Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Tem um tipo de ar-condicionado para cada lugar, e hoje queremos descobrir qual é a opção ideal para ser instalado em um apartamento do tipo Studio. Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é um apartamento desses?

Diferença entre apartamento Studio e Loft

O Studio muitas vezes é confundido com o apartamento Loft. Ambos são espaços amplos, bem arejados, com janelas grandes, pé direito mais alto do que o padrão e com ambientes compartilhados, ou seja, sem cômodos divididos por paredes. Mas vamos entender as diferenças:

Loft

O Loft é um tipo de espaço que se tornou bastante popular em grandes centros urbanos dos Estados Unidos. Eram salas comerciais que, por um motivo ou outro, passaram a servir como apartamentos.

Costumam ser amplos e com o pé direito alto.

Studio

Já o Studio é um espaço que passou a ser arquitetado para se parecer com um Loft. Diferente de um kitnet, por exemplo, o Studio tem pelo menos um quarto delimitado por paredes e porta.

Costumam ser menores que os lofts, já que foram pensados desde o início para não serem salas comerciais.

Ok, mas qual o Ar-Condicionado ideal?

Para espaços de pouca complexidade estrutural, ou seja, sem curvas, paredes e demais obstáculos que dificultam a climatização, os modelos mais indicados são:

Porém, no caso do Loft e do Studio, o pé direito alto e o tamanho dos espaços pode favorecer o uso também de aparelhos Piso-teto. Vamos ver as vantagens de cada opção.

Ar-Condicionado Split no Studio

ar-condicionado-modelo-split-loft-studio-kitnet-flatO Split é simples e compacto. Se corretamente dimensionado, ele dá conta de todo o ambiente com tranquilidade.

O Split também é o ar-condicionado mais fácil de ser encontrado em potências menores, e tem uma vazão de ar com força o suficiente para climatizar rápido e corretamente um ambiente único e menor. Porém, se o Studio for muito grande, já surgem algumas complicações.

Por que não um Ar-Condicionado Janela?

Se o prédio não tiver restrições de fachada, um ar-condicionado Janela bem dimensionado também resolve o problema. As vantagens dele são parecidas com a do Split, só perdendo na elegância e discrição, já que esse modelo vai atravessado na parede.

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

E o Portátil é uma opção?

O modelo de ar-condicionado portátil é ótimo para locais menores, e também resolve muita dor de cabeça com instalação. O aparelho é ideal para Studios, Flats, Lofts e Kitnets, principalmente porque pode ser levado de um lado para o outro.

Assim, você pode colocá-lo na zona do Studio que preferir, seja no quarto, na sala ou na cozinha. A versatilidade é o maior atrativo desse modelo em apartamentos desse tamanho e formato.

Quando que o Piso-teto é o mais ideal?

O Piso-teto é um modelo de ar-condicionado com muita força na vazão de ar. Ou seja, ele consegue espalhar o ar climatizado com mais rapidez. Para espaços com pé direito alto ou muito amplos, esse é o modelo ideal.

Onde instalar o aparelho no Studio ou no Loft?

Lembre-se que o Studio é um espaço que pode ser pequeno ou amplo, então é muito importante dimensionar e direcionar o fluxo de ar de maneira inteligente. Por exemplo, se você não gosta do vento do ar-condicionado na hora de dormir, o melhor é não colocar um Split ou um Janela virados para a cama.

Da mesma forma, o melhor é sempre colocar o aparelho a favor da porta ou acima de uma janela, para evitar o desperdício de carga térmica.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre os modelos de ar-condicionado mais ideais para um apartamento Studio ou Loft?