhos de ar-condicionado a garantia legal, que compreende 90 dias a partir do momento da emissão da nota fiscal. Se a instalação for feita com um agente credenciado, essa garantida poderá ser estendida por um período maior que o concedido por lei.

Mas o tempo de ampliação de garantia varia conforme cada fabricante. Veja os períodos das principais marcas aqui nesta tabela.

Instalação sem profissional credenciado

Garantia de ar condicionadoNo entanto, se o usuário optou por instalar seu novo ar-condicionado com um profissional autônomo, a garantia não é estendida, permanecendo então somente os três meses garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Alguns profissionais oferecem garantia de serviço prestado, no caso, dê preferência para instaladores que emitam nota fiscal. Essa garantia de instalação engloba o procedimento e peças do processo de instalação (canos, drenagem, fiação, etc.).

Defeitos no aparelho durante e depois dos 90 dias para quem instalou sem autorizado

Se o equipamento apresentar defeito durante os 90 dias da garantia legal:

• Contate novamente o profissional que instalou seu aparelho para que ele verifique o defeito. Se o problema for de instalação ele irá proceder conforme o que foi acertado na hora do serviço sem envolver o fabricante, visto que ele não é credenciado da marca.

• Se for um problema de fabricação do produto, entre em contato com o fabricante. A empresa deverá enviar um agente credenciado para avaliar se realmente o defeito é de fabricação. Confirmando o problema de fábrica, a empresa providenciará o conserto ou a troca.

Se o defeito surgir depois dos 90 dias da compra:

• Automaticamente você está sem a garantia estendida (aquela que citamos no início do texto) do fabricante, pois fez com um profissional não autorizado. Logo, você deve verificar se ainda existe garantia de instalação junto ao profissional que fez o procedimento com nota fiscal.

Assistência em ar condicionado

Perguntas e respostas frequentes sobre a Instalação

Posso contratar uma empresa não credenciada para instalar meu ar condicionado?

R: Até pode. Mas atenção! Para que seja feita por uma não credenciada, primeiramente você deve procurar uma empresa que dê garantia da instalação com nota fiscal.

A instalação foi feita por uma empresa não credenciada e que não forneceu nota fiscal. Em caso de problemas com o equipamento posso acionar uma assistência técnica autorizada?

R: Sim. Ela deve realizar uma visita onde o aparelho está instalado para analisar se foi um problema de instalação ou defeito de fabricação. Se apresentar defeitos de fabricação após ser instalado e você não tiver a nota fiscal (garantia) da instalação, você poderá perder a garantia do produto e a assistência técnica poderá cobrar o serviço.

A assistência técnica autorizada se recusa a me atender dentro do prazo da garantia do produto porque a instalação não foi feita por uma empresa credenciada. O que fazer?

R: Se a empresa ou instalador não credenciado que instalou garante que o produto não foi danificado no ato da instalação e que é um problema de fabricação do equipamento, a assistência técnica autorizada deverá efetuar uma visita para analisar se o problema foi causado por má instalação ou se é um defeito de fabrica. Caso, a empresa autorizada se negue a efetuar esta visita, procure o PROCON para que esta visita da assistência técnica seja realizada.

Se você tem outras dúvidas, utilize os comentários para conversar com a equipe.

Agora que você entende melhor a diferença da instalação feita por um instalador credenciado e um sem credenciamento, fique ligado ao realizar esse serviço e exija seus direitos.