Atualizado em 20/08/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Apesar de ser o ar-condicionado mais popular do mercado, muitas pessoas pesquisam sobre o que é o Split. Por isso, chegou a hora de esclarecer o que define essa categoria de condicionador de ar. 

Conforme o significado da palavra Split, o aparelho leva esse nome por ter sido originado do sistema do ar condicionado Janela e divido em duas partes, funcionando como uma dupla de equipamentos. Sendo assim, ele é composto por duas unidades: a que fica no ambiente interno (evaporadora) e a outra que fica no ambiente externo (condensadora), como você pode ver na imagem abaixo:

ar-condicionado-split-o-que-é

Essas duas partes então unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do fluido refrigerante e do dreno – esse último é necessário para que aconteça o escoamento da água da evaporadora, que ocorre devido à condensação da umidade do ambiente interno. 

Tipos de Ar-Condicionado Split

Vale lembrar que existem vários tipos de Split, vamos conhecer um a um:

Split Hi-Wall

ar-condicionado-split-hi-wall

O Hi-Wall é o Split mais comum da categoria, podendo ser encontrado principalmente em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte. 

Se traduzirmos literalmente, o termo “Hi-Wall” quer dizer “Parede Alta”. O modelo tem esse nome porque é instalado em pontos altos da parede, caso contrário ele terá problemas no funcionamento.

Vale lembrar que eles estão cada vez mais bonitos, trazendo evaporadoras menores e com o design mais moderno, além de oferecer funções e filtros específicos para manter a qualidade do ar.

Outra vantagem é que o Split Hi-Wall é o modelo com preços mais acessíveis do mercado.

Eles estão disponíveis nas potências de:

(clique para abrir o comparador de preços e encontrar as melhores ofertas)

Split Piso Teto

ar-condicionado-split-piso-teto

 

O Split Piso Teto, como diz o próprio nome, pode ser instalado tanto no piso quanto no teto do local que irá receber o aparelho. Sendo aparentemente maior e mais robusto, ele conta com uma alta capacidade de refrigeração, sendo indicado para médios e grandes ambientes (confira abaixo as potências disponíveis).

É comum encontrá-lo em lojas, restaurantes, igrejas e outros espaços comerciais, por exemplo. Ambientes que tenham muita circulação de pessoas e com o pé-direito muito alto, pois sua vazão de ar é maior se comparada ao Split Hi-Wall, apresentado acima.

O Split Piso Teto pode ser encontrado nas potências de:

(clique para abrir o comparador de preços e encontrar as melhores ofertas)

 

Split Cassete

ar-condicionado-split-cassete

O Split Cassete oferece 4 vias para a saída de ar, podendo ser instalado no teto ou no forro. Uma das principais vantagens desse tipo de Split é que ele fica embutido no local, sendo indicado para quem prefere uma aparência mais discreta.

Outro diferencial é que no Cassete você pode controlar o fluxo de ar em cada aleta individualmente, dependendo do fabricante.

Ele é ideal para espaços de médio porte, residenciais ou comerciais, como por exemplo: salas de aula em universidades, escritórios, salões de festas e bancos.

O Split Cassete está disponível nas potências de:

(clique para abrir o comparador de preços e encontrar as melhores ofertas)

 

Multi Split

ar-condicionado-multi-split

O Multi Split tem o mesmo formato esteticamente que o Split Hi-Wall, mas é famoso por oferecer a possibilidade de utilizar mais evaporadoras (unidade interna) para climatizar o ambiente. O modelo está disponível com até 5 evaporadoras, que têm autonomia entre si e podem funcionar conforme a necessidade do usuário. 

No entanto, é importante lembrar que o compressor – o coração do ar-condicionado – é único e fica na condensadora (unidade externa).  Por isso o aparelho é ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e tem pouco espaço externo para instalar a condensadora.

Ele é indicado para residências, escritórios ou ambientes de médio porte.

O Multi Split pode ser encontrado nas versões Bi Split, Tri Split, Quadri Split e Penta Split, disponíveis nas potências de:

(clique para abrir o comparador de preços e encontrar as melhores ofertas)

Split Window

ar-condicionado-split-window

Não podemos esquecer ainda de um modelo de ar-condicionado Split que já saiu das linhas de produções: o Split Window, embora ainda haja procura. Ele é uma mistura de Janela com Split, como mostra a imagem acima.

Ele não é mais comercializado nas grandes lojas.

Modelos Inverter e Quente/Frio

Todos os modelos de Split exibidos acima, com exceção do Split Window, podem ser encontrados na versão Inverter, tecnologia conhecida por tornar os aparelhos mais econômicos devido à forma como seu compressor trabalha, com pouca oscilação de energia.

Além disso, também estão disponíveis na opção Quente/Frio.

Vamos entender agora como o ar-condicionado funciona? Assista ao vídeo, que pega como exemplo o Split Hi-Wall:

Como funciona o Ar-Condicionado Split